A Ascensão da Magia

A Ascensão da Magia Nora Roberts

Resenhas - A Ascensão da Magia

beatriz 05/07/2023

A decadência da magia
Eu resolvi não fazer resenha dos dois primeiros livros, mesmo que eu tenha amado e favoritado Ano Um. Queria tirar as devidas conclusões após a leitura completa da trilogia e acredito que fiz certo, porque as minhas opiniões foram se modificando totalmente.

O leitura do primeiro livro foi uma experiência arrebatadora para mim. A primeira frase já me prendeu de cara, um enredo interessante e cheio de personagens cativantes, além da escrita fluida e instigante. A única coisa que me desagradou nele (e na trilogia como um todo) foi o tamanho dos capítulos. Isso porque um livro de 400 páginas tem seu tamanho dobrado com capítulos de 20/30 minutos. É uma eternidade. No mais, eu amei.

A experiência com o segundo livro também foi muito agradável. Apesar de não concordar com o protagonismo da Fallon, já que, para mim, as verdadeiras protagonistas foram e sempre serão a Arlys, Lana e Fredinha, achei o desenvolvimento da Fal excepcional. Nós acompanhamos A Escolhida durante a sua infância até a vida adulta e conseguimos enxergar o amadurecimento decorrente das renúncias, perdas e deveres. Ela é uma personagem muito centrada e querida com todos. No entanto, acredito que a autora tenha começado a perder a mão com o vínculo desconexo entre o Duncan e a Fallon, apesar de gostar muito desse personagem nesse momento. Algo que também começou a me incomodar nesse livro foi o sumiço de personagens tão queridos por mim, mas eu compreendia que ali era o momento para a construção da Fallon e toda a carga que ela viria a carregar.

Entretanto, contudo, todavia... O terceiro e último livro fecha essa trilogia com chave de merda, o que é uma pena. A autora tem um problema com o excesso de personagens que ela inclui no enredo e que acabam não agregando em muita coisa, só na nossa dificuldade para lembrar de tantos nomes e características mágicas. Tudo bem, compreendo que se trata de um universo distópico de reconstrução de um mundo abalado que requer muitos personagens mesmo. Ok, mas ela some com todos os outros personagens fundamentais e tão cativantes do primeiro livro. O excesso de personagens e de descrição de paisagens acaba comprometendo algo essencial para o enredo de um livro distópico: cenas de ação. A Norta Roberts tem uma escrita fenomenal e uma capacidade de nos prender à leitura. Porém, as cenas de ação são muito corridas e até mal escritas. A resolução de conflitos é muito rápida e sem grandes consequências, o que compromete toda a dinâmica da leitura, visto que a autora investe em outros aspectos não tão interessantes para a trama.

Bill Anderson, Eddie, Joe, Arlys, Fredinha... Ou somem, ou são reduzidos a estereótipos péssimos. A Fredinha, por exemplo, uma das minhas favoritas, é reduzida ao status de mãe que adora fazer bebês. O Ethan, que é um querido superfofo, é reduzido ao garotinho que fala e cuida de animais. Pera aí, né? Eles tinham muito potencial. Isso me desagradou demais, poderia falar horas sobre...

Uma coisa que posso ter interpretado errado e até refleti sobre, é a distinção dos relacionamentos entre Mallick, Fallon e Duncan. Em todos os momentos com a Fallon, o Mallick cobra demais e sempre a lembra dos deveres e obrigações que ela carrega sendo A Escolhida, não há uma naturalidade nas dinâmicas entre eles, já que tudo é orientado pelos ensinamentos. Já com o Duncan, é uma relação de total brotheragem e homens suportando homens, embora o Duncan também tivesse muitas responsabilidades grandiosas. Fiquei p da vida com isso porque a Fallon abriu mão de muita coisa sendo muito jovem e nem uma amizade leve o Mallick pôde oferecer.
Ainda sobre o tema Duncan, que machistinha de primeira categoria ele se tornou, né? Outra pisada na merda que a autora deu. Enquanto a Fallon se resguarda para o destino que a aguarda, esse gatão passou o pau em metade de Nova Esperança e achou a outra metade gostosa e atraente. Pelo amor de deus, que machinho sem graça que ele se mostrou ser. Tonia e Hannah pisam com bondade nesse songo mongo.

De forma geral, acredito que vale muito a pena ler a trilogia, mesmo com seus altos e baixos. São livros pouquíssimo conhecidos, embora tenham uma qualidade acima dos hypados que vemos hoje em dia. O terceiro não foi meu favorito dos três e tenho muitas críticas, mas gostei bastante e recomendo para todos.

SuAlen.Pawelkiewic 14/11/2023

A Batalha final...
A batalha final começou. Enquanto pensa em uma maneira de salvar o mundo, Fallon está descobrindo novas sensações.

