Elke

Resenhas - Mulher Maravilha

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo Pio 24/02/2021

Conhecendo Elke Maravilha
Este livro só existe no formato de audiolivro, em 11 episódios/capítulos, e é uma criação original da plataforma Storytel, com autoria do jornalista Chico Felitti

A escrita de Felitti é clara, fluida e envolvente. A narração de Fernanda Stefanski consegue fazer jus ao texto e passar as emoções devidas.

A história de Elke Maravilha é surpreendente, inusitada e muito interessante. Ela certamente foi uma personagem ímpar e de muita originalidade. Não conhecia praticamente nada sobre a sua vida, mas creio que o livro conseguiu traçar e transmitir de forma satisfatória a personalidade dela.

Sinto apenas que faltou um pouco de aprofundamento em relação a alguns acontecimentos de sua vida, em diversos momentos eu fiquei curioso para saber mais detalhes e desdobramentos. Assim, o livro me soou mais como uma grande reportagem do que propriamente uma biografia, o que não é necessariamente um demérito. Chico Felitti conta a história com maestria e, talvez por isso, fiquei com vontade de ouvir mais!
Leonhard 24/02/2021minha estante
Eu a conheci e fui em peças onde ela narrava as próprias histórias. Nem ela conseguia ir muito além porque foi MUITA experiência! Hahahahaha... Gostei da resenha. Não conhecia o livro e já estou super interessado.

Gustavo Pio 26/02/2021minha estante
Q incrível, imagino q as peças eram uma super experiência! Hahah de fato é difícil uma obra q englobe toda a vida dela. Q bom q te interessou, ouça o livro sim, recomendo :)

Leonhard 26/02/2021minha estante
Valeu, Pio!

Vinicius 20/01/2022

Não posso ter âncoras
Que delícia poder conhecer mais sobre esta Criança! A pesquisa e o trabalho de Chico Felitti foram fantásticos. Como muitos, minha lembrança da Elke era da jurada do programa de calouros. Algo me fascinava naquela figura. A espontaneidade, o riso fácil, as palavras generosas...

Ouvi o audiobook no Storytel e em diversos momentos me emocionei. Elke poderia ter dado diversos rumos diferentes na sua vida, poderia ter sido médica, professora ou seguido qualquer outra profissão que bem entendesse. Tinha capacidade para isso. Mas disse não ao que não era verdadeiro e escolheu se divertir. "Não sei atuar, só sei ser eu mesma".

Que Evelyn Hugo que nada. Elke não ganha só nos maridos, oito, mas deixa sua marca de coragem, de respeito às diversidades, deixa um grito escandaloso pela liberdade e lições sobre como ser uma cidadã do mundo à frente do seu tempo. Diferente de Hugo, Elke termina a vida sem arrependimentos.
edu basílio 20/01/2022minha estante
"maravilha"! =)

Marcelo 21/01/2022minha estante
Chico é fantástico! E Elke é maravilha!!! Amei a introdução qdo ele diz que o professor o desencorajou a escrever o TCC sobre ela? e hoje ele se consagra exatamente escrevendo sobre personagens marginalizados como Ricardo & Vânia, Elke, etc?

Vinicius 21/01/2022minha estante
Sim, personagens marginalizadas que precisam ter suas histórias contadas! Sorte a nossa

Débora 21/01/2022minha estante
Amei a resenha! E claro, o livro já vai para a fila na minha estante!?

Vinicius 21/01/2022minha estante
Leia sim, Débora!

Aécio de Paula 18/03/2022

Chico Felitti é um ótimo escritor e escreveu um livro muito bom, A seita de João de Deus. Depois Ricardo e Vânia. Ótimo. Esse não poderia ser diferente. A biografia de Elke Maravilha. Uma história fascinante sobre a vida dessa mulher. Infelizmente, ela termina a vida aos 71 anos. Mais um trabalho bem feito desse jornalista.

