Se não fosse você

Se não fosse você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

amandaleixo 23/05/2024

Morgan e Clara Grant são mãe e filha, e aparentemente não têm nada em comum.

Morgan engravidou muito nova, com dezesseis anos, e está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Colocando sempre a família em primeiro plano, Morgan deixou os próprios sonhos de lado para dedicar-se à filha e ao marido.

Clara, por sua vez, não quer seguir os passos da mãe - ela não consegue enxergar nada de espontâneo na personalidade de Morgan. No auge dos seus dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que os pais não incentivem a carreira.

Com personalidades incompatíveis e objetivos divergentes, a convivência entre Morgan e Clara está cada dia mais insustentável. A única pessoa capaz de criar um ambiente de paz é Chris - marido de Morgan, pai de Clara, o porto seguro da família. Mas essa paz é quebrada após um trágico acidente que muda completamente a vida das duas.

Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desabou ao seu redor e encontra conforto na última pessoa que esperava, Clara só aumenta sua lista de rebeldias. Com o passar dos dias, novos segredos, ressentimentos e mal-entendidos fazem com que mãe e filha se afastem ainda mais... e a distância aumenta tanto ao ponto de uma reaproximação se tornar improvável. Depois de tanto tempo distantes e com muita coisa não dita, será que ainda há chances de que tudo fique bem?

L Amorim 22/05/2024

Um drama comovente, a interessante história de uma mãe e sua filha. As reviravoltas da vida, os amores, as decepções estão descritas nessa leitura leve e fluida.
Eu me cansei um pouco da leitura por já imaginar o final que mesmo sendo previsível foi lindo.

Rafaela1367 20/05/2024

Esse livro, meu Deus, esse livro!!!! Eu estou ainda tentando me recuperar desta leitura e conseguir expressar o quanto esse livro é impecável, eu não sei se eu amei mais a história de amor da Clara com Milie, da Morgan com Jonah, ou da relação de mãe e filha. Foi disparado o livro que mais fiz marcações porque tudo era tão gostoso de ler, tão lindo, as vezes com humor, as vezes com tristeza, mas tudo tão gostoso. Clara com uma maturidade admirável, por mais que as cenas dela com a mãe em determinado momento era tão difícil ler sabendo de tudo, a autora mostra o papel perfeito da educação que recebeu da sua mãe. Morgan por sua vez, ela se colocou em segundo, terceiro lugar por tanto tempo que tava absurdo compreender, vontade de dar um chacoalhão nela, eu só queria que ela se entregasse pra vida, para os seus sentimentos por Jonah, pelo amor de Deus mulher. Milie e Jonah me conquistado de primeiro, que homens!!!
E esse final? Realmente me faltam palavras pra expressar, só perfeito.
Mais uma vez a CH me surpreende com sua escrita, com seu talento, é um livro que se tivesse 2 mil páginas eu não me cansaria de ler, só dá vontade de estar lendo e vivenciando os momentos, apreciando cada palavra.

Mayrão 20/05/2024

Dois reais ou uma protagonista insuportável?
Em “Se não fosse você”, iremos acompanhar a vida de Morgan e Clara, mãe e filha, após a perda inesperada do porto seguro de ambas. Ambas tentam viver com o luto da perda de entes queridos, revelações traiçoeiras e insegurança com o futuro. Um livro repleto de drama, luto e perdas, ou seja, um livro bem Colleen Hoover.

Pois bem, inicio essa resenha sendo bem sincera: esse é o pior livro da Colleen Hoover, na minha humilde opinião.

O enredo do livro não é ruim, pelo contrário, os plots são bem interessantes, tem personagens maravilhosos, todavia, bastou uma única personagem do livro para acabar com a minha experiência enquanto lia, e essa personagem é a Clara.

Clara é a típica adolescente irritante que só olha para o próprio umbigo, enquanto trata a mãe (Morgan você é perfeita) como se a mesma não tivesse sofrendo (e ouso dizer, que sofre muito mais do que a própria Clara) com a perda que ambas tiveram no livro.

