Beautiful World, Where Are You

Beautiful World, Where Are You Sally Rooney

Resenhas - Beautiful World Where Are Yoi

maria14035 21/03/2023

Reflexões.
Avaliei esse livro com 3,5?? justamente porque eu achei que ele é muito parado! Mas não tenho como negar que ele mexeu comigo em muitas partes, principalmente as falas das personagens sobre a vida e a perspectiva de cada uma. Acredito que o brilho desse livro pra mim foi justamente a identificação que eu tive com algumas citações e pontos de vistas, no mais é um livro que parece que nada acontece ao decorrer da história, porém, vale a pena a leitura!

mafe 11/03/2023

Um livro para pessoas sem pressa
Minha primeira leitura da Sally Rooney e dessa vez li em inglês (!) pq o livro importado estava em promoção.

O ritmo do livro é bem lento, não acontecem muitas coisas, mas essa que é a graça. Ela pega acontecimentos cotidianos dos personagens e coloca as reflexões deles sobre esses acontecimentos no livro.

Gostei que é uma história bem atual e que reflete a vida de uma parte da população, que tem seus problemas mas também tem suas alegrias.

Minha parte preferida são os e-mails trocados entre a Eileen e a Alice! Acho que teria abandonado o livro se não tivesse isso, mas no fim cheguei a conclusão que valeu a pena ler ele, pq tem umas reflexões bem legais.

k4kiss 09/03/2023

LINDOLINDOLINDO
Me sinto como se eu tivesse sendo abraçada por esse livro!!!
amei amei amei
definitely um dos meus favoritos agr

Luuh_hs 28/02/2023

Releitura em menos de um ano
Relendo em inglês, segue 5 estrelas (ou 4,5 mas ainda impecável) e favoritado ??

Ainda lembrava muito mas estava com saudade!

ana 16/02/2023

Não sei muito bem como avaliar esse livro. acho que, no geral, gostei bastante. eh uma historia muito interessante. eu gosto desse clima no livro, de estarmos acompanhando a vida de pessoas. eu gostei das protagonistas, em muitos momentos me vi nelas. gostei das reflexões q elas trocam nas cartas. acho q eh um bom livro pra fazer leitura coletiva e refletir! recomendo a leitura

cauã 12/02/2023

Beautiful world, where are you?
Gostei bastante do livro, tanto é que dei 3,5 estrelas, mas sinceramente, eu esperava gostar mais. esse é um daqueles livros em que nada acontece, e são apenas você lendo interações entre os personagens e os pensamentos deles, o que te ajuda muito a se relacionar e se identificar com eles. aqui, assim em como em outros livros da sally, são personagens reais, ou seja, é bem fácil de passar por uma montanha de emoções com eles. me identifiquei muito com os personagens, principalmente com a eileen. eu amei o final, que mostra que mesmo as pessoas mais mentalmente instável, ainda assim pode encontrar felicidade e uma vida saudável. a escrita da sally rooney é linda, mesmo que maçante - e que com certeza não funciona para todos.

08/02/2023

?It's so hard to see the point sometimes, when the things in life I think are meaningful turn out to mean nothing, and the people who are supposed to love me don't.?

