A Ascensão da Magia

A Ascensão da Magia Nora Roberts

Resenhas - A Ascensão da Magia

Bebela 10/09/2023

A série foi melhorando a cada livro da trilogia e termina nesse com o melhor livro de todos. Que história bem escrita e bem construída.Amei.

bella 06/08/2023

Finalmente, paz
Chega ao fim a trilogia. Apesar de ter começado sem expectativa alguma, eu até que gostei da série. Não vou dizer que odiei, mas não vou dizer que amei.

Penso que nesse terceiro e último livro ocorreu o mesmo problema que nos outros dois: um desenvolvimento pouco rico em emoções, principalmente quando se tratava de cenas de batalhas e/ou mortes.

Em um universo que poderia muito facilmente ser nossa realidade, acredito que a autora quis passar uma mensagem de: não perder a fé no mundo e, por difícil que pareça, nas pessoas. Por mais horríveis e cruéis que muitas, muitas sejam, ainda podem existir pessoas boas e com luz.

Ana 11/07/2023

Final muito bom
Olha...sendo bem sincera, o final salvou o livro.
Dos três livros, esse foi o mais enrolado e arrastado de todos. Muita enrolação, muita preparação para as batalhas. As tomadas dos lugares aconteceram muito rápido, batalhas muito rápidas e sem emoção.
Não sei se é porque estou acostumada a ler livros de fantasia com muita ação e emoção, que estranhei esse livro.
Mas a última batalha foi incrível, que foi nas últimas 20 páginas do livro. Amei o final!
A história realmente é muito boa, mas a Nora Roberts dá umas boas enroladas e enchidas de linguiça, por isso demorei para ler este último.

beatriz 05/07/2023

A decadência da magia
Eu resolvi não fazer resenha dos dois primeiros livros, mesmo que eu tenha amado e favoritado Ano Um. Queria tirar as devidas conclusões após a leitura completa da trilogia e acredito que fiz certo, porque as minhas opiniões foram se modificando totalmente.

O leitura do primeiro livro foi uma experiência arrebatadora para mim. A primeira frase já me prendeu de cara, um enredo interessante e cheio de personagens cativantes, além da escrita fluida e instigante. A única coisa que me desagradou nele (e na trilogia como um todo) foi o tamanho dos capítulos. Isso porque um livro de 400 páginas tem seu tamanho dobrado com capítulos de 20/30 minutos. É uma eternidade. No mais, eu amei.

A experiência com o segundo livro também foi muito agradável. Apesar de não concordar com o protagonismo da Fallon, já que, para mim, as verdadeiras protagonistas foram e sempre serão a Arlys, Lana e Fredinha, achei o desenvolvimento da Fal excepcional. Nós acompanhamos A Escolhida durante a sua infância até a vida adulta e conseguimos enxergar o amadurecimento decorrente das renúncias, perdas e deveres. Ela é uma personagem muito centrada e querida com todos. No entanto, acredito que a autora tenha começado a perder a mão com o vínculo desconexo entre o Duncan e a Fallon, apesar de gostar muito desse personagem nesse momento. Algo que também começou a me incomodar nesse livro foi o sumiço de personagens tão queridos por mim, mas eu compreendia que ali era o momento para a construção da Fallon e toda a carga que ela viria a carregar.

Entretanto, contudo, todavia... O terceiro e último livro fecha essa trilogia com chave de merda, o que é uma pena. A autora tem um problema com o excesso de personagens que ela inclui no enredo e que acabam não agregando em muita coisa, só na nossa dificuldade para lembrar de tantos nomes e características mágicas. Tudo bem, compreendo que se trata de um universo distópico de reconstrução de um mundo abalado que requer muitos personagens mesmo. Ok, mas ela some com todos os outros personagens fundamentais e tão cativantes do primeiro livro. O excesso de personagens e de descrição de paisagens acaba comprometendo algo essencial para o enredo de um livro distópico: cenas de ação. A Norta Roberts tem uma escrita fenomenal e uma capacidade de nos prender à leitura. Porém, as cenas de ação são muito corridas e até mal escritas. A resolução de conflitos é muito rápida e sem grandes consequências, o que compromete toda a dinâmica da leitura, visto que a autora investe em outros aspectos não tão interessantes para a trama.

Bill Anderson, Eddie, Joe, Arlys, Fredinha... Ou somem, ou são reduzidos a estereótipos péssimos. A Fredinha, por exemplo, uma das minhas favoritas, é reduzida ao status de mãe que adora fazer bebês. O Ethan, que é um querido superfofo, é reduzido ao garotinho que fala e cuida de animais. Pera aí, né? Eles tinham muito potencial. Isso me desagradou demais, poderia falar horas sobre...

