Eu não sei quem você é Penny Hancock

Resenhas - Eu não sei quem você é

Djamila.MagalhAes 03/06/2024

Demorei a engatar na leitura, só me envolvendo de fato na metade do livro.
Essa leitura é questionadora, te faz pensar, avaliar e imaginas como seria está no lugar das personagens.
Me vi na Holly, me vi na Jules, me vi na Saffie e no Saul e isso é que é incrível nesse livro.

Mari 28/05/2024

Eu não sei quem você é
Narrativa do livro bem envolvente, pautas necessárias de discussões. Autora retratou bem os adolescentes na chatice, na fuga dos assuntos importantes, na individualidade, entre outros.
O título retrata bem como realmente nunca conhecemos totalmente uma pessoa.
Ótimo para indicação, porém com ressalvas devido ao tema abordado.

Ju 21/05/2024

Um pouco, talvez, irresponsável?
Que livro decepcionante. O enredo é bastante interessante - duas grandes amigas que se veem em uma situação devastadora: uma acusa o filho da outra de estuprar a sua filha de 13 anos. Pra deixar ainda mais complexo, Holly, a mãe do possível estuprador, é uma ativista defensora de mulheres em situações de violência e do discurso de que "todo homem é um estuprador em potencial e praticamente toda denúncia é verdadeira". Pois bem.

A história se encaminha com esse dilema, onde cada mãe defende seu próprio filho, apesar das suas dúvidas e com muitas outras questões internas. Você entende o motivo de cada uma fazer determinadas escolhas.

E aí vamos aos problemas. Primeiro: personagens rasos e chatos. Mesmo com a problemática MUITO real e dramática, a autora não conseguiu me fazer ter uma simpatia verdadeira com os envolvidos. Saul é chato, Holly é chato, Saffie é chata. Segundo: história extreeeeemamente arrastada, com muitos capítulos repetitivos e completamente desnecessários. Em determinado momento pulei várias partes e foquei só nos diálogos pra chegar logo ao que importava.

Por último, e mais importante: terminei achando o livro até um pouco irresponsável. A denúncia do estupro termina se revelando falsa (o que só fortalece a descrebilização na vida real). Os personagens se perdoam apesar da quase TRAGÉDIA e passam pano pra situações absurdas, como o marido violento de Jules.

Enfim, dei 3 estrelas porque achei um livro com uma proposta bem interessante e que te instiga a querer saber o final, mas não gostei e não indicaria. :)

Rafaellamfferreira 20/05/2024

"Coloque uma pessoa num contexto diferente do que ela está acostumada e essa pessoa vai revelar certas características quem nem ela mesma imagina que tem".

Larakel 20/05/2024

Sabendo que é um livro que fala sobre a dúvida da veracidade de uma alegação de estupro, li com medo de como esse tema seria retratado, se haveria gentileza e suavidade, mas gostei bastante! Um tema muito sensível que se a autora tivesse conduzido de outra forma o livro poderia virar arma na mão da direita que acha que mulheres denunciam por diversão.
Um livro intenso, emocional e interessante. Tenho minhas questões com ele, mas no geral eu gostei e recomendaria.

Kakau!! 19/05/2024

Eu não sei quem você é
Esse livro é arrebatador!!, ele é como um.jogo de gato e rato ,você quer lê-lo sem parar para descobrir o quanto antes a verdade .
Faz você levantar mil teorias e analogias,mas logo depois te mostra que nada é como você pensa ser.
Me prendeu do início ao fim ,muito mistério ,além de conter muitos plot twists.

Mariana 13/05/2024

Livro incrível que aborda temas sensíveis e necessários de ser discutidos.
Me prendeu muito, não consegui parar de ler até ter todas as respostas.

Enredo muito bem construído e gostei que a história é contado por ambas as perspectivas de Holly e Jules.

Recomendo muito!