Inocêncio 07/02/2023

I don?t get it
Olha, muito honestamente não peguei o hype com esse livro. Preciso reconhecer que a Sally Rooney é sim uma escritora talentosa e, sobretudo, extremamente bem-informada e culta. Inclusive, provavelmente indo de encontro com resenhas que li, para mim a parte mais interessante do livre está nos e-mails trocados entre as protagonistas, por meio dos quais a autora (bem explicitamente) discute as próprias opiniões e pensamentos a respeito de mudança climática, história, socialismo, e afins. Reconheço que no geral as mensagens têm um quê de presunção, mas eu achei alguns pontos de vista e fatos bem interessantes ali no meio.
Agora, de resto, nossa senhora? detestei TODOS os personagens. Os dois relacionamentos retratados são super problemáticos e esquisitos - um tem uma dinâmica daddy-girl bem da estranha e o outro é simplesmente a pura definição de tóxico, com uma mulher instável e um cara intrusivo que não mede palavras pra atacá-la. ALICE, MULHER VOCÊ MERECIA MELHOR.
Em termos de enredo, nada acontece, o que pra mim não é necessariamente um problema. Eu amo ?Open Water? e ?On Earth We?re Briefly Gorgeous?, dois livros que no geral são só vibes, mas a diferença é que nestes dois a gente mergulha e se engaja com as personagens, que não são perfeitas mas te prendem, são reais. Em BWWAY, nada acontece e você se pega sem nem saber se quer que aconteça algo bom com as pessoas do livros de tão irresponsáveis e insuportáveis que elas são.
Era pra ser um livro sobre dificuldades e questionamentos da vida adulta, mas me senti lendo um texto criado pela Paula Pimenta pra jovens de 15 anos. Péssimo.

barbaradoquorthon 04/02/2023

Esperava desgostar
Vi tantas resenhas negativas e pessoas próximas a mim falando que não gostaram, que esperei o pior. Porém, a Sally acabou me prendendo bastante pelo modo que a história foi dividida. Eu amei os e-mails, esperava mais pelos capítulos deles do que pelos de cotidiano dos personagens.
Me identifiquei muito com a Alice pelo modo de pensar nos e-mails, ao mesmo tempo que me irritei muito com ela por aguentar o Felix criticando-a sem reagir direito. A Eileen é uma verdadeira bagunça, quer arrastar todo mundo junto pro caos dela e fica irritada quando as pessoas vivem longe dela. Como todos têm defeitos gritantes, digamos que o Simon foi o mais sensato de todos os quatro e consequentemente o que me intrigou mais.
Foi uma leitura boa, com personagens bem trabalhados, mas o que me fez tirar meia estrela é ter ficado meio lento lá pelo final quando pararam os e-mails. De resto, adorei toda a imperfeição de todos, é exatamente o que torna o livro muito bom.

Loba Literária 03/02/2023

Um livro ok, mas fiquei um pouco decepcionada. Dos personagens, só gostei mesmo do Simon. Os e-mails entre a Alice e a Eileen são insuportáveis de chatos na maior parte do tempo.

Mas gosto muito da escrita da autora, e acho que o final acertou bem mais no que eu esperava.

carol 25/01/2023

desafiador
como outros disseram, esse livro é um soco no estômago. tava sentindo que ele olhava pra mim e falava ?nao vai aguentar??, me provocando a continuar lendo. pq ao mesmo tempo que eu me deliciava com os emails trocados entre as personagens, me sentindo como se alguém tivesse dado uma espiadinha no meu cérebro e copiado no papel, às vezes era quase uma tortura de tanto que eu odiava esses personagens. no entanto, eu precisava continuar lendo, pq esse livro de algum modo parece que foi feito pra mim; ele conversava comigo profundamente. tanto que, durante a leitura, eu finalmente entendi o que ele tava tentando me dizer: eu odiava esses personagens pq neles eu me via ou via tb pessoas que eu amo e é muito difícil aceitar que todas elas são defeituosas assim e que o amor se sobrepõe à tudo isso. (acho que to fazendo uma confissão aqui, não penso que todo mundo se conecta com esse livro como eu, uma pessoa altamente julgadora e que crucifica todo mundo por qualquer coisa. justamente por isso acho que aprendi muito com esse livro: humanos erram e tentam de novo e falham em se comunicar e precisam de ajuda e se desesperam milhões de vezes, mas se a gnt continuar unido tudo eventualmente dará certo.)

esse livro foi uma *delicia de ler. amei muito as discussões sobre a contemporaneidade e principalmente as sobre Deus (talvez pq eu sou católica ? apesar de o único católico aqui ser o simon e a pessoa que mais fala sobre o catolicismo a alice).

