A Ascensão da Magia

A Ascensão da Magia Nora Roberts

Resenhas - A Ascensão da Magia

Ju Martinez 20/12/2022

Um livro que tinha tudo para se um desfecho memorável, digna de virar filme, mas que foi morno do começo ao fim. Os dois primeiros livros muito bons, que criaram uma certa expectativa em mim para um final, mas que no final não foi tudo isso. Me despeço do série decepcionada.
ð¥UNKNOWNð 20/12/2022minha estante
Essa foi a primeira trilogia que você leu dessa autora?

Ju Martinez 20/12/2022minha estante
Sim, foi. Vou tentar ler outras

ð¥UNKNOWNð 20/12/2022minha estante
Lê Os guardiões, é muito bom ,A sina dos sete tbm é ótima

thaaa 21/08/2022

Foi um bom desfecho para a trilogia, apesar de ter achado as batalhas rapidas e confusas. Mas fechou o arco como esperado

Mika 27/12/2021

Final decepcionante
Escrita muito simplista, sem aprofundar nem na guerra, nem no romance nem na mitologia desse mundo.
História muito rasa e previsível, me forcei a terminar o livro só pra ver se realmente ia ter um fim tão simplista quanto o desenvolvimento dos personagens. Decepção é o que sinto pois amei demais o primeiro livro e do segundo em diante só desanimei com a história.

Coisas de Mineira 28/05/2021

A ascensão da Magia é o terceiro livro da distopia Crônicas da Escolhida, da autora Nora Roberts lançado no Brasil pela editora Arqueiro. Por se tratar de uma resenha da finalização da trilogia, pode conter spoilers dos livros anteriores, Ano Um e De sangue e Ossos.

Em Ano um, acompanhamos o início de uma pandemia de origem mágica, que foi denominada A catástrofe, responsável por acabar com mais da metade da população da terra através de um vírus que rapidamente se espalhou. Tudo aconteceu quando uma barreira mágica foi inadvertidamente rompida, liberando essa magia da escuridão. Poderes adormecidos despertaram e os seres humanos escolheram seu lado: seja na luz, outros nas trevas. Havia os humanos que eram imunes ao vírus, e alguns deles sentiram medo desses novos poderes despertados; outros, sentiram ódio.

“O outro, o diferente, sempre provocaria o ódio em alguns corações. Os que vieram a ser conhecidos como Incomuns enfrentavam o medo e o ódio daqueles que os caçavam.”

De Sangue e Ossos traz a jornada d’A Escolhida, uma menina concebida quando a escuridão rompeu, surgindo como um farol de esperança, e acompanhamos seu desenvolvimento. Agora, chegou o momento decisivo, da luta da luz contra a escuridão.

Fallon está centrada em seu objetivo, e para isso ela precisa aumentar seu contingente para a batalha. Sendo assim, junto com os moradores de Nova Esperança, vão reconquistando cidades e fazendo novas alianças, desafiando o governo, os rapinantes, os Incomuns Sombrios e os Guerreiros da Pureza. E em meio a estratégias e busca de suprimentos, pessoas valorosas vão sendo encontradas e incorporadas ao grupo que busca restaurar o escudo místico.

Entretanto, mesmo que Fallon esteja lutando para que as trevas sejam derrotadas, ela sabe que precisa ser forte, já que a escuridão está sempre rondando e a chamando. Ainda assim, Fallon pode contar com Duncan, seu parceiro ancestral, para estar ao seu lado e escolher sempre o caminho da luz. Mas, com as batalhas iminentes, ela também deverá aprender a delegar responsabilidades, mesmo com preocupação por aqueles que ama.

“Solas don Saol … Luz para a vida.”

Eu sempre fico bem ansiosa quando vou ler uma finalização de série, e não seria diferente com A Ascensão da magia. Fallon trabalhou arduamente para ser digna da profecia que a indicou como A escolhida, e ela recebe essa responsabilidade com serenidade. Não sem medo – por perder alguém que ama, ou por não conseguir derrotar as trevas, mas ela acredita na família e nos amigos. Sendo assim, esse é o primeiro ponto a considerar: é uma história sobre como um grupo se torna forte quando têm objetivo em comum.

