O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

catolvz 05/12/2021

Se todos tem a mente sã, o louco está aqui a julgar.
Gostei muito da forma em que a história discorre rápido e prende a nossa atenção, nos deixando curiosos acerca da loucura em Itaguaí.
O que mais me atraí no Machado de Assis é o realismo e a ironia dos livros dele.
Gosto principalmente do pensamento final. Louco não é quem tem desvio de conduta ou quem não tem um desvio de conduta, louco é quem se julga são em meio a tanta loucura.

Sandrics 09/11/2020

Doutor Simão Bacamarte, residente da cidade de Itaguaí, tem certo dia a brilhante ideia de construir um asilo para abrigar os que sofrem de loucura, e assim, poder aprimorar seus estudos sobre as patologias da mente.

Tem início então o recolhimento dessas pessoas à Casa Verde, e o doutor cai nas graças da comunidade por sua preocupação e cuidado com essas pobres almas.

O que os moradores de Itaguaí não esperavam, é que o doutor Bacamarte começaria a recolher na Casa Verde pessoas que eram consideradas sãs. E aí tem início uma revolta dos moradores, exigindo que a casa seja fechada imediatamente.

"-Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

Eu ainda não conhecia essa obra de Machado de Assis e fui completamente surpreendida pelo tom bem humorado da narrativa. Somos apresentados à personagens tão peculiares, e somos questionados a respeito da sanidade de cada um deles, e inclusive, da nossa sanidade. Acho que é importante ressaltar essa reflexão sobre o que nos torna sãos.

O próprio Doutor Bacamarte, através de suas ações radicais faz a si mesmo esse questionamento, tratando cada pequena falha ou defeito de um paciente como uma possível lesão cerebral, a fim de que toda a população de Itaguaí seja composta de pessoas perfeitamente equilibradas.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/?hl=pt

vit 13/09/2023

Cheguei a conclusão de que preciso ler mais clássicos, muitas palavras que eu não conhecia, obviamente, mas isso não impediu a fluidez da história. Muito bom, dei ótimas risadas e algumas reflexões.
Josivan 13/09/2023minha estante
" o alienado na verdade era o alienista". Amo essa frase ( claro que o alienista teve um final bem triste)

Emily629 10/05/2022

o alienado seria o alienista?
Leitura de clássico não é meu ponto forte, mas esse foi um livro muito bom de ler e que me fez parar e refletir muitas vezes.
Apesar de pequeno, o livro tem uma história muito interessante e que se desenrola de forma que te instiga a descobrir o próximo acontecimento.
Thais645 10/05/2022minha estante
Falou tudo.

EduardoCDias 17/01/2022

Quem é doido?
Infelizmente uma das melhores obras brasileiras, cuja leitura foi prejudicada e, diria, maculada, pela insistência de uma editora em privilegiar a aparência de suas obras em detrimento do conteúdo. A falta de revisão, a diagramação porca (ao menos nessa versão digital) tiram muito do prazer da leitura. Sem contar os dois textos de apoio ao final do livro, de qualidade duvidosa. Num dos textos, a autora é tão informada sobre o livro que insiste em chamar a cidade de Itaguaí em Itajaí o tempo todo?
Mas indo ao que realmente interessa: Machado de Assis não tem rival. A estória de ?O alienista? é deliciosamente irônica e atual. Num universo limitado descreve, com perfeição, traços de uma sociedade que tenta varrer seus defeitos para debaixo do tapete, como se tudo fosse normal. Quem é normal? Ninguém? Todos? A resposta não é fácil.

feehbmb 16/01/2022

"Não há remédio certo para as dores da alma;"
Alienista: Médico especializado em doenças mentais (psiquiatra).
Nunca entendi esse título, e agora faço questão de colocar o significado no post hahaha
"O Alienista", um conto, ou novela como preferirem, obra muitíssimo famosa de Machado de Assis, aborda temas políticos, ambição, poder e principalmente, a loucura.
Machado de Assis consegue nos mostrar o comportamento humano além das aparências, expondo com grande ironia toda a vaidade e egoísmo do ser humano.
O autor coloca em questão nesse conto as fronteiras entre o que é ser normal e o que é ser anormal através de um médico que se esforça em tentar entender os distúrbios psicológicos da população.
"O Alienista" é nada mais nada menos que uma sátira ao cientificismo, pensamento que defende o: "tudo pode ser explicado pela ciência".
Adorei demais? Virou o livro favorito do autor até então, espero gostar dos demais.

Mhas 17/01/2022

Tudo era loucura.
Foi interessante acompanhar o "despotismo científico" do alienista e como a razão passa de "o perfeito equilíbrio de todas as faculdades" para "o perfeito desequilíbrio do cérebro".

Não é o primeiro livro do autor que leio. Conseguir reconhecer sua escrita durante a leitura me deixou bem feliz.

