O Assassinato de Roger Ackroyd Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Carla Patrícia 14/05/2024

O Assassinato de Roger Ackroyd
E quando você acha que é uma coisa e no final Agatha dá uma senhora reviravolta. Que final surpreendente! Leitura boa, história com bom enredo e Poirot narrando os seus detalhes com sua massa cinzenta.

Maah 14/05/2024

Chocada
? Falling like the stars - James Arthur

Achei diversas vezes que estava descobrindo quem era o assassino, porém fui totalmente surpreendida no final. Achei genial como a autora criou a narrativa e te leva aos poucos a conhecer todos os personagens, desconfiar de todos e depois te mostrar que você estava olhando pelo ângulo errado. Depois ela vai respondendo todas as perguntas e completa todas as lacunas.
Final fenomenal!

Cida 13/05/2024

Suspeitei...
Realmente foi muito interessante chegar ao final com as conclusões de Poirot. Suspeitei em determinado momento, mas deixei de lado a suposição e acabei me surpreendendo com o final.

Vania.Cristina 12/05/2024

Quebra-cabeças de mistério, clássico, irônico e inovador
Aqui temos um dos maiores clássicos de Ágatha, considerado por muitos o melhor livro dela, com certeza um dos melhores. Eu arrisco dizer que quem gosta da literatura de mistério contemporânea vai gostar desse aqui, porque ele é um pouco mais ousado que a maioria dos livros da autora. Impressionante saber que foi publicado em 1926, e trouxe inovações para o gênero policial.

O narrador da história é o médico James Sheppard que mora com sua irmã, Caroline, na pequena cidade rural de King's Paddock. Ambos são solteiros maduros e Caroline é conhecida por ser sempre muito bem informada da vida de todos, mesmo sem sair de casa. E isso numa cidade que já é descrita por Sheppard como sendo fofoqueira.

Quando a história começa, uma viúva, de uma das famílias de maior prestígio, acabara de se suicidar. Logo nas primeiras páginas, outra morte misteriosa acontece, agora o assassinato de Roger Ackroyd, de outra família abastada local. A sobrinha de Ackroyd pede a ajuda do misterioso vizinho de Sheppard, que acabara de se mudar para a cidade. Descobrimos que trata-se do detetive aposentado Hercule Poirot.

Se na obra de Agatha Christie, Poirot é seu Sherlock Holmes, seu Watson costuma ser o Capitão Hastings. Mas nessa história Hastings está casado e morando na Argentina. Poirot chega a citá-lo algumas vezes, e manifesta tristeza pela distância do parceiro de tantas aventuras. Durante a leitura, percebemos que Poirot vê que Sheppard tem potencial de se tornar um parceiro substituto.

Esse livro de mistério é um quebra-cabeça clássico com vários suspeitos, todos com suas motivações. Cada um deles tem sua história paralela construída ao longo da narrativa. Aos poucos, as peças vão se encaixando até a revelação final. Não percebi nenhuma ponta solta, o trabalho de Ágatha é matemático.

Há uma cena, em especial, que mostra como a autora estava ousada e cheia de ironia. Trata-se do capítulo onde dois amigos aleatórios entram em cena para jogar Mahjong com Sheppard e Caroline. O diálogo que se segue narra os acontecimentos recentes na cidade e, ao mesmo tempo, os lances da partida jogada.

É praticamente um parênteses na narrativa, engraçado, instigante, irrelevante e banal. Mesmo assim, parece milimetricamente encaixado, um respiro antes do desencadeamento das descobertas que serão reveladas ao leitor.
Ana Sá 12/05/2024minha estante
Vou colocar no quero ler... Sempre fico perdido sobre por onde voltar a Agatha (só li mto jovem), vou usar sua resenha pra essa viagem de volta! Obrigada :)

Vania.Cristina 12/05/2024minha estante
Faça isso Ana. Depois vem contar pra gente. Fico curiosa com sua opinião.

Iris.Kawane 13/05/2024minha estante
Amo este, sempre indico pras pessoas

Vania.Cristina 13/05/2024minha estante
Iris, é bom mesmo

Carla.Floores 13/05/2024minha estante
Taí outra que nunca li. Vou colocar na lista. Parabéns pela resenha, Vânia!

