As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

William LGZ 22/08/2022

Engrenou, mas não de forma muito agradável
Se o primeiro livro não me deixou tão entusiasmado em ler o próximo, este daqui me desmotivou ainda mais! Não foi ruim, se não daria menos que 2,5 estrelas, contudo desgostei demais dos rumos tomados pelo história e principalmente da nova protagonista problemática e inconsistente que é Gwenhwyfar.

Com a presença dela temos o início dos conflitos entre o cristianismo e os cultos pagãos presentes na Bretanha, o que movimentou a narrativa e a tirou da mesmice, porém foi difícil, pelo menos para mim, ter qualquer tipo de empatia pela mesma.

Achei que sua personalidade teve mudanças muito bruscas durante o enredo, mesmo com os traumas sofridos, além de que, pela história já nos fomentar a favor dos druidas desde a primeira parte, seus argumentos acabam sendo bem furados e é bem difícil de simpatizar com seu lado. Nem vou falar de suas atitudes, mais pra reta final, que aí sim me fizeram perder completamente a conexão.

Apenas sugiro a leitura desta obra se definitivamente gostou da anterior e quer ir até o fim da saga, a qual anseio que seja melhor nas continuações, porque de resto há opções dentro do gênero em que fazem parte muito melhores para se priorizar.
Américo 22/08/2022minha estante
Normal, acho que um dos propósitos desse livro é fazer a gente ter ódio da Gwen kkkk

Clio0 22/04/2024

Ao invés de termos mais ênfase no embate entre a velha religião e o Cristianismo, esse volume é um grande quadrângulo amoroso entre Arthur, Lancelot, Guinevere e Morgana.

Guinevere, que começa como a futura grande rainha, rapidamente desce ao seu papel mulher insatisfeita e cabeça-oca que pensa mais com a libido de uma adolescente e menos com a cabeça de uma estadista. Morgana, para horror geral, é igual.

Decepcionante.
B.norte 23/04/2024minha estante
Dispensei a leitura desse livro por conta da reputação da autora... ?

Evy 04/11/2010

Neste segundo livro, A Grande Rainha, toda a história gira em torno de Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa que se casou com Arthur obrigada por seu pai, pois na verdade é apaixonada por Lancelot. Tenho que confessar que este livro só não foi melhor por esse simples motivo: Deus do céu, que criatura chata e insuportável é Gwenhwyfar.

Talvez eu tenha ficado com raiva dela no momento em que perdida nas Brumas de Avalon ela vê Morgana e a chama de feia. Ou talvez seja o fato de ter em mente uma Guinevere forte, guerreira e a da história de Bradley ser uma medrosa e cristã fervorosa que passa o livro todo insistindo para que Arthur seja um verdadeiro cristão e renegue o paganismo.

Morgana grávida pelo ritual pagão de Beltraine, renuncia a Avalon e se refugia com sua tia Morgausse até o nascimento de seu filho, a quem também renuncia por saber se tratar de um filho gerado pelo pecado mortal do incesto. Desesperada ela vai viver na corte de Arthur onde é odiada e invejada por sua cunhada Gwenhwyfar que mesmo após cinco anos de casamento não havia gerado nenhuma criança.

Este livro mostra o amadurecimento de alguns personagens, a infantilidade de outros e principalmente as terríveis consequencias causadas por suas escolhas durante a vida. Sofri muito com vários acontecimentos narrados, me irritei com as milhões de lamentações e atos impensados de Gwenhwyfar e senti um pouco a falta de ação, principalmente na grande guerra que Arthur e seus cavaleiros esperaram por tantos anos.

De qualquer forma, a leitura é recomendadíssima, afinal faz parte da saga.
Thai Mafra 31/12/2010minha estante
Você escreve muito bem! Vou entrar no perfil e ver suas outras resenhas.
XD

Luiza 10/07/2013minha estante
Adorei a resenha! Principalmente o que você disse sobre Gwenhwyfar,criaturinha insuportável. Fiquei com muita vontade de ver essa personagem no ponto de vista do Bradley (pois é,ainda não li os livros dele) porque,quem sabe,seja possível melhorar a visão que tenho dela.
Enfim,você escreve muito bem,parabéns!

