Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro




Resenhas - Klara e o Sol


170 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


ana ju 04/09/2023

Klara e o sol
Livro que me tirou da ressaca literária sendo ficção científica, milagre!
Achei o universo muito bem criado, algumas partes confusas mas nada fora do comum.
Fiquei tão encantada pela Klara, uma inteligência artificial que despertou tanta empatia e carinho, a forma como ela fazia de tudo para agradar e se sacrificar pela Josie, é lindo, e ao mesmo tempo triste, levando em consideração o final..
comentários(0)comente



beca 17/08/2023

Klara
Foi um prazer conhecer a Klara e me conectar com ela.
Não teria melhor AA não só pra Josie, mas no geral! Ela foi linda do começo ao fim
comentários(0)comente



luisguedes 08/08/2023

O que nos torna únicos?
Nessa história, exploramos um mundo tecnológico onde as IAs fazem parte do dia a dia das pessoas. A época e o local dos eventos não são claramente definidos, mas isso não tem um impacto forte na história. O foco está em Klara, uma IA robótica que aguarda junto com outras IAs até serem compradas. A trama se desenvolve a partir do momento em que Klara é adquirida por Josie, uma garota muito solitária que deseja que a IA seja sua amiga.

A narrativa é apresentada da perspectiva de Klara, que observa diariamente os conflitos que envolvem sua nova família. A compreensão de Klara sobre o mundo é limitada pelos conhecimentos que ela possui como IA, o que frequentemente a leva a ter uma visão literal e ingênua de sua realidade. Não acredito que seja uma referência do autor ao escrever esse livro, mas para quem jogou "Detroit: Become Human", Klara lembra muito a robô Kara. Já o comportamento de Klara faz muitas referências às três leis da robótica propostas por Isaac Asimov.

O livro provoca muitas reflexões atuais sobre os limites que a inteligência artificial pode alcançar. Chegará o momento em que o contato humano será substituído por robôs? É algo para se pensar.

No geral, a história é bastante leve e agradável. Gostaria muito que fosse adaptada para o cinema em forma de filme ou animação. Sem dúvida, foi uma ótima primeira escolha para conhecer o trabalho desse autor incrível.
ramosdaph10 09/08/2023minha estante
fiquei interessada em ler agora!!!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laurinha 25/07/2023

Diferente do que eu costumo ler, mas muito gostosinho. É leve, utópico e até mesmo nos faz refletir sobre a humanidade e sobre quem somos!
comentários(0)comente



Alessandra 25/07/2023

É uma leitura leve e envolvente que nos traz reflexões sobre a fé e amor de maneira simples. É um livro legal para discussões sobre ética e inteligência artificial já que o assunto está em alta.

Tem vários detalhes em aberto quanto a ambientação distópica, então muita coisa eu só imaginei mesmo: Tipo, não entendi a coisa de pessoas elevadas mas imaginei ser algo mutação genética humana; não tem explicação pra doença porque tanto faz a doença o foco é a fé da AA no Sol; a ideia de "castas" sociais para manter pessoas pobres e não elevadas dissociadas da burguesia, e até cheguei a imaginar o Rick como um personagem que utiliza sua inteligência tipo numa sociedade secreta pra lutar contra esse sistema. Também imaginei o final como uma espécie de sucata que só deixam as AAs jogadas lá pra aproveitarem de alguma forma, e achei bem triste não poder "desligar" a AA, ela só fica lá sozinha remoendo as memórias do que ja viveu e ao meu ver, isso fala muito mais sobre solidão do que todos os aspectos levantados durante o livro.
comentários(0)comente



Silvia Sousa 24/07/2023

O que eu li?!?!
Sinceramente fiquei com cara de John Travolta Perdido no rolê, esse leitura foi confusa, pois na narrativa tem bastante descrição mas nenhuma é o universo da narrativa (um futuro distante ok, ajudaria mais contextualizar os núcleos), eu amei a Klara, até mesmo a louca obsessão dela pelo sol, e o Rick. Além de confusa, tbm fiquei na bad, pq? Não posso falar. É isso!
comentários(0)comente



Evy 19/07/2023

Achei interessante
Gostei bastante dessa leitura, achei envolvente, fiquei intrigada em uma boa parte da leitura. O autor vai explicando o mundo aos poucos e isso foi me deixando envolvida.
É interessante como a gente se apega à Klara e vai tentando entender as emoções junto com ela. Os outros personagens eu não consegui me conectar.
Em certo momento fiquei sem entender o rumo da história e a ligação da Klara com o sentimento da fé, mas aos poucos fui refletindo e pude ver sentido nas ações dela.
Gostei da escrita do Kazuo e pretendo ler outros livros dele.
comentários(0)comente



procrastinatoria 18/07/2023

Simples e bonito
Apesar de simples, esse é um livro bem bonito, tanto que me emocionei algumas vezes. O plot não é meramente sobre uma inteligência artificial, mas também sobre a solidão humana, sobre amar incondicionalmente e estar disposto a se sacrificar por esse amor, e sobre a beleza que é viver.