Hannah Monise 13/04/2024

Uma leitura frenética e muito louca!
Essa leitura foi simplesmente uma loucura. Sei nem o que pensar sobre ela! Fazia tempo que eu não pegava um thriller e este me envolveu demais, principalmente com o seu tema. Eu não conseguia parar de ler e, a cada capítulo, as coisas ficavam mais loucas!

Holly e Jules são melhores amigas há muito tempo, mas agora Saffie, filha de Jules, está acusando Saul, filho de Holly, de estupro. E como lidar com tudo isso? A cena de Jules contando pra Holly é muito boa! E real. Afinal de contas, enfrentar algo assim quando é com você é diferente! Então a primeira reação de Holly é a negação. Assim, temos a visão de uma mãe que teve a filha estuprada e a de outra que tem o filho acusado de estupro. E é complicado demais entender... Mas onde fica a moral de cada uma? Foi muito frenético ler esse livro! Fiquei chocada muitas vezes e amei a forma como a autora conduziu a história.

Simplesmente amei! Errei nas minhas concepções e sobre outras coisas. Me envolvi do começo ao fim e não queria parar de ler! É um livro que te pega muito, é intenso, acelerado, é muito bom. Ele traz uma discussão muito importante! Vale a pena a leitura, demais.

"Cada pessoa tem a sua própria particularidade. Cada pessoa lida da sua maneira com o abuso sofrido. Você não pode julgar o comportamento de uma vítima." (Página 195)

"Perdoar talvez seja menos trabalhoso do que carregar um peso nas costas um dia depois do outro." (Página 384)

janine 04/04/2024

Me surpreendi mais a cada página
São 22:30 da noite, amanhã preciso acordar cedo e não sei se vou conseguir dormir muito rápido porque esse livro alugou um triplex na minha cabeça. Ele foi contra todas as minhas expectativas que tive antes de ler. A história contra sobre duas amigas praticamente irmãs que passam por uma crise da relação após a filha de uma acusar o filho da outra de algo que muda a vida de todos completamente. Achei que a autora fala de temas muito importantes como a hipocrisia ao se defender algo e fazer ao contrário, sobre crises familiares, sobre o sentimento materno de perda do filho quando ele cresce e as formas de lidar com o luto. A Penny Hancock conseguiu aprofundar na cabeça de todos os personagens e me fez entender a perspectiva de cada um na história. Não sei se gostei do final do livro, mas vale a pena ler.

Catarina314 19/03/2024

Eu não gosto de fazer resenhas negativas porque vai muito do gosto pessoal e não significa necessariamente que o livro é ruim. Mas acho que caí em falsas expectativas vendo tanta gente elogiando esse livro e a queda foi grande.
Meu deus que tortura foi essa leitura, eu não via a hora de acabar. Perdi a conta de quantas vezes a autora usou os mesmo recursos de escrita, eu revirava os olhos cada vez que lia mais um "eu queria correr para seus braços e abracá-lo e dizer que o amava e pipipipopopo, mas minhas palavras saíram mais rápido do que pude pensar e me vi cuspindo [alguma coisa rude]". Chegou uma hora que eu já nem lia mais as descrições do cenário e do ambiente que ocupavam um parágrafo inteiro, a maioria da página, e que poderiam facilmente ser enxugados (como a própria personagem menciona no início do livro, quando ela está revisando os textos de seus alunos).
A premissa é boa e instigante, mas infelizmente não segurou os pontos negativos e eu só queria acabar de uma vez ??

IRISMIRORO 11/03/2024

Até onde vai nossa razão
Acho que é importante se fazer algumas perguntas após essa leitura, ?Até onde o amor pode nos cegar? Até que ponto defendemos o que lutamos ??. Uma leitura que escorre nos dedos, escrita fluida, confesso que me fez querer saber o que aconteceria com urgência, mesmo assim não tira a sensação de falta. A autora descreve bem os sentimentos em tempo real dos personagens. Abordando um assunto sensível que é o abuso traz incômodo em muitas partes, raiva do rumo que algumas situações discorrem. Fiquei esperando que a autora tomasse outra atitude ao entrar em um assunto tão importante, me decepcionei com essa falta.