Ao mesmo tempo, esse é um ponto de fraqueza do livro – ao menos para mim: são personagens demais, alguns desde o primeiro livro, e muitos que vão surgindo ao longo do caminho. Alguns são perdidos, alguns se perdem, e eu acabei não conseguindo acompanhar todos eles. Optei por ficar com o grupo inicial de Ano Um, que de fato são o principal ponto de apoio de Fallon.

A ascensão da magia traz muita dor, e acredito que algumas passagens podem ser gatilhos, afinal, muitos humanos com habilidades mágicas são capturados e passam por experimentos cruéis em laboratório, alguns deles quase uma vida inteira de reclusão e tortura, e nem sempre é possível sair de uma experiência dessas mantendo a sanidade.

Também me incomoda a previsibilidade de Nova York como palco central dessa luta – acaba sendo roteiro batido. Entendo que outros lugares são mencionados – como queria um mapa…, mas além de mencionar a Escócia, além de como outros continentes enfrentaram a Catástrofe, esse embate entre bem e mal acontece apenas nos Estados Unidos. No máximo, recebem uma ajuda de um grupo do Canadá. Poderíamos ter muito mais…

Vale ressaltar que o grande foco ficou nas reuniões para discutir estratégia e conquistas menores, tomando grande parte do livro, e deixando pouco espaço para a batalha final. Aliás, foram 3 grandes batalhas, resolvidas em pouquíssimas páginas. Foi muito preparo para tão pouca ação. A batalha final trouxe uma pincelada a mais, mas os vilões, no final, eram bem fracos. A construção desses personagens nos livros anteriores foi muito boa, mas pouco aproveitados por aqui.

As relações entre os personagens de A ascensão da magia são destaque, também. A amizade que surge entre as pessoas de Nova Esperança é muito bonita. Gosto também da forma como se desenrola o romance entre Fallon e Duncan, foi instantâneo, mas os dois demoram muito a dar o braço a torcer. Melhor ainda é o pai dela, sempre presente e sempre desconfiado… Simon é ótimo. As mulheres têm grande destaque na trama, e um grupo de amigas, que se formou lá atrás, também trazem discussões leves, mostrando para Fallon que em alguns momentos, nada como tomar uma taça de vinho com as amigas para falar de amenidades.

E, mesmo sendo A escolhida, e por conta disso nossa protagonista parecer determinada em excesso, o que vemos na verdade é uma mulher com limitações, e que aprende a respeitar essas limitações. Fallon é uma líder que se torna respeitada, corajosa, atenciosa, vulnerável, e que perde a fé em determinado ponto, não sentindo vergonha em se recolher e buscar a esperança dentro de si novamente. É muito fácil simpatizar com ela.

Enfim, apesar da previsibilidade da história, acredito que é uma distopia que traz discussões importantes e válidas, sobre como os seres humanos podem buscar vários caminhos quando estão em perigo, acima de tudo sobre como a solidariedade e a esperança são características intrínsecas, sobre a importância de nos cercamos por amigos e família, por acreditar na esperança! Já estou com saudades…

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/a-ascensao-da-magia-nora-roberts-resenha/

Maisa @porqueleio 29/06/2021

Um final corrido...
ATENÇÃO! Se você não leu os livros anteriores, pode conter spoiler!

No primeiro livro (Ano Um), acompanhamos os desdobramentos do rompimento de uma barreira mágica, que liberou um vírus e dizimou mais de 70% da população mundial. Sobraram apenas alguns seres humanos resistentes ao vírus, ou alguns que desenvolveram habilidades especiais, como feiticeiros, metamorfos, fadas, duendes, sereias, entre outros.

Quando a escuridão rompeu, uma criança foi concebida, A escolhida, aquela que lideraria seu povo contra as forças das trevas. Fallon nasceu em Ano um, aprendeu seus poderes em De sangue e ossos, e agora finalmente está pronta para a batalha. Para isso, junto com os moradores de Nova Esperança, vão reconquistando cidades e fazendo novas alianças, desafiando o governo, os rapinantes, os Incomuns Sombrios e os Guerreiros da Pureza. E em meio a estratégias e busca de suprimentos, pessoas valorosas vão sendo encontradas e incorporadas ao grupo que busca restaurar o escudo místico.