Também gostei muito da escrita do autor, principalmente o fato de ele não deixar tudo 100% explícito, inclusive muitos termos e situações a gente só passa a entender quase no final do livro, junto com a Klara. O autor nos torna tão desinformados quanto ela sobre algumas coisas.

Não é um livro perfeito, mas a leitura é tão fluída que vale a pena a experiência.
comentários(0)comente



yasneryst 12/07/2023

Achei que não fosse ser surpreendida, mas fui.
Chegando ali pelo meio do livro, quando é feita a primeira revelação (porque não acho que é bem um plot twist) eu pensei “ah, mas já tinha manjado isso tem um tempo... E depois quebrei a cara.
Amei passar um tempo com esses personagens, vivendo no mundo deles, entendendo tudo lentamente.
A coisa que mais gostei nas duas leituras de Ishiguro que fiz até então é a maneira como ele entrega as coisas do universo dele, tudo lentamente, então você vai desdobrando aquele mundo, virando cada página de uma vez.
Detesto quando um livro futurista ou distópico conta tudo sobre o mundo dele em três páginas, e não tem nada para você descobrir lá na frente.
Kazuo é um grande escritor, e mesmo que eu tenha achado essa história fraca com relação a Não me abandone jamais, eu não poderia dizer que ela é ruim de maneira alguma.
A beleza do livro está na maneira com que ele é escrito.
comentários(0)comente



Thainara Ramalho 22/06/2023

Klara e o sol
Primeiro livro desse autor que leio, e sem dúvidas lerei outros!
Eu amei esse livro, embora somente a personagem Klara tenha meu coração, e talvez o Rick kkk os outros achei todos injustos e chatos?
Algumas coisas ficaram sem respostas óbvias, mas da para imaginar nas entrelinhas as devidas respostas.
comentários(0)comente



André Vedder 21/06/2023

E o sol brilhou.
Temos aqui uma mistura de distopia com ficção científica muito bem narrada pelo autor vencedor do Nobel.
Com uma escrita fluída, Kazuo Ishiguro nos traz uma narrativa contada pela perspectiva de uma Amiga Artificial, ou androide, no caso aqui chamado apenas de AA ou Klara. E sendo assim, somos conduzidos pela história através de suas observações de mundo e diálogos entre os humanos, aos quais ela presencia e participa ao longo do enredo. E a partir do ponto de vista de Klara, o autor vai nos dando informações sobre o seu redor e os personagens que a rodeiam de forma gradativa, aos poucos, fazendo assim com que o leitor seja instigado por toda a obra.
Ao fim somos brindados com um livro que prende do início ao fim e que têm um apego emotivo também, mas que pra mim funcionou como um ótimo suspense.

"Você acredita no coração humano? Não estou falando do órgão em si, claro. Estou falando no sentido poético. O coração humano. Você acha que existe uma coisa assim? Uma coisa que faz com que cada um de nós seja especial, único?"

"Ao mesmo tempo, ficava cada vez mais claro para mim até que ponto os humanos, em seu anseio de fugir da solidão, faziam manobras muito complexas e difíceis de compreender."


comentários(0)comente



Bia 12/06/2023

Klara e o sol
Foi uma boa leitura, mas pra mim não foi nada marcante. Mas valeu a leitura.


porisso só 3 estrelas.
comentários(0)comente



LuízaM 05/06/2023

Klara e o Sol
A proposta do livro é diferente de tudo que eu já tinha lido, por isso fiquei em dúvida se eu gostaria ou não, então eu li tudo em menos de 24h e foi realmente um livro fora dos clichês, mas cheio de emoção
Super recomendo
comentários(0)comente



Alisson 31/05/2023

Li algumas resenhas ao final da leitura e fiquei surpreso ao perceber que o ponto que pode ter agradado ou desagrado os leitores é a relação da Klara com o Sol (Ahá!).

Mas, vejamos. Se trata-se de uma inteligência artificial programada para sentir, é natural que um desses sentimentos seja a crença, não? E considerando que a fonte de nutrição da robô é o Sol, nada mais pertinente considerar a estrela central do Sistema Solar como o próprio Deus (ou qualquer outra divindade, que seja).

Afinal, nós, como seres humanos que sentem, nos permitimos crer em algo. E não há nada de absurdo nisso, por mais sobrenatural que seja. Todas as religiões trazem questões íntimas e carregadas de particulares a cada indivíduo.

Bom, mas sobre a narrativa, achei muito interessante seguir a trajetória da Klara, uma AA (Amiga Artificial) muito observadora que toma decisões a partir da observação. E por mais que ela se pareça inocente em muitas situações, é a sua análise da individualidade de cada personagem que a torna tão inteligente.

É o primeiro livro do Kazuo Ishiguro que leio e gostei. É um livro de ficção científica que nos permite refletir bastante sobre os limites dos avanços tecnológicos e o quanto nós como seres humanos estamos preparados para isso.
comentários(0)comente



170 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR