O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Giselle 11/08/2021

? Uma novela de Machado de Assis!! E já poderia parar por aqui a resenha apenas com esta frase que já seria garantia de uma excelente leitura! O Alienista conta a história de um médico (Simão Bacamarte) que, após viagem à Europa, retorna ao Brasil e se fixa na sua cidade Itaguaí. Ele inicia estudos experimentais sobre a loucura humana, confinando os pacientes em uma espécie de asilo. É com este pano de fundo que o nosso Machado faz uma analogia ao exercício do poder no Brasil da época....?

junaufel 10/09/2020

Meu primeiro contato com o autor foi este ano com a obra Dom Casmurro. Fiquei encantada com os dois!
O autor consegue realizar suas críticas sociais usando a dose certa de ironia, sarcasmo e humor.
A escrita do autor é simplesmente grandiosa!
Indico a leitura.

Mari 01/02/2023

Chega a ser engraçado.
Uma novela escrita a tanto tempo, e é algo tão atual.
A ciência é meu emprego único, Itaguai é o meu universo.
De médico ou louco todos temos um pouco, uma história muito divertida bem construída. Machado de Assis é muito bom! . Extremamente detalhista na construções das historias e dos personagens. A historia foi criada a tanto tempo atrás e nos faz pensar como a mente dele era ampla, ele prévio que nem toda ciência tem suas perfeitas faculdades, a historia é cômica.

leti 08/04/2020

Depois desse livro, até eu ccomecei a me sentir meio louca

Estefania 01/04/2021

Eistein explicou a loucura como: fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. Partindo desse princípio, Simão bacamarte era louco? Uns dizem que sim. Eu o digo, visionário!

Iara Caroline 02/05/2022

Leiturinha rápida e afins
Essa edição é basicamente feita para pessoas leigas e burras, que é o meu caso então eu adorei.

Começando o mês de literatura brasileira por aqui :)

fã de Raya unicórnio intergaláctico 13/05/2022

Foda
Esse com certeza é um livro que deveria virar um filme. Ele tem uma história curta, mas muitíssimo intrigante. Todos os personagens (sem exceção) são cativantes, e com uma bagagem enorme para serem mais explorados dentro de uma narrativa de filme. Aqui no livro tá perfeito! Como o livro é curto, o Machado conseguiu explorar de forma que todos apareçam o tanto que sua carga dramática precisa ter para mover a narrativa.
Helton.Alexandre 13/05/2022minha estante
Se não me engano, tem uma adaptação em minissérie

LUIZ 13/05/2022minha estante
Doido pra ler, mas tenho receio de não entender a linguagem já que se trata de um clássico...

fã de Raya unicórnio intergaláctico 13/05/2022minha estante
A linguagem é bem simples comparada aos outros livros

queimando.e.ressignificando 07/09/2021

Loucura?
Uma obra que faz refletirmos sobre a loucura, sanidade e os limites da ciência. Bem como, Machado traz críticas acidas e completas ilustrações, vê-se um paralelo a corrupção que corrói a unidade social até hoje.

Afinal, quem é normal?

mj4 05/04/2021

Relendo clássicos.
Uma professora da faculdade pediu para a minha turma ler essa obra machadiana, eu já a havia lido em 2019 mas senti que precisava reler para recordar toda a trajetória do Dr. Simão e os hóspedes da Casa Verde.
Apesar de ser um ótimo livro, curto, rápido e de um ótimo escritor, eu ainda acho releituras muito cansativas.

João Vitor Schulte 14/01/2021

Será que eram todos doudos?
Primeiro contato com Machado de Assis depois de me tornar um leitor. Quando não é boor obrigação da escola a coisa flui bem melhor. Me lembrou bastante o filme a ilha do medo. Pacientes, muitas vezes sãos, presos e tratados com doenças mentais e cobaia para experincias cientificas.

Erick.Rennan 10/10/2021

Gostei muito, porém...
O alienista traz uma história curta e bem escrita, personagens interessantes, e um tema muito bom, mas não me envolveu, não foi empolgante. Pode ser pq eu já imaginava como iria acabar, mesmo com as viradas de jogo, é meio previsível.

O tema insanidade é muito interessante pra mim, e a história traz um cara que do nada começou a internar a cidade toda pq todo mundo tinha um traço de insanidade que precisava ser tratado. Esse tipo de tema levanta algumas dúvidas em mim, no âmbito de: o quão complexo é o cérebro humano? E a consciência? A cabeça de todo mundo funciona igual? E assim vai...

Sheyla.Batista 16/10/2020

"A saúde da alma é a ocupação mais digna do médico"
"Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas, o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção - o encanto psíquico, o exame de patologia cerebral."

Livro que livra 11/06/2023

O Alienista é alienado?!
Machado de Assis é sempre intrigante e vale cada linha lida. A narrativa é uma brilhante sátira ao estudo dos limites entre a razão e a loucura, aborda temas como interesses políticos e as relações sociais.

Obra atemporal, complexa, rica em seu conteúdo e nos detalhes, nos levando refletir a tênue fronteira entre a sanidade e a loucura.

bruna 02/06/2021

O Alienista
Muito bom. Acho que entendi a mensagem que o Machado tentou passar. Apesar de achar a forma de escrita do autor um pouco cansativa.
gio 02/06/2021minha estante
Eu amo esse livro!!

bruna 02/06/2021minha estante
Amei ele também! Fiquei martelando que poderia ter usado nele no Enem hahahha

gio 03/06/2021minha estante
Kkkkkkk vdd!!