O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

Denner 02/12/2010

O Mistério da Casa Verde
Arturzinho,Léo,André e Pedro queriam um clube somente para eles porque seus pais não concordavam com barulho dentro de casa,então resolveram ir para um casarão verde abandonado onde Simão Bacamarte era conhecido como o alienista uma pessoa que cuidava de doentes mas através do livro O Alienista de Machado de Assis conseguiram desvendar um grande mistério.

Erika Alcantara @literandofotos 18/01/2018

Muito bom! Mas todo crédito devido à O Alienista.
?Os loucos sempre entranham o que é normal, o que é sábio.?
?Vossas esquisitas vestimentas, vosso esdrúxulo penteado, as estranhas palavras que usais, tudo isto apregoa aos quatro ventos a vossa insanidade, a vossa alienação?.
?Dei-me conta: o lugar de louco é lá fora. O mundo é um hospício?.
Eu estou apaixonada por esse livro. Ganhei de presente e fiz cara feia por não ser o tipo de leitura que estou habituada, apesar de amar os clássicos, mas resolvi dar uma oportunidade e foi a melhor oportunidade que dei em 2018 rsrsrs. O mistério da casa verde é um reconto do livro o Alienista de Machado de Assis, que claro estou louca para ler. Casa verde é nome dado ao hospício da cidade de Itaguaí- Rj. Objeto de polêmica entre os moradores. Há lendas que a casa é mal assombrada e nesse conto os 4 amigos vão desvendar esse mistério. Uma narrativa simples e encantadora que faz o leitor devorar as páginas em segundos.

adriel.adson 03/01/2018

Excelente leitura. O autor transforma a clássica história de Machado de Assis em uma versão acessível para o público infanto juvenil não familiarizado com a rebuscada linguagem machadiana.Eu recomendo tanto para jovens iniciantes como para os leitores mais experientes que busquem relacionar ambas ao obras (de Machado e de Scilar) e abraçar essa leitura tão satisfatória.

thamirisdondossola 13/07/2017

O mistério da casa verde
O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar é um livro juvenil que faz parte da coleção “Descobrindo os clássicos” e foi inspirado no conto O Alienista, de Machado de Assis. Tal coleção contém uma série de livros juvenis inspirados em clássicos, e eu achei essa proposta incrível, pois é uma forma interessante de motivar os alunos a lerem as obras originais.

Antes de tudo, a Casa Verde é um casarão trancado e abandonado, que antigamente serviu como asilo para pessoas com doenças mentais. Esse casarão inspirou Machado de Assis a escrever o conto O Alienista. Mas vamos para a história de Moacyr Scliar...

"[...] Até o momento em que, pela quantidade de de gente aqui confinada, dei-me conta: o lugar de loucos, como vós, é lá fora. O mundo é um hospício, o vosso hospício." (p. 26)

Arturzinho e sua turma estavam à procura de um lugar para chegar de clube. Eis que o garoto teve a brilhante ideia de abrir um buraco na parede da Casa Verde e transformar pelo menos uma sala daquele lugar, no tão sonhado clube. No entanto, quando Arturzinho e os amigos adentram o ambiente, eles encontram algo que jamais imaginariam: uma pessoa. Ela está vivendo lá dentro! E o lugar está tão limpo! É realmente muito estranho. A princípio, os garotos saem correndo, apavorados. Depois, decidem investigar e descobrir o que, de fato, está acontecendo. Quem é aquele homem? Como ele está vivendo dentro de um lugar abandonado e completamente trancado, com exceção do buraco que abriram? Como aquele ambiente está tão limpo, mesmo depois de tanto tempo fechado?

As respostas para essas perguntas estão no conto O Alienista, de Machado de Assis, e elas são respondidas ao longo do livro, enquanto a turma vai conhecendo o conto com a ajuda de uma professora. O mistério da Casa Verde contém apenas 77 páginas e vai te fazer querer ler tudo de uma vez só. A escrita de Scliar me prendeu de forma admirável, simpatizei bastante com sua narrativa misteriosa e instigante.

