O Alienista (eBook)

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

JAlia372 20/05/2024

Muito ruim. Sei que deixa a gente pra pensar, mas é muito louco, e a mulher dele é trouxa de ainda ficar com ele depois dele mesmo ter colocado ela no hospício!!

Mariacgambaro 20/05/2024

Eu simplesmente aaaaameeeei esse livro, foi o primeiro clássico brasileiro que li, então a escrita do Machado de Assis é algo muito novo pra mim, mas já amei, li para uma prova da escola e pelo visto eu fui uma das únicas que interpretei o livro da forma correta e não achou o livro ruim, com certeza quero ler mais livros dele

Débora 20/05/2024

É engraçadinho, tem o seu valor. Mas também não é uma obra prima da literatura universal. ?????

Me lembrou o Gogol.

Ema 19/05/2024

Quem é louco aqui?
O Alienista foi uma das leituras obrigatórias do meu curso na faculdade, que fala sobre questões sociais contemporâneas no Brasil. E bom, se é contemporânea por que lermos Machado de Assis? Porque as questões abordadas nesse livro ainda são muito recentes mesmo que tenhamos passado por uma reforma dentro da psiquiatria. Vale muito a pena a reflexão de como lidamos com o assunto e o tabu que envolve saúde mental. É uma leitura interessante, um bom clássico. Gostei bastante.

Manu;)) 19/05/2024

Oi!?
É um livro bastante intrigante, vai mantendo sua curiosidade página pós página, mas também bastante confuso a quem não consome recorrentemente esse tipo de livro (eu!), o livro se passa em um curto período então isso só me ajudou a ficar confusa e também a gostar do livro então em geral é nota 3/5 pq essas razões a cima.

Babi 18/05/2024

O mundo de loucos
No fundo da história, vc interpreta que a loucura de uns pode ser a felicidade de outros.
Ou então que movimentos totalmente antagônicos podem colapsar muito mais as verdades do que aquilo que se diz como verdeiramente uma situação sana.
Será que a sanidade realmente existe? E qual é o limite dela para a insanidade?

Daire 18/05/2024

Um livro repleto de humor e absurdos
O livro conta a história de Simão Bacamarte, um homem da ciência que vê na cidade de Itaguaí a oportunidade de estudar os mistérios da mente humana em relação à loucura, tornando-se um Alienista.
Bacamarte leva o projeto de recolher todos os loucos da cidade em um edifício ao governo da cidade e, maravilhados com tal ideia, lhe é permitido prosseguir com a empreitada. Assim é criada a Casa Verde, para esse propósito. Mas o problema começa quando o Alienista começa a encerrar na casa pessoas consideradas sãs. Daí surgem diversas situações absurdas.
Já vi muita gente falando de maneira muito séria desse livro, ressaltando a dualidade entre sanidade e loucura e vendo nesse conto uma crítica, análise ou questionamento buscando definir cada uma dessas duas coisas.
Mas a real é que o autor parece não levar seu próprio conto a sério, pois o preenche de várias situações de humor, muitas vezes cínico, e algumas vezes beirando o humor negro além das situações absurdas que comentei.
Situação por exemplo onde o médico põe tanta gente na casa alegando a insanidade delas que foi dito que dois terços da cidade (literalmente) estavam internados na tal Casa Verde, e o povo sempre, de algum modo, acabava concordando com os argumentos do médico.
Creio ser difícil não rir ao ler uma conversa entre o alienista e o padre de Itaguaí onde ele cita uma frase que estava no Corão, mas por achar que pegaria mal dizer a referência real ao padre, diz que a frase pertencia à BeneditoVIII.
Apesar de tudo isso, fica sim um questionamento sério: quem são os loucos nessa história toda?
Seriam aqueles que foram internados na Casa Verde? Seria o povo que, mesmo relutante, aceitavam tudo o que o alienista dizia? Seria o próprio médico, alienado pela própria pesquisa? Poderia ser eu, que achei graça disso tudo? Ou seria você, que está lendo esta resenha?
Recomendo que leia esse livro.
Mas não o leve a sério demais.

biasteiner 17/05/2024

Um classico ne
Amooo livrinhos curtos de escritores classicos nacionais! li rapidinho e me entreti com essa grande fofoca, com algumas criticas sociais obvio, mas nao deixa de ser uma grande farofa brasileira

Lucasrevoredoleal 17/05/2024

?Plus ultra!?
Me foi recomendado ler ?O Alienista? para o início de meus estágios de psiquiatria. Mesmo sem nenhuma explicação, eu cedi. Hoje, talvez eu tenha entendido o porquê.