Vania.Cristina 13/05/2024minha estante
Obrigada Carla. Talvez goste desse. Arrisque ?

pkonno96 10/05/2024

Não sou surdo nem burro, graças a Deus!
Roger Ackroyd é encontrado morto em sua mansão, após uma misteriosa sequência de mortes: Ashley Ferrars, que morreu envenenado (não se sabe se acidentalmente ou se foi assassinado por sua esposa) e completando a sequência, Miss Ferrars, sua própria esposa, que supostamente teria cometido suicídio. A história é narrada na perspectiva de Dr. Sheppard, médico da cidade, e o mesmo logo conhece o famoso detetive belga Hercule Poirot, que utiliza de toda sua perspicácia para desvendar a verdade por trás do assassinato.

Gostei muito desse livro e devo dizer que me surpreendeu. Fui totalmente tapeada a nível extremo, não suspeitei do assassino ou assassina nenhuma vez. Se o planeta dependesse da minha capacidade de dedução isso aqui já tinha virado pó. Pelo menos eU particularmente achei surpreendente e não suspeitei. Achei que a autora relatou de uma forma de bem fácil comprensão o que aconteceu na noite do crime, tudo foi se encaixando gradativamente e as informações não chegaram todas de uma vez.

Poirot é um personagem muito carismático e engraçado. "Mais oui. Eu ouvi. Não sou surdo nem burro, graças a Deus!!". Outros personagens como Caroline são ótimos também. Achei "engraçado" pois esse é o segundo livro da Agatha que leio, e no primeiro que li, também tinha o Poirot como detetive, mas nesse outro livro, ele não tinha esse carisma e humor, aqui ele tem bem mais, gosto muito mais dele agora.

E em nenhum momento da leitura me senti entediada ou quis parar de ler, a escrita é muito fluida e dinâmica, muito fácil de ler. Os capítulos são muito bem distribuídos. Enfim, recomendo esse livro para um público geral até, que gosta dessa temática criminal, detetives, etc. e também se quiser começar a ler os livros da Agatha, acredito que este seria um bom começo.

Sara 09/05/2024

Agattha Christie é top de mais
Personagens:????? obs:5 estrelas só por causa do Poirot
História:??
Fluidez:????
Plot:???

Eu não curti essa história tanto quanto eu queria porque infelizmente eu estava de ressaca.

Manu 05/05/2024

Eu realmente fico impressionada como a rainha dos crimes usa a narrativa para influenciar em nossos pensamentos. Livro extraordinário como sempre, Hercole Poirot segue sendo o meu detetive favorito!

Sofia136 04/05/2024

O Assassinato de Roger Ackroyd
Foi minha primeira vez lendo Agatha Christie e QUE LIVRO!
Era o tipo de leitura que eu queria fazia muito tempo: um mistério, um caso, um detetive incrível? igual o filme ?entre facas e segredos?, que eu também amo!
Esse livro me fez pensar em tantas possibilidades, e não só pro assassino, mas também pro chantagista. Enfim, tantos plots, e QUE PLOTS!
É tão bom! ? Preciso ler outros!

Michelle 02/05/2024

Ótimo livro! Amei a narraçao do Dr. Sheppard e a relação dele com a irmã dele é muito divertida de ler. A dinamica dele com o Poirot tb é otima. A minha teoria estava certa mas ainda amei ler o final.

Sofia136 04/05/2024minha estante
Mentira é mto bom merecia 5 estrelas

wes 29/04/2024

E quem diria?
Bom... eu diria! Não sei dizer ao certo se foi uma experiência interessante ter "descoberto" o autor do crime ao longo da história. Uso as aspas pois é claramente impossível chegar às conclusões que o bem humorado e simpático Poirot nos apresenta ao final da história, com todas as acertadas teorias e suposições.

Entretanto, à medida que as tramas vão se desenvolvendo, fica claro como algumas peças (e aqui me debruço numa análise de composição de narrativa) são meticulosamente criadas para te dar a sensação de "suspeito/a". Assim, fazendo um isolamento das mesmas com autoria do crime pelo fator previsibilidade, é possível deduzir com quase certeza o verdadeiro autor.

Apesar disso, é incrível como a Agatha te envolve a cada capítulo, a cada mistério e cada acontecimento nesse livro. É a minha primeira
leitura da autora e já estou ansioso para ler mais livros dela. 4/5.

MahAndrade 29/04/2024

Digníssimo caso de Poirot
Fui surpreendida novamente com essa história, a leitura é fácil, o caso é típico mas me surpreendeu bastante a solução do crime. É um dos melhores casos com certeza.