Ela e Duncan estão cada vez mais próximos. As lutas cada vez mais intensas, testando os personagens fisicamente e psicologicamente. Uma narrativa cheia de emoções e aprendizados.

Nora sempre surpreendendo, não tem como não se apaixonar pelos seus personagens, sofrer com eles, rir com eles. ????????????

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Aninha 24/09/2023

Muitooo bommm, mas queria que a luta final fosse mais empolgante e quero saber se fallon vai ter filhos.

Bebela 10/09/2023

A série foi melhorando a cada livro da trilogia e termina nesse com o melhor livro de todos. Que história bem escrita e bem construída.Amei.

Daniela.Paropato 07/09/2021

Gostei bastante do primeiro livro da série. O segundo achei meio parado. Mas esse compensou o segundo. Valeu a pena. Também me emocionei em uma parte do livro.

Ariel S 03/10/2021

O desenvolvimento da Nora Roberts não deixa a desejar, você fica preso com a história do começo ao fim.

Vivis 09/03/2021

O final da trilogia! Vai Fallon!
Como último livro não falarei nada da trama em si, mas um pouco por alto. Do rumo do livro.

Temos um livro com bastante em ação, lutas pequenas ou batalhas importantes todas têm seu papel importante neste livro. É uma guerra afinal e para ganhar uma guerra as pessoas precisam estar dispostas a se sacrificarem por uma causa.

Mas, como o livro é da Nora, e ela sempre arranja um tempinho, temos também espaço para o romance, amizade, lealdade, ou seja, temos tramas que nos lembram o motivo de irmos à guerra contra o mal! Proteger o que amamos!

Os personagens principais são interessantes, possuem uma mescla de sabedoria pelo treinamento árduo que passaram, porém, em muitos momentos deixam transparecer toda a insegurança e inocência típica da idade. O que os tornam fáceis de gostar e defender.

Para lerem mais sobre o livro no blog tem uma resenha com mais detalhes da minha experiência de leitura:

yasmine 26/04/2021

Um final bom mais não ótimo, na minha opinião faltou desenvolver o relacionamento dos protagonistas e dos coadjuvantes, a batalha final também poderia ser mais extensa. Ao total foi um bom livro, leitura leve.

Mariane172 17/03/2022

Perfeito!!! Como um livro pode envolver tantas emoções ao mesmo tempo. Nos fazer chorar, torcer, comemorar e amar dessa forma.

Jéssica 21/03/2021

Que pena que acabou
Achei simplesmente perfeito.
Estava com um pouco de medo sobre como seria o final dessa maravilhosa trilogia, mas achei que terminou de uma forma justa e emocionante.
Já está nas minhas histórias favoritas.

Lu 26/04/2021

Ficarei com saudades de Fallon, Duncan e tantos outros de Nova Esperança. Embora previsível, gostei muito do livro.

Dani 27/12/2021

Final maravilhoso para uma Trilogia maravilhosa
Após anos de treinamento e muita preparação, Fallon sente que chegou a hora de dar um basta no avanço das forças destrutivas que tentam dominar o que restou do mundo caótico. Chegou a hora da luz avançar e apesar da pouca idade, Fallon está pronta para fazer incursões audaciosas ao mesmo tempo em que fortalece e expande toda a estrutura criada em Nova Esperança.

Cada incursão traz o medo de que algo dê errado devido à enormidade da operação, ao mesmo tempo em que traz a esperança de libertar prisioneiros e causar um dano profundo nas forças do mal. Mas Fallon também vai descobrir que mesmo em meio a vitórias, podem surgir grandes dores, e às vezes é preciso recuar e se reconectar antes de seguir em frente. A luta final, onde tudo começou, é emocionante e mostra que cada um tem seu papel nesta batalha, e que ajuda pode vir quando não se espera e tudo parece estar perdido.

Nora foi maravilhosa nessa distopia, tão parecida em muitos aspectos à realidade que vivemos atualmente, amei e vai entrar para os meus favoritos. Aguardo ansiosamente pela sua próxima aventura pela fantasia e espero que ela seja igualmente bem sucedida.

Natália 15/11/2021

Que trilogia!
Essa trilogia me surpreendeu de uma maneira ímpar. Nora Roberts me surpreende sempre em sua escrita e suas histórias!

Saindo de livros de suspenses e crimes policiais, ou até mesmo romances clichês, caí de paraquedas em um mundo de magia, catástrofe e seres sobrenaturais. Apesar que o que mais me cativou inicialmente foi a catástrofe, amo história de fim do mundo, apesar dessa história se tratar de um novo começo para o mundo.

Eu simplesmente amei, apesar da preguiça em alguns momentos em descrições sem muita ação, o final foi fantástico. Claro, que sempre fico ansiosa para saber como eles estão agora né, já que o final feliz nunca é muito explorado nos livros, fico aqui imaginando só.