Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

Liz 25/01/2022

Surpreendente
Comecei a ler com intuito de me preparar para o vestibular da UERJ, mas me apaixonei! A narrativa é leve e te deixa curioso e cada vez mais intrigado pra entender essa história tão cheia de lacunas. Além de esmiuçar outros temas como corrupção, traição, solidão, preconceito e sempre mostrando dois lados da moeda. O final nos surpreende com um desfecho nem tão fechado assim, a conclusão de fato fica na nossa imaginação.

Elane48 25/01/2022

QUANDO ACABA, VC SE PERGUNTA: POR QUE LI ISSO?
Pense num lugar decadente que só vive da fama? Agora pense em personagens rasos que não dizem nada ao leitor? Pense num enredo cuja conclusão nos faz arrepender da leitura? As respostas para tudo isso vc encontra em UMA JANELA EM COPACABANA. E por que eu li essa merda de livro? Por que será a base da prova de redação da UERJ este ano e porque sou professora de LP/Literatura do Ensino Médio da rede estadual RJ. O que será que vão explorar desse livro? A corrupção na polícia? Mais isso é tratado tão superficialmente no romance... Será a relação dos nomes das personagens IRENE, CELESTE e SERENA com as personalidades delas? Será a decadência do bairro de Copacabana? Será a suposição de um delegado de polícia incorruptível que só anda a pé e que não consegue comprar uma torradeira que preste porque gosta da defeituosa que possui? Será...? Ah não vou cogitar mais nenhuma besteira não. Sinto muito por quem vai fazer o exame da UERJ por ter de ler esse livro.

Caca 24/01/2022

Que doideira
Você começa o livro confuso e termina do mesmo jeito que começou!
O autor consegue fazer você sentir vontade de devorar o livro o mais rápido possível, mesmo que a leitura pare em alguns momentos.
A trama nem se fala, você acha que sabe quem cometeu os crimes e vai desconfiar de todos, até do Espinosa, mas no final das contas não vai ter desconfiado da pessoa certa.
Enfim, super indico essa obra de arte nacional. Muito obrigada por isso, UERJ!

mari 24/01/2022

[*****] que doidera, o livro é bem legal até, superou bastante as minhas expectativas, me sinto lerda por não ter previsto o final

anna 23/01/2022

+1 plot twist
Plot esse que não foi confirmado né mas o que tudo indica é que seja a verdade mesmo. Não aguento mais ler livros com finais abertos, que agonia que me dá :') mas foi uma leitura muito boa, nunca tinha lido um romance policial e gostei da experiência, apesar de ser um livro que o vestibular me obrigou a comprar, eles escolheram bem esse ano. Obrigada UERJ!

Juju 23/01/2022

Melhor do que eu esperava
Começo a resenha dizendo o mesmo do título: fui positivamente surpreendida pela leitura.
"Uma janela em Copacabana" é um livro de investigação policial que tem Espinosa como personagem principal.
Ao longo da trama, vamos acompanhando suas investidas para descobrir os crimes que ocorreram enquanto ele é delegado responsável.

Como dito no título da obra, o livro é todo ambientado no Rio de Janeiro, o que deixa os cariocas mais familiarizados com os locais e ajuda na percepção dos espaços (sou carioca, mas não da cidade, o que me fez ficar um pouco perdida em relação aos nomes das ruas).

O que me deixou positivamente surpresa é a fluidez da leitura e em como, alguns momentos, vemos Espinosa divagando em seus pensamentos em relação à sua profissão como policial. Fiquei bastante presa até o final.

Infelizmente, senti que alguns desses questionamentos ficaram surperficiais durante a narrativa, podendo aprofundar mais não só na mente do delegado como numa das questões do livro, que é a corrupção das instituições (isso está na sinopse).

De todo modo, vale a pena a leitura.

Ana Bellot 22/01/2022

Rio de Janeiro em uma ótima versão
Sou fã de literatura policial, noir e rio de janeiro. Encontrei meus 3 deleites em um só livro. Adorei. A forma com que a história é conduzida, a forma como somos instigados a ir descobrindo os fatos, os detalhes do Rio tão reais (eu já morei em Copacabana por um curto periodo de tempo). Vale muito a pena a leitura!!