O que está por trás desse mistério vai surpreender o leitor. Sempre fico muito feliz quando os escritores conseguem abordar assuntos sérios de forma leve e reflexiva. E é isso, basicamente, o que você irá encontrar em O mistério da Casa Verde, além, é claro, de querer ir correndo ler o conto O Alienista. A propósito, eu já conhecia o conto, que é bastante extenso, por sinal, mas ao ler O mistério da Casa Verde, senti uma vontade enorme de reler. É uma leitura poderosa!

Aventura, mistério, amor e muita reflexão: se você curte essas características em livros juvenis, precisa ler O mistério da Casa Verde.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-misterio-da-casa-verde-moacyr.html

Emile Escatena 28/11/2016

Outro livro da minha infancia que super recomendo!
Aventura o tempo todo, um livro empolgante!

Bruna Moraes 01/10/2016

O Mistério da Casa Verde
A ideia de fazer um clube começou com Artuzinho, que incentivou seus amigos, Leo, André e Pedro Bola, a ajudarem a por o plano em prática, só que eles não imaginavam que o local escolhido tinha sido a Casa Verde. Conhecida como a casa mal-assombrada, foi abandonada e murada por ordens do prefeito devido seu histórico de servir de moradia para os loucos, como conta Machado de Assis no livro O Alienista.
A turma de curiosos decidiram, por meio de votos, que iriam investigar a casa naquela noite. No entanto, o mais surpreendente era que ao entrar no lugar tudo se encontrava limpo e em perfeito estado, os meninos ficaram ainda mais surpresos quando abriram a porta do Diretor, como dizia a placa, e se depararam com um homem vestido com roupas que não pertenciam aquele tempo. O medo foi tão grande que eles saíram correndo apavorados.
Já fora da casa, eles tentando analisar a situação tinham certeza que o que viram não era um fantasma e se tinha alimentos sobre a mesa era por que alguém trazia, o grupo decidiu investigar aquele mistério que assombrava Itaguaí. Só que eles não sabiam em que história estavam se metendo.
O Mistério da Casa Verde escrito por Moacyr Scliar apresenta uma intertextualidade com a obra machadiana O Alienista, no entanto com algumas mudanças na narrativa.
Com uma leitura mais leve, por ser um livro mais juvenil, possuem personagens infantilizados, apesar de terem idades entre 16 anos, e um mistério muito fraco, a capa já é bem reveladora.
Todavia é um livro típico para despertar o interesse entre o público para, futuramente, ler outros estilos mais sérios. Divertidíssimo e rápido apresenta uma boa história com uma grande lição.

regifreitas 27/10/2015

Trata-se de uma intertextualidade com o conto (ou novela) O Alienista, do Machado. Mas fiquei decepcionado! O livro é fraco, o enredo muito bobo e preguiçoso, personagens superficiais e sem carisma. Não é por se tratar se uma obra infantojuvenil que o texto tenha que ser tão raso.

leitorDedicado 25/06/2015

Não gostei desse livro, esperava mais.

Inlectus 18/04/2009

Muito bom.
Uma aventura, que ensina sobre um importante clássico da lateratura nacional, O Alienista, de Machado de Assis. É altamente recomendavel este livro.

trdll 22/04/2024

Vale a pena ler
Como acabei de ler O Alienista, queria aproveitar o frescor da memória para começar esse livro aqui. Gostei, me parece um conto infantil daqueles bem trabalhados.

Muito legal também que o livro dialoga bastante com os conceitos da obra de Machado de Assis. Vale a pena ser lido!

Carol 16/04/2010

Eu só tenho esse livro porque o colégio pediu. Mas cara, eu amei esse livro. É super legal. É curtinho, mas eu gostei bastante.

Evilyn Rauen 27/09/2010

assim como olivro ''dez dias de cortiço'' é uma ficção muito gostosa de ler gostei muito!!!!!!!!

Pedrinho 30/11/2010

O Misterio da Casa Verde
A turma da rua resolve procurar um lugar para dar festas pois o visinhos vivem chamando a policia sem opção resolvem ir a casa mais assustadora do bairro onde existe um homem muito estranho que vivia ali no final a casa vira um lugar de jovens

Jo 29/03/2011

Autor: Moacyr Scliar
Páginas: 79
Editora: Ética

Uma releitura de um outro livro pode? O alienista de Machado de Assis.

A narração é bem coloquial e facilmente de se interpretar.

Adorei o livro, a trama é surpreedente, mistério, coditiano tudo em um pequeno livro.