Beautiful World, Where Are You

Beautiful World, Where Are You Sally Rooney

Resenhas - Beautiful World Where Are Yoi

Teresa 10/12/2021

eu amei
ler outros livros da sally rooney depois de normal people foi a melhor coisa que eu ja fiz. a escrita dela é absolutamente perfeita, eu me sinto vivendo uma cena da minha vida, por mais absurda que seja, pq consigo entender exatamente o que eles tao sentindo e me identificar, me colocar naquela situação. me da vontade de chorar as vezes, essas pequenas reflexões sobre a vida são lindas e incríveis

Bordingon 21/11/2021

Drama, emails, e como encarar o mundo a nossa volta
O que há lá fora de tão interessante que te faz se agarrar a vida? O que te leva a se relacionar com uma outra pessoa? Religião faz sentido ou só faz bem? Ou mal? Meio ambiente, fama e como convivemos com as cicatrizes do nosso passado...

Dos assuntos tratados no livro, a forma como ela descreve a fama e o que significa ser famoso, me chamou a atenção. A protagonista Alice Kelleher, uma escritora, que despontou para o sucesso quando escreveu um romance e sem perceber estava rodeada daquilo que muitos perseguem avidamente, a fama.

Uma frase do livro que descreve muito o que penso sobre o tema:

" Qualquer coisa que eu possa fazer, qualquer insignificante talento que eu possa ter, as pessoas simplesmente esperam que eu venda isso, quero dizer literalmente, venda por dinheiro, até que eu tenha um monte de dinheiro e nenhum talento restante."

Enfim, nas conversas os participantes buscam, assim como todos nós, os significados das ações e qual o valor de cada uma delas.

Leitura que cansa um pouco pelo excesso de drama e falta de acontecimentos relevantes , mas traz reflexões valorosas para o nosso pensar.

anne (: 31/10/2021

da Sally eu só tinha lido Normal People, assisti a série também, que inclusive achei melhor.

é curioso como eu achei essa a melhor escrita dela, dentro do que conheço, e ao mesmo tempo acompanhei cada personagem com um misto de irritação, torcida e ansiedade. e é curioso como a escrita dela consegue nos levar a divagar junto em várias temáticas e, ainda assim, ser um livro que fala essencialmente sobre as dificuldades em se relacionar. eu ainda não sei bem o que dizer, talvez nunca saiba; mas gosto do fato de que ela traz cruamente os dilemas da juventude consciente em 2021, ainda costurando ali bem nos finalmentes com a pandemia e efeitos do isolamento social. enfim: não consigo ter uma ligação forte e afetiva com os livros dela, e ainda assim eles me parecem tão necessários em existência quanto em continuidade. seguirei acompanhando essa promessa irlandesa (:

Duda Schivel 22/10/2021

Eu demorei um tempinho pra finalizar a leitura mas li ate os 60% bem rapidinho, tava fluindo mt rápido e eu tava gostando mas ai ja tinha passado mais da metade do livro e não me envolvi com nenhum dos personagens, não me cativei com nenhum nem me apeguei a nada nem ninguém

Os casais tiveram coisas que me incomodaram bastante mas num geral não foi uma experiencia negativa, considero um dos livros clássicos 3 estrelas, não foi uma experiencia negativa e não foi uma leitura massante mas ao mesmo tempo não foi nada memorável e não vou lembrar da historia daqui um tempo

rafaella 14/10/2021

isn't death just the apocalypse in the first person?
a sally rooney tem um talento pra desenvolver personagens extremamente irritantes e ao mesmo tempo extremamente reais (e talvez justamente por isso extremamente irritantes).

apesar de ter alguns aspectos bem parecidos com normal people, trouxe umas discussões novas e um formato novo, com as narrações seguidas por emails (que inclusive amei).

foi um daqueles livros que acho que gostei mais ainda por ter lido no momento presente da minha vida, que eu tava precisando de uns tapa assim.

como um todo top d+ 10/10

thasmiles 18/09/2021

Angústias do fim do mundo?
Tinha muito tempo que não lia um livro tão rápido. Não sou grande fã dos trabalhos anteriores da Sally, mas mesmo assim sempre tinha algo que me pegava e que achava que talvez no próximo trabalho dela ela me conquistaria e não estava enganada.

Sally apresenta 4 jovens com vozes e personalidade diferentes, mas que no fundo estão passando pelas mesmas angústias.
Para mim o ponto alto do livro é a troca de email entre as amigas Alice e Eileen. As angústias que a maioria dos jovens está passando durante esses últimos anos é muito bem representada ali.

Ana 14/09/2021

Há beleza no mundo?
A vida é estranha, aleatória e errática. O mundo é caótico e incerto.
Como existir em meio à ansiedade, medo, solidão e incerteza? Como viver uma vida significativa quando todos os aspectos dela são mercantilizados? Quando a comunicação parece ser uma cacofonia sem fim de pessoas que não se entendem?

Os amigos Alice, Eileen, Felix e Simon estão todos faixa dos trinta anos e tentando viver nesse mundo enquanto buscam encontrar respostas para essas perguntas, especialmente Alice e Eileen. Elas estão separadas no início do romance e se correspondem por meio de e-mails em forma de ensaio muito longos sobre vários assuntos: o papel do autor e do romance, a condição humana sob o capitalismo hiperconsumista, maternidade, desigualdade social, tudo misturado com as minúcias da vida diária e detalhes de relacionamentos complicados. Suas ruminações epistolares soam muito pessoais e reais. É triste testemunhar a solidão delas, a falta de comunicação e vazio. Mas há uma centelha de esperança de que elas descobrirão uma forma de viver.

O romance não tem enredo em si, é apenas uma série de situações que obrigam os personagens a interagir virtualmente ou na vida real. É uma comédia de costumes do século 21 com uma estrutura e um final cômico que lembra o romance inglês do século 19. Prepare-se para muitas cenas de sexo, algumas atrapalharam a narrativa, na minha opinião, embora lindamente escritas.

No final, embora não haja uma resposta certa para a questão do significado intrínseco da vida, ainda há amor neste mundo, ainda pode-se encontrar calor, conexão e bondade nele.