Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris

Resenhas - Medicina Macabra

Eder.Oliveira 17/07/2023

Recomendo
Gostei do livro, os relatos são contatos com uma pitada de humor, mas sem perder a seriedade, pois apesar de tudo são relatos reais de quando a medicina ainda era desconhecida em sua totalidade. Fala sobre quem aplicavam tratamentos sem sentido, e também tratamentos visto hoje como insanos. Eu super indico este livro.

Meiry11 13/07/2023

Incríveis histórias da evolução macabra da Medicina
Presente do meu amor, Elias. ?

O livro é bem interessante e muito bonito. Os desenhos são criativos e a escrita é leve e fácil.
Enfim, bem interessante e ótimo para se colecionar.

Clauclau/Eu leio sim e daí 09/07/2023

Medicina Macabra
Com uma narrativa extremamente criativa e bem humorada o autor consegue passar de forma didática e muito simples as atitudes mirabolantes dos médicos e seus pacientes. Esse era tempos difíceis e precários. Uma época em que as pessoas viviam pouco, doenças mutilavam e matavam tanto quanto a guerra. Se queres se divertir lendo a desgrameira alheia, este livro será a melhor pedida, mas olhe com precaução, pois se por acaso o humor ácido te incomodar te aconselho não ler. Sei que é horrível dizer, mas a leitura foi muito divertida. Existiam casos que simplesmente são difíceis de acreditar que ocorreram, pois quem conta um conto aumenta um ponto. Adorei!

Eliete 30/06/2023

Indigesto e divertido
Que leitura maravilhosa! Li esse livro em uma das leituras do Clube Lendo Com Os Morcegos e foi uma experiência perfeita, tanto pelo conteúdo quanto pelos debates ao longo da leitura.
Cada capítulo tem um tema que divide de forma geral os casos mais curiosos acerca da medicina e vamos entre o grotesco e o impossível tudo isso na escrita do autor que na minha opinião descreveu temas pesados de forma divertida por conta da sua escrita descontraída e cheia de humor sem perder o foco.
Foi uma das melhores leituras do ano, com certeza. Não consigo falar mais sem dar spoiler, mas é um livro que vale muito a leitura pelos casos e pela escrita do autor.

Trindade 26/06/2023

Algumas histórias são interessantes
Alguns relatos são interessantes, mas existe muita repetição de temas e desfechos. Algumas histórias faltam maiores explicações para sanar os casos e tornar o relato mais atrativos.

Marcelo Duarte 16/06/2023

Prepare-se para causar danos irreversíveis em sua alma!
É coisa estrenha que você quer? Então toma!

Este livro foi o livro de trânsito para o trabalho. E que leitura interessante. Muito indigesta em alguns relatos, mas muito curioso em muitos outros. Certamente continuarei a série.

Apenas o relato do pastor de ovelhas me cansou ânsia de vômito!

Schimas 07/06/2023

Cara, é um ótimo livro de ensinamentos, com ele aprendi:
- se estiver constipado, não coloque um garfo no seu fundamento
- ciclismo causa problemas cardiopulmonares
- fume, é recomendação médica
- se beber, não coma facas, ou coma e fique famoso

Mas falando sério, é muito bom se aventurar pelo mundo maluco do desenvolvimento da medicina

livia156 04/06/2023

Esperava mais...
Finalmente terminei essa porcaria serio li essas ultimas paginas penando viu. tem alguns casos interessantes mas sla nao me surpreendi muito com quase nenhum deles, esperava algo mt mais chocante e nojento

Stefani.Scursoni 26/05/2023

Como sempre, uma edição impecável da Darkside. Muito interessante ver como a medicina evoluiu (ainda bem). (:

Valesi 21/05/2023

Interessante e divertido
Medicina Macabra é um apanhado de artigos médicos dos séculos XVI a XVIII que nos mostra como a ciência evolui em passos erráticos.
Lemos hoje os tratamentos propostos para diversos casos (com uma impressionante obsessão por aplicar coisas nos ânus dos pacientes) e pensamos como é que o ser humano podia ser tão ignorante. Um pouco depois, percebemos que se evoluímos no entendimento de processos fisiológicos e agora temos opções menos bizarras para ajudar estes pacientes, é só aparecer uma doença nova que voltamos à Idade Média (inclusive com profissionais indicando aplicar coisas nos ânus dos pacientes).

VictAria.Seibt 19/05/2023

É um livro bem interessante, podemos ver como a medicina antigamente era... "estranha", se comparada a atual. E fatos curiosos sobre acontecimentos médicos; curas e ferimentos estranhos.

Ei Maybrick 16/05/2023

Evoluímos. Ainda bem!
O livro excepcional. Ficamos surpresos com a capacidade de do ser humano de inovar em estupidez e da medicina na excentricidade de métodos para tentar curar ou salvar uma vida. ? Gostaria de dizer que evoluímos muito ao longo do tempo, mas não o suficiente afinal, ainda existem pessoas anti vacina E pessoas que insistem enviar coisas e seus corpos.