Cherry

Cherry Nico Walker

Resenhas - Cherry

1 | 2 | 3 | 4

@rccardopereira 11/06/2021

REAL, INTENSO, DIRETO, FORTE.
É um bom livro. Uma leitura extremamente intensa e direta desde o início. O autor está simplismente conversando com você numa linguagem coloquial, simples, fácil de entender. É um livro feito pra ser lido rápido mas nesse decorrer você vai viver praticamente numa montanha russa de altos e baixos. As coisas acontecem bem rápido. Num instante o protagonista vai estar bem e feliz e parágrafos seguintes, coisas horríveis estarão acontecendo. Todo o início sobre ele e a Emilly e principalmente o meio sobre ele no Iraque, me prendeu muito. Não curti a parte final, achei muito confusa. Eu comprei o livro depois de ver o filme. Do início ao meio, o livro é melhor. Mas acho que na conclusão, por mais que tenha sido invetada, gostei mais da do filme. O essencial é que o livro consegue passar os perigos do vício e o resultado da guerra na vida dos que voltam dela e como essas pessoas são largadas pelo governo.
Izaa 16/07/2021minha estante
Fiquei com medo de ler agora, final e muito confusso?

@rccardopereira 16/07/2021minha estante
Vale a leitura. Mas é que a parte final deixa muito a desejar (na minha opinião), é um final com cara de fim de capítulo. O confuso que disse é pelo fato de as coisas aceleradas que vão acontecendo, o looping dele nas drogas. Os personagens que vão surgindo e saindo, vc não tem tempo nem de decorar o nome. A parte final achei a desejar. Você vai entender a essência. É só que o início e o meio é melhor.

Izaa 26/07/2021minha estante
Comecei hoje,as primeiras 70 páginas foram de boas.
Eu confundo um pouco o nome dos amigos dele,Joe Roy ..

@rccardopereira 27/07/2021minha estante
Eu confudia direto tbm. É difícil saber quem é quem, as coisas acontecem muito rápido.

Cami 25/04/2021

O livro narra a história de um veterano de guerra que é viciado em drogas, e que com o tempo vira ladrão de bancos para poder pagar pelo seu vício.

É um livro bem intenso e o fato de ser quase autobiográfico deixa a coisa mais real ainda, a escrita do Nico é crua e simples, fiquei muito satisfeita com o trabalho dele, gostei muito do que ele conseguiu escrever mesmo estando preso. A história é bem pesada em muitos aspectos, mas também é muito autodepreciativa, relata o efeito do abuso de dependência químicas e emocionais e como isso é devastador. Gostei muito dos personagens e de como a história caminha, não é aquele livro com vilão ou mocinho, não tem aquele final espetacular, é apenas uma história que ao mesmo tempo que é perturbadora e maravilhosa.
Vicente Tavares 25/04/2021minha estante
Gostei bastante da sua resenha. Achei legal o ponto que você falou que não tem mocinho ou vilão... são pessoas vivendo suas vidas.

Cami 25/04/2021minha estante
obg, tenho que concordar com vc são só pessoas vivendo, tomando suas próprias decisões e vivendo a consequência em suas vidas.

Vicente Tavares 14/04/2021

Texto rápido, cru, e bom!
Cherry é um livro que eu acho que vai agradar bastante às novas gerações.
O texto é cru, sem meias palavras, recheado de palavrões, cenas explícitas seja de sexo, uso de drogas ou morte.
Os capítulos são curtos, frases curtas e histórias curtas. Quase como se fosse uma coleção de pequenas histórias, como se dois amigos conversassem contando episódios soltos do que aconteceu, isso deixa a narrativa intensa e muito rápida. Nada dos parágrafos intermináveis de Saramago ou das descrições hiperdetalhadas de Tolkien, também não há a beleza poética de Garcia Marquez.
Nico Walker é cru, direto, rápido, um bocado deprimente e com tudo isso Cherry é um livro bom.

