O menino no espelho

O menino no espelho Fernando Sabino

Resenhas - O Menino no Espelho

Dyllan.Johnny 23/01/2024

A infância de Sabino
?Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da sua vida?
? Quero ? respondi.
? Pense nos outros.

Na hora achei esse segredo meio sem graça. Só bem mais tarde vim a entender o conselho que tantas vezes na vida deixei de cumprir. Mas que sempre deu certo quando me lembrei de segui-lo, fazendo-me feliz como um menino.?
Amanda Ayres 23/01/2024minha estante
Mais um livro adicionado na minha lista de livros para ler! Já quero ver você falando sobre esse livro no seu canal! ?

Jão 18/01/2024

Saborzinho de infância
A muito tempo eu não lia um livro com uma narrativa tão leve e gostosa como esse. O livro é narrado por Fernando e ele conta várias histórias do seu tempo de criança, muitas aventuras e travessuras que só as crianças são capazes de realizar. Essa leitura me fez refletir sobre o passado presente e futuro e a cada página sentia um saborzinho de infância. Eu amei!

Uma Vida em Cada Livro 10/01/2024

???
Eu sou completamente apaixonada por Fernando Sabino.

Nesse livro ele mistura o real com a fantasia de uma maneira tão complexa que só consegue entender a obra quem lê com os olhos e o coração de uma criança. Leitura muito leve, mas uma filosofia muito profunda que diz: aproveite a infância!

Deixe suas crianças serem crianças.

Narrativa muito linda!

Dessa 05/01/2024

Nostalgia
A leitura desse livro despertou em mim um sentimento de nostalgia, me transportando para lembranças da minha infância na casa da minha avó. Lembro de como naquela época minha imaginação era tão rica e viva, comparável ao nivel da imaginação de Fernando em "O Canivete Vermelho".

"O Menino no Espelho" não é um livro para ser compreendido de imediato, mas sim para ser sentido. Quando conseguimos captar para onde o livro nos leva, onde nossas próprias memórias e imaginação nos conduzem, é nesse momento que verdadeiramente compreendemos a obra. A reflexão sobre o que éramos na infância e o que nos tornamos atualmente é inescapável. O livro quando lido por adultos é um convite ao resgate da simplicidade e da alegria da infância, relembrando de como éramos capazes de ser felizes com as pequenas coisas.

Além da nostalgia, o livro também trouxe um sentimento de tristeza. As crianças de hoje parecem não possuir mentes tão expansivas como no passado, sua imaginação muitas vezes é afetada pela alienação, tecnologia e pela forte crítica da sociedade. Atualmente, essa sociedade crítica e incisiva tende a rotular como estranha uma criança criativa que brinca sozinha e imagina cenários para suas brincadeiras. Essa é uma triste consequência do molde crítico e sem vida que a sociedade impõe. O resgate da infância, tal como explorado pelo livro, é uma ferramenta valiosa para reencontrarmos a felicidade em meio às pressões da vida adulta.

zamparo 04/01/2024

"pense nos outros..."
Bom, um livro razoável, definitivamente nunca estará entre os meus favoritos. esse livro é um livro para se ler em uma tarde de domingo enquanto você está deitada na rede. um livro leve, divertido e engraçado (admito que me tirou algumas leves risadinhas). este livro conta várias histórias sobre a infância do Fernando na perspectiva de uma criança. no começo, não achei que seriam histórias tao fantasiaosas, mas acontece.

jacarepaguá_blues 21/12/2023

Eu não fui com a cara do Fernando, não consegui criar qualquer vínculo com ele, um personagem tão oco e sem graça! Achei que as histórias/aventuras possuíam elementos bem interessantes, mas simplesmente não consegui embarcar nelas por conta da minha falta de conexão com o Fernando.

Acho que isso em parte se deve ao fato de que eu não consegui me convencer de que o Fernando criança era mesmo uma criança. Ele não falava como criança. Ele parecia ser mais a lembrança de um adulto de como era ser criança. Mas ao mesmo tempo, quando ele falava, ele não parecia realmente adulto. Acabou que pra mim o personagem tinha uma voz muito estranha, dissonante, que não encaixava com naturalidade naquele menino. Ao menos não pra mim :[

lendoeuconto 16/12/2023

A infância quando se deixa vivê-la
Inocente como a infância bem vivida e deixada viver. Eu amei esse livro, a escrita do Sabino é fabulosa, nos remete aos locais, nos faz rir e se apaixonar por cada capítulo, se quer uma leitura leve e super significante leia esse livro!!!

