A mulher ruiva

A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Lu 07/04/2021

Essa é uma história sobre obsessão. Uma boa história sobre obsessão com uma pitada de romance de formação e suspense. Algumas reviravoltas trazem emoção para a última metade e as reflexões de Pamuk são excelentes.

Debora 06/02/2021

Este livro não merece o esforço de uma resenha. Ou... obsessões repetidas não dão uma boa história
Chatoooo. Repetitivo. Focado/fixado nos casos de Édipo (filho mata o pai) e de Sohrab/Rostam (pai mata o filho). E uma mulher ruiva no meio da história, cujo sentido ainda estou procurando.
Ou melhor, uma mulher ruiva que REPETE a história no fim.
Jamila 14/02/2021minha estante
Chatíssimo! Achei que só eu tinha achado isso...

Erika 17/02/2021minha estante
O título deveria ser outro. Não tem nada a ver " a mulher ruiva". É o que menos aparece aqui. Os pseudo intelectuais que me perdoem. Mas esse livro é fraco demais.

Debora 26/02/2021minha estante
Muito fraco!
E, Jamila, eu tomei um susto com a nota do livro no app...

inasantos 25/01/2021

O livro te prende desde o início pela curiosidade de entender como irá se desenvolver e o quanto as histórias cujo o protagonista é aficionado tem a ver com o livro.
Não é o livro mais maravilhoso que li, mas é muito bom!

Leandro190 25/08/2022

A força dos cabelos vermelhos
Primeiro contato com a literatura turca que tive e foi muito bom. O livro tem capítulos curtos, o que eu gosto muito e isso fez com que a leitura fosse muito fluida. A estória é muito interessante, se vc não ler a sinopse pode até achar que se trata há uma mulher conduzindo tudo....não é bem assim. As discussões são acerca da relação pai-filho....e valem muito a pena, principalmente se o leitor se interessar minimamente por psicanálise. Eu só gostaria que trama tivesse mais da "mulher ruiva". Por dar nome ao livro, por ser uma espécie de fio condutor da estória e por estar ligada a todos os personagens principais queria tê-la conhecido melhor. Será que eu me apaixonaria por ela???

Hannah Monise 17/05/2021

Parricídio e filicídio
A Mulher Ruiva é o livro de janeiro de 2021 da TAG Curadoria e é, também, meu primeiro livro turco. Como eu amo aprender sobre a cultura de outros países!

Essa leitura começou em abril e foi pausada indevidamente, mas todos os momentos em que a fiz foram fáceis, tranquilos e fluidos. A escrita do autor é tão envolvente, que até quando a história estava sem muitos grandes acontecimentos, a leitura avançava sem eu nem ver.

Cem Çelik é um garoto que precisa pagar seu cursinho pré-vestibular e decide então ser aprendiz de um cavador de poços, o mestre Mahmud. É a partir daí que sua vida começa a ter grandes reviravoltas! Na cidade de Öngören ele conhece a mulher ruiva e cria uma grande obsessão por ela... Depois de um importante incidente, ele volta para Istambul onde constrói sua vida e se torna um grande empresário, mas sempre pensando sobre 30 anos atrás... Sem contar em seus estudos e curiosidades sobre o mito de Édipo rei e Rotam e Sohrab.

Aprendi muito com essa leitura! Um livro sobre parricídio e filicídio muito interessante e que vale muito a leitura. Super recomendo!

07/07/2022

Repetitivo
Livro maçante, repetitivo. O personagem principal passa o livro inteiro martelando os fatos que ocorrem no início da história. Escrita sem nenhum prazer estético. Do meio para o final você até se engaja pela fofoca, mas no geral não consegui me comover nem me envolver em uma história que me pareceu bem forçada. Personagens sem carisma. Ayse tinha um grande potencial, mas ficou de escanteio. No fim a Mulher Ruiva repete a história inteira que já estamos cansados de ouvir. Poderia ter terminado com o relato do Cem em um final em aberto, teria sido mais interessante para a narrativa toda que foi apresentada.

Lisi 31/01/2021

Toda a narrativa das partes I e II é interessante e te faz refletir sobre o papel que temos em nosso destino, se é que acreditamos nisso.
Pra mim o que "estragou" toda a minha visão da história foi a parte III e as revelações e sutis conclusões que vieram nesse final.

Chelly @leiodetudo 07/07/2021

Muito bom.
Nunca pensei que uma história com tanta cavação de poço pudesse surpreender. É um baita livro com uma reviravolta de cair o queixo. Apenas leiam!

Paula 30/09/2022

Surpreendente
Eu achei que esse livro fosse uma história tranquila, sobre pessoas tranquilas, vivendo vidinhas tranquilas. Até a metade, mais ou menos, aí PAFT! Um chute na cara e tudo fica tenso e frenético. Muito doido!

Lilly 18/04/2021

Envolvente
A experiência de leitura foi positiva, pois o tempo todo me senti dentro da mente do personagem, vivendo suas impressões, angústias, expectativas e alegrias.

Os outros personagens da história também são bem construídos; e os toques de mito e fantasia que envolvem a história completam o show.

Amanda Bento 21/01/2021

Mitologia, tinta no cabelo, terra e muitos "quases"
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Orhan Pamuk e estou encantada. Ao primeiro olhar o livro não tem suspense, é apenas uma história sendo contada, mas de repente o suspense te arrebata do meio para o final e é inviável largar o livro antes de terminar. Uma deliciosa viagem para a Turquia dos anos 80 até 2010, uma das melhores leituras que fiz nos últimos tempos.

Ana Peres 15/04/2021

Excelente leitura
Gostei muito, bem escrito e boa história. Nos leva a países bem distantes . Valeu a pena.

Angély 23/05/2022

Esse livro me fez sair de minha zona de conforto literária, como todos os livros da Tag Curadoria que tenho lido. Com certeza não seria um livro que eu compraria para ler. No entanto isso não exclui o fato de ser um bom livro. Acho q essa é a proposta do clube e no meu caso ocorreu exatamente assim. Trata-se de uma narrativa muito bem escrita, inteligente, com espelhamentos nas histórias de Édipo e Rostam/Sohrab. Nesse ponto achei magnífica. O resto segue um tanto arrastado, mas compensa insistir.

Lizandra.Mirelle 10/02/2022

Envolvente, espetacular
Esse livro conseguiu me surpreender tanto, que li em dois dias de tão obcecada eu fiquei pela história, pior que Cem...
Claramente é um retrato fiel daquilo que dizem, uma história onde a vida imita arte.
Onde o autor usou tanto da literatura, de mitos, lendas para desenvolver algo em que caminhasse entre a imaginação e real.
O misto de sentimentos que tive ao ler esse livro foram tantos, que as vezes ficava numa ansiedade enorme. Cheios dos plot twist que te deixa de boca aberta.
É um livro que super recomendo!

Bárbara 20/11/2021

A mulher ruiva que era atraída pelo mito
?Tão similar quanto o mito?

Meu Deus chegou no fim parecia que a Ruiva estava ensaiando no teatro a própria vida e fim

Sai duvidando do carater dela e de todos esses homens ao redor