Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

JAssica260 07/10/2023

Foi minha primeira autobiografia e recomendo muito, Trevor Noah e sua mãe foram verdadeiros guerreiros que ao longo de suas vidas passaram por muitas situações que não sei se qualquer um passaria de uma forma leve como eles passaram , aprendi muito com esse livro que mostra a realidade da vida das pessoas durante e após o apartheid ,dei muitas risadas e tbm me emocionei muito durante o livro todo.

Jeejca 04/10/2023

#32
Da infância no apartheid, na África do Sul, à bancada de um dos mais importantes talk shows dos Estados Unidos. A vida de Trevor Noah começou com um ato criminoso: seu nascimento. Ele nasceu de pai branco e mãe negra, em uma época em que essa união era punível com cinco anos de prisão.

Prova viva de um "crime", Trevor era mantido em segredo durante seus primeiros anos de vida, uma das medidas extremas que sua mãe era obrigada a tomar para escondê-lo do governo. Finalmente livres com o fim do apartheid, Trevor e sua mãe destemida e fervorosamente religiosa passam a abraçar as oportunidades conquistadas após séculos de lutas, determinados a se salvarem do ciclo de pobreza, violência e abusos.

Seja jantando lagartas em tempos difíceis, sendo arremessado de um carro em movimento durante uma tentativa de sequestro, sofrendo com as surras do padrasto abusivo e violento ou apenas tentando sobreviver às armadilhas da vida amorosa no ensino médio, as histórias contadas por Trevor Noah são hilárias, dramáticas e profundamente tocantes.

Antonio Maluco 20/09/2023

Preconceito
O livro conta histórias de vários personagens que são importantes na vida do protagonista do livro...

daniele 07/09/2023

Uma bela surpresa
Resolvi ler o livro por indicação, e até então não conhecia o Trevor Noah.
O livro é uma bela surpresa, e fui presenteada por divertidas e inusitadas histórias de sua infância e juventude.
Mas não se engane: o cenário do Apartheid, a figura de sua mãe e toda a sua dinâmica familiar dão o tom na narrativa. Posso dizer que o último capítulo e o conceito de imposto negro me marcaram bastante.
Recomendo!

Ana Livia 31/08/2023

Nascido do Crime
Eu gostei muito do livro, fácil de ler e intercala momentos engraçados com grandes dramas.
Patrícia, a mãe do Trevor, é apaixonante, muito determinada, uma grande feminista, quebradora de paradigmas e autêntica.
Conheci muito do período do Aparthaid, que ocorreu na África do Sul, Trevor o contextualiza muito bem, com sua vivência.
Outro fato que chama a atenção é o de ele ser mestiço e não se encaixar em nenhuma raça definida na África do Sul, muitas histórias a partir disso.
Recomendo muito.

Babi 20/08/2023

Maravilhoso!!!
Conheço pouco sobre a carreira de Trevor Noah, mas uma grande certeza que tenho é que ele é um excelente contador de história.
Nesse livro ele conta sobre a infância e juventude dele na África do Sul .
Este livro já seria uma excelente experiência de leitura só pelo fato de nos apresentar um pouco mais sobre o "apartheid", um período que sabemos que até recentemente vigorava na África do Sul, sob a ótica de uma pessoa que viveu esse período, além de também nos mostrar parte da cultura deste povo.
Todas essas memórias são contadas de uma forma fluída e leve por nosso narrador.Enquanto mergulhava nas narrativas de Trevor Noah senti raiva ,dor ,tristeza...mas também me arrancou muitas risadas e lágrimas de emoção.

Jackie! 17/08/2023

Humor Sensível
"Ser escolhido é o maior presente que você pode dar a qualquer ser humano."

Não conhecia o Trevor Noah, mas ultimamente ando bem interessada em livros de memórias e esse pode-se dizer é um dos famosinhos no "nicho". Utilizando-se de seu lado humorista o Trevor conta sua história desde a infância, passada na África do Sul durante o Apartheit até sua ascensão na carreira.

Nunca tinha parado para pensar qual foi o impacto dos relacionamentos interraciais dentro da África e em como o povo lidou com isso por lá. De como era ser mestiço em um país predominante negro e descobrir isso aqui sendo relatado por alguém que vivenciou esse período, foi engrandecedor.