Bia 20/01/2022

Uma boa leitura: rápida e direta. Só que...
É uma leitura rápida, tranquila e as cenas se intercalam entre investigação e rápidos trechos sobre a vida pessoal de Espinosa. Vale a leitura pra quem não tá acostumado a ler suspense (como eu) e quer um bem tranquilo e básico pra começar.

Por ser um suspense, eu esperava ficar mais envolvida com o livro; mais agoniada, sabe? Mas não. Fiquei curiosa. Curiosa pra saber que tipo de assassino mata de uma forma tão limpa e rápida, sem deixar nenhum rastro, nenhuma coisinha que pudesse incriminá-lo. A resposta que tive pra isso não me deixou tão satisfeita, mas... tá valendo.

Minha nota foi 3,5 porque uma das coisas que fazem uma leitura ser realmente boa pra mim, é o meu envolvimento com os personagens — e eu não me senti tããão envolvida assim. Como eu disse, o final não me agradou 100% e tive poucas cenas com as personagens que mais gostei.

Essa nota não significa que o livro é ruim, tá? É um bom livro e se alguém perguntar se eu recomendo, eu digo que recomendo sim. A nota fala apenas sobre a minha experiência de leitura.

Bia 20/01/2022minha estante
Infelizmente não pude postar a resenha na íntegra, apenas algumas partes dela. O texto completo está em: https://www.facebook.com/100139612544086/posts/116842340873813/

julia6264 20/01/2022

Li esse livro por conta da UERJ e tô meio decepcionada. Imaginei que o livro abordaria pautas mais importantes, porém só ficou no dia a dia do protagonista. Achei que tudo poderia ter sido mais explorado, fora alguns comentários que me incomodaram.

elle37 19/01/2022

agradecendo a uerj por me proporcionar isso aqui pq é algo que eu dificilmente leria se não fosse por ela, a história é muito envolvente e me encontro sem dormir pensando nesse final

Madu_002 18/01/2022

Comecei a ler pela uerj e confesso que não dei nada por ele, porém é muito gostosinho de ler e facilmente usaria pra me tirar de ressacas literárias. É um livro muito envolvente e faz você ficar ali o tempo inteiro pensando em possíveis assassinos. O final meio inconclusivo me deu certo nervoso, confesso, mas não tira o mérito. Livro muito bem escrito e fluido. Super aconselho!

Olívia 18/01/2022

Livro muito desinteressante. A investigação não é nada na história praticamente, o foco é muito mais nas relações do próprio Espinosa. Li por causa do vestibular da UERJ, não leria se não fosse para isso, imaginei ser uma obra cheia de críticas e reflexões mas parece que o autor inicia várias questões interessantes mas não utiliza nenhuma delas. Até no próprio mistério, muitas outras soluções seriam muito mais interessantes mas não. Fora os momentos que fica extremamente claro que o livro foi escrito nos anos 90, com isso entende-se o machismo e a homofobia, de início pensei que pudesse ser intencional do autor justamente como uma crítica, mas o continuar da história mostra que não era. Tem pontos positivos até mas o sentimento que me deixou foi de frustração. A escrita é boa pelo menos ?????.

Tamiris.Romano 18/01/2022

Interessante
Foi o primeiro livro de suspense policial brasileiro que eu li e me surpriendi. Não foi um livro que me surpreendeu, mas com certeza vou ler mais do autor. Ele conseguer ir muito além do enredo, trabalha bem os personagens e tem plo twist muito bom no final. No geral, gostei muito.

Pri 18/01/2022

Leitura Cativante
A princípio eu comecei a ler esse livro por conta do vestibular da UERJ, mas ele é de fato muito bom e interessante.
A pessoa que está lendo fica o tempo inteiro com o personagem, querendo saber quem é o assassino e qual é o motivo de tudo aquilo.
O final é surpreendente e um tanto emocionante por não saber o que acontecerá.

Yasmine 17/01/2022

Valeu UERJ!
Não conhecia o livro, então, se não fosse pela UERJ eu nunca teria lido o mesmo.
O início foi bem chatinho mas conforme a história foi se desenvolvendo eu passei a gostar demais do livro.

O final me surpreendeu pra caramba!
Agora tá na hora de dissecar esse livro mais profundamente e se preparar para o vestibular.