Uma coisa que posso ter interpretado errado e até refleti sobre, é a distinção dos relacionamentos entre Mallick, Fallon e Duncan. Em todos os momentos com a Fallon, o Mallick cobra demais e sempre a lembra dos deveres e obrigações que ela carrega sendo A Escolhida, não há uma naturalidade nas dinâmicas entre eles, já que tudo é orientado pelos ensinamentos. Já com o Duncan, é uma relação de total brotheragem e homens suportando homens, embora o Duncan também tivesse muitas responsabilidades grandiosas. Fiquei p da vida com isso porque a Fallon abriu mão de muita coisa sendo muito jovem e nem uma amizade leve o Mallick pôde oferecer.
Ainda sobre o tema Duncan, que machistinha de primeira categoria ele se tornou, né? Outra pisada na merda que a autora deu. Enquanto a Fallon se resguarda para o destino que a aguarda, esse gatão passou o pau em metade de Nova Esperança e achou a outra metade gostosa e atraente. Pelo amor de deus, que machinho sem graça que ele se mostrou ser. Tonia e Hannah pisam com bondade nesse songo mongo.

De forma geral, acredito que vale muito a pena ler a trilogia, mesmo com seus altos e baixos. São livros pouquíssimo conhecidos, embora tenham uma qualidade acima dos hypados que vemos hoje em dia. O terceiro não foi meu favorito dos três e tenho muitas críticas, mas gostei bastante e recomendo para todos.

Jéh 25/02/2023

Tinha tudo para ser cinco estrelas
Mas confesso que, assim como outros comentários que eu li ao longo do término desta saga, o último livro tornou-se um tanto que arrastado. Senti uma leve resistência se formar para terminar ele, o que devia ter acontecido ano passado, mas só fui concluí-lo hoje! Não tenho do que reclamar, pois foi uma leitura por demais agradavel, o final achei um pouco corrido demais e simplório. Mas, como já citei, nada disso tira o brilho dessa trilogia. Assim que terminei, que li aquelas últimas palavras eu senti o meu elo com essa saga se concluir, um friozinho na barriga e um coração quentinho ficaram para trás sentidos por conta de ter realmente chegado ao fim. Aquele famoso sentimento de ficar órfã de uma boa leitura.

Apesar desses pequenos detalhes que tornaram a leitura um tanto que arrastado no fim, o livro vale muito a pena de ser lido, a trilogia em si vale muito a pena. Queria poder voltar no tempo e ler pela primeira vez novamente para me surpreender de novo com esta criação bastante inteligente onde misturou uma situação semelhante ao que convivemos na atualidade e um mundo fantástico que se seguiu dele com criaturas e situações novas e empolgantes. Uma bela distopia, eu diria, fica a dica a todos.

Suzane.Garcia 05/02/2023

A trilogia da Noa que, para mim, foi inesperada. Não estou acostumada com esse tipo de escrita dela e gostei bastante.

Enfim, chegamos ao momento final e de tudo que Fallon estava destinada a ser e fazer. Os dois primeiros livros foram mais emocionantes, apesar dos momentos tensos nesse último livro... A trilogia foi incrível no geral.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 05/02/2023

A Ascensão da Magia
Após a grande catástrofe que assolou o mundo, fazendo surgir grandes poderes, e com isso  inúmeras batalhas entre o bem e o mal, também trouxe a menina Fallon Swift, a Escolhida, a que daria sua vida para salvar aqueles que estavam do lado do bem. Aquela que salvaria o que restou da humanidade.
Fallon cresceu, aprendeu a usar seus poderes, foi treinada pelo melhor bruxo, Mallick, e ao se tornar mulher, ela sabia que a sua missão havia chegado. E junto com sua família, amigos, aliados e seu grande amor Duncan, ela lutará contra os poderes do mal e resgatar a paz e a união que a pandemia destruiu.
E A Escolhida está disposta a lutar até a morte para que os sobreviventes da catástrofe voltem a ter o mínimo do que era as suas vidas antes. Ela só parará com a vitória das forças do bem contra o poder maligno de seus inimigos do passado.
Minha opinião:
Como amei estar de volta com esses personagens incríveis e que nunca desistiram de lutar para tentar ter o mínimo do que um dia foram suas vidas antes da feroz pandemia.
Um início meio lento, mas no decorrer Nora nos faz prender a respiração com tantas batalhas e lutas sangrentas e mortais. E nos deixa pensando depois do que vivemos há quase 3 anos, se tivéssemos o mesmo destino que estas pessoas...
Fallon e Duncan foram a cereja do bolo. Adorei enfim vê-los juntos, lutando e se amando. Bom demais
Uma narrativa que flui muito bem, que nos envolve, nos detona, emociona e que trás um acalanto. Que o bem pode vencer o mal, principalmente quando há força de vontade e amor.
Apenas leiam!!!

Fabby 03/02/2023

Trilogia concluída
Ao me planejar para concluir essa trilogia em 2023, não esperava me deparar com uma leitura sequencial e arrebatadora.

