O ano em que menos é muito mais

O ano em que menos é muito mais Cait Flanders

Resenhas - O ano em que menos é muito mais

1 | 2 | 3 | 4

cheledrum 07/06/2023

Mudança
Foi interessante ver como uma única decisão mudou tanto a vida de uma pessoa. Eu não sou consumista, sou pobre mesmo rs então não tenho muito dinheiro para gastar com "supérfluos", de qualquer jeito sempre temos como economizar. O livro me trouxe muitas reflexões e inspirações

Bruna 20/05/2024

Vale olhar para a sua vida.
Li sem expectativa e gostei muito. A autora não vem com o intuito de lhe mostrar como viver com menos, mas ela abre o seu intimo para lhe mostrar como sua vida estava e como ela a mudou. Senti falta de uma ida a terapia? Sim! Porém o livro não perde o seu brilho por isso. De forma madura e mostrando as suas quedas e como se reergueu as paginas fluem para uma leitura que indico.

Renata Martins 22/02/2022

História da autora
Me vi em várias situações que ela conta da vida dela. Várias mesmo! Desde as bebedeiras ao "minimalismo". A autora tem menos de trinta anos e já passou por poucas e boas. Ela conta desde a sua infância à fase adulta. Como mudou sua vida e acabou com suas compulsões (comoda, bebida e compras). Recomendo a leitura.

Ella 06/02/2022

Então... é uma leitura gostosinha sobre a vida da moça que tem compulsão por compras e o ano todo em que ela se proibiu de comprar. É bom pra passar o tempo, mas é sem embasamento nenhum. Tem que ler e não levar a sério. Faça terapia!

Oswaldo Sandi 01/06/2023

Uma biografia de auto ajuda?
É interessantíssima a história de como a Cait traçou e cumpriu um plano pra mudar toda sua vida com base em limitar seu consumismo!
Acaba por ser repetitivo em algumas partes e entretém mais do que orienta (no caso de quem lê esperando uma fórmula para economizar, por exemplo).
Pra mim funcionou legal, porque levei mais como biografia, fiquei muito feliz com todas as mudanças que ela conseguiu fazer, principalmente em sua saúde e em suas relações.
No mínimo é inspirador!

Carla 15/12/2023

Um livro sobre compulsividade
Uma autobiografia que fala sobre uma mulher que chegou ao fundo do poço entorno dos 30 anos, por conta de sua compulsão, a principio com a bebida, flutuando pela compulsão alimentar e chegando q compulsão por compras. Apesar de umas partes de excesso de informações que em nada agregam, o livro é bem interessante e traz reflexão pra quem se identificar (meu caso com as compras ?) No geral bom livro. Recomendo.

nay.gba 15/02/2024

Diário de uma ex viciada
O livro é uma autobiografia da Cait em sua jornada para largar a bebida e as compras compulsivas.

Não é bem um guia de como fazer e sim como ela fez. Sem recorte social ou aprofundamento das questões emocionais e culturais que levam a maior parte dos americanos a estarem endividados ou fazerem uso de algum tipo de droga.

O modo que ela fez totalmente independente e sem ajuda profissional é bastante curioso, visto que as chances de recaídas são imensas.
Sou do princípio que se eu não sou especialista eu fico calada, achei perigoso a crítica que ela fez ao AA. (Não que eu discorde do ponto dela), mas que crítica por crítica sem solução não acresce e só afugenta algum leitor que poderia se beneficiar.

Por mais que ela cite fontes, o método dela não tem base científica e acho que é válido mais como um relato pessoal do que guia para organização financeira e pessoal.

"Uma das maiores lições é que, sempre que você pensa em cometer excessos, é porque sente falta de alguma coisa em você ou na sua vida, e nada do que beba, coma ou compre pode reparar essa falta."

