Beautiful World, Where Are You

Beautiful World, Where Are You Sally Rooney

Resenhas - Beautiful World Where Are Yoi

Karla Nascimento 26/12/2023

Um dos meus favoritos agora
Quando comecei o livro, tinha apenas uma vaga ideia de seu conteúdo, e sabia que era da S. Rooney. Não a dispus de confiabilidade suficiente antes, tive que esperar minha obsessão por Normal People esfriar antes de mergulhar em seus próximos livros-- o que se provou erro meu, já que amei tanto quanto, e até mais que Normal People. Se algumas pessoas conseguem colocar em palavras encanto, Sally Rooney põe em palavras o encantamento da vida cotidiana, ainda assim trazendo um olhar introspectivo que ressona com a experiência íntima do leitor. Quando consideramos o que Tolstoi disse ser verdade para as famílias felizes e tristes em nossa própria experiência, o fazemos porque, no fundo, sabemos que todas as famílias tristes diferem entre si pois a tristeza torna todos conscientes e a realidade a todos aliena, e isso é muito bem resgatado em Beautiful world, where are you. As personagens ofuscam suas percepções interpessoais por conta da tristeza, o que torna os personagens muito humanos em um sentido. Não são veículos vazios tentado preencher uma posição de sentido literário, como um interesse romântico, e sim transmitem a sensação de serem pessoas que por acaso foram escrutinizadas e transformadas em ficção, totalmente ao acaso.

arthzrb 22/12/2023

Peidaço
Sinceramente, daria 3,5 ou 4 estrelas se não fosse por esse final. a sally roonei peidou demais com esses dois últimos capítulos. da pra ver claramente o quão acelerado foi a escrita e que ela só terminou de escrever algo que já tava pronto o mais rápido possível pra poder entregar o livro. de qualquer forma, o resto da obra é razoável, até.

melodramanu 22/12/2023

4,0 ?
Gostei muito e ninguém vai conseguir ficar mais chocada que eu mesma por ter gostado tanto assim. depois que li normal people e acabei odiando o livro, jurei que nunca mais ia relar em nada da sally rooney, mas ainda bem que eu não tenho nenhum compromisso com a coerência!

esse aqui é anos luz melhor que o que eu li anteriormente, acho que a sally se dá muito melhor escrevendo personagens adultos e com problemas de adultos ao invés de adolescentes (pelo menos pra mim foi MUITO melhor!)

fiquei apaixonada pelos e-mails que as meninas trocavam ao longo do livro e realmente minha nota só abaixou um pouco porque os garotos me incomodavam Demais em alguns momentos e achei o final arrastado (e sem e-mails ?)

no geral, é um livro muito bom e eu amei todas as reflexões que ele trouxe

alice1889 12/12/2023

Pq as pessoas gostam tanto de ver o lado hostil no cotidiano
Bom pra começar vou dizer q eu AMOOO ?pessoas normais? e que tinha criado muito expectativa pra ?beautiful world where are you? já que eu amo um livro sem plot , mas definitivamente me decepcionei muito , tem um limite muito grande em escrever personagens com personalidades complexas e escrever personagens totalmente sem senso de comunhão, empatia e amor , me arrastei durante o livro pq odiei os personagens mesmo amando a escrita da Sally Rooney a verdade é que ler este livro me deixou angustiada com várias atitudes passiva-agressiva de todas as partes ,ou seja, no caso desses personagens nem terapia funciona foi pq a mãe bateu pouco ?

juju moura 10/12/2023

"Talvez seja tarde demais para mudarmos quem nos tornamos."
Tipico romance contemporâneo sobre pessoas normais sem os encantamentos do mundo fantasioso dos livros, mostra situações corridas e complicadas, relacionamentos falhos, e pessoas errando, sendo estúpidas e egocêntricas, o que se encaixa perfeitamente para os dias de hoje, acredito que tive odio dos personagens muitas vezes pela quantidade de realidade em que a Sally Rooney aplica nas falas e comportamentos, ela sabe exatamente para quem está escrevendo suas histórias, são para pessoas normais, que tem traumas.

