Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Alisson 31/05/2023

Li algumas resenhas ao final da leitura e fiquei surpreso ao perceber que o ponto que pode ter agradado ou desagrado os leitores é a relação da Klara com o Sol (Ahá!).

Mas, vejamos. Se trata-se de uma inteligência artificial programada para sentir, é natural que um desses sentimentos seja a crença, não? E considerando que a fonte de nutrição da robô é o Sol, nada mais pertinente considerar a estrela central do Sistema Solar como o próprio Deus (ou qualquer outra divindade, que seja).

Afinal, nós, como seres humanos que sentem, nos permitimos crer em algo. E não há nada de absurdo nisso, por mais sobrenatural que seja. Todas as religiões trazem questões íntimas e carregadas de particulares a cada indivíduo.

Bom, mas sobre a narrativa, achei muito interessante seguir a trajetória da Klara, uma AA (Amiga Artificial) muito observadora que toma decisões a partir da observação. E por mais que ela se pareça inocente em muitas situações, é a sua análise da individualidade de cada personagem que a torna tão inteligente.

É o primeiro livro do Kazuo Ishiguro que leio e gostei. É um livro de ficção científica que nos permite refletir bastante sobre os limites dos avanços tecnológicos e o quanto nós como seres humanos estamos preparados para isso.

.Lara 22/05/2023

Apesar da história ser boa, e bem sensível, fui com muitas expectativas pelo que já tinham me falado. Esperava mais da história, também ficaram algumas coisas meio ?resolvidas ao acaso?, não curti muito.

Let 19/05/2023

Não gostei da forma como é escrito. Algumas partes ficam bem confusas. Sem sentido, repetitivo, bobo, superficial

fernandacalop 04/05/2023

Interessantinho
O livro tem uma ótima premissa, que na minha opinião nao foi muito bem executada. no meio da leitura fica beeem maçante, e isso me fez demorar mais um tempo pra acabar. no geral, um bom livro. recomendo pros (assim como eu) fãs de inteligência artificial

Bia 02/05/2023

Embora a história seja muito delicada e a forma de escrita do autor muito bonita e floreada, um pouco rebuscada, não consegui me conectar com os personagens nem com a história e senti que faltaram alguns detalhes que iriam aproximar mais o leitor dos personagens.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 02/05/2023

Esse livro nos deixa com uma enorme reflexão sobre a vida, sobre tecnologia e etc, a história em si é bem simples e bem bonita, indico a leitura.

amannda 17/04/2023

?¿
Não sei não viu ... depois que a menina se curou magicamente e eu vi que esse livro tem uns fãs cristãos eu fiquei meio meeehh. O que eu havia gostado no livro era justamente a ilusão da Klara de atribuir qualidades e divindade a algo que ela simplesmente não conhece, isso tem um paralelo incrível como a nossa condição humana. Não sei sobre a intenção do autor em relação a isso ? mas valeu a experiência.

reader_paulo 15/04/2023

Metafórico
Um livro realmente bom, mas com alguns pontos negativos:
Leitura arrastada
Descrições desnecessárias
Alguns fatos sem explicações
Klara, que um Amigo Artificial (AA) de Inteligência Artificial, tem uma relação com o Sol, como uma espécie de endeusamento, acredito que seja uma metáfora. Às vezes eu via o Sol, como de fato, o único companheiro de Klara, achei a Mãe e a Josie duas desalmadas. Criei um certo carinho pela AA. A cena em que descobri o real motivo por elas duas terem comprado a Klara, foi muito creep! Esperava bem mais desse livro, mas no mais, super o indico, é uma leitura leve. Fiquei em choque quando descobri que o autor o queria lançar como um livro infantil! Imagine o trauma? O fato do autor não ter nomeado a cidade em que se passa a história, me incomodou bastante e também por não ter explicado o que é uma "criança elevada", pelo o que entendi, são geneticamente modificadas. Rick merecia o mundo. Enfim, é uma história que nos ensina muita coisa, que a empatia sempre deve vir em primeiro lugar, mesmo que certas pessoas não a mereçam!
Luiz Leitor 15/04/2023minha estante
amo suas reviews ?

Lusia.Nicolino 26/03/2023

Para pensar com o coração
Josie é uma menina de 14 anos que está buscando a "sua melhor amiga" e a encontra em uma vitrine, aonde volta algumas vezes até que a leva para casa. Klara é um androide -apesar de não encontrarmos essa expressão em nenhum momento do livro - dotada de uma grande capacidade de observação. Ela se interessa muito pelo comportamento das pessoas que passam pela vitrine da loja onde fica em exposição e um conselho a deixa muito intrigada: ela não deve confiar na bondade humana. Já em casa, ela descobre muitas particularidades de sua nova vida. Que viverá em uma casa grande, confortável, com a luz do sol que a alimenta, mas que é bastante isolada. E, a descoberta que a deixa inquieta: Josie é uma menina gravemente doente, com dias difíceis, com perspectivas preocupantes. Algumas personagens desfilam ainda por essa história, a mãe de Josie, a empregada doméstica, Rick, o amigo que também carrega uma história diferente. Para saber o porquê de o sol estar no título do livro será preciso ler cada página! Você vai rir, se espantar, se emocionar. Até onde a ingenuidade pode nos levar ou melhor, será que pode nos salvar?

