O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

Inlectus 18/04/2009

Muito bom.
Uma aventura, que ensina sobre um importante clássico da lateratura nacional, O Alienista, de Machado de Assis. É altamente recomendavel este livro.

Carol 16/04/2010

Eu só tenho esse livro porque o colégio pediu. Mas cara, eu amei esse livro. É super legal. É curtinho, mas eu gostei bastante.

Evilyn Rauen 27/09/2010

assim como olivro ''dez dias de cortiço'' é uma ficção muito gostosa de ler gostei muito!!!!!!!!

Leitor 29/09/2010

No livro, o mistério da casa verde uma turma de amigos vão prucurar um lugar para ser o clube então eles pensam na Casa verde que e mal desejada pelos morados da região.

A turma leva a ler o livro "O alienista" de machado de Assis, o livro com uma narração leve e história cativante e e rapidamente digamos "devorado"

Pedrinho 30/11/2010

O Misterio da Casa Verde
A turma da rua resolve procurar um lugar para dar festas pois o visinhos vivem chamando a policia sem opção resolvem ir a casa mais assustadora do bairro onde existe um homem muito estranho que vivia ali no final a casa vira um lugar de jovens

Denner 02/12/2010

O Mistério da Casa Verde
Arturzinho,Léo,André e Pedro queriam um clube somente para eles porque seus pais não concordavam com barulho dentro de casa,então resolveram ir para um casarão verde abandonado onde Simão Bacamarte era conhecido como o alienista uma pessoa que cuidava de doentes mas através do livro O Alienista de Machado de Assis conseguiram desvendar um grande mistério.

Jose Henrique 26/02/2011

thamirisdondossola 13/07/2017

O mistério da casa verde
O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar é um livro juvenil que faz parte da coleção “Descobrindo os clássicos” e foi inspirado no conto O Alienista, de Machado de Assis. Tal coleção contém uma série de livros juvenis inspirados em clássicos, e eu achei essa proposta incrível, pois é uma forma interessante de motivar os alunos a lerem as obras originais.

Antes de tudo, a Casa Verde é um casarão trancado e abandonado, que antigamente serviu como asilo para pessoas com doenças mentais. Esse casarão inspirou Machado de Assis a escrever o conto O Alienista. Mas vamos para a história de Moacyr Scliar...

"[...] Até o momento em que, pela quantidade de de gente aqui confinada, dei-me conta: o lugar de loucos, como vós, é lá fora. O mundo é um hospício, o vosso hospício." (p. 26)

Arturzinho e sua turma estavam à procura de um lugar para chegar de clube. Eis que o garoto teve a brilhante ideia de abrir um buraco na parede da Casa Verde e transformar pelo menos uma sala daquele lugar, no tão sonhado clube. No entanto, quando Arturzinho e os amigos adentram o ambiente, eles encontram algo que jamais imaginariam: uma pessoa. Ela está vivendo lá dentro! E o lugar está tão limpo! É realmente muito estranho. A princípio, os garotos saem correndo, apavorados. Depois, decidem investigar e descobrir o que, de fato, está acontecendo. Quem é aquele homem? Como ele está vivendo dentro de um lugar abandonado e completamente trancado, com exceção do buraco que abriram? Como aquele ambiente está tão limpo, mesmo depois de tanto tempo fechado?

As respostas para essas perguntas estão no conto O Alienista, de Machado de Assis, e elas são respondidas ao longo do livro, enquanto a turma vai conhecendo o conto com a ajuda de uma professora. O mistério da Casa Verde contém apenas 77 páginas e vai te fazer querer ler tudo de uma vez só. A escrita de Scliar me prendeu de forma admirável, simpatizei bastante com sua narrativa misteriosa e instigante.

O que está por trás desse mistério vai surpreender o leitor. Sempre fico muito feliz quando os escritores conseguem abordar assuntos sérios de forma leve e reflexiva. E é isso, basicamente, o que você irá encontrar em O mistério da Casa Verde, além, é claro, de querer ir correndo ler o conto O Alienista. A propósito, eu já conhecia o conto, que é bastante extenso, por sinal, mas ao ler O mistério da Casa Verde, senti uma vontade enorme de reler. É uma leitura poderosa!