Reli o primeiro livro, Ano Um, já saindo de uma zona de conforto na qual eu não costumo fazer releituras mas não resisti quando vi o livro físico do meu irmão em minhas mãos e literalmente mergulhei dos eventos apocalípticos dA Catástrofe.

Foi algo muito significativo para mim pois o início da história lembra muito tudo que vimos no comecinho da pandemia de Covid (e, pensando que a autora criou isso em 2017, 2 anos antes, é um pouquinho assustador, vamos concordar) e as emoções me atingiram com mais ímpeto desta vez.

Temos um segundo livro nada parado (o que vai de encontro as minhas teorias sobre meios de trilogia) e muito interessante, mostrando o desenvolvimento dA Escolhida.

Nesse último temos um excelente desfecho, sem pontas soltas e repleto de esperança.

A autora tem uma narrativa bem dinâmica, com alguns saltos temporais que fazem com que o leitor não se canse mas ao mesmo tempo contando em poucas linhas os acontecimentos durante esse salto para que não fiquem vácuos no enredo.
Também não economiza nas cenas de batalha, chegando a uma descrição visceral em alguns momentos.

Resumindo, adorei a leitura e recomendo para quem gosta de cenários apocalípticos, batalhas entre bem e mal, com muita magia e misticismo.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2023

Para que a humanidade possa sobreviver, ela terá de cumprir o seu destino O futuro da Humanidade está nas mãos de Fallon Swift. Ela sabe que não pode falhar: tem de ser implacável e utilizar todas as suas capacidades para caçar os que ameaçam o seu povo. Ela já não pode permanecer em silêncio e à espera enquanto aqueles que têm poderes mágicos são perseguidos pelos fanáticos Guerreiros da Pureza ou aprisionados e objeto de experiências pelo governo. Fallon tem de seguir o seu destino para restaurar o escudo mágico que outrora os protegeu a todos. Mas não o pode fazer sozinha. Juntamente com Duncan, um jovem guerreiro e um líder nato, Fallon deve agora ajudar aqueles que salvou a redescobrir a luz e a esperança. Chegou o momento de construir o seu exército, enfrentar a sua némesis e derrubar o seu inimigo. Ela aprendeu a lutar. Agora, tem de restaurar a luz e banir as trevas. A batalha final já começou...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555650754

pi 30/12/2022

Chato
Um livro bem chato. Li apenas pq era continuação de uma série. Muita luta, muita coisa sobrenatural. Recomendo apenas para quem gosta dessas coisas.

Ju Martinez 20/12/2022

Um livro que tinha tudo para se um desfecho memorável, digna de virar filme, mas que foi morno do começo ao fim. Os dois primeiros livros muito bons, que criaram uma certa expectativa em mim para um final, mas que no final não foi tudo isso. Me despeço do série decepcionada.
ð¥UNKNOWNð 20/12/2022minha estante
Essa foi a primeira trilogia que você leu dessa autora?

Ju Martinez 20/12/2022minha estante
Sim, foi. Vou tentar ler outras

ð¥UNKNOWNð 20/12/2022minha estante
Lê Os guardiões, é muito bom ,A sina dos sete tbm é ótima

Flávia 17/12/2022

A ascensão da magia
Fallon começa a realizar finalmente a missão para a qual nasceu; livrar o munda da tirania dos mágicos sombrios e do governo corrompido pelo preconceito e medo.

Quel - @leiomesmo.eai 15/11/2022

Curti
Pra variar a Nora (quase amigas íntimas, Norinha kkkkk) termina impressionantemente rápido.

Ficaram várias pontas soltas, terminou um tanto abrupto, na minha humilde opinião. Mas, o bem vencei-vos mal, houve romance hehe e é Nora, ne?

Então o veredito é que eu gostei da leitura.
Lamento pelos personagens que morreram, alguns foi realmente pesado (não vou dar spoiler aqui).

Mas eu curti a leitura da série.

Andy.Sena 23/10/2022

Finalmente fechei essa trilogia. Amo demais os livro da Nora, mas falando dessa série, ela não me conquistou. O 1° livro, estava a caminho do sítio bem no início da pandemia e do lockdown, então, acabei me envolvendo um pouco na história. O 2° não foi aquele uau, mas certeza, que foi bem melhor do que esse último. Foi um fechamento razoável, mas o livro se arrastou demais com guerra e reconquista, e o tal romance, acabou tendo pouquíssimo desenvolvimento e na minha opinião, super sem graça. Talvez, eu esperasse que nesse livro, focasse mais no romance porque essa questão de "está escrito nas estrelas que somos almas gêmeas", não me convenceu nadinha. Ambos não tiveram tanta interação assim para estarem jurando amor eterno, pra mim, seria algo casual e ponto. Fora que eu esperava vê mais da questão pós guerra, como a vida seguiu adiante, com esperança. O único sentimento que tenho no final é: livre dessa série.