Beautiful World, Where Are You

Beautiful World, Where Are You Sally Rooney

Resenhas - Beautiful World Where Are Yoi

Paola365 26/02/2022

Absurdamente humano
Depois de "Normal People" e "Conversations with Friends", Sally Rooney volta com a estratégia narrativa que, pelo menos pra mim, é uma das mais fluidas e gostosas de serem lidas. Em "Beautiful World Where Are You" ela simplesmente explicita de forma extremamente inteligente e realista - até um pouco explícita, no que tange ao físico e ao emocional - temáticas que fazem parte do nosso cotidiano, como as lacunas de comunicação, a questão do capital nas relações sociais, o sentimento de despertencimento e a convivência em sociedade quando se é literalmente fodido emocionalmente, tudo isso enquanto as duas protagonistas tentam encontrar a beleza do mundo na realidade caótica em que vivemos. Esse livro explodiu minha cabeça de tantas formas que eu nem sei explicar, é simplesmente extraordinário.
Vini 28/02/2022minha estante
Meu livro favorito da Sally

Bianca_ 24/02/2022

Não gosto de comparar uma obra nova do autor com obras anteriores, mas, se você está querendo entrar no mundo de Sally Rooney, comece por ?Normal People? e não por este aqui. A leitura me prendeu, mas não terminei o livro apegada aos personagens como nas leituras anteriores. Senti empatia por eles, mas não apego. Ótima leitura, porém. Rooney escreve de uma forma muito bonita e fluida, fazendo a gente querer fazer parte do mundo que ela cria.

Marcela 10/02/2022

As long as you both live, the world will be beautiful to me
"Beautiful world, where are you" é um livro bem diferente do que geralmente leio. Ao invés de apresentar um ponto para qual a história deve seguir, com começo, meio e fim, é como se déssemos uma espiada na vida real de um grupo de pessoas com passados e futuros.
A obra é sobre as amigas Eileen e Alice e suas vidas juntas e separadas. Nos emails trocados pot elas é tratado de tudo do ponto de vista de pessoas reais e imperfeitas. Esse realmente é o foco do livro.
Não é um livro lento, mas tampouco diria que é rápido. Após um certo momento eu não conseguia soltá-lo pois tinha uma conexão com os personagens e queria vê-los se desenvolver e saber o que eles pensam. Por isso acho que não e um livro para todo mundo, se você não conseguir essa conexão pode odiar o livro, mas se conseguir provavelmente irá amá-lo.
Meus pensamentos estão bastante confusos. Os personagens são ao mesmo tempo dolorosamente realistas e completamente irreais. São como pessoas que vemos no dia a dia completamente desnudadas de filtros e assim vemos suas reflexões, angústias, medos e erros.
Em alguns momentos do livro quis bater nos personagens (principalmente na Alice) ou abraça-los, mas principalmente conversar com eles. Achei isso um tremendo acerto. Eles pareciam tão reais que eu queria aconselha-los e ouvir suas opiniões.
Essa obra me trouxe angústia, raiva, tristeza e esperança. Muita. Ele reconhece todas as merdas do mundo, mas acredita que enquanto tivermos uns aos outros podemos ser felizes mesmo assim. E eu também.

Obs: Simon eu te amo
Obs2: Sally, e a presença de 0 POC? melhore mulher

Marina 09/02/2022

É mais um livro bem no estilo da Sally. Ela traduz para as páginas uma história ?comum?, mas com insights certeiros da nossa geração e de como nos comportamos entre nós e com o mundo.
Não é nada inovador ou surpreendente, mas deixa sempre bons questionamentos.

