Um Menino Chamado Natal

Um menino chamado Natal
Livro: Um Menino Chamado Natal
Autor: Matt Haig
Editora: Ciranda Cultural

?Para ver alguma coisa, você tem que acreditar nela. Acreditar de verdade. Essa é a primeira regra do duende?.

Nikolas apelidado de ?Natal?, é um garoto de onze anos que mora em uma cabana na floresta, junto de seu pai.

Em um reino onde o frio e a falta de esperança prevalece, o rei convoca todos os aldeões para um comunicado durante a missa, ele quer que alguém traga algo que faça todos reviverem a esperança.

E assim, o pai de Nikolas parte junto de mais homens em busca da mística aldeia dos duendes, para que possa receber a recompensa e assim criar o filho como sempre desejou.

Após o sumiço do pai, o jovem embarca em uma de suas maiores aventuras, rumo ao Polo Norte e com ele seu fiel amigo, o ratinho ?Miika?.

Sabe aquele livro que aquece nossos corações durante a leitura, esse com certeza nos traz aquela sensação gostosa, recheado de aventura, amor, esperança e a magia natalina.

Com personagens cativantes, o autor traz para as páginas desta história, um garoto que acima de tudo tem a fé de acreditar e a esperança em seu coração que nos toca desde o início da leitura.

Me vi maravilhada com os detalhes das ilustrações que parecem tão reais aos nossos olhos, uma leitura para ser lida por qualquer idade, pois a linguagem é simples e clara.

Nikolas nos traz sentimentos que devemos lembrar não só na época do natal, mas sim o ano todo, pois o amor e a esperança deve prevalecer em nossos corações, assim como o acreditar.

ygorvcastro 19/01/2022

Resenha | Um Menino Chamado Natal — Matt Haig
Escrito por Matt Haig e ilustrado por Chris Mould, Um Menino Chamado Natal é um livro infantil repleto de referências aos mais tradicionais contos de Natal e tradições natalinas que conhecemos. Recentemente, a obra ganhou uma adaptação produzida pela Netflix.

Na história, conhecemos Nikolas, de onze anos, apelidado de Natal. A vida do pequeno garoto sempre foi complicada, mas ele sempre foi um garoto feliz, mesmo ganhando apenas um presente na vida. Certo dia, no entanto, seu pai parte em uma jornada para descobrir aquilo que todos os humanos duvidam existir: a aldeia dos duendes. Contudo, o pai de Nikolas desaparece e o jovem precisa partir rumo ao Polo Norte para resgatá-lo, iniciando a maior aventura de sua vida.

Um Menino Chamado Natal é repleto de momentos divertidos, magia natalina e, claro, coisas extraordinárias se tornando realidade. Portanto, se você, leitor, “é uma dessas pessoas que acredita que algumas coisas são impossíveis.”, pare a leitura por aqui.

A magia de Um Menino Chamado Natal
Você continua lendo?
Que bom. (Os duendes ficariam orgulhosos.)
Então, vamos começar…

Matt Haig se prende às principais tradições natalinas para criar o mundo fantástico visto em Um Menino Chamado Natal. No entanto, o autor se prende às ideias e significados dessas tradições e toma a liberdade de reinventá-las e introduzi-las de forma desintencionada e divertida ao longo da história, além de complementá-la com inúmeros novos elementos que não costumamos ver diretamente atribuídos ao Natal.

Não importa se você é um ávido leitor de histórias natalinas ou apenas uma pessoa curiosa, ao ler este novo e arrojado clássico de Natal, perceberá todos os inúmeros detalhes e sutis referências deixadas na trama. Desde as mais simples, como o trenó e as renas, até as mais desconhecidas — que não citaremos aqui.

A narrativa
A preocupação de Haig em criar uma história direcionada ao público infantil, torna-a simples, mas cativante do início ao fim. Graças ao vocabulário simples e estrutura fluída, Um Menino Chamado Natal se torna uma daquelas obras que conseguimos ler em uma única tarde.

Além disso, outro grande mérito da obra precisa ser mencionado: as ilustrações de Chris Mould. Apesar de o livro não ser inteiramente ilustrado, existem diversos trechos que ganham vida pelas mãos do ilustrador. Com isso, as ilustrações levemente ‘sombrias’, mas repletas de fantasia, que se assemelham bastante ao estilo de Tim Burton, nos ajudam a mergulhar ainda mais no mundo criado por Haig.

