O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Isabella 16/06/2024

Quando a escola me indicou esse livro pensei que não fosse gostar e seria mais uma leitura tediosa. Como eu estava enganada!
A história do alienista é curta, simples e ouso dizer que muito engraçada.
Se você está querendo começar a ler Machado de Assis, esse é o livro certo!
No final, gostei muito da escola ter me obrigado.

Paulo.Diniz 14/06/2024

O livro é mto bom e a história não é extensa, a leitura é interessante e rápida. Gosto bastante desse livro.

Leliszsss 14/06/2024

Foi o segundo livro que li do Machado, gostei bastante, ele é totalmente realista, sem grandes feitos, grandes decisões, são apenas fatos do real que contam uma história que é ate interessante, o alienista mostra diversos repertorios e referências, algo que torna o livro mais cativante, mas a história em si é simples não há bom e mal, há apenas pessoas vivendo, cada um com suas razões.

Kethelen19 13/06/2024

De longe a obra mais engraçada de Machado
Nessa novela de Machado de Assis somos apresentados ao Dr. Bacamarte, um médico que decide se dedicar ao estudo da mente.
Ele constrói uma Casa de Oreste em sua cidade, mais popularmente conhecida como Casa verde, que no final é um hospício onde os loucos podem ficar todos reunidos para seu estudo.
Porém durante seus estudos o próprio doutor acaba perdendo fio da realidade e acaba por internar 1/4 de sua cidade na casa verde, o que gera uma revolta, pois indivíduos ditos como sãos pela sociedade, foram considerados loucos pelo doutor e internado em seu manicômio.
Isto acaba gerando uma grande revolta, a revolta canjica, não posso falar além disto se não estragado a história.
Porém recomendo sem sombra de dúvidas este livro engraçadíssimo.

Elo e Dracco 13/06/2024

Um livro rápido de se ler, porém, talvez por eu ter lido um versão adaptada, não me agradou tanto. Senti que faltou elementos na história.

ð© ð 13/06/2024

Quem nos afirma q o alienado não é o alienista?
"se tantos homens em quem supomos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

"Verdade é que, se todos os gostos fossem iguais, o que seria do amarelo?"

?Suponho o espírito humano uma vasta concha, o meu fim, Sr. Soares, é ver se posso extrair a pérola, que é a razão; por outros termos, demarquemos definitivamente os limites da razão e da loucura. A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia.

Cara por um momento ele vira um tirano, e aí do nd o nacionalismo dos ?Itaguaienses!" vira uma tirania

O cara prendeu a população toda na casa verde KKKKKKKKKk q eu pensei q o doido definitivamente era ele

"No geral, as famílias abençoavam o nome daquele que ia enfim libertar Itaguaí da Casa Verde e dterrível Simão Bacamarte."

hora amam hora odeiam ele

Esse negócio de separar os loucos por classificadora ficou meio errado a primeira instância, mas dps até fez sentido

"Os alienados foram alojados por classes."

?A vereança, concluiu ele, não nos dá nenhum poder especial nem nos elimina do espírito humano.

"...não arrancou as orelhas ao alienista. Este consolou o seu privado, assegurando-lhe que não era caso perdido"

?Dois lindos casos! murmurou o alienista.

Acho lindo cm ele amou o trabalho, é basicamente isso toda crônica, essa dúvida se ele é o louco ou o único lúcido daquele lugar

Não tinha frase melhor para finalizar senão:

"Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo."

Malú 13/06/2024

O alienista
Sempre tive muita vontade de ler Machado de Assis, este foi meu primeiro livro e com certeza não irei parar neste. A escrita é diferente das que estou acostumada, mas é interessante, a escrita é cômica é muito divertida, por ser um conto o livro é curtinho é super rápido de ler.

winchester!! 13/06/2024

Ta bom
Eu li esse livro rapidinho, por ser curto me ajudou bastante, me prendi total na história, os capítulos passaram muito rápido, quando dei conta ja estava no final do livro.

Carolina1178 13/06/2024

Gostei e achei fácil a leitura
o conto é muito rápido e gostoso de ler
realmente gostei muito da história e da sátira por trás da história

Manu 12/06/2024

Machado, o engraçadinho
Que obra divertida! Amo como Machado provoca temas relevantes e que suscita reflexões através do humor.
A história de Simão Bacamarte tem um enredo que te prende e te instiga a saber o fim. Além disso, faz com que tomemos um lado da história: do médico e sua sede de fazer ciência ou do povo que acaba por perder sua liberdade com receio das atitudes do médico.
Bem leve, divertido e irônico como Machado ama ser.

tamisAFK 12/06/2024

O desfecho da obra é fácil de deduzir durante a leitura então não é muito surpreendente. Ele tem várias palavras incomuns, mas meu problema é que achei a primeira parte da história muito arrastada e cansativa.

WanessaCasaes 12/06/2024

Só li pq fui obrigada na escola ? mas é interessante a forma q ele aborda como todo mundo tem algum tipo de loucura

andrr0 11/06/2024

Livro bom
A história é muito bem construída, e a linguagem é usada de forma muito boa. Mas o que fez eu demorar a ler esse livro é que ele é um pouco entediante de ler, por ter uma linguagem mais incomum e difícil. Mas, em geral, foi um livro muito bom de ler.