Não cabe a mim indicar profissionais de saúde, mas se você oscila entre a depressão e a euforia que leva a problemas com bebida, com dinheiro, com compras e com a sua comunidade busque ajuda terapêutica. O problema pode ser mais que relaxo.

lili183 28/05/2023

Enquanto eu li esse livro fiquei com uma imensa vontade de desapegar de alguns itens e fazer uma limpeza geral (então creio que a proposta do livro funcionou). Eu enrolei demais pra ler porque eu achei que iria odiar, mas isso não aconteceu.

Manuella 10/12/2023

Olhar para o que merece atenção
Refletir sobre nosso consumo é algo urgente. Este livro nos leva a repensar a maneira como compramos, nos alimentamos, como gastamos nosso tempo, como respeitamos nosso corpo, nossos sentimentos e traz dicas valiosas para quem deseja ter uma vida mais leve, mais nítida e presente. Aproveitar os momentos de forma consciente.

Veronica 30/04/2023

Construtivo
É um livro muito interessante, construtivo e muda sua perspectiva sobre suas necessidades e gastos. Indico muito, mas só se você quiser mudar seu hábitos e gastos... Pois te dá um ponto de vista diferenciado do que muita gente tem.

Queila - Meu vício literário 04/01/2023

Uma biografia instigante
Não conhecia a Cait, mas me surpreendi com a leitura de sua biografia e experiência de não compra.
Como os capítulos são bem explicados e ao final, temos um guia para realizar a mesma experiência, é muito provável que qualquer pessoa que ler, sinta o impulso de também se desafiar a consumir menos e a não comprar o que não é essencial.

Que bom que comecei o ano de 2023 com essa leitura.

LidiCalado 26/06/2021

Muito bom!
sobre a autora

?Cait Flanders é ex-consumidora compulsiva transformada em consumidora consciente de tudo. Por meio de histórias pessoais, ela escreve sobre o que acontece quando dinheiro, minimalismo e mindfulness (ou desenvolvimento da consciência pessoal) se encontram. A história de Cait foi contada por Oprah.com, Forbes, Yahoo!, The Guardian, The Globe and Mail, CBC News e outros veículos. Em seu blog caitflanders.com, ela inspira as pessoas a consumir menos e viver mais.?

Embora
seja uma narração da vida dela, pode ser um meio de ajuda para quem não sabe como iniciar. Muito bom, mais uma história que conta que a mudança só vem se realmente tivermos interesse em mudar.

Elisio Rebouças 07/11/2021

O diário de Cait Flanders
Mais para um diário do que para dicas reais de finanças, o livro gira em torno do ano em que a autora decidiu se proibir de comprar coisas desnecessárias. Contando mais seus problemas pessoais, familiares e outros vícios me pareceu mais um diário, porém o intrigante neste livro está que correndo por fora vai entrando em sua cabeça alguns cuidados com compras desnecessárias e economia de dinheiro. Belo trabalho da autora!

Michelle Braga 28/03/2022

Gostei de ouvir este livro, faz a gente pensar em muitas coisas que compramos sem necessidades e como é bom planejar e ter objetivos para alcançar.

Ju Amaral 08/02/2024

O Ano que Menos é Mais!
Um bom livro pra quem quer ideias para tentar mudar hábitos e economizar mais.
Porém, como a autora é canadense, a realidade vivida é muito diferente da nossa brasileiros, economicamente falando!
Enquanto ela luta pra pagar a dívida de cartão de crédito, seu maior inimigo, e lidar melhor com os excessos de compras e álcool (o três principais itens que consomem seu orçamento), aqui no Brasil, a gente luta pra conseguir manter as contas mensais em dia, enquanto o valor do aluguel é exorbitante e a cada dia mais o poder de consumo diminui, porque ir no mercado é deixar basicamente seu salário!
Mas há pontos que podem ser aplicados com certeza em nossas vidas brasileiras, como a redução do uso e consumo de álcool, a lista de proibições de compras e a lista do que podemos comprar, saber identificar os nossos gatilhos para compras exacerbadas.
Tirei boas ideias do livro!

1 | 2 | 3 | 4