O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

GabrielB33 26/05/2024

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Me surpreendeu bastante essa leitura que apesar de rápida tem uma linguagem muito boa e simples, contendo ironias e uma grande profundidade.

É uma leitura que vale a pena demais.

Mila.Stanley 25/05/2024

O bruxo colocando a gente pra pensar
Muitos anos sem ler nada de Machado, resolvi tomar vergonha e ler seu conto mais popular. Mesmo rápido ele tem muitas camadas: a questão da sanidade, o que define uma pessoa como sã, o fato de todos termos um pouco de loucura em nós; os políticos e suas diversas artimanhas para transformar tudo em vantagem; como o poder cega o homem, como no caso do barbeiro e do boticário? E por fim o curioso doutor simão bacamarte, personagem inesquecível. De início até duvidei do seu amor pela medicina, mas no desenrolar você percebe que ele era literalmente ?louco? pelo que fazia, com isso o autor nos puxa para a questão inicial, fechando o ciclo. Li num dia só, mas acho que teria aproveitado melhor lendo pausado, para assimilar melhor o conteúdo. O texto é denso em algumas passagens. Bônus: descobri o que é uma matraca e como funcionava haha. Vale muito a pena ler por ser o conto mais famoso desse autor tão querido

Larinha 25/05/2024

Fofoquinha do Machado
Ler esse livro foi tipo uma fofoquinha. (desculpa machado?)
Machado de Assis ama uns homens doidos frustrados e problemáticos e eu acho isso HILÁRIO.
Mas falando mais seriamente, é isso que o torna um gênio: o fluxo de situações junto com um criticismo numa época em que isso não era nem imaginável.
A "Síndrome do Pequeno Poder" é óbvia nesse livro e a forma que ele aborda isso é bem interessante, até pq é uma das coisas que mais caracteriza o Brasil rs rs.
O homem simplesmente escreveu um suquinho de Brasil, muito legal. Política, Racionalismo, Psique, tudo em 60 páginas.

Jessclassicos 25/05/2024

?Ele havia encontrado em si mesmo o caso perfeito e inegável de insanidade. Ele possuía sabedoria, paciência, tolerância, veracidade, lealdade e força moral ? todas as qualidades que fazem um louco completo.?

Larissa804 25/05/2024

Nesse conto breve mas complexo de Machado, observaremos as loucuras da população de Itaguaí, quando o Dr. Simão Bacamarte resolve criar um asilo, chamado Casa Verde, e estudar todos os alienados. Qualquer ato que fuja da rotina pode te levar para a Casa Verde, a população começa a temer e se revolta, afinal, quem é realmente lunático nessa história toda?

Uranty 25/05/2024

Não é bem uma resenha, mas vamos lá: é a primeira obra de Machado de Assis que eu leio, e olha...eu adorei. Pode ser que pras pessoas que são acostumadas a lerem Machado de Assis seja uma obra meio fraca, mas que pra mim foi muito bem feita. Pode não ser a melhor coisa que Machado já escreveu, mas que me ganhou por completo.

Ari_ 25/05/2024

Eu amo a escrita desse homem, de fato um dos maiores nomes da literatura brasileira!
Fico feliz que seus escritos estejam em alta novamente, espero que esse ritmo se mantenha e as pessoas passem a ter mais curiosidade sobre suas outras obras.

Lana 23/05/2024

Foi uma boa experiência!
Bom, fiquei com receio de dar minha opinião sobre o livro, pq provavelmente deixei passar muitos detalhes e riquezas presentes nele, mas enfim....

Há muitas palavras difíceis e frases que eu tive que me esforçar MUITO pra entender, mas no geral essa dificuldade foi mais no começo, depois fui me acostumando e conseguindo mergulhar de cabeça na história.
Gostei dos personagens, eu ri bastante em algumas partes, e tbm gostei da forma que a historia é contada (é basicamente um narrador em terceira pessoa que "reconta" uma história sobre um médico que existiu). O livro também traz toda uma discussão sobre a linha tênue entre a sanidade e a razão.

Mas dito isso, a história em si não é nada de mais, é bem curta e simples, não tem nenhuma reviravolta ou algo impressionante, é um livro com um humor sarcástico e alguns absurdos que vão fazer vc soltar umas risadinhas aqui e ali. Enfim, não é um gênero que eu costumo ler.
Lana 25/05/2024minha estante
Insanidade*

Edith 23/05/2024

O sarcasmos de Machado deixa a história mais interessante. O Alienista procura a cura da loucura e faz seus experimentos de forma inusitada. Itaguaí esconde muitas histórias que Machado revelou em 13 capítulos alucinantes!

B E L A 23/05/2024

História chata com final coerente
A história em si achei chata, continuei lendo só para acabar mesmo, mas achei que teve um raciocínio interessante por trás e um final bem coerente

Tai 23/05/2024

Deus manda os loucos pra confundir os sábios! ?
Finalmente consegui ler um clássico da literatura brasileira sem morrer de tédio, mas claro: Machado de Assis. Não é pra menos né?
Toda a história é engraçada e possui crítica social tão atual quanto anteriormente na época em que foi publicada. Como vi muitos falarem: foi uma ótima fofoca kkkkk

elis no brega 22/05/2024

Muito interessante pensar que esse livro é tão antigo, por que ele tem falas e ideias tão atuais que dá vontade de saber mais.

Enfim, tem que ser o GOAT da literatura brasileira.

Lulucarneiro 22/05/2024

O alienista
A leitura vale a pena, porém precisa de paciência. É um livro complexo e precisa estar sempre atento ao que está acontecendo. Vale a pena ler.

thecia 22/05/2024

Uma dúzia de lunaticos
Machado traz uma crítica social gigantesca nesse livro. Mais do que nunca da pra ver a ironia e o humor do Machado, que são de se encantar, somente uma mente brilhante seria capaz de escrever um livro desses.

Eu sinto que Machado de Assis queria mostrar o comportamento humano além das aparências, expondo o egoísmo e vaidade do homem. Por isso, cada personagem ali era importante, tinha algo pra mostrar, para nos fazer questionar.

E ao analisar as pessoas e as relações da cidade, Dr. Simão Bacamarte traz questões como o que é normal e o que é anormal.

O Alienista cumpre muito bem o papel de um clássico da literatura nacional, de nos deixar com várias pulgas atrás da orelha, de parar para pensar nos comportamentos humanos e, principalmente, se questionar: o que é o ?normal??