Aventura, mistério, amor e muita reflexão: se você curte essas características em livros juvenis, precisa ler O mistério da Casa Verde.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-misterio-da-casa-verde-moacyr.html

Gabriela 26/12/2011

Releitura de "O alienista" serve para desperta interesse em jovens pela leitura.

Digão 21/03/2012

Ao resolver transformar em clube a Casa Verde, um casarão abandonado que abrigara um antigo hospício da cidade de Itaguaí, Arturzinho e seus amigos vão topar com um grande mistério. Para resolvê-lo, a turma acaba recorrendo à leitura de O Alienista, livro de Machado de Assis, inspirado em fatos sucedidos na própria Casa Verde, muitos anos antes. Mas como é que um livro publicado em 1882 pode ajudar a compreender um mistério do presente? É o que os rapazes vão descobrir ao longo de uma história em que não faltam suspense, ação, amor e aventura. Em O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar, um enredo original e vibrante leva o leitor atual a conhecer um dos maiores clássicos da literatura brasileira. O livro é uma releitura de O alienista, de Machado de Assis.

Arturzinho, personagem central da releitura, era um menino corajoso, gostava muito de aventuras, tinha um rival, André que fazia parte da turma junto a Pedro Bola e Léo, o intelectual e mais inteligente deles. Já na obra O alienista o protagonista é Simão Bacamarte, um homem estranho que achava que todas as pessoas eram anormais e as mandava para seu "consultório": a Casa Verde. Ele se achava perfeito, sem defeitos. A história de Machado de Assis aconteceu no final do século XIX, usavam roupa da época e foi quando começaram a surgir clínicas para loucos. Na versão original, Simão manda soltar todos os "presos" da Casa Verde, descobre que era normal ser maluco. O doutor percebeu que ele era perfeito e isso não era normal, então ele prendeu-se na Casa Verde e entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo, assim acaba a história. Dizem os cronistas que ele morreu daí a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou.

Já na releitura a história acaba com o começo do namoro de Arturzinho e Lúcia. Os meninos realizaram seu sonho, tendo o seu clube de jovens numa parte da antiga Casa Verde e na outra parte foram organizados o Centro Cultural Machado de Assis (onde acontece uma encenação todas às sextas-feiras), uma sala de vídeo, uma biblioteca e uma oficina de artes.

Na linguagem utilizada pelos dois autores, podemos perceber uma grande diferença, veja um trecho da obra de Machado de Assis: A vereança de Itaguaí, entre outros pecados de que é argüida pelos cronistas, tinha o de não fazer caso dos dementes. Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa, e não curado, mas descurado, até que a morte o vinha desfraldar do benefício da vida; os mansos andavam à solta pela rua. O autor usa uma linguagem culta, difícil de entender. Já Moacyr Scliar, usa uma linguagem fácil, para jovens, veja: Espera um pouco: o cara disse que é um médico que cuida de loucos? Mas ele tem mais cara de maluco do que de médico….

Ingrid 21/08/2012

O livro conta a história de quatro amigos , Arturzinho (apelido : xereta) , André Catavento , Pedro Bola e Leo que querem construir um clube . Mas onde? Eles não sabem onde construir o seu clube . Então Arturzinho o líder do grupo tem uma ideia ,mas uma ideia muito maluca.

Ele então convida o grupo para uma reunião na pizzaria do Marcolino . Todos reunidos,Arturzinho conta sua grande ideia . E sabe q ideia é essa ? Construir o clube na famosa casa verde . Os olhos espantosos dos meninos ao receberem a notícia. Arturzinho estaria louco ? Ninguém ousava tocar no assunto da casa verde .

O casarão mencionado era conhecido como casa verde ,o nome aludia á cor das janelas , cinquenta de cada lado,na verdade as janelas nem existiam mais ,para evitar que o lugar fosse invadido ,algum prefeito teria mandado murá-las . Todos diziam que a casa verde era mal-assombrada . Mas por que razão ? Todos sabiam que ali havia existido um hospício (lugar para loucos), mas isso não explicava o pavor que todos tinham.

