Devoradores de Estrelas

Devoradores de Estrelas Andy Weir

Resenhas - Devoradores de estrelas

Charles 27/08/2021

Meu livro de ficção científica mais amado até o momento!
Nem sei como descrever esse livro totalmente. Ele me fez sentir várias emoções, como: alegria, tristeza, aflição e várias outras sensações que não consigo descrever. Cada parte da história me fez amar cada personagem, até mesmo os mais secundários, já que todos tem sua participação nós momentos mais importantes. O protagonista, o aliado, a chefe, esses três me fizeram amar eles de todas as maneiras com suas razões e circunstâncias para os acontecimentos do livro. Só não dei 5 estrelas por causa da capa ser comum e não capa dura porque com uns simples uso de como você lê ou maneja o livro, acaba entortando o livro ou danificado alguma página. Tirando isso o livro é prefeito!

Gizzo0 25/08/2023

Que livro incrível! A parte científica é um pouco difícil, mas os personagens são tão cativantes e a história é tão bem feita que se torna uma delícia acompanhar a aventura de Grace e Rocky.

Leslie.Eduin 28/12/2023

Pode conter spoiler

A história começa com o protagonista acordando de um coma induzido. Dr. Grace é um cientista especialista em biologia, química e física. Em seu despertar tem sua memória afetada, não lembrando do que aconteceu ou onde está, mas, não demora para perceber que está em uma nave, e conforme vai passando suas memórias vão voltando. Assim, acompanhamos suas lembranças conforme tudo vai se encaixando no seu presente.

O motivo de Grace estar no espaço, é por conta de um micro-organismo que se desenvolveu no Sol, e está se alimentando dele, tirando sua energia. O que num futuro próximo resultaria em uma era de gelo e extinção de espécies em massa. Com pedaços de sua memória voltando, Grace começa a entender o que precisa fazer.
No atual momento ele está em um sistema próximo ao do sistema Sol, o sistema de Tau Ceti, que é uma estrela parecida com o sol, porém menos luminoso, e essa estrela não foi tão afetada pelos astrofágicos, nome dado ao micro-organismo que está se alimentando do sol.
Os astrofágicos, depois de se alimentarem no sol, eles migram para o planeta mais próximo rico em dióxido de carbono, para se reproduzir e voltar ao sol.

No decorrer da história, Grace detecta uma nave alienígena próxima a sua, o que o deixa animado e preocupado. Eles conseguem se comunicar por mímicas, e por elementos enviados de uma nave a outra (no livro explica melhor).
Não demora muito e o nosso amigo Alien pergunta se pode construir uma "ponte" até a nave de Grace para se comunicarem. E assim, eles se conhecem.
Se comunicam por meio de mímicas, Rocky, é o nome que Grace passa a chamá-lo se comunica através de notas musicais, e Grace então tem a ideia de usar um aplicativo de música para identificar as palavras (no livro explica melhor). Rocky veio do sistema de 40-Eridani, ele vive em um planeta rico em amônia, com a gravidade mais alta que a da Terra e muito quente. Eles não tem olhos, seu sentido mais aguçado é o som. Seu corpo lembra uma aranha, com cinco braços e três dedos em cada mão.
Rocky conta que ele é o único sobrevivente da nave, e que não sabe por que os outros morreram. Rocky é um engenheiro, ele é o responsável por consertar.
Grace também é o único sobrevivente de sua nave, seu engenheiro e piloto morreram, não sobreviveram ao coma.

No decorrer da história os dois se juntam para encontrar uma solução para acabar com os astrofágicos. Estudam a estrela Tau Ceti e percebem que eles migram para o terceiro planeta do sistema.
Os dois têm a ideia de orbitar esse planeta e descobrir sua composição. Depois de muitas tentativas para coletar amostras, Grace consegue identificar um predador natural dos astrofágicos.
A história conta mais sobre a convivência de Grace e Rocky, e das dificuldades que os dois passam. Em suas memórias recuperadas, Grace descobre que essa missão é só de ida, e que foi forçado a participar.

Depois de descobrirem a solução para os problemas, os dois se despedem e cada um segue para o seu planeta. Porém, Grace descobre algo sobre o predador dos astrofágicos, e com isso volta a rota da sua nave para encontrar Rocky, pois ele está em perigo, mas ao voltar ele sabe que não terá combustível suficiente para voltar à terra.

O que acontece é uma reviravolta, com um final inesperado.

Ally 21/05/2023

Inesperado
Devoradores de Estrelas é o livro de livro que eu nem pensaria em ler normalmente. Não costumo ler ficção científica e ainda mais algo que envolva espaço sideral, porque me dá muita agonia de pensar nessas coisas ? Foi um amigo leitor e ex-professor que insistiu para que eu lesse e pensa numa pessoa com plena confiança de que eu ia gostar KKKKK encheu tanto a bola do livro (sem spoilers) que fiquei curiosa.