Arthicus 26/11/2021

Elke Maravilha, ou por alguns poucos conhecida como Elke Grünupp, foi uma figura marcante na televisão e cultura popular brasileira durante muitos anos. Uma mulher à frente do seu tempo, que não só não teve medo de falar o que queria, mas também agiu de maneiras únicas em sua forma de expressar, tanto socialmente quanto em seu modo de se vestir e viver. Uma mulher que inspirou e continua a inspirar a atualidade.
E quem era esta mulher?

Chico Felitti, escritor jornalístico e autor de “Ricardo e Vânia", trás neste seu novo livro “Elke: Mulher Maravilha”, um vislumbre da vida desta mulher e de sua história, explicando o seu mito, enquanto que o também desmistifica.

Confesso que não sabia muito sobre Elke antes de ler o livro. Tenho uma vaga lembrança de ver a sua figura na televisão, com seus cabelos armados e sua grande maquiagem, mas só tinha isso em minha bagagem. (Além de uma informação falsa de que ela poderia ser trans ou intergênero; algo dito para mim em algum momento da infância.) Então, para mim, foi uma surpresa gigantesca conhecer esta mulher maior do que a vida e descobrir o quão as suas vivências seguiram paralela a grandes momentos da história televisiva e do próprio Brasil. O quão sua vida era agitada romanticamente e aventuresca.

Tendo esgotado isso, só posso dizer que quero mais agora. Mais histórias. Mais detalhes.
Mais Elke!

Gostaria de acrescentar que também escutei o audiobook além de também ler o livro. Há algumas mudanças pequenas, algumas até com datas, mas no geral a experiência é a mesma e foi no geral uma experiência agradável de escutar o texto na voz de Fernanda Stefanski.

Teca Fernandes 22/08/2023

Sobre a leveza do furacão chamado Elke
Elegante, desbocada, inteligente e sempre encantadora. Elke não era apenas uma figurante de um programa tipicamente brasileiro, ela foi (e é!) TANTA coisa, que a gente sente muito por não ter entendido a tempo, a importância e o tanto que essa mulher tão plural poderia nos ensinar.
A biografia escrita pelo Chico Felitte é leve, respeitosa e repleta de doses de bom humor. Dá pra ler numa tarde, você gargalha e quer chorar ... Linda homenagem!
Elke ♥️

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

João Paulo 17/06/2022

Eu amo a forma que o Chico conta histórias. É tão simples, humana, real que até parece uma conversa de bar entre amigos. Elke é uma artista que ainda eu criança ficava encantado sempre que via ela na tv e em revistas. E ela acrescentou tanto na tv e no cinema que se tornou inesquecível. Uma artista única! Sua história é digna de um filme. Uma história que merece ser sempre contada e jamais esquecida.

@eleeoslivros 25/12/2021

chico tem o dom da escrita, tem o dom de escrever histórias tocantes.
eu tô mto apaixonado pela elke e com um ranço do tamanho do mundo do ss.

Lara Galadriel 04/06/2022

Muito bom!! Recomendo demais! A vida de Elke foi intensa!
Merece até um filme! Falava o q pensava e não se aprendia a padrões e regras! Fazia as suas!

suellen 10/02/2023

Saciei à vontade de conhecer quem foi elke. termino o livro com o sentimento de que prazer deve ter sido quem teve a chance de conhecê-la. uma mulher de muitas facetas que tive a oportunidade de desvendar sutilmente através dessas páginas.

Thamiris Flor 26/08/2023

Assim, como no começo do livro, quem era Elke Maravilha? Aquela mulher espalhafatosa dos programas de calouros?
Essa era a imagem que eu tinha da Elke. Não sabia absolutamente nada sobre ela e essa leitura mostrou o quanto ela foi importante, o quanto era inteligente. Chico Felitti é incrível com as palavras, e, qualquer livro dele me dá vontade de ler porque eu tenho certeza que vai ser uma leitura prazerosa.