Vale a pena?
Assim como toda obra natalina, o livro é uma história leve, cativante e repleta de mensagens positivas e acolhedoras. Apesar de ser uma história curta, Haig consegue transmitir todas as ideias que parece querer apresentar ao leitor. Cada personagem recebe sua merecida atenção, e nós acompanhamos em primeira mão o desenrolar desta história fantástica protagonizada pelo jovem Nikolas e o nascimento de uma das maiores tradições ocidentais. É uma leitura indispensável para leitores de todas as idades.

Ah! E não se esqueça: “Pense em uma lembrança feliz.”, “Dê um presente a alguém: um brinquedo, um livro, uma palavra gentil ou um grande abraço.”, e acima de tudo, “Acredite.”. É tudo que você precisa para ser alegre mesmo em tempos ruins.

site: https://codigonerd42.com/literatura/resenha-um-menino-chamado-natal-matt-haig/

izadora zanetti 14/01/2022

clima de natal mágico
ler esse livro dá aquela sensação boa de ler um conto de fadas, onde dá pra sentir que a história é mágica e conversa com a gente.
desde o começo já senti que a ambientação e a escrita tinham me pegado e seria fácil de ler.

é leve, divertido, ri bastante enquanto lia e o livro fluiu bem.
demorei um pouco pra terminar, mas sempre que pegava era ótimo.

os personagens são bem caricatos, mas são divertidos de amar (nikolas, blitzen, pai topo e pixie, essa é pra vocês ?) e odiar (tia carlotta, essa é pra você ?)

a magia dos duendes, toda a pequena mitologia criada, a aventura que eles tiveram, foi simples mas conseguiu cumprir o propósito.
só fiquei um pouco cansada quando foi chegando na metade, mas logo passou.

por ser um livro infantil, tem umas lições sobre moral, amor, esperança e tal bem explícitas que eu não gostei e não aproveitei tanto, teria sido melhor se o autor tivesse sido mais sutil. mas é mais pra crianças, então tudo bem.

é um livro ótimo que trás o clima natalino, amei ter lido e ter tido a visão do autor sobre como nasceu o papai noel.

"uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu."

sandim_steh 09/01/2022

IG: @PAPEANDOSTEH
"Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu..."

{RESENHA: "Um Menino Chamado Natal - Matt Haig"} Neste livro vamos conhecer o jovem Nikolas de onze anos, que tem o apelido dado pelos pais de "Natal", vivendo distante do reino, com seu pai, seu único brinquedo e o rato Miika.

Confira a resenha completa no IG: @PAPEANDOSTEH

Laís Anulino 04/01/2022

Uma leitura que aqueceu meu coração!! Com um dos finais mais fofos que já vi.
"Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você não entende"

Nikolas é um menino cheio de imaginação e com um coração puro. Seu apelido é Natal, pois nasceu nesse dia, e apesar de só ter ganhado um brinquedo na vida, se sente feliz por ter sido um presente dos seus pais.

Mas sua vida não é fácil. Eles possuem dificuldades financeiras e quando seu pai recebe uma proposta que pode mudar isso, resolve aceitar e embarcar em uma viagem para o extremo Norte.

Quando seu pai não volta, Nikolas resolve partir em busca dele e acaba vivendo grandes aventuras ao encontrar a vila dos duendes.
Esse menino passa por grandes provações. É triste o que ele enfrenta. Mas logo vamos ser presenteados com vários momentos de coração quentinho.

Eu amei esse livro, ele é como um conto de fadas. Também amei suas ilustrações.
Agora sim, o espírito natalino chegou de vez por aqui!!

Já até comecei a ver o filme baseado nele. Está disponível na Netflix.
Notei algumas mudanças em relação ao livro, mas essas mudanças apenas estão deixando a história mais mágica! E eu estou amando!! Está tudo tão lindo

Fica aqui minha indicação para essa época linda!!
Uma história rápida, gostosa e cheia de seres mágicos para vocês conhecerem.

site: https://www.instagram.com/p/CXbb5HLL67M/

Lisa 03/01/2022

"Dar é o que faz você feliz."
Posso registrar as lágrimas em uma resenha? Que perfeição de livro! A escrita, o enredo, as emoções... TUDO!
Ele e o "Pequeno Príncipe" são livros que marcam. Senti a mesma emoção com os dois. Queria ter conhecido o Nikolas quando eu era mais nova, apesar de a idade não interferir na experiência, pelo menos não para mim.
Uma história mágica e cheia de altos e baixos na vida do Nikolas. Chorei com ele, sorri, gritei.
É uma história sobre amadurecimento, bondade e reflexão sobre as atitudes do homem.
Frases marcantes, reflexões, muito biscoito de gengibre e uma escrita impecável!
Terminei esse livro com uma frase no coração: "Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você não entende." Lembrem-se disso.