LAvia 18/09/2023

Tem algo na escrita da sally rooney que eu deveria amar, pois são personagens normais com questões da vida normal e a vulnerabilidade deles em lidar com questões da existência e que a maioria das pessoas passam pelas mesmas questões, entretanto ela escreve personagens muito mas MUITO insuportáveis que fica difícil de se relacionar e refletir-se neles, todo mundo tem defeitos e os defeitos desses personagens era o que deveria ser a principal identificação com os personagens mas eles são muitas vezes mesquinhos

Andressa 05/09/2023

Beautiful World, Where Are You?
Iniciei a leitura deste livro com um pouco de receio já que li Pessoas Normais e apesar de ter gostado da leitura, não amei como a maioria. Beautiful World, Where Are You? é uma leitura mais lenta e demorei muito mais para terminá-la. Algumas partes são interessantes mas outras bem medianas, os personagens são rasos e por vezes com atitudes desnecessárias e até mesmo tóxicas.
A sensação ao final é de que faltou algo.

malu.damasceno 31/08/2023

Merecia 5 estrelas porém o começo foi muito arrastado. tirando isso, o livro é uma amostra da genialidade de Sally Rooney e como seus livros mostram a realidade e nosso belo mundo ?
Juliana 01/09/2023minha estante

Bice22 23/08/2023

Sally Rooney, you did it again!!
Eu estava com um pouco de medo desse livro por conta das opiniões muito divididas que vi sobre ele, mas acabei gostando demais, Sally Rooney eu leria até sua lista de compras. Esse é um livro sobre pessoas, pessoas e seus relacionamentos, não espere um plot grandioso com muitas coisas coisas acontecendo ao mesmo tempo, pois esse definitivamente não é o caso.
Nesse livro acompanhamos o ponto de vista de duas melhores amigas, Alice e Eileen, elas vivem suas vidas normalmente e trocam e-mails com frequência. Mesmo com personagens entediantes e muitas vezes desgostantes (Felix eu to falando de você), eu fiquei muito presa na história e nas discussões apresentadas nos e-mails trocados pelas protagonistas, que são bem apresentadas e muito atuais.
Eu sou completamente apaixonada pela escrita da Sally, acho que ela usa as palavras de forma muito inteligente e bonita, o que acaba trazendo reflexões e muito bonitas e interessantes.
O meu único problema com esse livro foi o final, eu achei ele meio broxante de certa forma, mas entendo que faz sentido para a história, e no fim das contas não afetou muito minha opinião final.

"It's still better to love something than nothing, better to love someone than no one, and I'm here, living in the world, not wishing for a moment that I wasn't. Isn't that in its own way a special gift, a blessing, something very important?"
Sarinha Caldas 23/08/2023minha estante
Está na minha listaa

adrianlendo 23/08/2023

A diferença na mesmice
Parece ruim dizer que tudo que uma pessoa escreve se encaixa numa mesmice, não é? Mas eu acredito que, depois de ler todos os três romances de Sally Rooney, é exatamente nisso que se encontra todo o charme da autora.

Observando os três, a mesmice se encaixa no momento em que se percebe que todos são uma narrativa simples sobre pessoas que estão no início da vida adulta aprendendo a lidar com toda a pressão dos anos que estão vindo. Não há como fugir disso, todo mundo passa por esses momentos, e é nesse momento que um mundo se abre: ninguém vive isso da mesma maneira.

Quando eu falo sobre diferença na mesmice é sobre como a autora pega histórias que todo mundo vive e explora no seu melhor: tornando-as diferentes.

É isso que me faz gostar tanto das histórias dela e, talvez seja pelo que se passou na minha mente quando estava lendo, "Belo Mundo, Onde Você Está" é o que melhor exprime isso.

Ao acompanhar a vida de quatro jovens totalmente diferentes, e entrar profundamente nos pensamentos de dois deles, nós vemos todas as questões que passam na cabeça de alguém que acabou de ser jogado no mundo e precisa entender como vai seguir vivendo, como vai encontrar essa vida bela da qual tanto falam.