Ana Carolina 02/02/2022

A Busca Exaustiva de Um Belo Mundo
Sempre amo a escrita da autora e como ela constrói os personagens complexos e humanos, as formas que as pautas foram introduzidas por ela nos emails mostra que os personagens não estão alheios ao mundo, deixando claro que não ia se aprofundar as questões mas mostra que são concientes, uma das características da escrita dela que gosto muito, e percebe-se a naturalidade em que ela comenta sobre.
Esse livro é uma surra de auto critica, creio eu, um meio que ela inventou para transcrever suas ideias e frustrações, comenta sobre cristianismo, capitalismo, política, privilégios, a industria literária e consequentemente os seus fãs sempre esperando algo da mesma.
A Sally escreve muito bem as realidades dos relacionamentos, família, trabalho, suas tristezas, questões sobre a vida. É palpável sua realidade, podendo se identificar com vários relatos.
O romance entre a Eileen e o Simon é meu preferido, a história deles desde o inicio e a construção da amizade entre eles ao decorrer dos anos é muito bonita. Simon é claramente o nosso porto seguro do livro enquanto os outros 3 sempre são inconstantes ele é o mais racional e compreensível.
O romance da Alice e Felix não foi pra mim, não consegui torcer por eles em nenhum momento mas é bem visível que Felix está lá para Alice sair da sua própria zona de conforto e vise versa. Apesar de não ter me cativado, não me impediu de querer saber mais sobre eles e os diálogos são bem viscerais e interessantes.
A forma como a autora consegue transcrever pequenos momentos da vida é admirável, o enfoque do livro é a amizade, tristeza e a procura por um belo mundo. É um estudo de como podemos nos enxergar na sociedade atualmente. Um livro que com certeza a um certo momento da vida vou querer reler.

deadpoetz 25/01/2022

eu comecei a ler esse livro com minhas expectativas lá em baixo, mas até que me surpreendeu.

primeiro vou falar sobre o que eu gostei: os emails trocados entre as duas provavelmente foram minhas partes favoritas, achei os assuntos muito bem formulados. a dinâmica entre os quatro no geral foi bem interessante e as cenas com todos eles foram muito boas. a autora não tenta fazer um personagem agradável pro leitor, mas sim um realista, CHEIO de falhas.

agora, o que eu não gostei: o estilo de escrita me incomodou, principalmente no começo, a forma como ela escreve os diálogos e alguns parágrafos exageradamente longos quase me fez abandonar o livro. o final me decepcionou demais, ela passou a maior parte do livro estendendo a história pra fechar com um final super apressado. eu senti que só deu pra conhecer as personagens principais através dos emails, porque nos outros capítulos a sally focou tanto no romance que quase não abriu espaço pra falar sobre o resto da vida delas.

Ana 23/01/2022

depois de ler normal people e conversations with friends, não sabia o que esperar desse livro. e, mais uma vez, sally rooney me surpreende. tantos temas que envolvem receios e pensamentos que eu mesma tenho e que nunca vi serem abordados da forma como são - preto no branco. não há sugarcoating. e diz muito sobre a autora quando todos os quatro personagens principais são cativantes. mais um livro incrível de uma autora também incrível.

Maria 15/01/2022

aff
Tava cheia de expectativa e o livro acabou sendo APENAS um festival de lacração desnecessária e CHATA. Personagens com um complexo de vítimas INSUPORTAVEL aff

Junior 07/01/2022

bom
acho que gostei mais desse do que de pessoas normais, os personagens desse livro são meio estranhos mas são bem únicos, a leitura foi bem fluída e foi divertido de ler.

Jess 07/01/2022

Amadurecimento
Os livros da Sally Rooney sempre causam um embrulho no meu estômago. Eles atingem partes específicas, partes que normalmente são mantidas na linha do pensamento. Os restos são extremamente viscerais, realistas, chocantes. E é exatamente como amadurecer em um mundo destruído se parece.

