O Alienista

O Alienista Stephenie Meyer

Resenhas - O Alienista

Lidiany.Mendes 12/06/2022

Machado de Assis é imbatível como escritor, mas seus contos e novelas conseguem ser ainda mais maravilhosos.
Nesta novela (conto para alguns) ele consegue trazer temas importantes como o cientificismo e a política.
Simão Bacamarte é o tipo de personagem que nos acompanha muito tempo depois de encerrada a leitura.
Se ainda não leu essa obra, leia. Essa edição da Antofagica está perfeita!

Josiastds 11/04/2023

Machado de Assis
No geral eu gostei, só que a linguagem é difícil... no futuro, tomará mais próximo, comece a ler os três que tenho. Primeiro de muitos!!!

Nathane2 27/08/2020

Perfeito
Até que ponto estamos aptos a afirmar o que é normal ou não? É a grande questão que o Dr. Bacamarte vai de encontro nesse livrinho. Com muito humor e reviravoltas no estilo machadiano, essa história se tornou uma das minhas favoritas. De médico e louco todo mundo tem um pouco.

Manurka 17/07/2023

O Alienista
A obra, escrita por Machado de Assis, traz muitas reflexões. Gostei muito da escrita e achei a história bem dinâmica e fácil de ler.

"- só se lhe notava luxo naquilo que era de origem científica; o que propriamente vinha dele trazia a cor da moderação e da singeleza [...]"

O livro mostra que a questão de normalidade e loucura é relativa e nem sempre "fatos" são uma verdade absoluta.

Salino 04/12/2021

Reflexivo
Machado de Assis encanta com sua forma de escrita. Achei impressionante o desfecho da história - como nos leva a refletir acerca do que é são ou não. É crucial a leitura de autores nacionais, pois nos levam a conhecer a geografia e aspectos conhecidos de um país que pouco lê.

robert 19/07/2022

Afinal o que é a loucura?
Como definimos quais ideias, atos e falas são devaneios e quais são "normais"? É possível medir e definir a loucura em sua totalidade? Essa é uma novela muito interessante e que chega a um final que, apesar de esperado pelo leitor que vos escreve, foi extremamente bem idealizado.

Jão 25/05/2021

Interessante
Foi bom ler Machado novamente depois de tantos anos. A última leitura havia sido de um conto. O Alienista é um livro que te prende.

Emmily 08/06/2023

Minha primeira leitura de machado de Assis, achei entediante, um pouco fraco o enredo. Mas a história foi interessante, bem escrita. Foi uma leitura mais ou menos, digamos assim. Demorei mais que o necessário pra terminar, pois não me prendeu, mas teve umas frases boas e bem filosóficas.

Cosme 10/03/2023

Das sandices de Machado
O Alienista é um conto que mexe com o leitor e consegue deixá-lo curioso, irritado e aí mesmo tempo admirado com a trajetória de Simão Bacamarte. Um dos melhores textos de Machado e o personagem que mais me deu raiva :/

Sandrics 09/11/2020

Doutor Simão Bacamarte, residente da cidade de Itaguaí, tem certo dia a brilhante ideia de construir um asilo para abrigar os que sofrem de loucura, e assim, poder aprimorar seus estudos sobre as patologias da mente.

Tem início então o recolhimento dessas pessoas à Casa Verde, e o doutor cai nas graças da comunidade por sua preocupação e cuidado com essas pobres almas.

O que os moradores de Itaguaí não esperavam, é que o doutor Bacamarte começaria a recolher na Casa Verde pessoas que eram consideradas sãs. E aí tem início uma revolta dos moradores, exigindo que a casa seja fechada imediatamente.

"-Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

Eu ainda não conhecia essa obra de Machado de Assis e fui completamente surpreendida pelo tom bem humorado da narrativa. Somos apresentados à personagens tão peculiares, e somos questionados a respeito da sanidade de cada um deles, e inclusive, da nossa sanidade. Acho que é importante ressaltar essa reflexão sobre o que nos torna sãos.

O próprio Doutor Bacamarte, através de suas ações radicais faz a si mesmo esse questionamento, tratando cada pequena falha ou defeito de um paciente como uma possível lesão cerebral, a fim de que toda a população de Itaguaí seja composta de pessoas perfeitamente equilibradas.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/?hl=pt

Emily629 10/05/2022

o alienado seria o alienista?
Leitura de clássico não é meu ponto forte, mas esse foi um livro muito bom de ler e que me fez parar e refletir muitas vezes.
Apesar de pequeno, o livro tem uma história muito interessante e que se desenrola de forma que te instiga a descobrir o próximo acontecimento.
Thais645 10/05/2022minha estante
Falou tudo.

Marcos Wlrich 26/04/2021

Uma crítica social
Este livro inaugura a fase realista de Machado de Assis e apresenta diversas características que o escritor apresentará a partir de então em suas futuras obras, tais como a análise psicológica e a crítica social.

Cleidiane.Oliveira 31/01/2021

O alienista
Após o término da leitura, concluo que a mente humana é lugar de ninguém e habitação da complexidade. Ninguém jamais a conhecerá de verdade.

catolvz 05/12/2021

Se todos tem a mente sã, o louco está aqui a julgar.
Gostei muito da forma em que a história discorre rápido e prende a nossa atenção, nos deixando curiosos acerca da loucura em Itaguaí.
O que mais me atraí no Machado de Assis é o realismo e a ironia dos livros dele.
Gosto principalmente do pensamento final. Louco não é quem tem desvio de conduta ou quem não tem um desvio de conduta, louco é quem se julga são em meio a tanta loucura.

LetAcias 11/06/2022

Bom, mas um pouco confuso
A obra usa palavras difíceis, mas é normal por ter sido escrita há mais de 100 anos. Li a versão em quadrinhos e acho que precisarei reler. Apesar disso, é uma história interessante e tem um final digno de loucos, uma insânia!