O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Iara Caroline 02/05/2022

Leiturinha rápida e afins
Essa edição é basicamente feita para pessoas leigas e burras, que é o meu caso então eu adorei.

Começando o mês de literatura brasileira por aqui :)

queimando.e.ressignificando 07/09/2021

Loucura?
Uma obra que faz refletirmos sobre a loucura, sanidade e os limites da ciência. Bem como, Machado traz críticas acidas e completas ilustrações, vê-se um paralelo a corrupção que corrói a unidade social até hoje.

Afinal, quem é normal?

Mateus 29/03/2021

de fora para dentro, de dentro para fora.
para além de todas as referências históricas, que demonstram a grandiosa erudição de um dos maiores gênios da literatura brasileira, o livro promove uma troca de experiências internas e externas. impele que tomemos uma outra ótica sobre o olhar que temos dos outros, assim como do que temos de nós.

laurencfav 27/09/2021

O Alienista
Essa se tornou minha obra favorita do autor, acredito que principalmente por conta do tema.
Diferentemente de Quincas Borba e Dom Casmurro, achei esse muito mais fluido e divertido. O final então, foi incrível, amei.

alitzah 10/09/2021

o alienista é interessante
a história chama bastante atenção, mas o livro não me prendeu. não consegui sentir o livro e me conectar ele, também não esperava um supersuper plot, mas anyways
é bonzinho sim

gabriela 31/03/2021

Primeiro contato completo com Machado
Eu falhei em tentar ler Machado de Assis quando tinha 14 anos, abri Dom Casmurro, mas não tinha entendido nada. Agora com mais experiência e bagagem consegui terminar minha primeira leitura do autor, e eu gostei bastante.
Aqui acompanhamos Simão Bacamarte durante uma trajetória um tanto quanto insana, e vemos uma dura crítica do autor em relação ao perfeito estado das faculdades mentais e da loucura. A grande dúvida do que separa um ser humano normal de um ser humano louco, pelo menos o que nós como sociedade consideramos loucura, e a loucura não existe sem a sociedade.
A escrita de Machado é repleta de referências riquissimas, ele é ironico, crítico e muito sagaz no que quer pontuar durante a narrativa, me surpreendi pela construção de personagens e da ambientação. Por vezes me deparei com algumas palavras e alguns termos completamente desconhecidos por mim, mas graças a essa edição da Antofágica a maioria tinha textos de apoio e explicações das referências.
E falando sobre a edição, essa daqui é belíssima, tem ilustrações lindas, comentários, textos de apoio, prefácio e pósfácio, que facilitam a leitura e te deixam mais a par de questões da época em que foi escrita. É muito importante ter esses textos de apoio, e sempre que puder dar uma olhada ao dicionário, pois assim o texto fica mais rico para o leitor.
Por fim só quero comentar que recomendo MUITO essa leitura a todos que ainda não a fizeram, e me empolguei ainda mais para ler as outras obras aclamadas de Machado, espero que em breve eu os faça.

Denise.Marreiros 22/05/2021

Qual a medida da loucura?
E quem está apto a medi-la?
Em um mundo onde todos tem um pouquinho de loucura, quem é realmente lúcido?
Mais um excelente livro desse Grande autor, mais a grande releitura.
Cada dia mais apaixonada grandes obras de nossos autores nacionais.

Awa 03/03/2023

A beleza cômica da ironia machadiana
Certo dia o Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região. Em pouco tempo o local fica cheio e ele vai ficando cada vez mais obcecado pelo trabalho. No começo os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, mas em certo momento Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que causavam espanto. A primeira delas foi o Costa, homem que perdeu toda sua herança emprestando dinheiro para os outros, mas não conseguia cobrar seus devedores. A partir daí diversas outras personagens serão internadas pelo alienista.

- Guia do Estudante

JK | @analisespitorescas 09/01/2021

Afinal, o que é a loucura e a sanidade?
O Alienista é um livro bem curto, você consegue ler em apenas um dia (como estava de férias, consegui ler numa noite só).

A história se passa ainda no Brasil colônia, numa cidade interiorana do Rio. Aquelas clássicas histórias de cidade pequena onde uma das personagens principais é a própria cidade.

O alienista (que eu fiz uma "tradução mental moderna" para psiquiatra, que não sei se é correta, mas me ajudou) é um médico bastante culto que, com o apoio da câmera de vereadores, construiu uma casa -- a casa verde -- para investigar a fundo sobre a loucura. Tudo com o propósito de estudos científicos.

Para não dar spoiler, adianto que a ironia machadiana é o que torna rica uma história com uma suposta premissa simples.

Aylana Almeida 28/09/2021

Machado mais um vez provando sua maestria!
Leitura super agradável, cômico e com várias pitadas ácidas! Essa é a fórmula Machadiana para boas e épicas histórias! Gostei muito! Leitura fluida, rápida e de fácil compreensão ?

Sheyla.Batista 16/10/2020

"A saúde da alma é a ocupação mais digna do médico"
"Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas, o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção - o encanto psíquico, o exame de patologia cerebral."

Estefania 01/04/2021

Eistein explicou a loucura como: fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. Partindo desse princípio, Simão bacamarte era louco? Uns dizem que sim. Eu o digo, visionário!