Tiago 30/05/2022

Boneca Russa
Como Chico Felitti explicitou bem no início do livro, Elke não era russa como gostava de propagar - e sim alemã. Porém como uma boneca russa, adicionou ao longo dos anos várias camadas de causos e histórias em sua biografia, sendo difícil separar fato de ficção, desvendar a verdadeira Elke Maravilha dentro das várias versões possíveis criadas por ela.

Tinha uma lembrança afetuosa de infância da Elke jurada no Show de Calouros do Silvio Santos. Lembro que ela sempre mandava beijos para a cidade onde nasci e que Elke morou por um breve período de sua vida - Bragança Paulista. Movido por esse detalhe em comum fiquei com imensa vontade de saber mais sobre sua vida. E o livro me satisfez e me surpreendeu ao apresentar fatos que nunca imaginei.

A maneira como Felitti conduz os relatos são super fáceis e gostosos de ler, mesmo achando que em determinados momentos ele poderia ter contextualizado melhor alguns períodos históricos em que Elke viveu.

E Elke viveu e como viveu. Como o personagem principal de um filme que adoro - Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas - sempre moldou suas histórias e vivências de acordo com sua perspectiva, fossem elas verdadeiras ou levemente parte de sua imaginação.

Elke foi maior que a vida.
Vinicius 30/05/2022minha estante
Legal esse paralelo com Peixe Grande. Adorei os dois tb!

Grailson 07/07/2022

Elke sempre foi uma figura muito interessante, tanto como pessoa, quanto como artista.
Livre, sincera e honesta, sempre defendeu aquilo que acredita e tornou-se um ícone de nossa história.
Confesso, que nunca acompanhei tão de perto a trajetória da Elke, mas sempre tive consciência de sua grandeza e de seu valor. Ler este livro e conhecer mais a fundo a artista e ser humano que ela foi, com toda certeza foi uma experiência incrível que me fez ter ainda mais admiração por ela.
Necessária, sempre à frente de seu tempo, Elke é um ícone e com toda certeza, seu legado merece ser preservado e respeitado.

Marcelo 12/10/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Chico Felitti nos brinda com mais uma obra fantástica, apresentando personagens que já faz parte do nosso inconsciente coletivo, mas que nenhum outro autor se propôs a biografar.

Nesta obra, Chico nos apresenta Elke Maravilha: de sua origem, sua historia verdadeira e a que ela criou para ela, a juventude como modelo ate chegar ao auge de sua carreira, em filmes e principalmente como jurada de programas de calouros.

Chico nos mostra uma Elke que ela mesma nunca fez questão de esconder: uma pessoa que casou 8 vezes, fez 3 abortos, o uso de drogas e o abuso de cigarro e álcool. Além disso teve seu próprio talk show e sempre teve amigos fiéis. Foi uma pessoa livre, do povo e para o povo. Nunca se preocupou em ser rica. Trabalhou de graça inúmeras vezes pela companhia de Chacrinha, a quem ela chamava de ?painho?. Suas diferenças com Silvio Santos, com quem ela morreu sem falar novamente e ele também sem querer falar sobre ela.

Elke foi um espirito livre, à frente do seu tempo. Influenciou toda uma geração queer no Brasil, mesmo antes desta comunidade compreender o que ela era. Terminou a vida pobre, em condições precárias, morando num quarto e cozinha no Leme/RJ, com o irmão caçula e a empregada, mas deixou um legado inestimável para a cultura brasileira.