Como ser feliz administrando uma vida em um mundo que constantemente nos coloca pra baixo? Como saber como administrar suas relações em um mundo onde ninguém vive da mesma maneira e mesmo assim todos esperam que você saiba exatamente o que faz?

Acredito que esse seja o livro em que Rooney melhor exprime isso, talvez pela sua conotação claramente mais biográfica que os outros, talvez pela época em que foi escrita. É impossível não se apaixonar por tudo que a autora tem para dizer. É impossível não terminar o livro mais consciente nessa busca por um belo mundo.

A autora está no seu ápice na escrita, os personagens no seu ápice de vida e eu agradeço por ter a oportunidade de ler tudo isso na época em que estou vivendo, saber que não estou sozinho na mesmice diferente de todo mundo.

Brenda_stadter 20/08/2023

O que eu tenho pra dizer é que a Sally Rooney sabe como me prender num livro com personagens com personalidades duvidosas e com uma história que não tem um grande plot.

A história basicamente acompanha a vida de duas amigas e como elas lidam com as suas próprias questões, opniões, amores e amizade.
A maior parte dessa interação é feita por emails (que são uma grande viagem). Elas se atualizam sobre o que está acontecendo na vida uma da outra, mas também fazem reflexões sobre a vida, incluindo teorias sobre política/sociedade. Eu amei essas reflexões e me identifiquei em vários momentos com a Eileen, mas confesso que não estava com paciência pra ficar lendo informações sobre a Grécia Antiga e outras explicações que elas trocavam, achei que nesses momentos a leitura ficou cansativa.

O personagens passam por conflitos muito reias, são cheio de defeitos e não existe essa coisa de um ser certo ou errado nas situações. São apenas pessoas que estavam extremamente infelizes e perdidas em certos momentos, mas que estava tentando manter um laço de amizade que era importante.

Eu não vou incluir o Felix nessa reflexão porquê odiei toda a participação dele na história, um personagem irritante e inconveniente ao máximo, só sabe tratar Alice de maneira horrível o tempo inteiro.

hel! 20/08/2023

Adorei adorei adorei
Tava dando uma olhada pelas resenhas antes de escrever essa aqui e me deparei com algumas críticas de que "não acontece nada" nesse livro. isso simplesmente não faz sentido pra mim, porque durante o livro inteiro estamos acompanhando a jornada emocional dos 4 personagens, além das relações entre eles, e eu em nem um segundo me senti entediada ou como se não fizesse sentido. acho que essas pessoas só não leram o livro com a paciência e atenção aos detalhes que ele merece.
enfim, voltando, eu adorei a escrita da sally nesse livro, acho que ela atingiu um potencial que ultrapassou o de livros anteriores, principalmente nos emails (que inclusive foram as minhas partes favoritas, cheios de discussões políticas e reflexões dos pontos de vista tanto da eileen quanto da alice) que me encantaram e me envolveram de maneira absurda. outro ponto que é interessante citar é que o jeito dela escrever relacionamentos, como em normal people, volta nesse livro. nenhuma das relações é simples (nem tem um desenvolvimento straightfoward, como em livros de romance), todas tem suas particularidades que podem fazer elas serem "desgostáveis" e moralmente duvidosas. eu principalmente achei a dinâmica da alice e do felix muito puzzling e o personagem do felix muito escroto, mas "we accept the love we think we deserve" né. sobre a eileen e o simon, eu achei a eileen bem imatura em vários pontos do livro, partindo do ponto que ela tem tipo trinta anos, por não querer se comunicar nem se expressar pra fazer com que o simon entenda ela, mas acho que pelo trauma dela deixei passar (além de que me identifiquei com ela vezes demais...). o simon também não é "inocente", ele só começa a aprender mais pro final a se abrir e receber ajuda/amor em vez de só dar sempre. além disso, as reflexões sobre religião me deixaram extremamente interessada, elas foram mais um ponto alto desse livro. por fim, apenas gostaria de dizer que adorei a alice, tipo a personagem dela com todas as flaws e opiniões e modo de enxergar o mundo. também me identifiquei com ela diversas vezes. aliás, os livros da sally tem essa característica muito revigorante: fazer personagens muito complexos e multi facetados serem reais e relatable. sério uma obra prima, me deu vontade de devorar tudo o que a sally rooney já escreveu! (sim, me tornei uma dessas malucas que apreciaria a leitura da lista de supremercado dela, bem vergonhoso)