Felipe.Rocha 02/01/2022

*Primeiro livro finalizado do ano 2022, começando com essa mensagem...

"Vai ter muita gente na sua vida dizendo para você "crescer" ou insistindo para você parar de acreditar em magia. Não escute essas pessoas. Existe magia neste mundo."

A leitura é rápida, você começa a ler e nem ver as folhas e os capítulos passarem, muito legal ver a origem do natal e do papai Noel ou pai Natal ???

Patricia Milani 31/12/2021

Uma história de esperança... Livro lindo, cheio de ilustrações que dão vida às páginas, a magia deste livro é de aquecer o coração. Li e assisti a adaptação e recomendo os dois, principal para quem gosta do natal e do seu significado.

Thaís de Souza 30/12/2021

Um menino chamado natal
Apesar de algumas passagens intensas, a história em si é muito leve e aconchegante. A forma como Nikolas cresce e seu personagem é desenvolvido é incrível. Um livro que deixa o coração quentinho.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 29/12/2021

Um menino chamado natal
?Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu.?

Já inicio o post fazendo uma confissão: não gostei da adaptação da Netflix.. me desculpem, mas sou sincera. Talvez tenha ido com muita sede ao pote? Talvez.. mas o fato é que o encanto que a obra me trouxe, a Netflix não conseguiu. Mas, sempre há um ?mas?, os efeitos e a fotografia da adaptação ficou um espetáculo! Lindo mesmo!

Dito isso.. vamos a obra, é de aquecer o coração, o meu dobrou de tamanho rsrsrs.. e a imaginação voou alto! E, sim! Sou aquela leitora que aguarda a época natalina para fazer leituras temáticas, vcs não?!Simplesmente fiquei encantada com essa escolha!

Sobre o enredo.. vamos conhecer Nikolas, um garoto de 11 anos que mora na Finlândia com seu pai, Joel, o lenhador. Depois que a mãe morreu na floresta, o pai é toda a família que Nikolas, bem, na verdade ele tem uma tia também, Carlotta, irmã mais velha de seu pai, mas ele não gosta nem um pouco dela, então vamos contar que a família se resume ao pai. Eles vivem em uma casa de um único cômodo, as refeições são sempre escassas, mas, mesmo com toda dificuldade, Nikolas tenta ser feliz. Ele é um garoto que acredita e aí está a beleza: acreditar. Assim como acredita em duendes, trolls e pixies, Nikolas também acredita na felicidade verdadeira.

E por falar em duendes..

Certo dia, seu pai parte em uma jornada para descobrir aquilo que todos os humanos duvidam existir: a aldeia dos duendes. O pai de Nikolas desaparece e o jovem precisa partir rumo ao Polo Norte para resgatá-lo, iniciando a maior aventura de sua vida. Leiam!

O objetivo do autor é nos apresentar a história de Pai Natal, como ele ganhou esse nome, como se tornou o que hoje conhecemos como Papai Noel, ou seja, o final a gente já conhece, por isso o durante é o que faz toda a diferença. Ele nos leva de uma maneira tão simples, que, quando nos damos conta, estamos no meio do século XIX com Nikolas, Miika, Blitzen, Pequena Noosh, Pai Topo e todos os outros personagens.

?Para ver alguma coisa, você tem que acreditar nela. Acreditar de verdade. Essa é a primeira regra do duende. Você não pode ver alguma coisa em que não acredita. Agora faça um esforço e tente enxergar o que estava procurando.?

O que vc achou dessa obra? Viu o filme? Ou vai deixar para lê-lo no natal de 2022?

Larissa3666 29/12/2021

Uma perfeita história de natal
Pra quem ama histórias de natal e quer um livro ao mesmo tempo fofo e emocionante essa leitura é altamente recomendável, já que possui de sobra essas características. É um livro infantil que funciona perfeitamente com adultos e crianças, justamente pela escrita do autor, que conseguiu deixar a história com esse ar mágico e realista ao mesmo tempo. É uma história de esperança e de lições e perfeita pra o final de ano.