Esse é uma estória de dor, onde o diferente não é acolhido, e os muitos experimentos que são feitos em humanos com habilidades podem até ser gatilhos para alguns leitores. Fato é que grande parte da estória se dedica às estratégias do grupo de apoio à Fallon, a maioria presente desde o início, os fundadores de Nova Esperança.

Pena que a estória não se permitiu prolongar pelo mundo – a batalha entre luz e escuridão se deu quase exclusivamente nos Estados Unidos, tendo como palco da grande batalha justamente Nova York... além disso, uma quantidade tão grande de personagens que acabei me perdendo em alguns momentos.

Mas nada tira o brilho de uma estória com um feeling tão acertado, em que a humanidade – ou os estadunidenses, nesse caso, têm de se unir para vencer as trevas. É uma estória sobre família e amizades, acima de tudo sobre solidariedade e esperança! Já estou com saudades...

Resenha completa em: http://www.coisasdemineira.com/a-ascensao-da-magia-nora-roberts-resenha/

site: https://www.instagram.com/p/CQeVajgjdGT/

Andrea 25/02/2022

Esperava mais....
Os dois primeiros foram brilhantes.... o terceiro confuso, um pouco enrolado, pp em partes "menos" necessárias e um final esperado, mas mais atribulado que emocionante. A trilogia vale a pena, mas o final deixa a desejar

Alice 29/09/2021

Fechou com chave de ouro a trilogia.
Bateu todas as minhas expectativas.
Mais uma excelente história da autora.

Monica Monte 02/11/2021

Tédio!! É a única palavra que me vem à cabeça depois de ler esse livro. Na verdade, o único que gostei realmente foi o primeiro. O segundo não me agradou, pois com todas aquelas descrições do treinamento da Fallon me lembraram demais o livro Bruxa da Noite (Primos O'Dwyer).

Esse terceiro me entediou demais, com todas as descrições das batalhas. Aquele romance entre a Fallon e o Duncan não me convenceu em nada. Foram dois personagens, que sinceramente, não despertaram minha simpatia.

Gabriela Amador 12/05/2022

Os dois primeiros são perfeitos. Já esse aqui, acho que faltou alguma coisa. Achei a batalha final bem mais ou menos e faltou o desenvolvimento de alguns personagens. Continuo amando a autora, mas poderia ter tido um final melhor.

Kívia 13/05/2021

?Solas don Saol.?
Primeiramente, gostaria de dizer que esse livro não foi o que eu esperava, foi melhor.
Eu criei muita expectativa em cima das futuras batalhas, e acontece que a proposta do livro não estava lá, fui procurar cobre e encontrei ouro.

A mensagem se concentra na luta da luz contra as trevas, e vemos essa luta não nas batalhas em si, mas na esperança, na perseverança e determinação de todos os que sobreviveram cativos ou não nesse ambiente. As histórias de superação são muito tocantes, todas estão recheadas de sofrimento e pesar, e mesmo assim, várias pessoas não se deixaram consumir pelas trevas, pois possuíram fé.

A comunidade desse livro beira a perfeição, e é graças às pessoas e seu comportamento, cuja geração da Catástrofe lembram do terror que passaram e propagam a paz, que valores como ajudar o próximo, aceitá-lo e acolhê-lo são muito presentes neste livro: uma verdadeira mensagem de amor ao próximo.
Não pude deixar de notar a semelhança dos valores cristãos com este livro, o que me tocou ainda mais.

A Fallon é a melhor personagem feminina que eu já encontrei, pois apesar de ser A Escolhida ela tem suas limitações, é uma líder respeitada, corajosa, sábia, humilde, atenciosa, vulnerável. No final temos uma situação em que ela tem que recuperar sua fé pra continuar liderando e passando esperança pras pessoas, e o modo como ela consegue ter fé de novo é sublime.
E todos os personagens são tão bem construídos quanto a Fallon, não é difícil sentir empatia e ser cativado por cada um deles.
O amor do Duncan e da Fallon é muito tangível e verdadeiro.

