Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

gigi 07/02/2022

Me surpreendeu
Sou péssima pra desvendar mistérios e esse não foi diferente. Fiquei meio receosa de não gostar porque foi caro e as páginas eram brancas, fora que meu amigo disse que não tinha gostado e abandonou antes da metade. Acabei lendo o livro super rápido e engatei bem fácil na história, o único ponto negativo é que chega um momento que fica com muitas informações, nada que me deixou muito confusa nem nada. Foi uma surpresa boa a qualidade da história mesmo tendo coisas que eu gostaria que fossem diferentes (o que é normal) ou que fossem melhor explicadas, mas num geral gostei bastante.

Sarah.Ferreira 06/02/2022

livro razoável, leitura obrigatória da uerj, porém que finalzinho heim.
Fiquei supresa, porem achei super sem sentido, uma vez que não percebi no livro nenhuma pista que levasse a esse final

Camilly M 04/02/2022

"Sem polícias com você, a polícia não teria como se justificar e morreria como um organismo doente."
Boa escolha de livro pela UERJ

zamolodchikova 04/02/2022

Uma Janela em Copacabana
Li o livro por conta do vestibular da UERJ, eu não esperava nada desse livro além de temáticas para a redação. Porém, eu fui surpreendida por um romance policial que, ao meu ver, não é clichê, afinal não passamos o livro inteiro focando apenas no investigador, nós temos outras perspectivas durante a leitura que enriquecem a obra e dão continuidade à história. Uma das coisas que eu mais gostei foi o sentimento de incerteza que vai do início ao fim do livro, nunca sabemos de fato se o que descobrimos é verdade, já que tudo não passa de suposições que não tem nenhuma comprovação ou evidência. Eu passei o livro inteiro imaginando quem poderia ser o assassino e não cheguei nem perto de quem era o assassino, eu fiquei totalmente surpreendida em relação ao final. A única coisa que me incomodou no livro (a ponto de eu não dar 5 estrelas) foi a falta de descrição, eu tinha dificuldade de imaginar como certos personagens eram por falta de descrição ou até mesmo dos lugares, só consegui imaginar mais ou menos porque era no RJ. Acho que o livro que aborda muito mais do que violência e corrupção, ele aborda o papel feminino e como ele é subestimado, aborda a incompetência da polícia e a impunidade de crimes que é muito comum no Brasil, entre outras temáticas, por isso se você leu para a uerj sugiro que reflita um pouco mais sobre a obra do que simplesmente: corrupção.

aniele9 02/02/2022

Esperava um pouco mais
Li esse livro por causa do vestibular da Uerj para esse ano. Li forçada praticante, mas o livro me cativou com a história de resolver o crime. Porém fiquei bem "é isso?" quando li a resolução do caso e não comprei a ideia. Concluo que é um livro bom ao todo, mas o final estragou tudo para mim.

Jão 02/02/2022

Esperei por um plot twist o livro todo e quando acho que não vou gostar?recebo o que queria 5 páginas antes do término do livro. O plot de milhões!!!!

Jude 31/01/2022

Poderia ser melhor
A proposta do livro é interessante. Mas o desenrolar deixa a desejar. Talvez para quem more em Copacabana os detalhes de cada passagem façam mais sentido, mas para quem é de fora se torna um excesso de informações desnecessárias, pois não possuem ligação direta com o enredo principal. A leitura não é fluída, alguns personagens são bem caricatos e previsíveis, mas o final foi instigante.

Leticia2256 30/01/2022

Simplesmente incrível
Fiquei completamente surpresa com a qualidade da escrita e da história, foi meu primeiro livro lido do autor e já estou procurando outros para ler.

A história me prendeu do início ao fim, todas as pontas são fechadas e tudo flui muuuuito bem! O plot do final me deixou no chão, desconfiei de todos menos do verdadeiro assassino. Leitura MUITO boa! Só não dei 5 estrelas pois no final eu esperava um pouquinho mais de detalhes?

Li por conta do vestibular da uerj e só queria que todos os livros para vestibular fossem desse jeitinho!

reh 30/01/2022

vestibular uerj
acho que a banca fez uma ótima escolha de livro. assuntos super relevantes que devem ser discutidos. sem contar que o Garcia Rosa conseguiu nos deixar com um gostinho de quero mais e nos surpreender com o assassino

Camila.Bortolatto 30/01/2022

muito bom, uma leitura levinha e divertida, mas com uma trama MUITO bem construída e críticas pontuais.

me surpreendi com a revelação, porque suspeitei de todos menos a tal pessoa; mesmo assim, diferente de outros livros do gênero, todos os pontos se conectaram sem precisar de uma puta explicação

isa 29/01/2022

Gostei do livro no geral, indicaria para quem curte livros com temática de investigação e uma vibe de assassinatos. Primeiro livro que li desse gênero e gostei, principalmente por ser nacional. o final não foi dos melhores, mas nada que não valha a pena ser lido. Um bom livro. li por causa da prova da uerj kkk

Ramon.Christ 28/01/2022

Quem é Agatha Christie?
Brincadeiras a parte - sou apaixonado em Agatha Christie - o livro é realmente surpreendente para o gênero! Meu primeiro contato com o autor e, ainda mais, com romance policial nacional e não poderia estar mais feliz.
Garcia Roza usa da geografia do Rio de Janeiro de forma demasiada e essa característica traz aproximação ao leitor. Assim, o cotidiano da cidade também é exponenciado, mostrando uma atmosfera humanizada e um tanto particular.
A linguagem é leve e a leitura fluida, convidando o leitor ao teor psicológico do livro de forma mais intensa. Aliás, o psicanalítico construído no livro - por meio dos pensamentos/ações das personagens, sobretudo, do delegado Espinosa - é profissional, é contundente.
Além disso, as problemáticas trabalhadas na obra são de suma importância para entender o jogo político/econômico/social existente no Brasil que, usufrui constantemente de cargos simbólicos como justificativas ao poder corrupto.
Por fim, levando em consideração o gênero e o que se propõem o tal, a finalização do livro é redonda, tendo um final palpável e inteiramente real. Não o considero como um "plot twist", na realidade, muito longe disso!

Lara.Montovanelli 27/01/2022

Leitura obrigatória
Uma investigação policial ambientada no Rio de Janeiro (que é um dos pontos mais positivos do livro).

O livro é narrado em terceira pessoa de uma forma bem pacata, até a metade dá um pouco de preguiça de continuar lendo, mas depois os personagens acabam envolvendo o leitor.

Gostei bastante do Espinosa e seus romances.

O plot twist é realmente inesperado, mas o final deixa a desejar.

Também retrata bem a incapacidade policial de resolver casos de assassinatos antes de existir outra vítima, esse livro é um exemplo de quando o assassino se dá bem.