Rota 66

Rota 66 Caco Barcellos

Resenhas - Rota 66

Ket do @fanficai 15/06/2017

ROTA 66: A violência sistemática
Instigante é o adjetivo que melhor caracteriza Rota 66, a história do jornalista Caco Barcellos, que expõe em 274 páginas a violência urbana e sistemática causada por uma parcela da Polícia Militar.
O enredo policial do livro exibe sem cautela a brutalidade da ROTA em suas operações. A ação não se concentra apenas em assassinos, mas em qualquer cidadão da periferia que provocasse desconfiança nos olhares de águia dos policiais.
Na primeira parte de Rota 66, Barcellos narra o caso que mais repercutiu na mídia, em que três jovens foram perseguidos e assassinados pelos PMs, mas não se encaixavam no perfil dos matadores, pois eram brancos e ricos. Esse acontecimento foi a base para que o jornalista investigasse casos semelhantes.
A denúncia é rica em detalhes devido ao uso de depoimentos das testemunhas e se aproxima de uma narrativa fictícia pelos dados expostos de maneira natural.
Rota 66 oferece a sensação de impotência e desconfiança para com a segurança do país ao apresentar a impunidade de policiais em situações de violência sistemáticas contra cidadãos de baixa renda.

site: ketleypaixao.tumblr.com/

Antonio Maluco 19/07/2017

Rotina Brasileira
o livro não conta o que já sabemos de alguns policiais que matam inocentes ao invés de matarem bandidos que estão soltos pelas ruas brasileiras e mundiais e espero que 1 dia isso mude no meu Brasil

Gabriel.Augusto 04/01/2018minha estante
Vc definitivamente não sabe interpretar textos. Nesse caso da rota 66, por exemplo, ele critica a ação da polícia para matar os 3 moleques, que gastou um dinheiro equivalente a 90 toca-fitas por minuto para deter quem roubou um toca-fitas

Lídia Dias - @lendoquandoda 05/10/2017

Defensor da vida
Quando Caco afirma que 'a policia que mata' está nas ruas ele não se baseia em achismo. O livro é repleto de dados que sustentam as histórias dissertadas. É meio obvio que o repórter como formador de opinião, iria falar também de sua perspectiva sobre os fatos narrados.A obra é super bem escrita e trás consigo o peso do jornalismo investigativo. Caco defende a vida.

Beatriz.Contelli 26/03/2018

Avassalador
Caco consegue, de uma forma direta e fácil, sintetizar casos absurdos envolvendo a PM e pessoas de várias regiões de São Paulo.
Mostra todos os lados da investigação, como um jornalista deve fazer.
Vale a pena a leitura para abrir os olhos diante de uma realidade nem tão distante.

Daiane.Souza 09/08/2020

Bom livro. Excelente escrita. Tema inquietante que nos tira da zona de conforto, mas é impossível não ler até o final.

And 13/08/2020

: “A História da Polícia que Mata parte das origens da criação de um sistema mortal de extermínio”
É uma obra de arte do jornalismo investigativo brasileiro, Caco Barcellos traz fatos que te faz questionar sobre como funciona o sistema criminal no Brasil, através de dados sobre a crueldade sem tamanho dos profissionais que se diziam cumpridores da lei, é um livro sobre uma realidade que oprime e mata.

site: https://www.instagram.com/p/Bt1iflJlyMJ/

saahroque 18/08/2021

Um livro necessário
Um livro pesado, mas extremamente necessário. Em Rota 66, o jornalista Caco Barcellos traz com riqueza de detalhes e informações os brutais assassinatos cometidos pela Rota, policiamento de "elite" de São Paulo. Com umas pesquisa profunda e bem apurada, Caco traz mais do que os horrores que a Rota fez, mas também a história de muitas de suas vítimas, além de número que comprovam que a maioria era pobre, preto e inocente. Eu recomendo a leitura apenas para quem tem nervos de aço e muito interesse em conhecer a verdade sobre a PM e a Rota, pois os relatos são extremamente pesados e indignantes.

Mel Brito 30/09/2021

Um trabalho incrível de jornalismo investigativo
Nesse livro Caco Barcellos faz uma apuração impecável da violência policial a partir da década de 70 em São Paulo, mostrando como funciona o sistema de extermínio e os métodos dos matadores da ROTA. O livro apesar de conter muitos dados e relatórios não foi uma leitura cansativa para mim, os momentos de narrativa dos casos, como o primeiro capítulo são muito bons e enriquecem muito a leitura, fazendo o leitor se conectar com as vítimas, demonstrando que não são apenas números absurdos, mas também histórias de violência e impunidade absurdas.

iammmendes 21/11/2021

impressões
livro extremamente necessário com denúncias muito sérias. em muitos momentos comecei a chorar e tive que dar uma pausa porque é muito forte, justamente por ser real, por saber que essa é a polícia de verdade, que ao invés de proteger, reprime e mata. caco é um repórter e escritor empático e íntimo ao mesmo tempo que é super profissional. enfim, vale muito a pena ler e conhecer a cultura matadora da pm de sp.

Rafael Persan 13/01/2022

Caco Barcellos é o maior!
Fiz uma releitura após 12 anos e a qualidade da obra segue inquestionável!

Claro, quando li pela primeira vez, era apenas uma foca iludida e achei tudo emocionante. Agora, na releitura, continuei gostando muito do texto, mas pensei 'não faria jornalismo investigativo nem f0dend0'. rs

Importante: precisa ter estômago para ler!

Lais 13/01/2022

31.05.2019
Fui pega por esse livro, desta vez. Em pleno 2019, esse livro não me surpreende: a política de extermínio da população periférica, pobre e negra no Brasil por parte do Estado. Fato este que, inclusive, só ficou claro, explícito e explicado quando na universidade pública, ainda mais pra mim de uma família branca, espírita meritocrática que compra o discurso da burguesia.
Ler Rota 66 é de amargar a existência humana, pra dizer o mínimo. Se coloca como denúncia e expõe nomes e fatos que no começo da década de 1970, com a recém criada Polícia Militar do Estado de SP, eram apontados como absurdos e surpresa. Como assim pessoas negras e periféricas são executadas?
O fato é que nunca pararam de matar os negros, desde quando os arrastaram de suas vidas, terras, afetos até aqui. O fato é que esta é a política do Estado com suas forças repressoras. Há perfis de quem se deve matar e eles possuem sempre a mesma cor. Se você não olha ao redor e não vê o racismo em todas as esferas, amigo, eu simplesmente não sei onde você vive, pois aqui isso acontece 24 horas por dia há séculos seguidos.
E assim como dizemos que o machismo não vai acabar só com a ação das mulheres, o racismo tão pouco vai acabar com o embate exclusivo dos negros. Os racistas somos nós! Cê faz o que em relação a isso? Fecha os olhos? Muda de calçada? Fecha o vidro do carro? Se afasta? Silencia?

Emily 01/02/2022

Chocada, mas não surpresa
Rota 66 é um livro reportagem. Um dos melhores que já li.
O livro conta a história dos bastidores da Rota, as execuções e os abusos cometidos pela polícia de São Paulo.
O que mais me surpreende nesse livro é o quanto ele é atual, o Modus operandi já vem de muito tempo

Natine 15/04/2022

Histórica e Necessária
Histórica e Necessária, a investigação jornalística sobre a polícia que mata é um registro marcante da sociedade. A partir do caso Rota 66, Caco consegue com maestria guiar os leitores até um veredito sobre os matadores e as vítimas da PM.