A Pirâmide Vermelha

A Pirâmide Vermelha Rick Riordan

Resenhas - A Pirâmide Vermelha

mühlen 29/08/2022

Interessante, mas meio difícil de acompanhar, é a primeira das mitologias que o Rick aborda que eu não conheço praticamente nada.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Carter e Sadie são irmãos que vivem separados por continentes, ela mora com os avós maternos em Londres e ele viaja pelo mundo com o pai,um egiptólogo. Em um piscar de olhos, a vida dos dois sofre uma mutação gigantesca e eles acabam por descobrir que o mundo pode ser tão fantástico quanto os livros de fantasia.

Rick Riordan é mestre. Catedrático em criar estórias que combinam cultura e entretenimento. Em A Pirâmide Vermelha, primeiro livro de sua nova série As Crônicas dos Kane, o autor não só repete a mesma façanha de sua série anterior, Percy Jackson e os Olimpianos, como evolui muito em suas habilidades narrativas.

Todo o enredo se desenrola fundamentado na Mitologia Egípcia, seus Deuses, lendas e hieróglifos. Quando li a sinopse pela primeira vez não consegui reprimir uma risadinha de satisfação, Riordan foi atrás de um conhecimento muito antigo, entretanto bem menos difundido que o da Mitologia Grega. Em razão de a Grécia ser reconhecida como berço da cultura ocidental, nós reles mortais possuímos uma visão muito melhor sobre os Deuses que eles cultuaram no passado. Já a Mitologia Egípcia desperta uma consciência mais misteriosa, sabemos que grandes coisas foram feitas e descobertas pelos antigos egípcios, mas exatamente como eles o fizeram é um enigma.

A dinâmica de relacionamento entre Carter e Sadie é adorável, eles são irmãos que pouco se parecem, pouco se conhecem, contudo arriscam suas vidas em prol do outro sem pensar duas vezes. Ainda há um conflito racial implicado à estória. Carter é negro, Sadie é branca. Ao leitor é conferido um pequeno vislumbre do desconforto causado por pessoas que se mostram surpresas com o parentesco consangüíneo de ambos.

Um personagem que me surpreendeu muito foi Anúbis. A forma como o autor construiu a personalidade do Deus Egípcio do Submundo, é completa e intensa. De certa forma me senti muito atraída por sua caracterização. E estou torcendo pelo casal. (Não entrarei em detalhes de quem é a outra parte desta equação por respeito àqueles que não gostam de spoilers).

Correndo o risco de ser mal compreendida, eu diria que A Pirâmide vermelha é ainda mais bem sucedida que O Ladrão de raios, primeiro da saga Percy Jackson. Acredito que o autor se aperfeiçoa cada vez mais e este é esta é uma habilidade extremamente benéfica para um escritor. Renovar-se a cada estória.

Aventura, fantasia e pitadas inocentes de romance, são aspectos que fazem de A Pirâmide Vermelha um dos melhores lançamentos de 2010. Rick Riordan promete e cumpre!
Recomendo para todas as idades.

Recomendo para todas as idades.

5 Livrinhos!

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro
Doug Tods 28/01/2011minha estante
É disso que eu estou falando!!

art.pedro 20/01/2021

Uma nova aventura começa
Acabei esquecendo de fazer a resenha desse livro por causa da correria do fim do ano, mas tudo bem. ?As Crônicas dos Kane? é uma trilogia escrita pelo Rick Riordan em que ele trouxe elementos da mitologia egípcia para o mundo contemporâneo, em uma proposta parecida, apesar de diferente, do que ele fez com ?Percy Jackson e os Olimpianos?. Apesar da semelhança, o Rick conseguiu inovar bastante nesse livro, com um esquema de narrativa diferente do que ele trouxe nos outros livros: uma transcrição de um arquivo de áudio. Assim, durante a narração realizada, alternadamente, pelos irmãos Carter e Sadie Kane, temos algumas interrupções que tornam a narrativa ainda mais engraçada. Quanto aos personagens, Sadie e Carter são uma dupla perfeita. Ele é mais racional (nem sempre) e ela é muito engraçada, perspicaz e habilidosa. Já os personagens secundários, diferentemente dos outros livros onde temos uma missão com participantes mais ou menos fixos, acabam indo e voltando durante a trama (oq me deixou um pouco confuso no começo, mas depois me acostumei) e têm seu destaque. Por fim, ?A Pirâmide Vermelha? mantém o padrão do Rick Riordan de colocar momentos de ação e momentos de desenvolvimento da trama e dos personagens intercalados, com muitos momentos de você não querer parar de ler de tanta curiosidade, enquanto envolve de forma incrível conceitos complexos da mitologia egípcia, que são explicados de forma bem simples no livro.

