O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

feehbmb 16/01/2022

"Não há remédio certo para as dores da alma;"
Alienista: Médico especializado em doenças mentais (psiquiatra).
Nunca entendi esse título, e agora faço questão de colocar o significado no post hahaha
"O Alienista", um conto, ou novela como preferirem, obra muitíssimo famosa de Machado de Assis, aborda temas políticos, ambição, poder e principalmente, a loucura.
Machado de Assis consegue nos mostrar o comportamento humano além das aparências, expondo com grande ironia toda a vaidade e egoísmo do ser humano.
O autor coloca em questão nesse conto as fronteiras entre o que é ser normal e o que é ser anormal através de um médico que se esforça em tentar entender os distúrbios psicológicos da população.
"O Alienista" é nada mais nada menos que uma sátira ao cientificismo, pensamento que defende o: "tudo pode ser explicado pela ciência".
Adorei demais? Virou o livro favorito do autor até então, espero gostar dos demais.

Emily629 10/05/2022

o alienado seria o alienista?
Leitura de clássico não é meu ponto forte, mas esse foi um livro muito bom de ler e que me fez parar e refletir muitas vezes.
Apesar de pequeno, o livro tem uma história muito interessante e que se desenrola de forma que te instiga a descobrir o próximo acontecimento.
Thais645 10/05/2022minha estante
Falou tudo.

Cosme 10/03/2023

Das sandices de Machado
O Alienista é um conto que mexe com o leitor e consegue deixá-lo curioso, irritado e aí mesmo tempo admirado com a trajetória de Simão Bacamarte. Um dos melhores textos de Machado e o personagem que mais me deu raiva :/

DARCY DOSSANTOS 07/08/2020

A loucura, o que é?
Machado de Assis aborda em sua obra a questão da sanidade mental das pessoas em que ficamos na duvida o que realmente Simão Bacamarte, o Alienista, propõe como loucura. O cerne da obra é a análise mental dos demais personagens diagnosticando quais possuem causas de desvios mentais mesmo naqueles que considerados normais como loucos e vice versa. Uma obra que chama atenção em seu final com a reflexão do próprio personagem com sua autoanálise.

Maíra Marques 18/02/2020

O livro apresenta interessantes questionamentos sobre a loucura, sobre o que é considerado louco... a sanidade total ou a falta dela. É um livro curto e, apesar da linguagem própria do Machado de Assis e dos termos usados na época em que o livro foi escrito, é de fácil leitura, desde que acompanhada por um bom dicionário. :)

Marcos Wlrich 26/04/2021

Uma crítica social
Este livro inaugura a fase realista de Machado de Assis e apresenta diversas características que o escritor apresentará a partir de então em suas futuras obras, tais como a análise psicológica e a crítica social.

LetAcias 11/06/2022

Bom, mas um pouco confuso
A obra usa palavras difíceis, mas é normal por ter sido escrita há mais de 100 anos. Li a versão em quadrinhos e acho que precisarei reler. Apesar disso, é uma história interessante e tem um final digno de loucos, uma insânia!

catolvz 05/12/2021

Se todos tem a mente sã, o louco está aqui a julgar.
Gostei muito da forma em que a história discorre rápido e prende a nossa atenção, nos deixando curiosos acerca da loucura em Itaguaí.
O que mais me atraí no Machado de Assis é o realismo e a ironia dos livros dele.
Gosto principalmente do pensamento final. Louco não é quem tem desvio de conduta ou quem não tem um desvio de conduta, louco é quem se julga são em meio a tanta loucura.

vit 13/09/2023

Cheguei a conclusão de que preciso ler mais clássicos, muitas palavras que eu não conhecia, obviamente, mas isso não impediu a fluidez da história. Muito bom, dei ótimas risadas e algumas reflexões.
Josivan 13/09/2023minha estante
" o alienado na verdade era o alienista". Amo essa frase ( claro que o alienista teve um final bem triste)

robert 19/07/2022

Afinal o que é a loucura?
Como definimos quais ideias, atos e falas são devaneios e quais são "normais"? É possível medir e definir a loucura em sua totalidade? Essa é uma novela muito interessante e que chega a um final que, apesar de esperado pelo leitor que vos escreve, foi extremamente bem idealizado.

rayssagurjao 03/05/2021

"A casa verde"
A novela o alienista de Machado de Assis, trata sobre o tema da loucura, mas também faz critícas com seus sarcasmo a política brasileira e as "não mudanças" que nela ocorrem. É um texto curto, porém tem densidade e muitos significados.

A narrativa tem por personagem principal Simão Bacamarte, o qual vai tratar a loucura internando os seus pacientes na "casa verde", um tipo de manicômio que vira uma instituição de brigas políticas e dessabores, em especial quando Simão vê loucura em tudo e começa a internar um grande número de pessoas para estudo.

Benício 17/12/2020

Somos todos loucos ou são loucos aqueles quem observamos ? O livro é uma comédia e é também uma crítica ao erro de apontarmos o dedo ao julgarmos alguém; também critica o governo.

Thamara 13/03/2021

Quem é louco ?
O que é de fato a loucura?
O fanatismo é uma loucura ?
O exagero é uma loucura?
A Falta de sentimento é uma Loucura ?
No fundo, todos nós temos um pouco de loucura.

Junior 17/01/2022

bom
esse livro é bem curto, dá pra ler em um dia fácil, a escrita é um pouco difícil claro então várias partes fiquei ? mas vale a pena porque os temas retratados são interessantes, principalmente pela época.

Mhas 17/01/2022

Tudo era loucura.
Foi interessante acompanhar o "despotismo científico" do alienista e como a razão passa de "o perfeito equilíbrio de todas as faculdades" para "o perfeito desequilíbrio do cérebro".

Não é o primeiro livro do autor que leio. Conseguir reconhecer sua escrita durante a leitura me deixou bem feliz.

Mas, infelizmente, acho que comecei a ler com muita expectativa... Acabou não sendo como esperava e, até mesmo, uma leitura um pouco "arrastada". Não que não seja um ótimo livro, longe disso, mas acabo não dando uma nota tão alta.