Bom, Arturzinho tinha um plano para entrar na casa verde,eles iriam se encontrar às nove da próxima noite , Arturzinho levou ferramentas para abrirem uma nova porta , já que as janelas e portas já existentes estavam muradas.

Chegando lá eles abriram uma porta o que não foi tão difícil , depois eles entraram mas tiveram uma surpresa , a casa estava limpa . Mas como poderia estar limpa se está a séculos fechada ? Um mistério . Andando pela casa encontraram uma sala escrita “director” na porta e entraram , quando abriram a porta levaram um imenso susto , havia um homem sentado numa grande cadeira de frente pra eles , um homem estranho desgrenhada cabeleira grisalha , imensa barba e os olhos ,que olhos aqueles! De sob as espessas sobrancelhas ,miravam fixo os garotos ,com um brilho verdadeiramente hipnótico.

Eles ficaram ali ,assustados por um instante ,e depois saíram correndo pra fora da casa.

Bom você quer saber o que aconteceu com eles ? Se o homem era um fantasma ?

Aí você vai ter que ler o livro , eu li e recomendo a todos . Boa leitura !

Matheus 20/09/2012

Mistério da Casa Verde
O Mistério da Casa Verde é um bom livro e ainda envolvendo um clássico de Machado de Assis, O Alienista que irei comprar na semana que vem para conhecer melhor a história de Simão Bacamarte. A única coisa que não me agradou foi que para um título como esse, podia haver mais aventuras e suspense porque em algumas páginas relatam muitas conversas e mais conversas, então para colocarem essas conversas achei que ele poderia ser ótimo se tivesse um maior número de páginas para interessar o leitor com aventuras e mais suspense.

leitorDedicado 25/06/2015

Não gostei desse livro, esperava mais.

regifreitas 27/10/2015

Trata-se de uma intertextualidade com o conto (ou novela) O Alienista, do Machado. Mas fiquei decepcionado! O livro é fraco, o enredo muito bobo e preguiçoso, personagens superficiais e sem carisma. Não é por se tratar se uma obra infantojuvenil que o texto tenha que ser tão raso.

Bruna Moraes 01/10/2016

O Mistério da Casa Verde
A ideia de fazer um clube começou com Artuzinho, que incentivou seus amigos, Leo, André e Pedro Bola, a ajudarem a por o plano em prática, só que eles não imaginavam que o local escolhido tinha sido a Casa Verde. Conhecida como a casa mal-assombrada, foi abandonada e murada por ordens do prefeito devido seu histórico de servir de moradia para os loucos, como conta Machado de Assis no livro O Alienista.
A turma de curiosos decidiram, por meio de votos, que iriam investigar a casa naquela noite. No entanto, o mais surpreendente era que ao entrar no lugar tudo se encontrava limpo e em perfeito estado, os meninos ficaram ainda mais surpresos quando abriram a porta do Diretor, como dizia a placa, e se depararam com um homem vestido com roupas que não pertenciam aquele tempo. O medo foi tão grande que eles saíram correndo apavorados.
Já fora da casa, eles tentando analisar a situação tinham certeza que o que viram não era um fantasma e se tinha alimentos sobre a mesa era por que alguém trazia, o grupo decidiu investigar aquele mistério que assombrava Itaguaí. Só que eles não sabiam em que história estavam se metendo.
O Mistério da Casa Verde escrito por Moacyr Scliar apresenta uma intertextualidade com a obra machadiana O Alienista, no entanto com algumas mudanças na narrativa.
Com uma leitura mais leve, por ser um livro mais juvenil, possuem personagens infantilizados, apesar de terem idades entre 16 anos, e um mistério muito fraco, a capa já é bem reveladora.
Todavia é um livro típico para despertar o interesse entre o público para, futuramente, ler outros estilos mais sérios. Divertidíssimo e rápido apresenta uma boa história com uma grande lição.