Obrigado, Chico, por, mesmo anos depois do desestimulo do seu professor, ter guardado este material e ter nos ofertado esta linda biografia

Vinícius 05/11/2021

UM PERFIL BIOGRÁFICO DA VERDADEIRA MULHER MARAVILHA
INSTAGRAM: @vinil23

O título do livro ?Elke: Mulher Maravilha?, de Chico Felitti, vem de uma canção de Itamar Assumpção que homenageava a eterna jurada do programa de Chacrinha, que infelizmente não foi referenciada nesta edição belíssima da Todavia que traz na capa uma imagem da estrela clicada por David Drew Zingg.
Dizia Itamar: ?Elke, mulher maravilha / Uma negra alemã, um radar / Um mar, uma pilha / Elke, mulher maravilha / Uma branca maçã, avatar / Um luar numa ilha // Elke, mulher maravilha / Uma deusa pagã, um sonar / Um altar, uma trilha / Elke, mulher maravilha / Uma pedra Ogã, um pilar / O ar, mãe e filha / O ar, mãe e filha // Elke, mulher maravilha / Uma negra alemã, um radar / Um mar, uma pilha / Elke, mulher maravilha / Uma branca maçã, avatar / Um luar numa ilha?.
Originado de um audiolivro que narrava a vida de Elke, o perfil biográfico de Chico Felitti possui alguns méritos notáveis. Comprova por A mais B que Elke Grünupp nasceu na Alemanha e não na antiga Leningrado, como ela sempre alardeou em entrevistas. Possui um texto ágil, bem-humorado e nos traz algumas curiosidades (a melhor delas se encontra no Epílogo, que narra o encontro casual da estrela com Carlos Drummond de Andrade). Além de tudo, o livro resume a essência da artista com perfeição: a alegria personificada!
?Elke: Mulher Maravilha? é um livro corajoso, porém breve demais, no meu ponto de vista. Mas é um ponto de partida interessante para que possamos conhecer uma das maiores artistas de nosso país, que encantou e influenciou gerações e, principalmente, merece um lugar de destaque na Cultura Brasileira. Sem Elke, não teríamos um Brasil tão irreverente e debochado. Sem Elke, não teríamos drag queens Made in Brazil. Sem Elke, não teríamos Pabllo Vittar ou Glória Groove.
Espero que Elke Maravilha (uma pessoa avessa às biografias) receba futuramente uma biografia que cante e conte o seu legado em detalhes para as gerações futuras. Afinal de contas, nosso país precisa de alegria e irreverência mais do que nunca?
Evoé, Criança! Desde que você foi brincar de outra coisa que a gente morre de saudades de você?
#elke #elkemaravilha #elkemulhermaravilha #chicofelitti #itamarassumpcao #todavia #livro #book #libro

alissonferreira.c1 20/11/2022

A história de um ícone atemporal
?Elke, pros antigos vikings, é aquele veado enorme. Eu já nasci um viadão. Um viadão viking.?

Essa transcrição de uma das entrevistas que Elke concedeu a Felitti está logo no início do livro, em um momento de introdução da história dela. Eu não consigo ver nenhuma maneira melhor de apresentar o acontecimento Elke Maravilha ao leitor.

Elke Grünupp nasceu na Alemanha e veio para o Brasil ainda criança com seus pais e seus avós. A família consolidou as suas raízes no interior de Minas Gerais, mas na medida em que o pai de Elke trocava de emprego, eles iam mudando de cidade de tempos em tempos. Isso viria a tornar-se uma constante na vida de Elke no futuro, que conheceu o mundo e rodou o Brasil quando descobriu-se artista.

Não vou resumir o livro nessa resenha porque o livro em si já é um resumo da vida de Elke. Mas posso dizer que essa é uma leitura incrível pra quem quiser conhecer uma pequena porcentagem de uma das figuras mais transgressoras, autênticas e artísticas que já estiveram entre nós. Elke recusava-se a aceitar os papéis que os outros imputavam-lhe. Ela era grande demais para as pequenas caixas do conservadorismo. Esse foi um dos motivos de ter finalizado a vida em decadência financeira e passando necessidade.

Nunca houve e nunca haverá ninguém como Elke. Uma pessoa trágica, mas que tinha como objetivo deixar uma grande gargalhada como legado quando morresse, ou como preferia definir, ?quando fosse brincar em outros lugares?.

1 | 2 | 3 | 4