O que eu mais gostei de acompanhar nessa história foi o relacionamento de mãe e filho, de como o amor e respeito entre eles prevaleceu mesmo quando ambos tinham visões totalmente diferentes sobre a vida.

A história relata momentos difíceis, mas que o autor conseguiu descrever de maneira sensível e bem humorada.

Juh Taks 06/08/2023

Incrível
- Nascido do Crime:
Conta a história da infância do humorista Trevor Noah na África do Sul. Trevor nasceu de pai branco e mãe negra, numa época em que essa Uniao era punível com 5 anos de prisão( época do apartheid). Daí o nome ? nascido do crime?. O livro narra a história dele e da mãe, numa infância em meio ao racismo e as mudanças pós guerra. Mas a história é contada de maneira surpreendentemente leve. O livro faz pensar, faz rir, faz chorar. É uma aula simples e enriquecedora sobre política,violência,racismo.Uma história inspiradora. Leiam!

???

Bya / @ash_triz 26/07/2023

Não sei se rio ou se choro..
Para todos com quem eu falei sobre o livro eu gostava de falar da capacidade do Trevor em escrever sobre momentos desafiadores com um humor de quebrar o gelo, realmente haviam trechos que eu não sabia se chorava de rir ou ria de desespero.

De princípio eu subestimei a leitura, com o tempo fui pegando gosto pela história de vida do Trevor e querendo conhecer mais e mais das experiências dele, pois é outro país, outras culturas, outro contexto histórico, tudo novo(para mim).

Eu me identifiquei muito com o Trevor no quesito de relações de pais e filhos, principalmente no final. A maior parte do livro eu passei refletindo, rindo ou ficando perplexa, mas o último capítulo realmente me fez chegar ao ponto de chorar. No entanto, isso é muito pessoal, vai de cada pessoa.

Para evitar spoilers não vou me prolongar. Mas se eu pudesse eu colocaria com prazsr cada trecho que me fez refletir, cada diálogo que me fez rir e cada situação que deixou-me surpresa(a vida dele tem uns plot-twist melhores que muito livro por aí, viu).

Se você ainda não leu, mas a oportunidade de lê-lo está nas suas mãos, então leia! É fascinante.

acalvarenga 17/07/2023

Excelente!
Nascido do Crime, é um retrato autobiográfico do ator e comediante sul africano Trevor Noah, a obra traz episódios da infância e adolescência do autor que por vezes são cômicos e em outras oportunidades tristes.

A narrativa tem como pano de fundo o período final do aparthaied na África do Sul, assim como a época posterior, quando mesmo com o fim da medida, as mazelas causadas por ela ainda se encontravam muito evidentes no país, o que acarretou em diversas consequências na vida de Trevor, dado que não houve uma mudança de mentalidade por parte da sociedade local.

Enquanto uma criança que tinha uma mãe preta e um pai branco, o narrador tinha muita dificuldade para se encaixar nos grupos sociais, dado que pelos pretos ele era visto como branco, enquanto pelos brancos ele era visto como preto em um sistema onde não havia integração entre as raças muitas vezes Trevor se vê em um limbo, seja com os colegas de escola ou a própria família.

Além do próprio autor, outra figura central na obra é sua mãe, que se esforça ao máximo para dar melhores oportunidades em relação às que ela própria teve ao longo da vida, na maioria dos capítulos a narrativa gira em torno de algum ensinamento passado dela para Trevor, ou, simplesmente o desdobrar do relacionamento entre ambos.

Por fim, o autor traz à luz da história temas sérios presentes em sua rotina de uma forma leve que faz com que a leitura transcorra de maneira muito rápida, sendo assim uma ótima opção de biografia.

Kleilson.Torquatto 13/07/2023

Maravilhosoooo!!
Esse livro é incrível!!
Por mais que seja uma biografia o autor traz coisas tão necessárias e importantes que me deixaram curioso pra conhecer mais sobre os assuntos abordados no livro.

É uma história biografia sobre a vida do comediante Trevo Noah e sua vivência na África do Sul, durante e após o Apartheid, que foi um regime de segregação racial que vigorou no país entre os anos de 1948-1994.