site: www.vicentetavares.com.br

Pitaiazul 13/05/2021

Você provavelmente nunca leu algo parecido com Cherry
Em algumas resenhas que vi, a definição dada é de que a apatia com que o livro é narrado torna as coisas monótonas a ponto de parecer que nada acontece do início ao fim e por isso o livro foi decepcionante.
Veja bem, "Cherry" pode ser decepcionante porque é repleto de palavrões e diálogos pobres, porque em certa medida vai te fazer perder as esperanças na humanidade, porque você definitivamente vai sentir nojo do protagonista, das seringas e da quantidade absurda de drogas que um organismo pôde receber, mas essa apatia com que Cherry (ou Nico, entenda como preferir) narra sua própria história (romantizada é claro) apenas reflete o óbvio desde a primeira folha: nosso protagonista é um homem perdido que por acreditar que a vida simplesmente 'acontece', não planeja (ou almeja) um futuro e vive à parte da realidade aguardando uma mudança fantástica que lhe faça enxergar a beleza verdadeira da vida - e não a beleza carregada de dor e tristeza que ele, logo no início, diz enxergar.
Cherry não é um livro comum, mas isso não significa que seja bom. É uma crítica social bastante forte por mostrar um outro lado da realidade cotidiana. Nico apresenta com seu romance o dia a dia (seja ficcional ou não) de usuários de drogas ilícitas que, como podem, seguem sua rotina com seus empregos comuns, atuando no ensino superior ou mesmo no serviço militar estadunidense. Como esperado, a necessidade do vício precede a derrocada e, fazendo do fim o começo, crimes ajudam a sanar desejos imediatos.
Não espere uma leitura bonita, não existem floreios aqui, na verdade a velocidade e fluidez do livro é um dos pontos altos da narrativa permitindo a mudança de cenário de forma rápida e satisfatória (alguns capítulos tem menos de uma página inteira).
De alguma forma você até torce para o sucesso de Cherry, mas talvez estar lendo esse livro já seja o tal sinal de sucesso que esperamos.
saile 13/05/2021minha estante
amg pq vc deu duas estrelas? pela sua resenha entendi q gostou ou interpretei errado? tenho mt vontade de ler ele

Thais645 13/05/2021minha estante
Fiquei muito curiosa a respeito desse livro. Já quero ler para ontem!

Pitaiazul 13/05/2021minha estante
Thais, ele é o famoso 'ótimo em te deixar mal' kkkkj Os acontecimentos são tão fortes que te deixam com uma sensação de confusão mesmo, quase sujeira. Recomendo para quem curte livros nesse viés

Pitaiazul 13/05/2021minha estante
saile, fiquei em dúvida entre 3 ou 2 e meia e acabei optando pela 2ª opção exatamente pelo tema do livro, questão de preferência mesmo. A quantia de detalhes, a brutalidade de algumas cenas/relatos, o cômputo geral da situação do Cherry é tão ?????!? que me deixa um tanto enjoada. É só preferência pessoal mesmo, mas recomendo a leitura para quem curte essa vibe

saile 13/05/2021minha estante
ah entendi!!! faz sentido

Nathalia184 17/03/2021

? ?
Cherry é um livro quase autobiográfico de Nico Walker, que escreveu durante o período que ficou na cadeia.
Acompanhamos a jornada do protagonista (que não é dito seu nome) em uma vida fadada ao desastre iminente, causados pela depressão, estresse pós-traumático e o uso de drogas pesadas.

É um livro gráfico, todos as cenas na guerra - mortes, estado dos corpos, doenças e etc - são narradas detalhadamente e de maneira quase distante.
O protagonista lembra muito o Holden de Apanhador no campo centeio, especialmente por ser incapaz de se manter em foco durante muito tempo em algo específico, sempre colocando assunto atrás de assunto em relatos chocantes de sua vida.

É uma leitura densa, mas ao mesmo tempo, você devora as páginas, já que os capítulos são curtos.
Vale a pena dar uma conferida, e agora é hora de ver o filme para fazer os comparativos entre livro e adaptação!