fleabookz 06/01/2022

Gostei mais desse livro do que "Pessoas Normais", consegui ter um pouco de apego pelos personagens, o que não aconteceu na outra obra dela. E ainda bem né, imagina ter a história focada em quatro personagens e não gostar de nenhum.
Primeiro preciso falar um pouco de cada pessoa para depois comentar num modo mais geral. A Sally Rooney é expert em escrever indivíduos com defeitos que pesam um pouco mais do que as qualidades, o que dificulta você ter certeza se gosta ou não deles e nessa história não é diferente. A Alice, é o principal exemplo disso, super entendo as dificuldades dela em se relacionar com as pessoas, mas ela me soou um pouco soberba e com um tom de superioridade, principalmente com o Felix. Já a Eileen é totalmente o oposto, parece que não tem autoestima nenhuma. Entretanto, as duas se assemelham muito quando se fala de dependência emocional, essa foi a impressão que tive, que elas se apoiam bastante no Felix e no Simon, esperando algum tipo de aprovação da parte deles.
Por outro lado, os homens parecem ter um pouco mais de autoestima. O Simon quer ser o paizão do rolê e cuidar de todo mundo, porém não deixa ninguém se preocupar com ele. O Felix é fifi e parece que não tem noção, porque fica falando coisas desagradáveis para o pessoal, não tem sensibilidade nenhuma. Queria ter conhecido um pouco mais dos personagens masculinos, porque me pareceu que eles estavam lá só para ser o suporte emocional e sexual das mulheres.
A autora sempre trás muitas reflexões e discussões interessantes ao decorrer do enredo sobre diversos assuntos sociais e políticos. Nesse tem um pouco sobre cristianismo, a fé religiosa no geral, marxismo, a beleza e tantas outras coisas. É uma característica que me faz gostar bastante da Sally.
As brigas que os personagens tiveram me deixaram com o olho quase saltando do rosto. Fiquei super "não briguem, crianças, façam as pazes". O pior de tudo é que todos os lados fizeram sentido para mim, eles todos são um pouco egoístas e não demonstram ter empatia um com o outro.
Torci bastante pelos casais e pelas cenas dos 4 juntos. Nesse quesito até que fiquei satisfeita, adorei as interações. O final me deixou contente. Não é uma leitura muito uau e que amei, porém é razoável.

souzaalice 05/01/2022

Beautiful world, where are you?
Como sempre Sally me encantando com sua escrita e vulnerabilidade em expressar relacionamentos reais. Vou amar sempre qualquer obra dessa autora.

allcalina 31/12/2021

Estava com a expectativa altíssima pois os outros livros da autora foram bem marcantes pra mim mas não senti o mesmo nesse.
Apesar desses romances sobre o cotidiano milleanial ser a temática característica da autora, senti que faltou algo que impulsionasse a narrativa ou que fizesse o leitor criar empatia pelos personagens um pouco antes, daí o desenvolvimento seria mais interessante.
Fiquei bem decepcionada.

manuamp 26/12/2021

Beautiful world, where are you?
Sally Rooney, como sempre, escrevendo livros perfeitos. Eu amo demais. E Recomendo para todooooos. Eileen e Simon ganharam meu coracao

Marcela115 16/12/2021

Gente doida, adorei
Quatro pessoas emocionalmente instáveis, perdidas na vida, sem saber lidar com as expectativas dos 30 anos e se relacionando umas com as outras. A essência dos millennials, basicamente kk. Adorei: sim ou sim?

Eu amei a dinâmica de intercalar capítulos de sequência de eventos reais com os de longos emails entre a Eileen e a Alice, refletindo sobre as coisas mais aleatórias. Muito identificável e interessante, apesar de às vezes elas pesarem nos assuntos intelectuais (ou eu que sou meio inculta, sei lá).

Gostei muito também da forma como a autora construiu as cenas. O foco eram sempre os diálogos, sim, mas quando era necessário absorver algum sentimento, ela se demorava na descrição do ambiente ou das ações das personagens, como se pro leitor ter tempo de processar aquilo sem sair do momento. Sutil mas sensacional.

Uma leitura totalmente diferente das fantasias que andava lendo (ainda minhas queridinhas) mas igualmente gostosa. Só tomaria cuidado ao recomendar pra pessoas mais jovens, que podem acabar romantizando os relacionamentos tóxicos que se desenvolvem. Se você é jovem e quer ler esse livro: ESSA GALERA PRECISA DE TERAPIA, TÁ? NÃO TÁ OK.

Teje avaliado. 4.0?
claudia.giulia 16/12/2021minha estante
Li o primeiro parágrafo pensando se vc tinha na verdade lido meu diário