Mari 30/11/2020

Saga injustiçada sim ou claro?
A saga pouco conhecida do Rick Riordan é as Crônicas de Kane, vejo poucas pessoas falando sobre ela e aqui estou eu para dar minha humilde opinião sobre ela.
As crônicas de Kane mostra a relação entre dois irmãos que por acaso descobriram que são magos egípcios, exatamente o que você leu, MAGOS EGÍPCIOS, além de mostrarem a mitologia egípcia, mostra a relação de irmãos que por acaso perderam os pais logo no início do livro, venham ler e descobrir as aventuras dos Kane?s, particularmente minha preferida é a Sadie, qual o seu?
Boa leitura ?

Yasmin 17/11/2011

Só Podia ser Riordan

Tenho uma imensa queda por história e mitologia seja ela qual for e Riordan é um verdadeiro achado. Ele mistura tudo de uma forma tão boa e tão coerente. Perdi as contas das vezes que ri com esse livro e suas descrições nada ortodoxas de deuses egipícios, demônios e todos os outros personagens da cultura egípicia. Perfeito. Em uma só palavra perfeito. Pensei que nada poderia me surpreender depois da série Percy, mas estava enganada, aliás, mal posso esperar para ver os livros que Riordan prometeu com mitologia nórdica de fundo.

Com meu pouco conhecimento de mitologia egípcia fui me surpreendendo página por página. Não conhecia muitos personagens além dos deuses e a cada descrição ficava boba. Adoro quando livros me contam mais do que uma história. A história é muito boa, bem narrada e bem montada. A estrutura é parecida com Percy salvo as grandes diferenças de mitologia que definiram o rumo desse livro.

A Casa da Vida, Khufu, Amós, a deusa Bastet. Nem sei por onde começar. Sadia e Carter são irmãos que cresceram separados por motivos mais fortes do que eles imaginavam. Quando o pai deles explode a pedra Roseta e liberta os deuses por eles estarem presente Carter abriga Hórus e Sadie Ísis, bem como o pai deles Osíris. Set planejando transformar o planeta em deserto e reinar novamente sobre o mundo aprisiona o pai deles/Osíris. Carter e Sadie tem bons motivos para ir atrás de Set.

A viagem em busca de como derrotar Set, o encontro com Tot e com outros deuses, as batalhas travadas, é um ritmo que não nos deixa desgrudar do livro. As viagens pelo Duat. Zia que no fim foi uma mega surpresa que só comecei a desconfiar bem lá no fim. Não posso falar muito se não estragos as surpresas, mas mal posso esperar para ler "O Trono de Fogo", que felizmente já está na minha estante. Não posso deixar de comentar momentos como Carter prendendo um monstro em um armário, ou derrotando Sekhmet com molho de pimenta. Ri muito em algumas passagens e com alguns comentários dos dois. Aliás comentários que só foram possível porque numa grande sacada o livro é transcrição de uma fita que Sadie e Carter gravaram contando os acontecimentos.

Resenha completa em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/11/resenha-piramide-vermelha.html

Victor 25/04/2020

Ótimo
Confesso que demorei bastante pra iniciar a série, porém uma vez que você pega o ritmo a leitura é muito fluida como todo livro do tio Rick, e é incrível aprender sobre como é rica a mitologia egípcia. os protagonistas são interessantes, Além de trazerem temas importantes a exemplo a questão do conceito familiar bem como o preconceito da sociedade devido aos irmãos terem tons de pele diferentes, que é trazido de forma bem subjetiva.

