A Palavra que Resta (eBook)

A Palavra que Resta (eBook) Stênio Gardel

Resenhas - A palavra que resta

mimperatriz 13/06/2024

A palavra que resta
Que livro bonito!
Fiquei emocionada em vários momentos da leitura. A história carrega tanta dor, tanto sentimento, que é praticamente impossível passar ilesa.
O livro foi o escolhido do mês em um grupo de leitura que participo, e ouvir as percepções de colegas ajudou a colocar algumas conclusões no lugar e deixa-lo ainda mais bonito, se é que é possível. Ah, como é delicioso escutar e debater sobre um livro!
Viva @steniogardel que nos brindou com uma riqueza dessas!
Leiam A palavra que resta!

esty 13/06/2024

é pra ser coisa de vida
Esse é um dos livros mais bem escritos e ambientados que já vi, tudo que o raimundo pensa/fala/age sobre foi muito bem pensado sobre como ele cresceu e sobreviveu. o amor relatado sem muitos floreios, apenas como foi, as conversas com os pais, a irmã, cícero e amigos foram muito bem escritas e eu me vi no meu ambiente familiar com o meu avô, tios e tias. o nordeste tem dessas, e ver isso sendo tão bem retratado me deixou com um nó no estômago. o sofrimento dos personagens é uma coisa absurda de se ler, as crenças foram bem colocadas, os pequenos momentos que trouxeram novos personagens da comunidade lgbtqia+ pra vida do raimundo foi toque de gênio. stênio merece um prêmio pela obra e um soco também pela obra. por breves momentos eu pensei que os leitores seriam os primeiros a verem a carta, mas compreender que raimundo não deixaria nem a gente ler é essencial pro entendimento dele como pessoa.

"Raimundo não foi difícil. Complicado era Gaudêncio, denso de saudade, as cinco vogais e acentuado. Freitas era feito de sangue."

Hyttalo0 13/06/2024

Sensacional
No livro tira a gente da situação de conforto, nos faz refletir sobre sobre desigualdade, sobre como é ser LGBT no Brasil, as dificuldades de ser e ser aceitar.

VerAnica.Cardoso 12/06/2024

A história nos toca e nos comove com a trajetória das personagens! Gostei dos arranjos e trabalho com a linguagem. No entanto, senti dificuldade em me adequar a estrutura do texto que ora recorria a pontuação tradicional ora inovava na construção dos períodos. Embora curta, a história traz muitos temas e vivências que nos sensibilizam e nos fazem olhar para o outro com lentes mais humanas.

Bela.Samary 12/06/2024

Chorei demais
Stênio traz a realidade de muitas pessoas LGBTs para essa obra de forma poética, sensível e intensa. Faz você se identificar com cada personagem. Livro perfeito, zero defeitos.

Kirla 10/06/2024

Na primeira página eu já sabia que eu ia chorar. Ele é de uma delicadeza e ao mesmo tempo tão triste que nem sei explicar. Acompanhar a história de Raimundo, o seu se descobrir, se achar no mundo, os enfrentamentos e tristezas, medos e a maldita carta me deixaram num misto de emoções que nem sei descrever. É triste as pessoas não poderem ser como são por causa de preconceitos dos outros.

Danilo Vicente 10/06/2024

O amor em meio à exclusão
Livro encantador. Stênio Gardel consegue capturar o leitor numa história de amor entre dois homens: um deles escreve uma carta, guardada fechada por mais de 50 anos. É o último ato de Cícero para Raimundo. Stênio escreve com a força a linguagem nordestina, o que dá um toque genial à dor da exclusão. Exclusão da pobreza, do preconceito, da falta de educação. Livro para marcar a memória.

Paula1735 09/06/2024

Excelente..
Livro muito bom, uma escrita totalmente diferente de outros livros que li.
Não é uma leitura que recomende a qualquer um, acho que consegue se gostar mais do livro quando já se tem um tempo que lê.

Natália Holanda 08/06/2024

Um belo romance de estreia que faz com que o leitor fique ansioso pelo o que vem pela frente e a abertura da carta

liko's 08/06/2024

"Quer aprender a ler e escrever Gaudêncio? te ensino"
Acho que esse livro sinceramente se tornou um dos meus favoritos, desde o começo a leitura me envolveu muito mesmo sendo uma escrita mais bagunçada e meio complicada, eu acabei gostando muuuuuito!
todo o livro acaba parecendo um poema enorme e lindo, queria marcar cada linha dele o tempo todo sério, tem coisas que eu li que eu que nunca vou esquecer.
não sei o que achei do final, acho que coloquei expectativa demais pra um livro q sempre se mostrou muito realista, não posso dizer que estou satisfeito, mas não tenho nada pra criticar de fato.
vou comprar uma edição só pra ter na minha estante

Madalenamota 07/06/2024

Ser gay no sertão a 50 anos atrás.
A palavra que resta conta a história de um senhor de idade analfabeto que decide aprender a ler para finalmente ler a carta dada pelo seu pretendente durante a adolescência.

O livro nos transporta de forma bastante eficas para os dilemas de um homem que mesmo sendo gay tem que lidar com a própria homofobia enraizada e o desafio de ir aprender a ler mesmo depois de velho para realizar o desejo de ler a carta.

Confesso que a escrita desse livro me incomodou um pouco por causa de sua escrita com poucas pontuações e com fluxo de consciência.

Mas ele ser escrito dessa forma remete a uma pessoa analfabeta aprendendo a escrever algo que enriquece o livro, o que mais me surpreendeu na escrita dessa obra é a utilização de gírias e expressões cearenses que é onde o livro se passa, nunca tinha lido um livro que utilizasse da escrita informal dessa forma.

Gostei muito do livro e recomendo