Rota 66

Rota 66 Caco Barcellos

Resenhas - Rota 66

Roberto 13/08/2010

Nem todo lobo é mal
Sem desmerecer o excelente trabalho investigativo e jornalistico do Autor a historia mostra que, apesar das mortes e baixas de pessoas inocentes,apesar do descontrole dado pelo excesso de poder dos integrantes, cada vez mais precisamos da Rota no comando da guerra civil que vive nossa cidade. O texto traz uma conotação negativa da corporação mas ajustes precisam ser feitos em todos os setores sociais inclusive dentro da propria polícia.
O conteúdo é excelente e o enredo muito agradavél. Valeu muito a pena ler.

Bruno 20/05/2011

Missão Nobre
Caco Barcellos retrata a cultura brasileira, em específica a da Policía Militar, de tal maneira que o faz artífice de honra.

A sua abnegação ao trabalho investigativo é um grande aprendizado para aqueles que buscam a verdade dos fatos.

Pela ótica apresentada na literatura, é deplorável a situação das ações realizadas pela PM, e em específico a da Rota. As riquezas das informações, e a apuração dos fatos explanam uma covardia, onde a massa crítica dos atos de crueldade são pessoas inocentes, trabalhadores e cidadãos. Porém ser pobre economicamente, pardo ou negro, jovem e simples, se torna uma situação desafiadora quando este escopo de cidadão entra em choque com a Rota, estes são os mais impactados e vitimados.

Para aqueles que almejam conhecer a fundo a sociedade brasileira, este é um livro que destroça o íntimo, tendo em vista que os atos de bárbaries, se equivalem à guerras, no que se diz respeito do índice de mortalidade.

É a minoria que pratica crueldades aos desprotegidos, o que é uma vergonha para Patría. Em contrapartida, para a corporação a qual pertencem, esses matadores são alvos de elogios exacerbados e dignos de projeção no que diz ser um batalhão tradicional!

É a verdadeira dança dos patinhos!

Grecia.Augusta 06/03/2012

Excelente e assustador!
Fundamental para quem faz Jornalismo e quer entender como funciona uma investigação nessa área.
O livro fala sobre a polícia que mata, num Brasil que ainda respira a ditadura militar.
É excelente pois Caco Barcellos conduz seu livro unindo fragmentos das cenas vividas pelas vítimas da polícia e ao mesmo tempo assustador, porque mostra a realidade nua e crua de mortes tenebrosas e imperdoáveis cometidas por policiais.
Super indico!

Kethlyn 17/09/2012

O livro é uma verdadeira janela que ao se abrir nos faz enxergar um mundo desconhecido afora. Inocentes mortos, famílias destruídas, assassinos ganhando "Estrelas", distintivos 'merecidos aos policiais que mais matam "bandidos" - que nem sempre são bandidos. Essa é uma pequena parte de um mundo escondido em becos. Becos, esses, que são palcos de inúmeros assassinatos. Becos figurados, algumas vezes acontece pra quem quer ver - mas ninguém quer. Rota 66 trata da história de uma polícia que mata - porém mata inocentes. Essa não é maioria, mas ainda é uma fração que nem deveria existir. Há um grande número de mortos na cidade de São Paulo, todos os dias. E muitos, pela imprudência de quem deveria estar a posto para nos defender.

"Rota 66 - A Historia da Policia que Mata é uma obra do jornalista brasileiro Caco Barcellos. O livro trata do assassinato de um grupo de jovens de classe média de São Paulo por uma suposta ação equivocada de uma unidade das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). A partir deste ponto o fato se torna o elo entre tantos outros assassinatos que não tiveram explicação realizados pelas autoridades competentes.
Uma pequena história que desencadeia casos onde a policia atira antes de perguntar.
Em sua busca pelos casos semelhantes ao do Rota 66, o repórter narra sua investigação em lugares pouco agradáveis para maioria das pessoas. Entre pilhas de jornais e documentos em um escritório até madrugadas inteiras dentro de uma espécie de almoxarifado de um necrotério. A narrativa também ressalta anotações e um árduo trabalho de pesquisa em jornais locais, documentos e entrevistas acompanhados dos comentários do jornalista."

Anderson.Pissinate 06/08/2012

Se a pena de morte fosse boa a Rota já tinha transformado São Paulo em um paraíso.