Bianca.Santos 14/05/2020

PERFEITO!!!
Eu amei muito esse livro,ele possui uma leitura muito fluída.Teve alguns momentos que dei gargalhadas pela maneira como os personagens principais se tratavam.No inicio parece que o meu ”santo” não bateu com o da Sadie,mas ao decorrer da história fui me apaixonando por essa personagem icônica.Outro personagem que eu amei muitoo foi a deusa Bastet(acredito que ela é a minha favorita de todos) e o outro foi o deus Horús gostei muito dele.
Algo que me incomodou foi o fato da quantidade de fugas que tiveram que acontecer. Ficou tudo muito corrido,muita ação ao mesmo tempo,mas tem gente que gosta(eu até gosto,porém depende muito do dia kkk) e isso não é exatamente um ponto negativo.
outra coisa que me incomodou foi os mistérios envolvendo o que estava para acontecer. Tem muita gente que sabe o que precisa ser feito e ao invés de simplesmente dizer e deixar o povo decidir como chegar lá, eles fazem um monte de mistério e dá um monte de dica confusa para fazer os heróis irem onde eles querem. O que sempre dá certo no final, até agora não sei o porque me incomodei com isso kkkkk.Demorei um pouco para terminar a leitura pois não sei o que acontece,que toda vez que estou perto de terminar o livro,eu sempre deixo de ler e acabo demorando um pouco.
Quero muito ler a continuação do livro,esse foi o meu primeiro contato com o autor Rick Riordan e eu simplismente amei.

Cahju 23/10/2021

Recomendo!
Bom, eu estava muito em dúvida de como continuar o Riordanverse, pois muitas pessoas pulam as Crônicas dos Kane. Não me arrependo nem um pouco de ter optado por ler!

Me apeguei muito aos personagens mesmo antes dos 20% do livro, a escrita é perfeita e a narrativa me matou de amor.

Amei as reviravoltas e referências a Percy Jackson.

Se você está pensando se deve ou não ler esse, antes de Magnus Chase, leia!
Pacpac 23/10/2021minha estante
O engraçado é q As Crônicas dos Kane se passam junto com os primeiros livros de Os Herois do Olimpo, e n tem muita interação com os gregos, mas tem os E-books q juntam os gregos com os egípcios

Cahju 28/10/2021minha estante
nossa vdd

wannaberorygilmore 04/08/2022

Muito viciante
Amo tudo nesse livro! Principalmente a dinâmica muito engraçada da história.
A história é cheia de peripécias e amei também a mitologia egípcia introduzida de forma cativante na história. As personagens são muito bem construídas assim também como as situações da narrativa. Recomendo imenso para quem gosta de mitologia egípcia!

Rafaele Rodrigues 09/05/2021

13/32/33
Pra ínicio de conversa já digo que ele demora pra fluir mas reforço NÃO DESISTAM!! sério, esse livro me surpreendeu muito!
O formato é maravilhoso, como se fosse a transcrição de um áudio, então eles comentam rapidamente as próprias vivências.
Alguns acontecimentos são muito previsíveis, outros são colocados lá pra te confundir o que (sinceramente?) não tirou nenhuma graça do livro, mas quando te surpreende vc fica "??????meu deus!!!!!" por algum tempo.
Carter e Sadie vocês são incríveis

Helena 15/02/2022

Ótima Leitura.
O livro se desenvolve perfeitamente, a forma deles na narrativa é genial, de verdade. Da pra imaginar eles falando com a gente de verdade!
Perfeito!

Manu :) 16/03/2022

13/32/33 !
- A Pirâmide Vermelha: toda vez que vou fazer uma resenha de um livro do Rick Riordan, só vem coisa boa. E esse não é diferente. A história me deixou meio confusa no começo por ser uma nova mitologia, mas eu amei muito cada pedaço desse livro. Todos os personagens são incríveis e cada um tem um espacinho no meu coração. Ansiosa para ?O Trono de Fogo? e com certeza vou começar hoje.
Lembre-se: 13/32/33!!!