RAbya0 19/08/2023

Eu sinceramente gostei muito desse livro, apesar de algumas opiniões de pessoas sobre...
em algumas partes achei as descrições de tudo um pouco massante e chato, mas em contrapartida amei os e-mails trocados entre alice e eileen, são conversas sinceras e curiosas sobre a sociedade e a vida mesmo, me fizeram sentir muita vibração ou sla, um sentimento bom
além disso, passei muita raiva com alguns personagens.... tipo o Félix. achei ele meio desnecessário e insuportável em alguns momentos mas faz parte da construção dele.
eu amei muito a história do simon e eileen!! passei raiva? sim.. mas.. valeu a pena, eu acho. eles representam muito as relações humanas mesmo... até a alice e o felix tb representam
gostei muito!

ttorturepoet 16/08/2023

??. be?ut?ful ?orld ?here ?re ?ou - s?ll? roone?

? ? ? ? ?

? st?rt: 19/07
? end: 16/08

???m ?nno?ed ?t ever?one else for not h?v?ng ?ll the ?ns?ers, ?hen ? ?lso h?ve none?

Stefany 13/08/2023

"Don't worry, he said. I'll be here"
É o segundo livro que leio dessa autora e até agora cheguei a conclusão de que Sally Rooney não é pra todo mundo, mas felizmente ela é pra mim sim!!

Passei o livro inteiro confusa entre gostar ou não gostar dos personagens, às vezes até desconfortável com algumas reações e discussões que foram feitas. E só agora percebi o porquê: porque identifiquei a mim mesma (os meus muitos questionamentos da vida e defeitos que não me orgulho de ter) e também porque identifiquei pessoas que conheço. Sally sabe escrever personagens imperfeitos e reais, sabe trazer discussões sociais e sabe me fazer ficar interessada em ler um livro sobre basicamente nada.

Porque é isso mesmo que acontece nesse livro: nada. E ao mesmo tempo tudo. A gente vai acompanhando a vida dessas quatro pessoas e lendo as cartas trocadas entre duas melhores amigas, mas não há nenhum grande conflito que une todas as páginas. É apenas a vida deles (e a nossa também).

As cartas eram minha parte favorita, porque era o momento que eu conseguia conhecer um pouco mais da mente dessas pessoas e também refletir sobre muitos dos temas que foram trazidas nos e-mails (mesmo alguns deles sendo chatos demais). Fora isso, o livro tem uma certa sensualidade, sabe? Não é forçado, mas chega a ser palpável em alguns momentos.

Novamente sobre os personagens, o Félix foi o que mais me irritou. Alice e Eileen são aquelas pessoas que eu conseguia amar e detestar ao mesmo tempo, e o Simon é simplesmente um reizinho porém claramente é muito retraído em vários aspectos (me identifico). Eu amaria acompanhar a vida dessas pessoas por anos, fiquei triste de verdade quando acabou e ao mesmo tempo feliz de ter conhecido suas histórias.

Decidi que não sou capaz de dar uma nota pra esse livro. Ele alcançou um espaço que tá além de qualquer estrela. Não é ruim de maneira alguma, nem mesmo posso dizer que é perfeito e vou favoritar. Mas também me sentiria mal de dar uma nota mediana pra uma leitura que me tocou de uma forma nada mediana. Prefiro aceitar que alguns livros apenas são o que são e eu não preciso colocar tudo em caixinhas o tempo todo.
(Infelizmente o skoob me obriga a classificar pra poder resenhar, então vai ser 4 estrelas mesmo, mas no meu coração ainda está uma nota em branco).