As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Mousa 21/09/2022

Até tento me compadecer de Guenhwyfar, mas as vezes é tão difícil passar pano pra ela.
Ahhh Morgana, amo como ela é retratada nessa história.

Bruna 15/04/2021

Irritante e surpreendente
Essa saga pra mim é praticamente inteira novidade, eu não fazia ideia dos grandes acontecimentos, então tudo é surpreendente pra mim. Pensando em Guinevere dos filmes, eu não achava que Gwen ia ser essa chatinha carola nos livros! O tempo todo aporrinhando, enchendo o saco com os pagãos...dá pra entender que essa repulsa veio da opressão que ela passou a vida toda, que justamente por ser tolhida a vida toda, projeta essa opressão sobre os pagãos agora (psicologicamente pensando, o livro não dá pistas disso, eu que fico analisando). Merlim, Kevin, até Artur e Lancelote argumentam lindamente com ela todas as vezes que ela dá chilique, e em todas a coisa termina com um 'mas isso não é o certo e ponto'.
Reflete bem a cegueira de quando achamos que estamos irrevogavelmente certos sobre alguma coisa, e mesmo que apresentem ótimos argumentos contrários, não cedemos. Me incluo e incluo todos vocês nessa porque se você insistir que não tem nada disso e ponto, bem...eis aí sua cegueira rs

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Gabi 22/03/2021

De cara, a leitura deste livro parece bem mais fluida do que a do primeiro da saga. Em cada capítulo o narrador foca na perspectiva de uma das personagens principais, e isso faz ficar menos cansativo do que no primeiro livro onde, por exemplo, quase metade dos capítulos são voltados à perspectiva da Igrane. O que me incomodou profundamente, porém, foi que durante muitas e muitas páginas o leitor acompanha a história sob a perspectiva de gwenhwyfar (que no caso é a grande rainha) e ela é simplesmente chata. Chatissima. Cristã fervorosa, preconceituosa, fica o tempo todo tentando convencer o rei Artur a se mostrar totalmente cristão, deixando de representar também os druidas. Morgana q é a minha personagem favorita quase não aparece, e quando aparece, é em um contexto de afastamento de Avalon e de seus poderes de sacerdotisa.
Resumindo, estava certa de que este livro seria 4,5 estrelas, já que estava sendo bem fluido, mas devido à chatice dessa personagem que é a principal do segundo volume da série, acabei dando 4 estrelas (afinal, a escrita da autora é maravilhosa e pelo que percebi o objetivo era que realmente passássemos a não gostar tanto desta rainha em questão.)

Sparr 11/12/2020

Eu quero essa rainha no fogo!!
Eu não sabia que, ao ler as Brumas de Avalon, leria sobre o atual totalitarismo. Hehehehe
Gwenhwfayr é extremamente CHATA, Carola, extremista, preconceituosa, soberba, ingrata, desleal, sem bondade, infame, egoísta, ignorante...
E sinto que a autora queria deixar realmente o leitor incomodado com tudo isso, e como Arthur era um bosta por ceder.
Lancelott é uma porcaria semelhante.
Não berrei ao final, como muitos, era evidente que algo do tipo aconteceria. Passei boa parte da jornada torcendo por um encerramento a uma personagem absurdamente asquerosa. Não tem outra definição. Não vejo nada de complexo na ignorância de Gwenhwfayr. Ela é o que é, o que foi moldada para ser e as escolhas que fez. Ponto.
Ela durante toda a narrativa, não se permitiu mudar.
Eu já falei que achei Arthur um bosta?! Não como soberano, mas no resto.

A melhor personagem é Morgana. Disparada assim muitas léguas, a melhor. Seguida por Viviane.

Não foi o melhor, mas encarei como um livro transitório. E seguimos.

Syrah 27/03/2021

Eu lembro que quando li o primeiro livro fiquei meio "??????????" e não gostei tanto, comecei lendo o segundo pensando que seria de um ponto de vista diferente e fiquei meio decepcionada(?) quando comecei o livro e percebi que não era isso... mas fiquei feliz depois por ver o rumo dos personagens..
Eu gostei bastante desse livro, apesar de toda a raiva da hipocrisia de um personagem ai e outros fatores de outros mas tudo bem. Acho que continuo tendo a Morgana como minha personagem favorita e estou curiosa pra saber que fim levou o final desse livro pq esse final sabe como deixar alguém criando teorias
Lythande 27/03/2021minha estante
As sequências só melhoram ????

Lythande 27/03/2021minha estante
E sim! gwennifair é insuportável

Syrah 27/03/2021minha estante
Meu deus, SIM!!! O rainha insuportável pelo amor, aí eu tô muito curiosa pra saber o que vai acontecer, se o filho vai ter, como vai ser, e principal sobre a Morgana

Aline Michele 27/03/2021minha estante
Essa é a minha história favorita da vida! E concordo com vcs, o rainha insuportável, ranço eterno

Syrah 28/03/2021minha estante
Entra na lista de personagens insuportáveis bem fácil... nos outros livros ela piora?