Thiago Valença 26/06/2014

As Crônicas dos Kane - livro 1 e último
Eu tive duas razões muito fortes para ler o primeiro livro das Crônicas dos Kane, A Pirâmide Vermelha; primeiro porque eu amo o Egito, segundo porque meus amigos gostam muito do Rick Riordan pela série Percy Jackson e os Olimpianos.
Tendo esses dois motivos firmes em mente eu comprei os três livros da série e comecei a ler. Fiquei muito feliz com a Introdução e as primeiras páginas, tentei sustentar essa motivação pelo livro inteiro, mas não deu. Tudo bem que o livro é narrado por crianças, mas não justifica a pobreza nos diálogos, nas descrições e a infantilização exacerbada dos personagens.

Só pra se ter uma ideia não há carisma nenhum pelos personagens principais (e nem secundários); a Sadie, uma das personagens principais, é a adolescente mais chata que um autor pode criar e se você espera que a personagem evolua no final do livro, lamento; o mordomo deles é um babuíno irritante que joga basquete (um macaco jogando basquete...); o livro só tem monstros quase não tem personagem humanos/magos/deuses e etc; os deuses que deveriam ser mais maduros agem e falam como crianças (...); temos capítulos do tipo "deixo um homenzinho cair", "eu encaro o peru assassino", "a Casa sente se em casa" ou o pior "Dou uma volta com o deus do papel higiênico". Se eu fosse o Rick Riordan eu teria vergonha de entregar esse manuscrito para a editora.

Tudo bem que o livro é feito para crianças mas tratar o enredo com essa falta de maturidade e inteligência, é demais. Infantilizar deuses de 5 mil anos é mais surreal do que plausível. Já li tantos livros de crianças que não eram superficiais ao extremo como esse, a exemplo das Fronteiras do Universo (trilogia da Bússola de Ouro) em que o primeiro livro é infantil e vai amadurecendo conforme se vira a página, nem no mais infantil dos diálogos você se sentia como uma criança. Não havia necessidade alguma do autor escrever algo tão superficial quando precisamos tanto ensinar valores para os leitores, principalmente para as crianças. Não sei com as outras séries do R.R. mas nessa ele faz uma adoração constante aos EUA. A Pirâmide Vermelha tem uma boa história, mas muito mal contada, tantos ótimos elementos jogados no lixo, é realmente uma pena. A ideia que o autor teve de intercalar os dois personagens principais seria muito boa se os dois fossem agradáveis de se ler.

Aconselho que quem não leu nada do Rick Riordan leia um pedaço aleatório de A Pirâmide Vermelha e tire suas próprias conclusões, mas essa foi a minha opinião e não pretendo ler mais nada desse autor, inclusive os livros seguintes dessa série.
Matheus Caixeta 14/08/2014minha estante
Resenha muito bem feita, concordo 100%. Você foi mais paciente que eu, nem consegui terminar o livro. E olha que faz um tempão que li, na época eu ainda estava naquela pegada infanto-juvenil.

alicee5 01/01/2022

tudo que eu esperava & mais um pouco
Tio Rick nunca decepciona!!
De certa forma, consegui reviver toda a emoção que foi ler Percy Jackson. A maneira que cenas de ação, mitologia egípcia e sentimentos humanos, como ciúmes e amor se misturam é fantástica.
Me apaixonei pelos personagens e a forma que narram a história.
Mal posso esperar para ler o que carter e
sadie vão aprontar agora, provavelmente
vou começar o 2° livro ainda hoje

Isabô 23/05/2021

Adoro os livros de Rick Riordan, e o motivo para essa coleção ser bem mais legal para mim é porque são o Carter e a Sadie que contam a história, e não só um a narrar. Os livros dele são bem interessantes e gostosinhos de ler, por isso recomendo não só essa coleção como os outros livros e sagas dele também. ??