"Acho que a razão para eu ser tão triste é que acabei no lugar errado por engano. Provavelmente no momento errado também. Sei lá. É como se eu não tivesse nada em comum com porra nenhuma."
Thi 17/03/2021minha estante
Uau, fiquei com mais vontade de ver o filme do que quando vi o trailer.

Nathalia184 17/03/2021minha estante
????

thainá 10/07/2022

diferente de tudo que eu já li.
sempre fui fã de romances, mas então ganhei esse livro do meu melhor amigo (sempre tive o sonho de ter um livro da darkside mas nunca tive porque sempre achei muito caro KKKKK).
escolhi ganhar esse livro pela capa e pelo título, porque uso muito "cherry" em todos @ meus possíveis.
um resumo desse livro é, traumas e drogas.
eu nem sei quantas vezes li a palavra heroína enquanto lia KKKKKKKK mas achei a história muito bem articulada, não me prendeu muito por eu não ter costume de ler livros assim, mas se você gosta desse estilo de leitura, talvez goste dele.
dei 4 estrelas pois não gostei muito do final e esperava algo mais empolgante, como o personagem principal ser preso, por exemplo. :)

Tatta 05/05/2021

bom pra caramba
o protagonista é carismático demais. me matou. aquela última frase do livro então... que delícia.

uma narrativa bem seca, irônica. ele é meio que um lunático atento a problemas sociais.

faltou ser um livro um pouquinho mais pessoal, ele devia ter explicado melhor algumas coisas que ele tava sentido.

o autor é fera. parece uma técnica de apanhador no campo de centeio

Beatriz3345 13/05/2023

Só tenho uma coisa a dizer: MEU DEUS.
Se o filme for fiel ao livro será sensacional!
A leitura é fácil tem algumas partes que são doloridas pensar principalmente durante a passagem pelo exército.. é difícil de se pensar em uma criança carregando uma bomba e ter que dar um tiro na cara dela? não tem alguém que não saia abalado depois de uma guerra.

O livro é sensacional. Tem muito $exo, violência, drog@s, violência..

Aproveitem a dica

Beijos Biia :)

nabella 08/03/2021

Cherry: Inocência perdida
Esse não é um livro sobre a jornada de um herói em que no fim, o bom moço encontra redenção.

Cherry é um relato chocante de um personagem que vai para a guerra do Iraque, e lá vive uma série de momentos que o fazem se tornar um viciado.

A escrita é fluida, não há muitos aprofundamentos com relação aos momentos, mas da exatamente para compreender o que o personagem pensa (digo personagem porque, por mais que dê a entender que o livro é uma autobiografia de Nico Walker ? o autor ?, não há nenhum momento explícito em que seu nome é falado).

Recomendo bastante para aqueles que desejam ver um relato real e não heroico sobre a Guerra do Iraque e a consequência de que esse tipo de experiência pode trazer a cabeça de uma pessoa.

Sergiosiqueira 22/03/2021

Leitura flui, mas a história fraca
O livro flui, mas a história é repetitiva, vc espera melhorar, mas quando vc vê o livro está no fim e não aconteceu nada surpreendente. Pela propaganda achei que seria excelente, mas não foi.
Victor.Carvalho 31/03/2021minha estante
Tenho q concordar com vc. Achei q ia ser bem mais violento, especialmente na parte da guerra, que iamos ver s cabeça do protagonista toda zuada. Mas nao eh basicamente um livro sobre alguem que nao ta nem ai com nada e usa drogas o tempo todo. Super repetitivo que chega a cansar

Sergiosiqueira 03/04/2021minha estante
Concordo Victor, descreveu muito bem, o que achei :)

Noeli 22/04/2021

Decepcionante!
Primeiramente gostaria de dizer que quem escreve essas sinopses deveria ler o livro antes! O cara não buscou as drogas após a guerra...ELE JÁ ERA VICIADO!!!
Livro fraco, chato, sem pé nem cabeça. Parece ter sido escrito por uma criança de 9 ou 10 anos. Dinheiro e tempo desperdiçados... Sem falar nos erros de ortografia e pontuação. Essas editoras não se preocupam mais com a qualidade (tanto das histórias que publica quanto das revisões) , e sim, com o lucro das vendas e só! Lamentável! :( :( :(
Virna 23/04/2021minha estante
Perfeito, exatamente isso. Decepcionada!!