?O Alienista? não é uma obra descritiva sobre a loucura e nem me ajudaria no estudo dos transtornos propriamente ditos. Aqui são transpostos os limites da loucura e percebemos, a partir da ideia final de Simão, que essa barreira não existe (aquela entre o são e o mentecapto).

Todos temos uma parte alienada e nem mesmo os totalmente alheios às vontade humanas egoístas ou fúteis (todas aquelas emotivas) fogem à regra. Todos experimentamos uma dose da loucura.

Isso é o mais simples que pude entender - talvez eu não tenha entendido nada - mas assim é Machado. Ademais, as referências são diversas e também as perspectivas que captamos das personagens.

Disseram que Machado deve ser lido a partir dos 30 e sucessivamente ao longo da vida para que no final dela não se reste muita coisa a entender do Bruxo. Tenho 23 e ainda acho que voltarei pra acrescer, refazer ou desfazer essas considerações.

Adiante!
Lilice 17/05/2024minha estante
Uma outra reflexão que esse livro pode nos trazer para os dias atuais são os cada vez mais numerosos diagnósticos onde todo mal estar/sofrimento vivido precisa ser diagnosticado e medicado. Todos passam a ter alguma questão psiquiátrica e, se não fosse pela luta antimanicomial, estaríamos com os manicômios mais cheios que nunca.

Lucasrevoredoleal 17/05/2024minha estante
Excelente, Alice!
E isso demonstra ainda mais a atemporalidade da obra!
Viva Machado!

isahisah0 16/05/2024

Que livro interessante!! E traz toda uma crítica por trás, o que instiga mais o leitor a continuar a leitura. Por mais que eu tenha demorado demais em um livro tão curtinho, foi muito bom saber cada vez mais detalhes da vida do Alienista e sobre a Casa Verde.

BeatrizLeone 15/05/2024

Deveria ser mais conhecido!
Que delicinha de livro, interessante, engraçado, não dá vontade de largar

Entre as gostosas risadas, me fez pensar sobre o que é realmente ser normal, o quanto o meio influencia nossas ?opiniões?, moral e valores
Fernanda 15/05/2024minha estante
Mas, amor, é um dos livros mais famosos de Machado de Assis, ele é muito conhecido.

BeatrizLeone 15/05/2024minha estante
Sei que é, mas quando falam de machado, muitos só lembram de dom casmurro e memórias póstumas:)

Fernanda 15/05/2024minha estante
E que essas duas obras, são as obras que Machado mais colocau sobre si nelas. Memórias póstumas é sua maior critica a tudo e a toda sociedade da época, e Dom Casmurro, é completa no envolto se Capitu traiu ou não traiu, por isso são as mais

famosas

Fernanda 15/05/2024minha estante
Além disso, tem uma fofoca literária que envolve o Machado e o José de Alencar, dessa fofoca nasceu Dom Casmurro. Essa teoria se alastrou pela literatura, fazendo com que o livro ficasse famoso pela curiosidade alheia

Fernanda 15/05/2024minha estante
E, memórias póstumas tem um filme, então né

Maria9002 15/05/2024

Locasso
Muito massa. Demorei um pouco de mais, mas muito massa
Gosto muito das histórias de Machado de Assis, são muito divertidas, críticas e interessntes

yasmin 14/05/2024

Normalmente, eu sinto uma dificuldade em ler livros da literatura brasileira pela complexidade da linguagem e às vezes não consigo entender muito bem a linha de raciocínio sem ver alguma resenha ou alguma análise crítica. nesse caso, gostei desse livro do Machado de Assis, é uma leitura bem fluida e fiquei curiosa pra descobri o que ia acontecer no final. só senti que precisa prestar muita atenção em todo tempo de leitura, senão o raciocínio é perdido e aí tem que voltar tudo. ?

Emodark13 14/05/2024

Muito Bom.
Uma HQ que faz a história ter um linguagem mais fácil e divertida. História muito emocionante e profunda, não sou muito chegada em histórias em quadrinhos, mas admito que essa foi uma das minhas histórias favoritas.