É uma história muito bem escrita, dolorosa e com umas partes bem cômicas em que o autor usa da suas artimanhas de comediante para amenizar os assuntos pesados e tristes contidos no livro. É também um livro bem ?histórico? pois vai adentrar fundo nesse período do Apartheid que aconteceu na África do Sul, todas as dificuldades que ele passou com a família, em especial com mãe e todas as mazelas deixadas por esse regime no país.

É aquele tipo de livro que me prendeu do começo ao fim e que me fez conhecer mais sobre o assunto, pois não conhecia detalhadamente. É uma leitura gostosa, fluida, e divertida em algumas partes e em outras vai destroçar seu coração. É um livro ótimo pra dar de presente, acredito que vá agradar a todos que receber.
Eu demorei um pouco para finalizar porque fiquei agarrado com provas da faculdade, mas devido a fluidez e a simplicidade da escrita, acredito que daria para finalizar em um ou dois dias tranquilamente.

É um livro de não ficção que vou panfletar e indicar para todo mundo, pois eu amei demais!!
Leiam; ?Nascido do crime.?
Jackie! 13/07/2023minha estante
Tô com muita vontade de ler esse, recentemente tenho gostado muito de ler livros de "memórias".

Kleilson.Torquatto 13/07/2023minha estante
É um livraço!!
Eu comecei a ler em e-book pelo app da BibliON e gostei tanto que dei uma pausa no e-book e comprei o livro físico no site da estante virtual e foi baratinho. Daí finalizei pelo físico mesmo. Fiz muitas marcações. ??
Vale muito a pena conhecer.

Juliana.Santos 12/07/2023

Relatos tragicômicos
Trevor Noah apresenta uma narrativa leve e divertida, capaz de tirar um pouco do peso de momentos de alta tensão. Sem uma sequência cronológica linear, conhecemos sua história desde as circunstâncias de seu nascimento até os dias de sua juventude na África do Sul.
Talvez por ter tido a oportunidade de conhecer outros países e culturas, Noah mostra-se muito capaz de descrever e fazer as pessoas "de fora" entenderem um pouco questões culturais da população sul-africana, que é muito plural.
Tive a impressão de que, mesmo abordando acontecimentos diferentes, a história sempre voltava ao ponto central da relação de Noah e sua mãe, e como a forma que ela o criou determinou em grande parte o homem que ele seria um dia. Adorei a leitura. 5?

Diego Vertu @outro_livro_lido 25/06/2023

Realidade da África do Sul
Relato autobiográfico de Trevor Noah, neste livro o autor conta sua infância na África do Sul durante e o pós Apartheid.
O relato é um espelho da realidade sul-africana, o autor conta com detalhes o porquê ele é o nascido do crime, a relação com a mãe, os irmãos e o pai. Discute também as divisões raciais na África do Sul, contrapondo os costumes dos nativos e dos colonizadores europeus, fala sobre violência doméstica, passividade da polícia, preconceito e discriminação junto com um adolescente que procura seu lugar nesta sociedade corrompida. Gostei muito como o autor conta a história, pois transforma assuntos pesados de uma forma mais leve sem perder a responsabilidade em tratar esses assuntos. Recomendo muito a leitura.

giu =) 07/06/2023

Nascido do crime
Meu deus que livro perfeito!
por ser muito bem escrito, parece que voce esta na melhor aula de historia que voce ja teve sobre o apartheid.
ele tem muitos ensinamentos que eu, com certeza, vou levar pro resto da vida!!
amei cada capitulo, cada palavra. vou recomendar pra qualquer pessoa sempre que puder :)

Luiza.Kaiser 27/05/2023

Nascido do crime - Trevor Noah
Biografia do comediante sul africano Trevor Noah.

Muito fácil de ler e bem visual. Trás diversos episódios da vida do comediante nascido na época do apertheid na África do Sul. Mostra todas as complicações da vida dos negros nessa época e como ele se encaixava: por ser filho de mãe negra e pai branco (daí que vem o título!! Já que era crime relações inter raciais), nasceu um pouco mais claro, não sendo considerado nem branco, nem preto.

Aborda várias situações de racismo que tranquilamente acontecem até hoje.

O bom desse livro foi aprender um pouco mais de como era esse país na década de 80-90. Valeu a pena!