Joy 28/12/2021

Um amor ?
Um livro pra deixar o coração quentinho ?? uma história muito emocionante ?
Leitura muito fluida.
Comecei o livro dia 23/12/21 mas por conta de toda a correria do natal, eu só consegui ler 30 páginas entre o dia 23 e 24 de dezembro. Retomei a leitura dele dia 27/12 e acabei no dia seguinte.
Muito rápido! Garanto que vc vai se apaixonar pelo menino Nikolas ?

Feliz natal ???

Ellen - @anotacoesliterarias 26/12/2021

Mágico
Nikolas nasceu no dia do Natal. De origem muito simples, ele mora numa pequena cabana no meio da floresta com seu pai Joel, um lenhador que ganha a vida cortando árvores e sonha em dar uma vida melhor pro seu filho.

Um dia seu pai parte numa missão em busca da vila dos duendes e sua tia Carlota é chamada pra ficar com ele. Mas conviver com sua tia não é fácil, então Nikolas decide ir ao encontro do pai e a partir daí sua vida muda completamente.

Uma história linda, trágica e cheia de magia.

Segundo livro que leio do Matt Haig e já quero ler tudo dele.

QUOTES

"Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu."

"Problemas nem sempre precisam ser causados. As vezes eles já existem."

"Sentia um pouco de medo, mas sabia que medo não era um sentimento muito útil."

"Nunca devemos permitir que o medo nos guie."

"Algumas pessoas levam muito tempo para entender por que, exatamente, estão aqui..."

Naty Alves 25/12/2021

A magia está em ter esperança
Você acredita em magia?
Você tem esperança?

Pense agora na criança que você foi, e de ver algo além do que os olhos humanos podem ver, as cores, os sabores, as luzes, até mesmo a neve que preenchem as ruas no natal, (Mesmo que aqui em terras verde amarelas não se tenha a neve propriamente dita), e principalmente no ato de se maravilhar com as coisas.
Uma história simples, de escrita fácil, ainda que a jornada de Nikolas para descobrir seu propósito não tenha sido fácil, mas que vida é?.

Este livro despertou a menina em mim, a pureza, a serenidade, ainda que tenha sofrido cá um bocado afinal aqui também há perdas. A perda da inocência é uma delas, e o conflito entre o real representado pela crueza, e a simplicidade do mundo humano, e a fantasia que vem depois quando Nikolas vê o fantástico, diante de si a partir do momento que passou a crer.
Afinal o impossível é só algo que você ainda não compreendeu, e isso não é só mérito das crianças, os adultos se entendem ainda menos.

Nikolas è um garoto maravilhoso forte e corajoso o que não significa que não tenha seus medos, ele retrata a dor de perder sua mãe, a pobreza que muitos pequenos enfrentam pelo mundo e a solidão, afinal tudo que possui é seu pai seu ratinho Miika, e seu bonequinho de nabo, o único brinquedo que conheceu.
Até que seu pai sai em busca da Villa dos doendes para assim provar que eles existem e ganhar uma recompensa do rei que dará a ele Joel, e a Nikolas uma vida confortável.

Nikolas agora quase um órfão é deixado aos cuidados (Ou falta deles), da sua amargurada, e ranzinza tia carlota, chega um momento que o menino não aguenta mais os maus tratos, que vai desde dormir ao relento, passar fome, ou comer sopa podre. Então ele sai na companhia de seu ratinho e mais tarde uma rena atrás de seu pai.

Um enredo clichê mais muito bonito sobre amadurecimento, e crescimento, sobre descobrir sobre si mesmo, e manter sua fé, seja na magia, seja no seu propósito seja na vida.

wikibibs 23/12/2021

?Uma impossibilidade é só uma possibilidade que você ainda não entendeu.?
Se eu precisasse descrever esse livro em uma palavra seria ?mágico?. É puramente mágico.
Nikolas é um garotinho que nasceu bem pobre, no dia de natal. Perdeu sua mãe logo cedo e foi criado pelo pai. Até que seu pai foi em uma missão para encontrar a vila dos duendes. Ai sua vida mudou totalmente.
A história de origem do Papai Noel, ou melhor, Pai Natal, que é linda, trágica e feita de magia.
Eu sou apaixonada pelo Natal e me apaixonei por esse livro.