Malu 20/07/2013minha estante
Realmente, Gwen é muito chatinha haha. Gostei muito da tua resenha e também senti falta da ação da guerra, por isso pretendo ler outros livros sobre Artur pra ver a história sob outro ponto de vista. Parabéns pela resenha!

Edna 20/08/2013minha estante
REALMENTE ELA É UM PURGANTE! AINDA NÃO LI O LIVRO, MÁS VI O FILME FEITO BASEADO NELE, E ELA É PODRE MESMO, QUEM EU REALMENTE GOSTEI FOI DE MORGANA.

Talita 09/09/2013minha estante
Já acabei de ler o primeiro e estou indo para o segundo da saga. Espero não me decepcionar. Pois também tomei bira da Gwenhwyfar quando ofendeu a Morgana. Curti sua resenha.

Sarah 26/09/2013minha estante
Concordo completamente com você, moça!!!
E argh, odeiooooooooo Gwenhwyfar. Ela é uma insuportável de marca maior! u.u

Verônica 28/12/2013minha estante
Realmente, Gwen é tão insuportável que me faz querer atirar o livro janela afora, nas partes dela. Gostei muito de sua resenha!

Guilherme 14/11/2014minha estante
Ótima resenha! Concordo com tudo, principalmente em achar a Gwenhwyfar muito chata. Nos livros de Bernard Cornwell ela é uma mulher forte, totalmente diferente da construída nesta história.
Como a minha primeira impressão foi com o foco nas batalhas de Arthur, achei este livro lento, mas que acrescenta na visão do outro lado, pois ele mantém o que é esperado contando a história através das personagens femininas.
Apesar de saber a continuidade da história, me surpreendi com o final deste segundo volume. Começo o terceiro imediatamente!

Sabrina 19/11/2015minha estante
Cara, achei que só eu achava ela tão insuportável, dava até preguiça.

Sissi Freire @dicasdasissi 23/12/2016minha estante
Super concordo... a Gwen consegue me enervar da primeira a última linha desse volume....

Margô 30/07/2020minha estante
Li os quatro volumes de forma desenfreada há 30 anos atrás. Até hoje, não conheci outra obra que contemplasse de forma tão incisiva a questão da expansão do cristianismo frente ao paganismo, que de certa forma empoderavam as mulheres que cultuavam os deuses celtas.
Mas no final das contas , pra mim ficou a doce impressão que as Brumas de Avalon, são contos de magia para adultos...rss
Tem muita sabedoria na escrita de Bradley, e eu realmente me embeveci com a narrativa... é uma das minhas obras favoritas!

Jessica.Berger 05/05/2021minha estante
Concordo totalmente com a resenha, chegando no final do livro fica impossível suportar a Gwenhwyfer

Margô 06/05/2021minha estante
Olá , conheça o perfil do @lendojunto2020, no Instagram! Vou adorar a sua visita! É um projeto de iniciativa voluntária de mulheres que leem juntas!

Fa3io 22/12/2021minha estante
Agora vi a data da sua resenha muito bem escrita por sinal, e me dei de conta que desde esse ano tenho esses livros guardados na minha estante, e agora em dezembro decidi abrir e logo já me vi perdido em perdido em meio as brumas de Avalon, pois não é a melhor fantasia que li, ainda assim a força das mulheres de Avalon me deixaram encantado a ponto de já na primeira aparição de Gwenhwyfar eu sentir uma grande diferença, achei que ela mudaria. mas estou quando finalizando o segundo livro e pouco amadureceu.

-Koraline 26/11/2023

Eu estou adorando que tudo esteja acontecendo pela perspectiva das mulheres, mas me incomoda um pouco a questão temporal. Do nada você começa outro capítulo e se passaram anos. Mas a forma como a personalidade das personagens evolui é bastante boa. Já li vários livros que existem um lapso temporal, mas os personagens continuavam os mesmo, com os mesmo comportamentos, e aqui é muito nítido como ressentimento foi moldando as personalidades.
Aline Michele 27/11/2023minha estante
Nossa nesse livro fica nítido como elas mudam. Eu sou suspeita pra falar, meu livro favorito.