Maria12811 13/12/2023

Eu comprei ele para fazer um trabalho da escola. Não é o tipo de livro que eu leio então não gostei muito dele.
É um livro curto e conta várias peripécias do menino.
Julia5115 13/12/2023minha estante
Amo esse livro, li no 7° ano e é meu xodó ?

Sofiia_ 10/12/2023

O livro foi bem chatinho de ler, já que eu estava me arrastando para terminar. O livro conta a infância do Fernando Sabino, e todas as suas peripécias como garoto. Acho que o fato de ser muito fantasioso não me conquistou, mas a história por trás dele é bem profunda.

Zende 05/12/2023

Livro infantil
É legal, não é entendiante, o início é chato porque é parado, mas na metade do livro já fica interessante. Cada capítulo é uma aventura/história que o narrador passou na infância, as histórias são bem legais e divertidas.

Não tem nada de revolucionário no livro, é um livro simples (mas bem criativo) por ser um romance infantil, com certeza uma criança vai gostar muito mais do que um adolescente ou adulto.

moscovio 02/12/2023

Leitura conforto¡!
Compilado de contos para acalentar o coração.
Fernando Sabino soube escrever cada capítulo com aquela alma bela que só crianças conseguem ter, cotidiano de um jeito curioso e delicado num humor delicioso, acompanhar o menino Fernando nas suas sapecagens foi reconfortante como um café da tarde com bolo de fubá recém saido do forno e um pingado de café na casa da avó, com a certeza de que vai ouvir belas comédias e altas risadas.

Jessica.valcaci 27/11/2023

Menino veneno
Leitura de domingo bem despretenciosa, ? O menino no espelho?, é uma narrativa de memórias da infância do escritor mineiro Fernando Sabino, publicado em 1982 a obra é um convite a imaginação e criatividade da infância do autor, nela a realidade e imaginação se misturam com a inocência de uma criança doce, alegre e muito travessa, que era o pequeno Sabino. Todas as aventuras, desejos, sonhos aqui nessa obra podem se tornar realidade, fazendo com que a leitura seja apreciada tanto por crianças (o que eu acredito ser mais indicado), quanto adultos, como eu. Todo o enredo é sonho e sensibilidade em palavras, Sabino faz das suas memórias, experiências dessa época da vida como o primeiro amor/ decepção amorosa, ou uma simples caça de passarinho se tornarem mais marcantes, devido sua destreza na escrita. É um livro que considero muito bom para a iniciação de crianças na leitura,fazendo delas pequenos leitores, mas que como disse antes pode ser lido pelo público adulto, já que se trata de um livro de memórias com um final, diga-se de passagem muito lindo e nostálgico da vida do autor. #fernandosabino #memorias

Joy 12/11/2023

O menino no espelho / O homem no espelho?
Um livro que contém memórias da infância de Fernando Sabino. A trama é divertida, envolvente e bela, à maneira que só Sabino sabe fazer. Adoro a escrita e o humor de seus livros, por isso, é meu escritor favorito.
Acredito que seja um livro infantil, mas serve para todos os públicos. Tipo de obra que acalenta o coração do leitor.
Recomendo muito.?

Ps: Meu capítulo favorito é ?Meu primeiro amor?.
As ilustrações são lindas, gostei muito da revoada de pássaros.

Ps 2.0: Reli o prólogo e percebi algo que não tinha notado antes e fiquei assim :0

Luisa.Grysk 03/11/2023

Gostei!!
Li por causa da escola, e realmente me surpreendeu, as histórias do Fernando são criativas e divertidas. Não foi perfeito mas foi super divertido de ler!!!

Heron3 31/10/2023

Uma criança me contando a vida dela
O livro é basicamente isso, sinto como se estivesse conversando com uma criança que acabei de conhecer. Fernando conta sua infância que vão de histórias reflexivas a engraçadas, tudo visto do ponto de vista de um garoto, simples e puro. Cada capítulo é uma história de sua vida, algumas são tão surreais, mas a gente acredita por ser uma criança contando a história pra nós. Esse livro aquece o coração e desperta a criança interior que há em você.