Ubik

Ubik Philip K. Dick

Resenhas - Ubik

José Bauls 27/06/2023

DICK SENDO DICK
É um fato que as histórias de Philip são bem "viajadas", o que não é diferente em Ubik, uma vez que o autor aborda a linha ténue entre vida e morte, através de personagens que passam pelas situações mais inusitadas, bem como vivem em realidades distorcidas, seja pelo regresso no tempo, seja pela manutenção de uma meia vida.

Nesse sentido, Ubik é um dos bons livros de Dick que eu recomendo a todos que gostam de ficção científica.

Lucianalg 25/06/2023

Genial
Livro genial e também uma viagem de LSD. Você não sabe quem está vivo ou quem morreu, deu um nó na minha cabeça, principalmente o final. Alguém me explica a cara do Joe na moeda no final?

Jenni 13/06/2023

Tenho essa impressão de que os livros do autor são além do além. E transmitir isso em palavras é difícil pra caramba! No final eu fiquei "Pqp, faz sentido", mesmo sendo a coisa mais maluca possível.

Lucas 09/05/2023

Impressionante
Creio que essa seja minha primeira leitura de Phillip K. Dick mas com certeza não será a ultima,o plot extremamente inteligente, voce não sabe o que é a realidade, o que não é quem está vivo, quem está morto, mas uma coisa admiravel na escrita do autor é que ele introduz conceitos complexos, mas o explica de uma forma simples fazendo com que seja de facil compreensão, a ideia toda é sensacional, e eu fico surpreso por hollywood não ter adaptado ainda essa obra, ou ate mesmo uma netflix da vida que adora fazer séries e mais séries, bom super recomendo pra fãs de ficção científica nota 10 mesmo.

Nadja Maria 03/05/2023

Philip k dick nunca decepciona
Eu amei Ubik, eu nem tenho palavras! O tipo de ficção científica de PKD é perfeita, a que questiona o ser humano! Ubik é perfeito! Muito atemporal!

Cadu 03/05/2023

Leitura segura, se manuseado conforme as instruções...
Tem certas coisas que não gostei em Ubik. Uma é que você conhece uns 20 personagens, e com exceção de uns 5, o restante não tem tempo de livro nem pra você decorar o nome deles. Sempre parece que o Joe está com a Pat e mais uns 10 estranhos que se revezam pra falar algumas coisas e serem minimamente relevantes pra trama. Outra coisa são os poderes psíquicos que não são usados de forma relevante para nada, a não ser as demonstrações da Pat.

Mas amei a confusão, o tanto que te força a imaginar os períodos em que se passam o livro. O final "aberto" em não te deixar saber de qual lado você estava o tempo todo.

Isadora Lima 30/04/2023

Não espere entender tudo
Ubik é certamente uma experiência, uma viagem no abstrato, durante o livro você tem que se entregar e não necessariamente entender. Um bom livro.

Ingrid 04/04/2023

Do pai de "Blade Runner" certamente
Apesar de escrito há muitas décadas, de imaginar uma distopia em 1992, da linguagem tecnológica meio Jetsons, eu amei e reconheci, felizmente, a narrativa do autor do livro que inspirou Blade Runner (Andróides sonham com ovelhas elétricas?), talvez meu filme de ficção favorito. Recomendo muito. Minha nota é um sim redondinho.

Sonally.Cecilia 01/04/2023

Terminei esse livro entendendo porque PKD era um gênio. Ele realmente pensava muito além do seu tempo; um cenário tomado por tecnologia e que, na minha opinião, um dia pode ser perfeitamente possível. Além de questões tecnologicas, PKD propós o quanto isso é uma faca de dois gumes, algúmas coisas vêm para ajudar a humanidade, e outras para nos explorar ainda mais (exemplo das portas que cobram a passagem). Daqui pode-se perceber a inspiração para histórias tão famosas, a exemplo de Rick and Morty (a pedra do futuro) e de Black Mirror (consciencia armazenada após a morte), acredito que se procurar direitinho PKD influenciou ainda muito mais através dessa história.

Obra gostosa e leve de ler, que eu fiquei com gostinho de quero mais no final. Pretendo ler de novo futuramente.

Jonas88 25/03/2023

O autor te joga em uma realidade futurista, onde algumas pessoas desenvolveram habilidades psíquicas, e isso se torna um problema para a sociedade.
é um pouco confuso, tem horas no livro que nem os personagens, e nem o leitor sabem o que está acontecendo direito, vale a experiência

Ana Bia 23/03/2023

3.5 bom
Ok. Eu não estava esperando esse final. O livro todo é confuso e quando chega no final é como no resto do livro. Mas mesmo assim é muito bom. Traz diversas reflexões ao longo dele. A cada capítulo vc tem que parar e meditar um pouco. Confesso que até as páginas 90 e pouco foi uma leitura mais lenta. A história em si começa a acontecer só deois disso. Mas depois q você engata na leitura não consegue mais parar.

Anderson.Amin 22/03/2023

Ah eu gostei!
Ubik tem um conceito bem diferente de todas as histórias de distopia e ficção científica q a gente lê por aí. Vc vai lendo e pensando "como o autor pensou nessa história?".
O começo até pode ser um pouco devagar, mas depois as coisas vão acontecendo e vc fica cada vez mais intrigado com as situações, querendo saber o que está realmente acontecendo, e no fim tudo faz sentido.
Altamente recomendado, se lido conforme as instruções. ;)

Gian.Calixto 22/02/2023

Leia seguindo as instruções
Foi estranho. Por mais que não tenha sido uma leitura complicada, ainda assim me vi estagnado em várias partes. A premissa da história eu tinha achado curiosa no começo, o que me deixou encucado com o desenrolar da mesma. Só não esperava que fosse empurrar com a barriga, principalmente nas primeiras 70-80 páginas iniciais. As partes finais compensam e explicam, ao meu ver, o que foi apresentado antes. Imagino que uma releitura seria uma boa opção no caso.Imagino que tenha uns casos mais complexos, porém como é minha primeira vez lendo um livro do autor, fiquei surpreso com a maneira dele de contar a história. No mais é isso.

Samuel.Reis 10/02/2023

Eu estou vivo, e todos vocês estão mortos.
Não é atoa que o Ubik é considerado uma das obras primas da ficção-científica, Phillip K Dick consegue te transportar e fazer viver em um mundo onde para nós seria inconcebível e estranho de se viver.

Gosto muito de como o autor trata seus personagens em todas suas obras, levando mais em consideração seu aspecto mental do que o físico, o protagonista Joe Chip é tratado com mestria e por mais que viva diversas aventuras ao decorrer do livro, seus pensamentos e análises são de todo os mais importantes, um livro que vale a pena ser vivido.