A narrativa da Nora é tão natural quanto respirar, as palavras são oxigênio. Ouso dizer que nunca uma escrita me submergiu tanto, e não é só nesse livro, foram em todos que já li da autora. Para mim, a Nora é a melhor escritora, claro que tem outras que escrevem super bem, mas na minha opinião não ganham dessa.

As palavras chave desse livro são: amor; fé; esperança; luz;
Então esteja com uma garrafinha de água ao seu lado quando ler este livro, porque você vai se desidratar de tanto chorar, tanto com cenas tristes quanto por cenas comoventes e fofas.

Beth Quintella - Lendo Por Aí 18/05/2021

Como é muito difícil escrever a resenha de um terceiro livro sem dar spoilers dos dois primeiros, vou focar nas minhas impressões desse e dois livros anteriores, assim qualquer um pode ler aqui sem medo.

?Ano Um? me pegou totalmente desprevenida. Nunca tinha lido nada da Nora e confesso que esperava algo parecido com uma distopia. Quando bruxas, fadas e metamorfos deram o ar da graça, pensei: ué... Mas, a história me conquistou rapidamente e a espera pelo segundo volume foi uma tortura.

?De Sangue e Ossos? superou todas as expectativas e mais. Ver a evolução de Fallon e dos filhos dos personagens do primeiro livro foi muito legal. Fiquei ainda mais encantada com a história empolgante dos moradores de Nova Espererança.

?A ascensão da magia? foi muito esperado, e devidamente devorado, assim que chegou em minhas mãos. Eu achei o desfecho muito satisfatório e coerente com toda a trama. Senti falta de mais desenvolvimento das cenas de batalhas, principalmente na batalha final. Entendo que todas as partes trabalhadas na narrativa são importantes, mas a batalha final poderia ser mais detalhada.

Apesar da previsibilidade, a maneira como as coisas aconteceram me surpreendeu, gostei bastante de como tudo terminou.

Vou sentir falta de todos aqueles personagens, da amizade nascida na maior das adversidades, da atmosfera mágica dessa história. Será que rola um spin off?

Lu.Santana 25/04/2021

Final de uma série...???
Mais uma obra maravilhosa da Nora Roberts que encerra a trilogia "Crônicas da Escolhida". Neste livro vemos o embate final entre luz e escuridão e a longa e árdua jornada de Fallon e seus companheiros para retomarem suas vidas e expurgar a maldade. Amei esta trilogia, a escrita, as personagens e, acredito eu, que se há um ponto negativo é que ela chega ao final e que em alguns momentos, neste livro principalmente, a história foi um pouco acelerada. Mas, no entanto, isto não tira em nada a beleza do livro!! Sentirei saudades destas personagens! ???

Karol 24/03/2021

Faltou algo
Não me pegou. O primeiro livro da trilogia é bom, o segundo é muito bom e este é bem mediano. Não senti medo pelos personagens em momento algum e não consegui me conectar aos problemas da Fallon o seus companheiros da batalha. A vilã era fraca e mesmo o romance, que tinha calor no livro 2, esmoereceu neste final. Uma pena. Talvez a fórmula da Nora esteja esgotada ou talvez o problema seja eu. A questão é que em livros passados a Nora me capturou muito mais.
Infelizmente, não entrará no Hall dos melhores livros da Nora que já tive o prazer de ler.

Tayná 18/06/2021

A luz para vida
Admito que, o segundo livro da saga (De sangue e ossos) foi o que mais me divertiu, por toda sua aventura e outros aspectos.
Porém, em A ascensão da magia, Nora Roberts nos entrega desfechos incríveis, de tirar o fôlego e encantar a alma! Que livro!
A autora, assim como nos dois livros anteriores, consegue desenvolver vários personagens ao mesmo tempo e criar uma empatia, um vínculo e um anseio por cada um deles.

O último livro da saga trás tudo e mais um pouco do que ansiava durante a espera por ele. Uma leitura que fará com que todos que ansiavam por esse desfecho final se sentirem fascinados!

Encantou e me ensinou diversas lições. Obrigada Nora Roberts por mais uma obra incrível!