Mas, infelizmente, acho que comecei a ler com muita expectativa... Acabou não sendo como esperava e, até mesmo, uma leitura um pouco "arrastada". Não que não seja um ótimo livro, longe disso, mas acabo não dando uma nota tão alta.

mesquita1903 31/10/2022

Loucura, loucura, loucura
É um conto bem rápido de ler, acredito que em um dia você consegue terminar ele. O enredo é bem desenvolvido, embora seja bem fácil de prever o final. Os acontecimentos ocorrem de maneira fluída, não achei o texto arrastado em nenhuma parte, e também tem a qualidade absurda de escrita do Machado. Vale a pena ler!
Ewerton Farias 03/11/2022minha estante
Eu li em 1 hora. A edição que eu tenho tem 96 páginas...

Paola 19/03/2024

Meh
Eu sei lá, eu entendi e achei válida a crítica dele, até concordo que o ser humano as vezes quer dar a opinião dele sobre a loucura quando não é assim que funciona, e o paradoxo complexo de que se ele é o único normal então seria ele o único louco? Porém, o escritor (talvez pela época) redige o enredo de forma tão maçante que eu lia uma página e me pesava mais como se eu tivesse lido 300

@biblioteca.da.alma 20/09/2020

O que é a loucura?
Nesse livro temos um médico, que decide criar uma espécie de hospício para tratar pacientes de sua cidade. No entanto, ele começa a enxergar loucura em todas as pessoas, até onde não tem. Qualquer emoção diferente ou momento de desequilíbrio é motivo para ser internado.
É possível que toda uma cidade esteja louca? Até onde um médico pode estar certo? O que, afinal, é a loucura? Quais os parâmetros para definir isso? A loucura é uma doença? Até onde as pessoas se calam e aceitam as coisas simplesmente por acharem que uma pessoa formada sabe tudo? Questões como essas são reflexões que fazemos ao longo dessa leitura, muito instigante, por sinal.
Aliás, notei uma grande semelhança da história com o Holocausto brasileiro, ocorrido em Barbacena, no qual pessoas eram internadas em um hospital psiquiátrico (sob condições desumanas), mesmo que não tivessem nenhum indício de loucura. Vale a pena conhecer essas duas histórias!
Sammy 20/09/2020minha estante
Pesquisa sobre o experimento de Rosenhan, ele trata sobre pseudopacientes e mostra as limitações da classificação de pacientes revelando as péssimas condições dos hospitais psíquiatricos da época. Dps disso foi questionado a coerência do DSM-II, sendo lançado posteriormente o DSM-III. atualmente o usado é o DSM-IV.

@biblioteca.da.alma 20/09/2020minha estante
Interesse, vou pesquisar simm

bendtherules 27/03/2021

achei o livro relativamente fácil de entender, com uma narrativa fluída que acompanha a visão do doutor/ em 3 pessoa. a história é muito boa, tem seus personagens são bem construídos, tem um bom plot e um final agradável, condizente com a história.

Stephanie 26/03/2021

O livro conta a historia do Dr. Simão Bacamarte e sua tese de que todos estão loucos!
Cientista aclamado e fiel devoto do estudo científico em tempo integral, Bacamarte implanta na cidadezinha de Itaguaí um estabelecimento especializado no estudo e tratamento doenças mentais, o que era novidade à época.
Em pouco tempo, a maior parte da cidade, por motivo de desordem mental, se vê internada pelo cientista, que a bem da verdade, justifica nos estudos seus métodos autoritários.
Mas então, a maioria das pessoas é de fato louca? Ou será que a minoria, em perfeita ordem mental, é que não é normal? Eis o dilema!
Numa equação onde Itaguaí é uma cidade influenciável e desprotegida pela ignorância, e Bacamarte é um homem cético, friamente científico e sem escrúpulos, imagine a confusão!

Anahí 24/02/2023minha estante
Bom mesmo

Danielle.Brito 24/05/2020

“O Alienista” é uma novela de Machado de Assis, que tem como enredo a história do médico psiquiatra (na época chamado de alienista) Simão Bacamarte, que ao retornar de estudos na Europa, decide abrir um manicômio em sua cidade natal, Itaguaí-RJ. A ideia dele é muito bem recebida pela população, políticos locais e até pelo rei, que resolvem patrocinar o projeto.

Obstinado em pesquisar a loucura e sua cura, Bacamarte acaba identificando patologias na maioria dos habitantes da cidade de Itaguaí, confinando-lhes no manicômio Casa Verde. Percebemos com isso, uma crítica bem-humorada de Machado de Assis, tanto à irracionalidade da crença exacerbada no método científico acima de qualquer outro, como também aos desmandos e arbitrariedades de pessoas dotadas de poder.

Bacamarte tem uma personalidade megalomaníaca, extremamente narcisista e inflexível em suas certezas “científicas”. Na ansiedade de provar sua percepção sobre a loucura, acaba por identificar a patologia em todos, menos em si mesmo. O mundo todo está errado, menos ele!

Não é preciso ir muito longe para fazer uma correlação entre o comportamento do protagonista da história com o de alguns líderes mundiais, que se acham os “donos da razão”. Penso que o livro parte da premissa de que “os loucos são os outros” e conclui com o questionamento: “estaríamos todos loucos”?

Uma leitura curta, narrativa dinâmica e sagaz de Machado de Assis. Recomendo a leitura!