As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Mari 07/06/2020

Otimo
Nesse o ritmo perde um pouco do fôlego, mas é a partir dele que vemos uma Morgana adulta e mais segura de si e aprendemos a não suportar a insuportável da Gwenhwyfar

Poesia na Alma 17/01/2022

Resenha
Avalon perdeu o encanto para mim, mesmo assim, quero concluir os quatro livros. Acredito que antipatia seja porque a história está mais centrada na insuportável da Gwenhwyfar, que não está muito distante de qualquer religioso neurótico da atualidade, para ser sincera. Enfim, espero apreciar mais os próximos livros.

“Todas as mulheres são, na verdade, irmãs para a Deusa.”

Alda 21/03/2021

A grande rainha. ..
A grande rainha, 3vol. de As Brumas de Avalon, é de fato uma leitura agradável, rica e cheia de boas estórias, porém, existem algumas passagens tão forte e anticristãs que não consigo ver como algo simples de digerir, mesmo sendo algo lendário, imaginário e literário, fico a imaginar tais costumes e chego a ter certa dificuldade em adentrar na obra, de forma a aproveitá-la melhor.

Mari 25/10/2021

Ameii
Nao estava esperando muito dessa saga por mais famosa que tenha sido, mas ate agora esta muito foda, com varios pontos de vistas, me surpreendo a cada capítulo, super recomendo para quem quer saber mais sobre a influência que as mulheres tiveram sobre história do rei Arthur

Karina_ 12/05/2020

Maravilhoso
O segundo livro da série fez com que eu me apaixonasse por Morgana de Avalon. Que personagem incrível, que mulher incrível! Ela é, literalmente, uma Fada Sensata. O meu amor por essa obra é justamente por esse motivo, os personagens são muito reais, me apeguei muito a eles, mesmo aos odiosos.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 29/03/2010

Continua emocionante...
Logo no início de As Brumas de Avalon – A Grande Rainha, nasce o filho de Morgana no Norte, junto a Morgause e Lot, sendo por eles criado como um filho adotivo – mais como uma estratégia de Morgause, já que ela e o marido tinham a ambição de que um de seus filhos herdasse o trono de Artur.

Neste livro, porém, o destaque vai para o desenvolvimento da personagem de Gwenhwyfar, que é a escolhida para casar-se com o Grande Rei Artur por conta de seu dote, sem que entre eles houvesse amor (nunca se haviam visto antes do casamento). Artur recebeu sua noiva com bondade e surpreendeu-se com sua beleza. Entre eles nasceu um grande afeto. Gwenhwyfar reconhecia a bondade do marido e o retribuía sendo uma esposa atenciosa; no entanto, seu coração de mulher pertencia a outro: Lancelote. Este, por sua vez, também a amava com todo o seu ser, e mantinha-se em um denso conflito por ser o melhor companheiro de Artur (a quem era verdadeiramente leal) e, ao mesmo tempo, amar sua esposa.

Gwenhwyfar representa a verdadeira figura do cristianismo, sempre submissa, recatada e amedrontada. Seu medo era tanto que buscava a segurança de muralhas e paredes e temia ficar exposta aos campos abertos e ao céu, imenso sobre sua cabeça. Sempre muito religiosa, temia o castigo divino e, pior, martirizava-se a si mesma por seus pensamentos “impuros” em relação à Lancelote. Podemos notar o quão intenso é esse martírio quando, mesmo com a compreensão do padre, ela pensa que teria se sentido melhor e mais livre (!!) se ele a tivesse censurado e lhe imposto penitências pesadas.

As atitudes e pensamentos de Gwenhwyfar ao longo do livro fizeram com que eu desenvolvesse uma enorme antipatia por ela. E também pena. A personagem sofre em demasia por não ter o homem amado e sente-se humilhada por não conseguir conceber um filho de Artur. No entanto, Gwenhwyfar tem uma visão de mundo muito limitada, presa às suas verdades e totalmente intolerante às diferenças. Mas também é necessário compreender que isso se deve à forma como foi educada.

Fica evidente o aspecto tirano e intolerante do cristianismo, por exemplo, na parte em que lemos a respeito de Gwenhwyfar: “com Artur a seu lado e a sua bandeira da cruz flutuando sobre o acampamento de Artur, ela sentia amor e tolerância para com todos (...)”. Assim sendo, uma vez que o cristianismo exerce seu domínio, realmente revela-se tarefa fácil ter amor e tolerância ao próximo – ainda mais quando este está sob seu poder incontestável.