*eu particularmente amo a escrita da sally rooney e não me incomodo nenhum pouco com a ausência de travessões pra indicar falas. diria até que acho essa uma ótima escolha considerando o tipo de livros que ela escreve. eu tb já li normal people e conversations with friends, então já sabia o tipo de enredo (ou ausência dele) que me esperava (e mesmo assim me surpreendi! acho que esse e normal people estão empatados como meus favs)

desculpa se nada disso fizer sentido, são uma da manhã!

(ps: só não dou 5 estrelas pq o felix nao pediu perdao pelas milhares de merdas que disse pra alice e mesmo assim ganhou o redemption arczinho dele. eu gostei muito do que ele disse pra alice na cena final da briga dela com a eileen mas tipooooo ele tava falando que ela é insuportável e que ela vai ser morrer sozinha uns dias atrás. parece o dr. fred do bbb com a marilia)

analeet 15/01/2023

Another place, another time
I just want everything to be like it was, Eileen said. And for us to be young again and live near each other, and nothing to be different. Alice was smiling sadly. But if things are different, can we still be friends? she asked. Eileen put her arm around Alice?s shoulders. If you weren?t my friend I wouldn?t know who I was, she said.

que livro INCRÍVEL! eu amo o cérebro da sally rooney!!!!!! i had already read her other two novels, didnt actually liked normal people but loved conversations with friends. this one is just the best and it was very unexpected for me to like it that much since its been seating on my tbr for so long. also i did not expect this storyline, i thought it would be like conversations with friends where the 2 couples would be together at all times, but in this one the story has two points of view, changing between eileen and alice. they live in different cities and are best friends since theyve met in college. they both have a kind of romantic interest, eileen with simon whos a chilhood friend of hers and alice with felix whom she met on tinder. apparently everyone hates felix but i thought that all of them had bad things about them but of course im much more inclined to feel empathy for eileen and alice ? anyways, the best thing about this book was the emails that they would send to each other every week where they would write about what they were thinking and basically giving an update about whats going on in their lives. in these emails they would also talk about the world, their thoughts many like MANY subjects such as the meaning of the word beauty, politics, fame, religion, literally everything. this book doesnt have a particular plot itself its more like a concept like trying to find beauty in the world, beauty on being alive. it has to do with friendship and the loss of it, breakdowns, love, politics and religion. it made me so reflective and i would tear up a bit when things got a little too real. basically love love love this book going to my list of favorites ?

Gabriela 29/12/2022

O comum é muito interessante
A Sally Rooney já tinha me fisgado com Normal People, eu já me considerava fã. Talvez não fã, mas alguém que aprecia e recomenda os escritos dela.
Beautiful World foi um achado lindo pra esse final de ano.
A Rooney tem uma mão para criar e descrever personagens reais, atuais, com comportamentos e crises que a gente consegue identificar claramente - até às vezes com um pouco de dor por ter que admitir que essa identificação é por possuir as tais características.
Dos 4 personagens principais desse livro, eu morri de amores por dois, e quis matar os outros dois. A Alice, maravilhosa, ryca, talentosa, escritora, independente, cheia de si, sempre alfinetando quem precisa ouvir algumas. E o Simon, cordeiro de deus, que por mais que eu normalmente não curta personagens cristãos, a religiosidade dele só fez acrescentar ao personagem. Foi muito positivo. De todos, o Simon é quem eu gostaria de conhecer e ter como amigo.
Agora, a Eilleen eu queria estrangular a cada bobagem que ela falava. Fico pensando, talvez me falte empatia. Mas não consegui me comover com nenhum drama dela.
E o pior de todos, o chernobyl, o tonel de césio, obviamente: o Félix. Que personagenzinho péssimo. Estava numa discussão com a minha prima, sobre a personagem dele, e chegamos a conclusão que a Rooney colocou ele com a Alice pra mostrar que mesmo você sendo um gênio, bem sucedida, divertida e bonita, ainda assim você pode acabar se sujeitando a um relacionamento com um homem merda desses. Péssimo.

Recomendo esse livro enormemente. É rápido de ler, vocabulário simples, muitas reflexões e ao mesmo tempo muita história sobre as vidas comuns dessas 4 pessoas.