O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Claudinei 14/03/2024

Um relato bastante realista sobre o ser humano, raça e se descobrir em um mundo hostil a sua pele! Nesse livro a realidade é mostrada sem filtros e nos apresenta um personagem denso, humano e que sobrevive até a violência policial lhe tirar aquilo que lhe era mais sagrado!

Marilia.Soncini 26/03/2024

Decidi ler o livro após a polêmica da censura do mesmo pela secretária de educação do Paraná.
É uma leitura extremamente necessária para todos, principalmente para quem não sofre com o racismo. O livro traz  reflexões importantes sobre como é a vida e o dia a dia de quem sofre preconceito.
E sobre o motivo da censura, totalmente sem sentido, não tem linguajar ou tema que não possa se abordado para adolescentes maiores de 15 anos.

Fernandes83 10/01/2023

Um soco na vida
Eu tirei meia estrela porque fiquei um pouco confusa com a narração no início do livro. Não sei se por desatenção ou se pelo estilo de escrita. Tirando isso, depois que peguei o ritmo, cada página virada do livro me causava uma reflexão ao longo dos dias. Eu pensei demais nesse livro mesmo enquanto eu não estava lendo. Eu já li outro livro depois desse, mas sigo pensando nele. Ele é basicamente uma narrativa sobre vidas que se embolaram, que se misturaram, porém, a narrativa é feita pensante, sendo reflexiva, sendo analisada. Embrulhou meu estômago, me fez chorar, ficar triste e me trouxe uma realidade, que mesmo não sendo a minha, foi como se sentisse na pele. Arrebatador!!!

Mandi 15/03/2023

Achei a escrita bastante confusa e levei um tempo até entender de fato quem era o narrador.
Tirando esse ponto, achei a história em si super intensa e importante de ser escrita.

Alice 11/06/2023

Absurdamente necessário! Vale muito a pena a leitura. Achei a escrita um pouco confusa mas mesmo assim é incrível

Isabela.Cavalcanti 27/07/2023

Nossa eu tava c medo de ler esse livro porque ele é só blocao enorme de texto mas PQP
a fluidez do texto não deixa ele ficar tedioso nem por um segundo!
eu não sei como um livro tão curto fala tão bem de tanta coisa

Stella F.. 20/12/2021

O que está por trás da cor da pele
O Avesso da Pele – Jefferson Tenório – Companhia das Letras – 2020

Pedro entra no apartamento do seu pai, que acabou de falecer e a partir de seus objetos começa a tentar traçar a trajetória de seu pai, que chama de você e depois descobrimos que se chamava Henrique. O pai era professor e teve ao longo da vida muitas decepções e sabia que tinha sido só mais um, mas nunca desistiu de sua missão. Sofreu muito com o racismo, o primeiro evento dando-se aos 14 anos e teve uma relação bastante conturbada com Martha, mãe de Pedro e após muitas idas e vindas, saiu de casa deixando seu filho pequeno, assim como seu próprio pai havia feito, saindo de casa quando Henrique era pequeno. E por isso, Henrique ao sair de casa sente uma culpa enorme. Está repetindo os atos do pai.

“e talvez, além da culpa, o que te impedisse de sair de vez fosse a sua própria relação com seu pai, que também fora embora quando você tinha menos de um ano. Você não queria repetir a história. Não queria que eu entrasse para as estatísticas de filhos criados sem pai.” (posição 1327)

Pedro vai narrar sua própria vida em primeira pessoa. Falar do seu nascimento, da descoberta do racismo, e da importância do Avesso da Pele, das namoradas e da faculdade de arquitetura que entrou pelo sistema de cotas. O avesso da pele seria o que não aparece como atributo físico: suas ideias, pensamentos e conquistas pessoais.

“No entanto, agora eu sei que você estava me preparando. Você sempre dizia que os negros tinham de lutar, pois o mundo branco havia nos tirado quase tudo e que pensar era o que nos restava. É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo. E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sob esse domínio, você, de alguma forma, tem de preservar algo que não se encaixa nisso, entende? Pois entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único. E é nesse lugar que estão os afetos. E são esses afetos que nos mantém vivos.” (posição 609)

Ao mesmo tempo vai falar da mãe Martha, uma mulher sofrida que perdeu os pais cedo e foi adotada. Tinha irmãos que foram adotados por uma tia, mas ela era a mais velha e foi adotada por Madalena, que já tinha uma filha, Flora. Martha vai sofrer com o racismo quando adolescente, quando seu corpo se desenvolve e começa a receber “elogios e cantadas” na praia, mas quem primeiro a questionou sobre a cor da pele mais escura foi Flora, que assim como sua mãe, era branca. Martha nunca tinha pensado no assunto. Depois casa-se com Vítor que se torna com o tempo violento e ela foge. Mais tarde vai conhecer Henrique e vai tentar resolver sua relação conturbada com ele, tendo um filho. Mas ela possui um vazio que nem mesmo um filho irá preencher.