Também preciso dizer que achei particularmente adorável quando Morgana vai parar no país das fadas. Lá não é possível ver o sol e nem a lua, e o tempo flui como num sonho. O que parecia ter sido dias foram anos, na verdade. Anos de juventude, festas e prazeres. Encantador! Só lamentei não ter podido ser eterna a presença de Morgana nesta terra, embora fosse mesmo impossível por conta do papel essencial de Morgana em toda a história.

Posso seguramente afirmar que este segundo volume de As Brumas de Avalon superou as minhas expectativas. A leitura continuou envolvente e gostosa, tal como foi minha experiência com o primeiro volume. E o final, bom, o livro termina com um acontecimento que eu esperava ansiosamente desde os primeiros capítulos e, confesso, não imaginei que fosse ocorrer exatamente da forma como ocorreu – ainda mais surpreendente do que eu esperava. Gostei bastante! Mas esse é apenas um “final”, assim mesmo, entre aspas, já que ainda restam outros dois volumes para completar a obra...

LEIA MAIS EM:
MARY 05/01/2012minha estante
Amei sua resenha! Visitarei o blog! :)

Amal0 02/09/2022

Maria do Bairro de Avalon
Essa série é uma novela mexicana. Uma pessoa é casada mas ama a outra, essa outra ama perdidamente uma terceira e por aí vai.

Tô gostando kk

skuser02844 15/05/2023

Forte e envolvente
Neste livro as personagens centrais são Gwennyfar (Guinevere), esposa de Arthur e Morgana, sua irmã e sacerdotisa de Avalon. Vemos neste maravilhoso livro como duas mulheres tão diferentes e com crenças tão distintas podem ter tanta influência e importancia na vida e nas decisões do Grande Rei.
Aprendemos a amá-las e a odiá-las com o desenrolar da história. Somos arrebatados por seus sentimentos tão profundos e torturantes e nos surpreendemos com as consequências de suas decisões.

Gaal 31/08/2020

Desenrolando
O primeiro livro senti um desenrolar muito lento, já nesse parece que mais coisa acontece e para mim os personagens se desenvolvem mais.
Você começa a perceber comportamentos que pelo jeito serão peças chaves para a aproximação ou afastamento de certos personagens.
Nesse livro a Morgana cresce como agente nessa história, ao meu ver sendo essencial em vários momentos e mesmo quando parece estar de lado na verdade existe um motivo. Já alguns outros nomes são deixados de lado, como Vivianne, que agora não é mais tão ativa.
Você percebe a mudança na geração, no primeiro livro víamos Igraine, Vivianne, Merlim, Uther... Agora a nova geração toma lugar e com ela conflitos perigosos, finalmente começa a chegar aquela sensação de ápice da história.
capitu.bretas 31/08/2020minha estante
É o segundo livro que disperta a vontade de assassinar a Guinevere com requintes de crueldade ou é no terceiro ?

Gaal 14/09/2020minha estante
No segundo já começa! Mas no terceiro chega a níveis extremos

Guimarães FA 20/10/2020

Gwenhwyfar podre! Senti raiva da personagem sempre que tinha os holofotes.

Morgana maior e melhor em todos os sentidos.
Vivis 20/10/2020minha estante
Concordo plenamente

Ana Lívia Mourão 08/04/2023

Vi muita gente falando que não havia gostado muito do 2º volume?por incrível que pareça gostei mais desse que do 1º kkkkk não que o 1º seja ruim, longe disso! Mas nesse onde Morgana se revolta contra tudo e todos é foda! Um saco ter de suportar alguém tão mimado e lunático como a rainha. E embora Artur seja um bom estrategista como rei, no relacionamento ele não é nada estrategista?

Sidneia.Ruthes 19/09/2022

Rainha
Também li em 2012 e fiz uma releitura a uns meses atrás, pois achei que não tinha lido. Mas conforme ia passando lembrava de algumas partes e tal, não gostava da futura rainha mesmo ela sendo cristã. Parecia bem errado tentar tirar os cultos pagãos de quem acreditava. Mas enfim achei que a história iria me agradar mais.

Rachel 02/04/2020

Muito bom, maravilhoso, ansiosa pelos demais

Ruty 05/06/2023

A grande rainha
Parte de mim ficou um pouco relutante para ler o segundo livro, não gostei muito do rumo tomado no primeiro livro mas estava disposta a terminar a série.
A personagem Gwenhwyfar é extremamente cansativa.