O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Claudinei 14/03/2024

Um relato bastante realista sobre o ser humano, raça e se descobrir em um mundo hostil a sua pele! Nesse livro a realidade é mostrada sem filtros e nos apresenta um personagem denso, humano e que sobrevive até a violência policial lhe tirar aquilo que lhe era mais sagrado!

Clara.A.M.Oliveira 27/11/2022

Adorei
Eu comecei esse livro com o preconceito de que seria difícil a leitura, mas foi de boas. História bem envolvente que demonstra o racismo estrutura do país.

Marilia.Soncini 26/03/2024

Decidi ler o livro após a polêmica da censura do mesmo pela secretária de educação do Paraná.
É uma leitura extremamente necessária para todos, principalmente para quem não sofre com o racismo. O livro traz  reflexões importantes sobre como é a vida e o dia a dia de quem sofre preconceito.
E sobre o motivo da censura, totalmente sem sentido, não tem linguajar ou tema que não possa se abordado para adolescentes maiores de 15 anos.

Julia Romão 27/12/2022

Não foi um livro que me conectei. Achei um pouco confuso no início (não sabia qual geração cada personagem), mas a escrita do autor é boa. O livro é ótimo, de boas e importantes reflexões (necessárias!). Infelizmente, não me conectei, não abalou como muitos leitores vem relatando, mas acredito que em uma releitura eu possa sentir mais o impacto desse livro.

(Leitura: dezembro, 2021)

Joao366 28/12/2022

[...] A dor serve para nos fazer desistir...
De forma visceral e crua, o autor consegue nos mostrar os lados do racismo, que antes não pareciam muito visíveis.
Jeferson consegue concretizar o sofrimento dos personagens de forma contagiosa, através de simples palavras, inseridas em histórias profundamente significantes. Não contente em apenas nos mostrar o desgaste sofrido por quem passa por essas situações, o autor ainda consegue explanar sobre como os gêneros sofrem um tipo diferente de preconceito: Homem negro, julgam como criminoso; Mulher negra, julgam como faxineira/empregada; Trazendo à tona a percepção de que o preconceito está tão intrínseco na sociedade que, às vezes, nem o percebemos, de certa forma.
Pra fechar, o autor esclarece o cansaço do personagem em sempre ser abordado como um criminoso, mostrando o cansaço e o fim desistente da situação.

Fernandes83 10/01/2023

Um soco na vida
Eu tirei meia estrela porque fiquei um pouco confusa com a narração no início do livro. Não sei se por desatenção ou se pelo estilo de escrita. Tirando isso, depois que peguei o ritmo, cada página virada do livro me causava uma reflexão ao longo dos dias. Eu pensei demais nesse livro mesmo enquanto eu não estava lendo. Eu já li outro livro depois desse, mas sigo pensando nele. Ele é basicamente uma narrativa sobre vidas que se embolaram, que se misturaram, porém, a narrativa é feita pensante, sendo reflexiva, sendo analisada. Embrulhou meu estômago, me fez chorar, ficar triste e me trouxe uma realidade, que mesmo não sendo a minha, foi como se sentisse na pele. Arrebatador!!!

Clau Melo 31/03/2023

Reflexivo
Literatura nacional/RJ, 2020. Ficção urbana.

Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Alcione.Ferreira 28/01/2023

Agora compreendo o porquê de tantas pessoas admiráveis indicarem esse livro e o motivo delas terem sido tomadas por completo ao lê-lo.
Ele fala sobre o racismo olhado, especialmente, por dentro da instituição família, sob vários ângulos. O estrutural racismo desnudado pelo cotidiano de vivência com os (des)afetos. Imprescindível.

gstcreep 30/10/2023

Esse livro é muito real.
Estava passando por uma ressaca literária onde não conseguia ler uma página sequer sem me sentir entediado ou disperso. E esse livro me prendeu de uma forma inesperada.

O final é totalmente óbvio, mas revoltante (pra dizer o mínimo. Eu chorei litros (fui julgado horrores no metrô por isso) e até agora não superei.

Mandi 15/03/2023

Achei a escrita bastante confusa e levei um tempo até entender de fato quem era o narrador.
Tirando esse ponto, achei a história em si super intensa e importante de ser escrita.

Raquel Rodrigues 29/01/2022

um livro forte, marcante e necessário. sobre o racismo no brasil, a hipersexualização do corpo negro, violência policial, dependência emocional, luto e solidão. Muitas coisas que nunca vou entender completamente, situações que nunca vou viver na vida, mas que tantas pessoas já passaram e ainda passam. Situações que doem, destroem e matam.

malu :) 30/01/2022

Preservemos o avesso
"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina o modo de estar no mundo. E por mais que sua vida seja medida pela cor, por mais que suas atitudes e modos de viver estejam sob esse domínio, você, de alguma forma, têm de preservar algo que não se encaixa nisso, entende? Pois entre músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu, isolado e único. E é nesse lugar que estão os afetos. E são esses afetos que nos mantêm vivos."

'O avesso da pele' é a típica obra que te prende e não te deixa escapar. Cada página, linha e entrelinha estão aí para revelar minuciosamente a vida, a morte, os amores e arrependimentos de Henrique, e merecem ser lidas.
Uma vez me disseram que o que deixamos para trás não são herançass e, sim, as memórias de quem fica. Sinto que o livro é um retrato muito além do que é mera história. Abordando assuntos como o racismo, a construção social e política das discriminações e expondo os desafios diários das personagens principais, Jeferson Tenório orquestra o despertardo leitor a assuntos que devem ser discutidos, expostos e questionados todos os dias.
E como se isso já não fosse o suficiente para fazer arrepiar cada pelo do meu corpo e subirem lágrimas aos olhos, também vi que, assim como Pedro, eu tenho medos. Não gosto da morte. Não gosto de partidas. Mas Henrique está me ensinando a não ter medo da morte. "E não gostar do fim é imprescindível quando se pretende algo da vida".
Marcio Fabula 30/01/2022minha estante
Elegante resenha minha cara. A propósito que menina emotiva hahaha

Marcos Santos 23/08/2022

Uma narrativa de denúncia social que retratar a trajetória de Pedro. Um filho em buscar de sua indentidade e suas raízes . Uma história que mostrar que ainda precisaremos percorrer um longo caminho até conseguimos ter empatia e não julgar a pessoa pela cor de pele.

Nai Lima 24/08/2022

Não é um livro ruim, mas...
Muito embora tenha sido vencedor do prêmio jabuti, por sinal merecidamente ter ganho... comigo parece q não fluiu tão bem.
A impressão q ficou é a de que tendo por referência o ocorrido do policial q assassinou um homem negro no EUA, parece que o autor juntou todas as histórias de preconceito racial e colocou num livro só. Mas, pode ter ocorrido tb do problema ter sido eu por vir de uma sequência de leitura com a mesma temática. Até estava na vibe, mas so depois percebi q foram algumas leituras sem intervalo de tempo com o mesmo tema