Wally.Mota 05/05/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
?? Alerta de conteúdo adulto, linguaguem chula, violência a animais e consumo excessivo de drogas ??

QUAL O LIMITE ENTRE O VÍCIO E A NECESSIDADE?

Nico foi um adolescente que nunca se identificou com o caminho que os pais planejavam trilhar pra ele. Sem metas definidas para a vida e quase sem ambição, acaba decidindo se alistar no exército como médico.
~
Após ser convocado para uma missão no Iraque, Nico passará por experiências pesadas que testarão suas crenças, seus medos e sua coragem. O tratamento recebido no Exército, os relacionamentos complicados e as mortes (traumáticas) de amigos o impactaram profundamente. Como solução para fugir da realidade, acaba se viciando em drogas e assaltando bancos para conseguir se manter "alto".
~
Cherry é uma leitura pesada e sem censura, tal qual é a realidade, mas altamente fluida e instigante. Sendo vendido como um relato autobiográfico, me frustrei um pouco ao ler a nota do autor logo no início, avisando que tudo ali era ficção, e ao descobrir que somente algumas coisas eram baseadas na realidade. Além disso, esperava que a história abordasse a época em que ele esteve preso, o que não aconteceu. Porém, nada disso estraga esta ótima leitura!
~
Mesmo indicando a vocês, acredito que esse livro NÃO SEJA RECOMENDADO para qualquer pessoa, pois em muitos casos senti como se o autor incentivasse indiretamente o uso de drogas ou tentasse normalizar o vício.

Até a próxima! ??

Eliete 16/07/2023

Um c**** mas meio que gostei dele
Foi uma leitura bem rápida e fluida. Acompanhamos o protagonista em sua narrativa de uma forma que ao mesmo tempo é linear mas também aleatória, é como se estivéssemos na cabeça dele o tempo todo. Uma história que fala sobre os traumas da guerra, depressão, a vida de um usuário de drogas e a forma como tudo levou o protagonista a esse ponto. Tudo isso do ponto de vista dele que sentiu, deixou de sentir e viveu tudo aquilo. Uma ótima leitura

giulia.arsego 17/01/2022

Incrível
Li umas resenhas antes de começar a leitura, confesso que até fiquei desanimada com tantos comentários negativos. Mas posso garantir que, após terminar esse livro, que é uma experiência ótima acompanhar a história do Nico Walker, aconselho a todos que curtem esse gênero literário a lerem.
É um livro bem cru, não há firulas a cerca dos sentimentos ou grandes descrições dos personagens. Tem cenas bem chocantes, que causam um arrepio na nuca. Me senti enjoada em vários momentos.
A drogadição dos personagens é um assunto bem abordado, e em momento algum é fantasioso, senti que o autor foi bem responsável por trazer a verdadeira face dessas pessoas.
As histórias da guerra são bem contadas, me fez querer saber mais sobre o Nico lá.
Quando descobri que o autor e o eu lírico do texto são as mesmas pessoas (óbvio que com alterações) me importei ainda mais com o personalizada, torcendo por ele.
Não vejo a hora de assistir o filme com o Tom Holland, e confesso que lendo o livro só conseguia imaginar o físico do Nico exatamente igual ao do Tom.
Ótimo livro, aconselho todos a lerem.

Joao366 11/01/2022

Intenso
Vemos um jovem de boa vida, universitário e com um futuro brilhante pela frente.
Tudo isso se destrói quando ele se vicia em heroína.
Toda a história é permeada por seringas e comprimidos alucinógenos.
Os relatos da guerra são a parte mais "sóbria" da história.
Toda as 6 partes do lobro nos revelam um pouco sobre a vida do protagonista, que recorreu ao roubo de bancos para sustentar o vício.

1 | 2 | 3 | 4