Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Pietra.Lais 14/11/2023

Casos de medicina by Doctor House
O livro faz a medicina não ser apenas algo aterrorizante e desconhecido, mas também EXTREMAMENTE interessante. O livro fala desde incidentes (muitos) com as genitálias masculinas, desde as maiores descobertas da medicina.

O tom irônico e sarcástico que o autor usa deixa o livro mais instigante. Quem não gosta de um livro científico regado ao bom humor, né?

Não vou te enganar, tem sim casos fortes que vão te afetar, mas nada que beira o cruel, o que pode ser um alívio ou uma decepção, uma vez que a " Medicina Macabra", não chega a ser exatamente macabra, mesmo assim, acho que o livro vale a pena, absorvi muitos termos e temas durante a leitura, e não foi algo maçante, já que são vários pequenos contos.

Amanda 11/11/2023

Eu não sei nem o que dizer desse livro, macabro é realmente uma boa palavra e mais um para a série dos que comprei pela capa. Tem muitas coisas aqui que eu realmente duvido que tenham acontecido, mas o ser humano é um ser fascinante e as vezes completamente estúpido. Muito bizarro ler os tratamentos de outras épocas, tiveram algumas partes que realmente me fizeram rir. Acho que quem escreveu na contracapa realmente acertou na indicação: "uma leitura para pessoas de estômago forte e humor peculiar".

Urisama 24/10/2023

O que acontece se eu engolir uma faca?
É basicamente esse tipo de curiosidade que o livro nos descreve: questionamentos que a gente tem, mas que ninguém vai "pagar pra ver".
Um compilado de casos como objetos alojados no cérebro, coisas aleatórias que foram engolidas ou enfiadas nos mais diversos orifícios do corpo humano (se é que você me entende).

Único ponto negativo que acho relevante destacar são as opiniões do autor inseridas no meio dos artigos.
Suas constantes inferências atrapalham o ritmo de leitura de modo que: frequentemente, interrompe a transcrição; dá spoilers do que já seria revelado no parágrafo seguinte; introduz gracejos que, por vezes, não condizem com o tom do relato.

Ademais, o livro é uma excelente leitura para quem não curte textos longos, pra quem é ávido por curiosidades (principalmente as do ramo da biologia) e pra quem gosta de ler os capítulos "fora de ordem".

Maria17799 22/10/2023

Histórias bizarras
O livro reune uma variedade de histórias malucas que alguns médicos tiveram que enfrentar ao longo de vários anos e que felizmente eles registram, pois se não tu pensaria que é mentira. Uma leitura muito boa para quem se interessa por curiosidades um pouco malucas.

Juliana Civitavecchia 18/09/2023

Título alternativo: pq os homens vivem menos
Pelo título achei que teríamos algo mais puxado pro lado obscuro de Mengele e os 7 monstrinhos. o que seria uma premissa provavelmente mais interessante do que a tratada no livro, que apesar de tudo, seguiu instigante até o fim.
os comentários do autor ao longo dos capítulos são um dos pontos altos do livro, cairam muito bem todas as aspas.
mas de longe, o que mais chama a atenção são as edições da Dark Side. são primorosas, que beleza ímpar!
vale a leitura.

Giovanna.Charrone 27/08/2023

Medicina Macabra - Thomas Morris
- esse livro é simplesmente excepcional
- um livro muito curioso, é absurdo pensar nas coisas que o corpo humano é capaz de superar
- o humor negro do autor é muito bom
- nota 10/10, eu amei, já quero os outros livros da coleção

theyas 19/08/2023

??
"Pra quem te estômago forte"

Tem umas coisas muitos nojentas mds
E mesmo assim esse livro é muito bom. Eu amo medicina e me apaixonei mais ainda lendo ele.
É ridiculamente engraçado.
A leitura é leve e simplificada, isso é ótimo porque tem umas palavras bem loucas nos artigos.

E a edição? Perfeita, linda linda linda. Organização e estética impecáveis.
Darkside NUNCA erra, como pode?

francezju 15/08/2023

Olha, tem cada história nesse livro que te deixa besta, uns casos que misericórdia. Acho que o que mais me impressionou foi que muitas vezes receitavam cigarro de tabaco com arsênico e mercúrio pra quem tinha tuberculose...
Com esse livro eu concluo que felizmente eu nasci em 2001, com a medicina já linda e bem avançada.

Emanuel 06/08/2023

É um livro muito divertido e rico em casos bem legais que traçam a história da medicina de uma forma desconhecida popularmente: o lado errático, sujo, por vezes inconsequente e imprevisível dessa ciência é retratado de uma forma irônica pelo autor. Algumas histórias são bem chatas, outras são interessantes e instigantes. A edição é linda, rica em ilustrações e com capa dura - digna da Darkside, mas a diagramação tornou a leitura cansativa, visto que as letras são pequenas e com pouco espaço.

pauloleandrox 06/08/2023

Muito bom para os curiosos
Muito bom para os curiosos de plantão e pra quem gosta de saber como era a medicina do passado. Leitura simples e rápida com arte muito bonita.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 03/08/2023

Olá queridos amigos leitores! Sabe aqueles livros que te surpreendem pois você começa ler achando que tem certeza sobre o que será e como será, mas acaba sendo tudo bem diferente? É o caso de Medicina Macabra , publicação da @darksidebooks .

Neste livro, temos relatos de doenças sinistras, objetos engolidos ou enfiados em lugares não convencionais, e doenças sem estudos específicos para aquela época que acabaram sendo curadas por métodos bem ?alternativos?.

O que me surpreendeu na narrativa foi o toque de humor que o autor trouxe para a obra, eu que me preparei para ler algo tenso e extremamente nojento, me vi rindo das tiradas engraçadíssimas de Thomas Morris sobre esses casos da medicina no século XVIII .

Desnecessário dizer que a edição é de tirar o fôlego, ilustrações e arquivos são utilizados para dar mais veracidade a nossa imaginação, o que pode ser bom e ruim já que a maioria dos casos é extremamente nojenta, e envolve objetos e partes íntimas em uma época que a anestesias e cirurgias eram precárias.

Medicina Macabra conseguiu ser uma das coisas mais marcantes que li nos últimos tempos, e vale muito a pena a leitura.

#darksidebooks #medicinamacabra #casosbizarros

ClaudiaRWagner 31/07/2023

Medicina Macabra
Entre casos engraçados, medonhos e preocupantes, temos uma boa noção de como deveríamos ser felizes pela evolução da medicina.

AmandaRabelom 30/07/2023

Demorei muito pra ler pq as histórias são muito repetitivas, se o livro tivesse 100 páginas a menos seria melhor e ainda passaria a mesma mensagem.

lidosdarafa 18/07/2023

Medicina Macabra - vol. 1
Um livro perfeito pra quem ama a área da saúde. Saber como os mais diversos tratamentos eram realizados no século XVIII me causou várias reflexões de como chegamos até os dias de hoje. Alguns tratamentos sem pé nem cabeça, alguns até que fazem sentido. Anestesia pra que se existe vinho? KKK adorei a narração com um toque de ironia.

Eduarda.Segatti 17/07/2023

Aff não sei
Acho que não merece todo o hype, o narrador é um chato, algumas histórias parecem mal escolhidas, demorei milênios para ler.... achei bem mediano mesmo