Lythande 28/03/2021minha estante
Piora viu kakakaka só ladeira abaixo. ??????????????? Tem um momento que a gent quase gosta dela. Mas n daaaa! Sem condições

Aline Michele 28/03/2021minha estante
Nossa e como piora KKK

Syrah 28/03/2021minha estante
kkkkkkk ai mds, eu vou ler já me preparando então pq eu quase tive um treco lendo esse livro

Marcia.Santos 12/04/2021

A insegurança
Este livro vem de encontro com quetionamentos religioso sem uma resposta plausível. Cada página lida desperta o desejo de ir além.

Herick 26/11/2020

Assim como no primeiro a falta de ação ainda é evidente. Tantos acontecimentos que seriam incríveis se relatados, só iriam melhorar a qualidade do livro que é razoável.

Vanessinha:) 19/04/2022

A Grande Rainha
Morgana segue sendo a melhor personagem.?
Nesse segundo livro temos também o ponto de vista da Gwen a rainha de Arthur, o livro e as teorias apresentadas durante toda a narrativa é muito interessante, porém só posso dizer que essa rainha precisa de terapia ela é muito doida.
Até mesmo a Morgause é mais interessante que essa Gwen.

Mara 28/06/2020

Gostei da série me surpreendeu gostei de as mulheres serem protagonistas e amo fantasia então TD de bom

Gabi 06/05/2022

Meu favorito da saga. Apesar de todas as polêmicas que a autora se envolveu, acredito que devemos separar o a obra do escritor.
Um verdadeiro livro feminista. Morgana é a total representação da mulher forte, inteligente e a frente de seu tempo. Uma das minhas personagens favoritas da literatura.

V Madero 22/11/2012

Livro II - A Grande Rainha
O segundo livro foca em Arthur e sua corte... Antigos dilemas pessoais ainda pairam sobre os personagens,... Principalmente sobre Morgana, que ainda é nosso principal ponto de vista... Aqui temos noção do quanto a igreja alienou os seres humanos, os tornando fanáticos, e chatos, irritantes e muitas vezes desprezíveis (meu sentimento.) A historia gira em torno de Morgana, Arthur, Lancelot e Gwenhwyfar (esposa de Arthur). A luta contra os saxões é frequente, apesar de não termos os detalhes das batalhas (pois temos a visão feminina, e mulheres não iam a batalha) é interessante acompanhar o desenrolar da coisa.
O livro é OTIMO, e supera o primeiro... É interessante e fascinante. Devo ressaltar a parte da Terra das Fadas é esplendida, e sua consequência também.
E apesar de nada ter haver... Devo ressaltar que você sente tão bem o que se passa , que sinto um ODIO e desprezo descomunal por Gwenhwyfar.

Camile Carvalho 01/12/2012

Encantador...
O segundo livro intitulado A Grande Rainha, conta-nos a história do nascimento de uma criança muito importante para a trama e o casamento do Rei Artur com Gwenhwhyfar (Guinevere), mesmo tendo, cada um deles, outras paixões. A nova rainha, tendo sido criada em um convento, representa todo o ideal cristão da época, contracenando com Morgana, sacerdotisa de Avalon treinada por Viviane, que carrega consigo todos os costumes druídicos.

O livro nos mostra claramente o medo que Gwenhwhyfar tem pela antiga religião, além de sua fragilidade. Merlin, outro personagem importante durante o enredo, é o Bardo o qual mantém sua fé inabalada no paganismo, e embora ofendido diversas vezes pelos padres quanto à sua crença, mantém uma postura de respeito em relação a todas as fés, como no trecho a seguir: Deus é uno, e há apenas um Deus. Todo o resto são coisas de ignorantes que procuram colocar deuses numa forma que se possa compreender (). Nada acontece neste mundo sem a bênção do Uno, que nos dará a vitória ou a derrota, como Deus quiser. (p. 163)

Particularmente, fiquei muito mais motivada durante a leitura do segundo livro. Talvez por já estar mais acostumada com os personagens ou pelo fato de entrar realmente na história do Rei Artur e seu fiel cavaleiro Lancelote. O desfecho é inesperado, e ao ler as últimas palavras, tive vontade imediata de pegar o próximo livro para continuar a leitura, o que não aconteceu no final do primeiro.

=)

site: http://camilecarvalho.com/as-brumas-de-avalon-a-grande-rainha-livro-2/

Joy 20/02/2013

A grande rainha
Nunca odiei tanto uma personagem como Gwenhyfar: chata, infantil, sem carisma e auto-indulgente. Talvez pelo contraste com uma Morgana que, apesar de humana e levada pelos sentimentos, não espera ser carregada e servida somente por ser mulher.
Creio que a missão da Marion era essa mesma: mostrar um contraponto grande entre as duas personagens, nos levando a tomar partido, para que possamos proseeguir, entendendo o desenrolar da históia nos livros seguintes.