O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Carolina Corrêa 14/02/2024

O texto machadiano
O texto machadiano dispensa comentários. Erudição e sofisticação são características marcantes.
Neste romance, tem-se um prato cheio para discussões filosóficas. Afinal, o que é a loucura? Como diagnosticá-la? Onde começa e onde termina? Quais os fatores determinantes?
A história, aparentemente simples, permite grandes aprofundamentos.

foolsluna 14/02/2024

?O Alienista? é um conto de Machado de Assis que narra a história do Dr. Simão Bacamarte, um médico que se dedica ao estudo da loucura em uma época em que não existiam psicólogos ou psiquiatras, sendo os estudiosos chamados de alienistas. Na cidade de Itaguaí, Rio de Janeiro, Bacamarte propõe à câmara dos vereadores a construção da Casa Verde, um tipo de hospício para abrigar os doentes mentais e serem tratados de suas loucuras.

À medida que o médico aprofunda sua pesquisa, ele começa a identificar traços de loucura em vários moradores da cidade, levando-os à Casa Verde e causando pânico na população.

A obra de Machado de Assis traz uma crítica social profunda, questionando a capacidade de rotular as pessoas como loucas, especialmente em nome da ciência.

Machado utiliza uma linguagem cuidadosa e repleta de referências históricas, como a Revolução Francesa.

jeej 12/02/2024

Tmj machado de assis
No começo achei muito complicado, no final fiquei meio ansioso pra acabar logo. meu primeiro livro nacional, e mesmo tendo demorado mais do que eu esperava pra terminar, no geral, gostei muito da leitura!

Katharina.Pedrosa 11/02/2024

Como se determina quem é louco e quem é ‘normal’?
Nesta narrativa, vamos acompanhar o Dr. Bacamarte, o alienista que recebeu sua formação no exterior e escolheu Itaguaí para implementar um avançado sistema de tratamento da loucura. Chegando em Itaguaí,ele nota que é costume na cidade manter aqueles considerados loucos trancafiados dentro de casa. Então, ele tem a ideia de juntar todos os loucos na mesma instituição, para que possa estudá-los e tratá-los. Assim, surge a Casa Verde.
Na cidade, o conceito de manicômios era desconhecido, porém, quando o Dr. Bacamarte mencionou a investigação das causas e tratamento da loucura, ninguém se atreveu a contestá-lo. Essa é uma das críticas de Machado de Assis: a crença de que a ciência seria capaz de solucionar todas as questões humanas. Isso se deve ao fato de que ele vivia em uma época em que havia uma confiança inabalável nos poderes da ciência e, além disso, existia a convicção de que qualquer ação realizada em nome da ciência seria benéfica, e levaria ao progresso.
O Dr. Bacamarte está confiante de que poderá categorizar os diferentes tipos de loucura, determinar suas causas e até mesmo descobrir um remédio universal para ela. Inicialmente, apenas aqueles considerados loucos pelo senso comum são internados no manicômio. No entanto, à medida que os estudos do Dr. Bacamarte progridem, ele começa a identificar "sinais" de doença mental em praticamente todos os habitantes de Itaguaí. Basicamente, todos aqueles que se desviavam da norma social, eram considerados doentes. Ou seja, fora da sua concepção de normalidade, todos eram loucos. A partir disso, acontecem uma série de situações, que culminam em uma revolta popular e disputas políticas.

Meu trecho favorito:

“Trata-se de uma doutrina nova, cujo primeiro exemplo sou eu. Reúno em mim mesmo a teoria e a prática”.

Tatiana427 11/02/2024

O Alienista
Uma história simples, envolvente com criticas ao sistema de saúde mental da época que em alguns casos pendura até os dias de hoje. Dr. Simão Bacamarte é um homem cegamente voltado para a ciência, mais de um modo controverso, aos poucos vai articulando e construindo sua instituição denominada Casa verde, na cidade de Itaguaí, e internando diversas pessoas da comunidade com intuito de estudar a mente humana, envolvimentos políticos, sociais econômicos, a desvalorização humana e conflitos de interesses seguem na trama, com final surpreendente. Vale muito conhecer😍.

Anna.Clara 09/02/2024

Todo mundo doido
Achei interessante o livro e como se seguiu a história. O final foi digno de Machado de Assis. Achei a linguagem dessa edição boa de ler.

Nati 09/02/2024

Eu me comprometi a ler livros nacionais esse ano e é isso que eu tô fazendo. Haha

Eu simplesmente achei incrível, é interessante perceber como a mente do alienista funciona, e às vezes você vê sentido e às vezes você acha ridículo.
Aspectos de âmbito moral fazem parte do aspecto principalmente da obra, e eu acho isso ainda mais legal. Li uma edição antiga do meu pai, de 1981 e eu preciso dizer, que linguagem complicada né, mas foi um bom desafio.

blackstairvs 08/02/2024

Não lembro muito bem
Lembrei que já li esse livro em algum momento da escola mas não lembro quando e nem o que achei, apenas que eu li kkkk

Mel 08/02/2024

Muito bom! no começo parece ser só um livro normal, sem muitos fatos interessantes, mas depois tem uma reviravolta muito grande. claramente pode ser usado como repertório para muitos temas de redação!

madu.zi 07/02/2024

"Bastilha da razão humana."
É um livro fantástico, extremamente fantástico, irônico, engraçado e muito simples de ser lido, comparada às outras obras machadianas, O Alienista tem uma linguagem menos complexa e mais fluida de ser lida. Como em todas as suas obras, é possível notar o tom ácido e irônico de Machado ao ridicularizar o discurso que "A ciência é a resposta para tudo" na época da publicação, o livro é recheado de associações históricas, reflexões sociais e políticas do início ao fim. Como sempre, Machado de Assis é ESPETACULAR.

Mari Neves 06/02/2024

Um dos meus favoritos do Machado, a leitura é super divertida e apesar de ser um livro curto consegue trazer o questionamento da tal ?loucura?, o que será que são loucos? O que se determina como loucura?? Será que loucos não somos nós?? As vezes os padrões de normalidade impostos fazem com que a gnt siga um manual de como se viver e o autor questiona isso de uma forma mto leve

ncrln 05/02/2024

Uma leitura rápida, e bem construída do jeito que Machado sempre faz. Me surpreendi muito com o final, só nos mostra até onde o homem é capaz de ir pela sua obsessão.

Duda 05/02/2024

Afinal, o que é a loucura? O que é ser normal? Será que somos todos loucos? Será que ser louco é o normal?

Lcardosi 05/02/2024

Limitações do Método Científico
Fala um pouco sobre a pretensão científica de entender a causa de todas as coisas, no caso do livro, a loucura humana. Dessa forma, o Alienista quer entender o limiar entre a loucura e a sanidade utilizando-se do método científico. Contudo, isso o faz colocar várias pessoas de Itajaí no sanatório da cidade, a "Casa Verde". Faz-nos pensar que, apesar de conseguir entender muitos aspectos do nosso mundo, a ciência é limitada em muitos partes, principalmente ligados às humanidades.