Veja, eu super entendo que cada pessoa tem o seu luto, que vive e supera ele do seu jeito, mas a forma como a Clara resolveu descontar tudo em outras pessoas que nada tinha a ver com seus problemas foi de um infantilidade que me irritou ao extremo, a ponto de odia-lá e odiar o livro.

Alerta de spoiler, cuidado!

Para mim, a pior parte é quando ela julga pra caramba a Morgan por se envolver com Jonah, a ponto de falar coisas absurdas, mas quando descobriu o segredinho sujo do pai e da tia, nem ao menos, ficou com um terço da raiva que ela ficou da mãe. E foi aí, que eu decidi que essa personagem não merecia o protagonismo que ela levava, por mim preferia que o livro só foca-se na Morgan.

Enfim, o livro não é de todo ruim, ele é bom, mas com certeza é o PIOR livro da Colleen que eu já li, tudo por culpa da Clara.

Isabella2433 19/05/2024

É um romance muito gostoso de ler, acontecem algumas coisinhas inesperadas, mas não tem nenhum plot super interessante.

Beatriz3345 19/05/2024

Incrível
Redundante dizer que em 90% dos casos me emociono com a Collen ..
Livro que conta sobre um amor incrível entre mãe e filha (por isso escolhi essa frase que me emocionei qd li)!
Fruto de uma gravidez na adolescência, Clara, aos 16 anos além de conseguir conquistar seu grande amor passa por uma sequência de acontecimentos turbulentos que fazem relacionamento com sua mãe, apenas 17 anos mais velha que ela, estremecer!!!
O livro de desenrola entre a busca entre essa mãe se sacrificar pra n ver a filha sofrer, até a grande descoberta da filha (q nos é feita um pouco antes), que leva essa filha a ver que não tem um relacionamento que supere o dela com a mãe, ao mesmo tempo que com grande amor ela descobre que tem um outro ponto de apoio, totalmente diferente, com quem contar!
O livro é incrível no melhor estilo Collen! Amei e super recomendo a leitura!

Nicole764 18/05/2024

Se não fosse você - Colleen Hoover
O livro não é de todo ruim, porém foi difícil compreender os sentimentos de alguns personagens. Não porque eu não tenho perspectiva nenhuma, mas sim porque 90% dos personagens são chatos e só tomam decisões ruins, a Clara por exemplo é uma songa monga que acha que o mundo gira em torno do umbigo dela e não faz o mínimo de esforço pra entender os outros e no final ainda espera que entendam ela.

Gabriella.Martins 18/05/2024

Se não fosse você
Como sempre a Colleen Hoover te prende na leitura, te envolvendo na história e fazendo você querer saber tudo!

Ellyda 18/05/2024

Como sempre não posso deixar de elogiar a escrita fluida da Colleen.
Não é um dos melhores livros dela, mas também não está entre os piores. Senti raiva da Clara em alguns momentos, mas no geral, gostei do livro sim. Vale a pena ler!

Luiza 17/05/2024

Dos livros da CoHo que já li, certamente esse foi o meu favorito. Admiro a sensibilidade com que ela escreve os personagens, sempre acabo me apaixonando por eles.

Ton 15/05/2024

?A última palavra que ele disse foi? laranja?
Apesar da Colleen ser minha autora favorita, nunca tinha lido um livro assim dela. Na verdade, nunca tinha lido nenhum drama familiar.
Ao contrario de todos os livros dela que eu já li, esse não destruiu meu coração. Tiveram alguns (poucos) momentos em que eu me emocionei, mas, no geral, achei uma história bem leve, com algumas pontadas bem colocadas de humor. Amei (mais uma vez) a experiencia!

sah 15/05/2024

Te prende do início ao fim
Gostei muito da história ser narrada pela mãe e pela filha, assim acompanhando os dois lados da história! muito bom acompanhar a jornada delas como mãe e filha no meio dessa trageia e tbm os romances de cada uma. gostei bastante!