Quote: "'O coração a que o senhor se refere', eu disse, ‘talvez seja, de fato, a parte de Josie mais difícil de aprender. Talvez seja como uma casa com muitos cômodos. Ainda assim, uma AA dedicada, tendo o tempo necessário, pode andar por todos esses cômodos, observando cada um com muito cuidado, até que passem a ser como sua própria casa."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le https://youtu.be/mb8JSz0Do4A

Saturno 20/03/2023

Insatisfatório
Vi tantas resenhas falando bem do livro e eu realmente não consigo entender. Vi adjetivos como "profundo" e "sensível" e eu até pensei que o problema estaria em mim. Achei o livro completamente raso, mesmo tratando de assuntos profundos. E também muito confuso de forma desnecessária!

Bom, toda a narração é feita pela Klara, uma inteligência artificial, então faria sentido toda a história ter essas questões em aberto ou até mesmo sem muito aprofundamento por se tratar da narração de um personagem que não tem acesso completo a informações que viriam a esclarecer. Algumas coisas estão até um pouco subentendidas no texto, mas acho que a forma como foi empregado dificultou na hora de isso causar um impacto.
Sem falar na construção de personagem ruim! Que é outra coisa que eu também não sei se é por ter uma escrita ruim ou simplesmente por ser tudo na visão da Klara.

Não consegui sentir empatia por NINGUÉM além da Klara. Achei todo mundo totalmente irritante, principalmente a Josie, Rick e a mãe da Josie. Eu não aguentava MAIS tanta gente chata, tanta situação com cabeça mas sem pé, sabe?
Eu estava extremamente ansioso pra essa leitura! Adoro robôs e esse tipo de ficção científica/distopia que é mais parada focando só nos personagens e sua vivência. Infelizmente Klara e o sol não funcionou para mim. Não entendi o conceito do livro, não senti o que todo mundo sentiu, chorei pela Klara no final, mas mesmo assim... é né. Fiquei muito triste por esse livro não ter funcionado pra mim! De verdade, pensei que seria um dos meus favoritos.

Foi meu primeiro contato com o autor, então fiquei bem decepcionado! Tenho na minha estante "Não me abandone jamais" e com certeza vou dar outras chances pra ele.

Mari.cf 22/02/2023

Klara, uma das personagens mais cativantes que já existiu!
Eu comecei essa leitura sem saber nada sobre ela e adoro fazer esse tipo de experimento de vez em quando e ser surpreendida. Klara é um robô AA (Amigo Artificial) que tem o objetivo de cuidar de uma criança/adolescente. Foi tão impressionante acompanhar os pensamentos da Klara, as conclusões que ela tirava, seu raciocínio, suas tomadas de decisões, pensando sempre no bem estar da Josie. Sério, eu adoraria ter uma Klara pra mim. Apesar dela ter sido "descartada" após a Josie entrar na faculdade, acho que eu manteria ela pra sempre ou talvez passar pra frente, seja para os meus filhos ou para meus sobrinhos.

Eu demorei pra terminar mais do que esperava, e não por culpa da escrita porque foi tão gostoso de ler, não é um livro grande e é daquele tipo de livro que você vai lendo e lendo, e quando vê, já leu 10% dele. Super recomendo

Renata.Fukuda 17/02/2023

Empatia, fé, esperança
O tom da narrativa desperta reminiscências e durante a leitura as imagens que me formavam na mente era todas em sépia. A linguagem e descrição são poéticas, e o autor não entrega tudo deixando várias coisas nas entrelinhas.

A história é narrada pela Klara, um Amigo Artificial (AA) e eu imaginava que o óbvio era ela não ter sentimentos, mas ela demonstra tamanha empatia, fé e esperança que, ou por não ter sentimentos as ações dela não são influenciadas por desejos pessoais mantendo a firme aos seus própositos, ou a inteligência artificial alcançou níveis que a permitem sentir tão pura e profundamente.

Foi uma ótima experiência para um primeiro contado com as obras de Ishiguro. Pretendo ler outros livros do autor!

Meuri 07/02/2023

muito bom!!

assim como Kentukis, Klara e o sol é um livro que nos faz refletir bastante sobre a linha tênue entre ficção e realidade.