JoAo 30/10/2023

A GRANDE RAINHA
A grande rainha que só me dar raiva viu pqp.
Olha só eu gostei porém eu volto a dizer as mesmas coisas da resenha do primeiro livro e outra coisa eu achei o desenvolvimento do livro mais demorado algumas partes tendo muito destaque de maneira desnecessária e por aí vai porém vamos pro próximo pra ver aonde essa história vai terminar
Francys.Emellin 30/10/2023minha estante
Ufa! O pensamento é o mesmo.

JoAo 31/10/2023minha estante
Você não está sozinha skakakakakakak

Francys.Emellin 31/10/2023minha estante
O que é um grande alívio.

JoAo 02/11/2023minha estante
Sabe o que é pior, tem uma amiga minha que já leu os livros e adora toda a saga quando eu terminar o quarto livro a gente vai conversa sobre ele pra eu entender por que ela gosta tanto kskskakakaka

Francys.Emellin 02/11/2023minha estante
Aí você me envia uma mensagem e diz o motivo, agora até eu fiquei curiosa

JoAo 03/11/2023minha estante
Irei mandar, estou curioso do por que ela gostou tanto skskakakakka

Francys.Emellin 04/11/2023minha estante
Eu também estou.

PaulaLimaS 06/12/2023minha estante
5 meses pra ler os 2 primeiros livros e 2 semanas pra ler os 2 últimos.
Vale a pena.
Quase desisti algumas vezes, agora eu estou abalada com o final. E acho, inclusive, que faz sentido essa monotonia com a maturidade da Morgaine no decorrer da vida dela.

JoAo 09/12/2023minha estante
Tbm quase desisti em alguns momentos no decorrer da história porém eu digo que em certos momentos eu senti que era um pouco desnecessário tanta profundidade em partes que eu não vi tanta necessidade para isso

Lobinha Sincera 23/07/2021

Quem escreveu esse livro fumo muito kkk
Céus que fumaçao de banana
Assim como o primeiro livro, a religião e fé tem suas criticas, o questionamento do ser homem e mulher, do prazer e dever.
To adorando ler e refletir tudo
Marcelo 23/07/2021minha estante
???

Tata 23/06/2010

Eu amo a Morgana desse livro - uma mistura de sacerdotisa com mulher forte que dá mais que certo. Infelizmente, porém, o livro não se chama A Grande Rainha à toa: o foco fica com Guinevere, que é uma das personagens mais hipócritas que eu já vi. Enche o saco do marido por causa de religião, fica se benzendo a todo instante, toma como luta pessoal o fim do paganismo na Bretanha... só pra depois jogar todo o discurso pro alto e fazer o que bem entender.

Apesar de não gostar da personagem, o livro é muito bom porque a narrativa não se perde, tudo tem um propósito muito bem definido. E o estilo da Marion Zimmer Bradley é incomparável.
Idolatria aos livros 23/02/2023minha estante
Fala sério!!!! Uma das melhores série sobre ela e/ ou Arthur. E o melhor de Marion Zimmer Bradley.

Idolatria aos livros 23/02/2023minha estante
A Morgana ficou muito palatável nas letras da Marion. O Arthur também.

Max 28/02/2024

As brumas...
Neste segundo volume da tetralogia, seu começo se deu com pouca emoção, avancei muito devagar, mas na segunda metade é que de fato as coisas esquentaram, inclusive com um final totalmente surpreendente, fiquei pasmo! Que venha o terceiro volume!
Naiara 28/02/2024minha estante
o terceiro é o mais legal, voce vai adorar, depois fica chato de novo rs, mas vale demais a pena.... Nossa amei tanto, muito obrigado por eles

Max 28/02/2024minha estante
Kibon, Naiara, que gostou! Só me anima a terminar a tetralogia! ?

Fabio.Nunes 28/02/2024minha estante
Preciso reler esses livros.

Allan 25/10/2022

Metade do caminho
Segundo livro das Brumas de Avalon, aqui focamos mais ainda na Morgana e em todas suas tribulações.

A caracterização e desenvolvimento dos personagens são extremamente bem feitas, o final do livro te deixa um pouco em choque, é inesperado. To bem interessado em continuar.
Karol 25/10/2022minha estante
Vale a pena continuar mesmo... Nossa me deu até saudade

Allan 25/10/2022minha estante
Já to indo direto pro terceiro! Hahah

arthemis | @mistydisse 27/04/2020minha estante
Sou doida pra ler, li o primeiro mas não continuei

Clara.Trevisan 27/04/2020minha estante
Esse segundo é um pouquinho mais cansativo que o primeiro, acredito que seja pela mesmice que cai sobre a personagem de Gwenhwyfar. Mas leia o segundo, o terceiro e o quarto! Ainda não terminei o restante da saga, mas pelo que pesquisei parece incrível.

Diego Piu 24/04/2021

Leitura Envolvente
Esse segundo volume é mais fluido que o primeiro (pelo menos na minha experiência). Gosto muito dos questionamentos de fé das personagens no geral. Alguns momentos com certa raiva do conservadorismo cristão da "Gwen"... mas que final interessante!
Og Chagas 24/04/2021minha estante
Agora só falta a Guerra dos Tronos.

Diego Piu 24/04/2021minha estante
Tem mais 2 volumes de Brumas de Avalon kkkkk

Francys.Emellin 30/08/2023

Continuo não apreciando esse clássico, porém esse livro ainda foi melhor que o primeiro, a narração se tornou mais envolvente. A Gwenhwyfar é insuportável, ela tem uma mente tão fechada que toda vez que aparece o nome dela chega a dar ânsia. Pensa em uma protagonista que o leitor tem vontade de enfiar em um poço bem profundo e esquecer que existe, pelo menos isso aconteceu comigo. Já que ela tem tanto medo, volta para o convento e deixa o Arthur livre, mas não, ela continua sendo um pé no saco do começo ao final da história, porém, o final realmente me surpreendeu, aquilo foi inesperado e também mostra o quanto o rei é idiota e apaixonado pela rainha, algo que chega a dar nojo.

Toda aquela obstinação pela religião, a devoção e a maneira como eles agem em relação ao paganismo é irritante, até parecem que são perfeitos por serem cristãos, mas esquecem que julgam a todos e a Grande Rainha é a primeira a desmerecer aqueles que têm fé em outras coisas que não sejam a sua. Eu quero mais que o circo pegue fogo em Camelot, é o que promete o terceiro livro.

Daiana 27/07/2023

A grande rainha
Segundo livro da coleção, agora sim comecei a pegar gosto pela história dele.
Bem melhor que o primeiro, o primeiro foi muito parado, já esse rendeu horrores.
Focado em uma segunda geração da família, os filhos cresceram e formam suas família que dão continuidade a história.
O livro é bem fácil de ler, te prende e não fica apenas em um mesmo fato.
Gostei!

Mika | @mikaela.gaelzer 30/05/2020

As Brumas de Avalon - A grande rainha
Diferente do primeiro livro em que não me apeguei a nenhum personagem, nesse eu me apeguei ao ódio da rainha.
Pelo amor da deusa, a rainha é alguém insuportável que muito me lembra tantas pessoas que conheço, agarrada a sua própria "fé", gosta muito de ser boa cristã e esposa, mas em seu íntimo deseja o mal, cobiça o melhor amigo do marido, julga as outras mulheres..
Eu espero que as atitudes melhorem.
Apesar de tudo, gostei mais do segundo livro do que do primeiro, a leitura foi mais fluída e a história me prendeu do início ao fim.

Julia Manjko 07/06/2023

Continua polêmico kkkkk
Não acontecem tantas coisas como no primeiro mas mesmo assim continua prendendo a minha atenção. O livro persiste em trazer assuntos e situações polêmicas, acho q esse é o principal ponto q me chama a atenção.

Gostaria de saber mais sobre o Arthur, conhecer o que tem por baixo da máscara do rei e de toda essa cortesia, espero q tenha isso nós próximos livros.

A rainha ( q eu não sei escrever o nome kkkk ) apesar de não ser uma personagem exatamente fácil de gostar foi interessante pra mim, consegui enxergar muitas camadas nela.

Continuo recomendando a saga.