Victor Felipe 16/08/2012

O livro é surpreendente, com um raciocínio interessantíssimo.

Tatiana455 13/05/2024

Publicado em 1992, Caco Barcellos relata estatísticas das mortes acusadas por confrontos com policiais nas décadas de 70 e 80 em São Paulo.
Para o autor, a imagem da polícia como instituição protetora naquela época só valia para um determinada parcela privilegiada da população. Para os demais, o papel de protegido era substituído papel de potencial vítima da respeitada ?polícia que mata.?
Quote:
? O resultado de minha investigação, que abrange o período de 22 anos de ação dos matadores, mostra que a maior parte dos civis mortos pela PM de São Paulo é constituída pelo cidadão comum que nunca praticou um crime: o inocente.?

Walisson 17/08/2016

Infelizmente um livro atual
A brutalidade da Rota registrada eu diria a sangue frio, Caco Barcelos dedicou anos de estudo e pesquisa para desmascarar a polícia e seu esquadrão de extermínio, números assustadores sobre a crueldade da Rota são revelados neste livro e ainda histórias tragicas das vítimas desse temido grupo que só podiam fazer uma coisa: chorar.

Ramille 01/09/2016

Rota 66
Rota 66 é um livro reportagem que conta várias histórias sobre a polícia militar e de vítimas dela. Após vários anos investigando, Caco Barcellos conseguiu escrever uma obra que deveria ser lida por todos os jornalistas e estudantes de jornalismo. Ele descreve com clareza as atrocidades cometidas pela polícia militar e a falta de punição da mesma. É uma leitura envolvente e contém trechos de leitura pesada.

Ket do @fanficai 15/06/2017

ROTA 66: A violência sistemática
Instigante é o adjetivo que melhor caracteriza Rota 66, a história do jornalista Caco Barcellos, que expõe em 274 páginas a violência urbana e sistemática causada por uma parcela da Polícia Militar.
O enredo policial do livro exibe sem cautela a brutalidade da ROTA em suas operações. A ação não se concentra apenas em assassinos, mas em qualquer cidadão da periferia que provocasse desconfiança nos olhares de águia dos policiais.
Na primeira parte de Rota 66, Barcellos narra o caso que mais repercutiu na mídia, em que três jovens foram perseguidos e assassinados pelos PMs, mas não se encaixavam no perfil dos matadores, pois eram brancos e ricos. Esse acontecimento foi a base para que o jornalista investigasse casos semelhantes.
A denúncia é rica em detalhes devido ao uso de depoimentos das testemunhas e se aproxima de uma narrativa fictícia pelos dados expostos de maneira natural.
Rota 66 oferece a sensação de impotência e desconfiança para com a segurança do país ao apresentar a impunidade de policiais em situações de violência sistemáticas contra cidadãos de baixa renda.

site: ketleypaixao.tumblr.com/

Antonio Maluco 19/07/2017

Rotina Brasileira
o livro não conta o que já sabemos de alguns policiais que matam inocentes ao invés de matarem bandidos que estão soltos pelas ruas brasileiras e mundiais e espero que 1 dia isso mude no meu Brasil

Gabriel.Augusto 04/01/2018minha estante
Vc definitivamente não sabe interpretar textos. Nesse caso da rota 66, por exemplo, ele critica a ação da polícia para matar os 3 moleques, que gastou um dinheiro equivalente a 90 toca-fitas por minuto para deter quem roubou um toca-fitas

Lídia Dias - @lendoquandoda 05/10/2017

Defensor da vida
Quando Caco afirma que 'a policia que mata' está nas ruas ele não se baseia em achismo. O livro é repleto de dados que sustentam as histórias dissertadas. É meio obvio que o repórter como formador de opinião, iria falar também de sua perspectiva sobre os fatos narrados.A obra é super bem escrita e trás consigo o peso do jornalismo investigativo. Caco defende a vida.

Beatriz.Contelli 26/03/2018

Avassalador
Caco consegue, de uma forma direta e fácil, sintetizar casos absurdos envolvendo a PM e pessoas de várias regiões de São Paulo.
Mostra todos os lados da investigação, como um jornalista deve fazer.
Vale a pena a leitura para abrir os olhos diante de uma realidade nem tão distante.