“Sua mãe estava morta e as lembranças dela a atacavam quase todos os dias, a conta-gotas., como pequenas marteladas no coração. Lembranças que a magoavam profundamente. Essa falta será uma barreira intransponível em sua vida. Pois minha mãe irá crescer e dentro dela um poço irá nascer. E, no fundo dele, a única coisa que realmente a incomodará para sempre: a falta. A falta será a companheira.” (posição 399)

No primeiro capítulo tive uma certa dificuldade e tive que relê-lo, mas fui me familiarizando com a escrita e a leitura fluiu e foi maravilhosa.

O autor traça de maneira brilhante a história “inventada” dos pais de Pedro abordando com clareza o que é ser negro, pontuando o racismo, o racismo estrutural, o racismo por gênero, sem ser esse o mote e sim a relação entre as pessoas e seus afetos, mostrando outros assuntos muito importantes como violência policial, abordagens preconceituosas, educação, decadência do ensino no Brasil e a importância da cultura atrelada a isso tudo: livros, cinema e música. E vai nos dar uma aula sobre como os livros podem ser um tipo de salvação, usando o autor Dostoiévski, em Crime e Castigo, como exemplo para chamar a atenção dos alunos e ser respeitado.

Livro excelente! Merecedor do Prêmio Jabuti.

Luly @projetocabeceira 20/11/2021

Uma obra prima
Causa revolta, emociona, envolve, choca, provoca todo tipo de sentimento ler esse livro. Uma obra prima que merece meeeeeesmo ganhar esse prêmio Jabuti. Apenas leiam!

Silmara.Miquelof 31/03/2024

Triste, porém necessário
Livro muito bem estruturado, com leitura bem fluída, porém difícil em algumas partes. Sinceramente, não entendi o porquê do livro ter sido censurado, na verdade entendi sim, o motivo, porém não acho justo toda essa censura em cima dele.
Precisamos ter mais empatia com o próximo, precisamos ser mais gentis, precisamos tratar as pessoas com igualdade.
Recomendo muito a leitura.

dinizmel 01/04/2024

Potente e impactante
Que leitura visceral o Jefferson Tenório nos proporcionou. Já estava com vontade de ler a alguns meses, e depois da polêmica da censura, fui atrás pra entender melhor.

Achei muito interessante e envolvente a forma como o livro é narrado em 2a pessoa pelo filho do protagonista. A medida que vamos compreendendo as situações e vivências dos pais de Pedro, conseguimos entender suas motivações e escolhas de quando adultos, além de costurar super bem a véia racista pulsante que vigora nesse país em diversos aspectos de nossa sociedade.

Uma aula de Brasil pra quem quer conhecer e reconhecer os aspectos racistas que nos rodeiam.

Carolline 04/09/2022

Um livro que relata as dificuldades de ser negro numa sociedade racista e de um sistema educacional decadente e falido, com abordagens sobre conflitos familiares, perseguição, falta de amor, desigualdades sociais. Vale a pena a leitura.

Priscila292 31/03/2024

Intenso do começo ao fim
O Avesso da Pele é narrado pelo filho do personagem principal, Henrique, um professor de escola pública, negro, que reside no sul do país. Conta a trajetória dele ao longo de toda a vida, trazendo a tona episódios de discriminação aos quais a pessoa negra está vulnerável desde a infância. Apesar de ser uma história fictícia, é possível você enxergar vários Henriques no seu dia a dia, passando por situações completamente iguais e nos fazendo refletir o quão absurdas são todas aquelas verbalizações, atitudes, descritas nos livros, e ao mesmo tempo, o quanto são reais e estão entranhadas no cotidiano. Daqueles livros tapa na cara, que nos fazem refletir inclusive sobre nosso posicionamento nas mais diferentes situações. Uma leitura muita rica e engrandecedora.

Paula A. C. 22/12/2021

Dentre as melhores leituras do ano, com toda a certeza. Daqueles livros que, mesmo após a leitura, perduram em nossa mente, em nossa alma. Desses que nos marcam por toda a vida.

Michelle 28/06/2023

O avesso da pele
Que livro bom! ... envolvente, triste, pesado, de afetos quebrados, racismo, preconceitos e esteriótipos... histórias reais, cotidianas, necessárias para ampliar e representar, despertar os diferentes olhares pelas ruas afora.