Mas olha, no começo foi difícil. Comecei a ler achando os capítulos enormes e muuuuuito arrastados, coisa que me irritou um pouco a princípio. Eu sou dessas que tem mania de terminar um capítulo pra poder dar pausa e no início parecia que 1 eram 10. ? Mas depois que o queridíssimo Rocky - um alien gente fina - aparece e começa a interagir com o Grace, tudo começa a ficar mais interessante.

Passei a ficar curiosa pelo que aconteceria, tive vários sentimentos durante a leitura - frustração sendo um deles - e torci demais pelos dois amigos e para que eles conseguissem voltar para seus planetas e salvarem seu povo.

Eu não tava esperando a reviravolta que teve nos últimos 5% do livro. Houve um sacrifício enorme envolvido tudo por conta de uma amizade e bem-querer. Desde já, acho seguro adiantar que NINGUÉM MORRE. O final é satisfatório, é feliz. Eu não tava esperando o final que teve, mas depois de uns minutos refletindo na madrugada (e com a cara inchada de tanto chorar), cheguei a conclusão de que esse foi o melhor desfecho que poderia ter acontecido e provavelmente o mais feliz.

E com isso... ? Deixo aqui minhas 5?.

P.S. Odeio admitir, mas... Marcelo, você tinha razão. KKKKKK

DiLopes 30/12/2021

O melhor do si-fi
Excelente si-fi que mistura exploração espacial com apocalipse. Uma espécie de casamento entre ?Perdido em Marte? com ?A chegada?. Para quem gostou dessas duas obras, como eu, vai adorar este livro.

kelspooky 03/03/2022

Melhor livro que li em muito tempo
Sem palavras pra dizer o quanto esse livro é bom. Maravilhoso, na verdade! O autor te conduz do início ao fim: mesmo que tenha muita ciência que desconhecemos, tudo (ou a maior parte) é explicado enquanto viajamos junto com o personal principal, torcendo a cada página. Final surpreendente! Recomendo demais!

Caio 21/10/2022

Não é para o pessoal de humanas
Este livro é maravilhoso! Dito isso, não é para o pessoal de humanas. Se você odeia física, química e cálculos. Acho que a história vai se tornar arrastada e entediante. Caso goste dos números, assimcomo eu, vai se deliciar. Tudo tem um porquê e é explicado com detalhes. A história é bem humorada e tem muitos acontecimentos emocionantes. O enredo é bem construído, um pouco forçado em alguns momentos, mas nada que passe muito do ponto. Recomendo para quem procura ficção científica com uma boa base de realidade e uma grande dose de imaginação.
Regis 21/10/2022minha estante
Parece que gostou do livro. Fico feliz.??

Caio 21/10/2022minha estante
Gostei muito!

Iasmyn 22/10/2022minha estante
Livro muito bom!

Somente Leituras 24/10/2022minha estante
Não consigo parar de pensar em Taular. Para mim poderia ter mais que eu leria.

Caio 24/10/2022minha estante
Eu tbm Kelly.

ElvisHenri 02/07/2021

Adoreiiiiii
Eu gostei MUITO dessa história, eu terminei o livro e não consigo parar de pensar nele. Desde o inicio me vi envolvido nessa história, desejando querer ler cada vez mais depressa pra saber aonde essa história iria parar. Confesso que achei a história um pouco lenta, mas isso não diminuiu a vontade de continuar e conhecer mais e mais do livro. Esse é um dos poucos livros de ficção cientifica que eu já li e tenho interesse em ler mais histórias por causa dele. Eu queria dizer tanta coisa sobre esse livro, mas sei que vou falar spoiler e não quero estragar a experiência de ninguem. Pra mim a parte mais maravilhosa do livro é a amizade entre Grace e Rocky. Cara eu fiquei muito apegado com esses dois personagens e só queria que tudo ficasse bem com eles. O inicio dessa amizade não me convenceu, e foi dificil de acreditar, mas aos poucos fui aceitando e me envolvendo com tudo.Gostei muito do final, achei bem interessante o final que o autor decidiu dar a história, mas senti que faltou alguma coisa( que não posso falar pra não dar spoiler ).

Maritza Castro 26/12/2021

Melhor livro do ano!
Melhor livro desse ano, e um dos melhores da minha vida. Eu tinha esquecido o tanto que eu amo ficção científica, que coisa maravilhosa
O nosso protagonista acorda no meio de uma nave espacial, com a tripulação morta do seu lado e sem memória alguma, aos poucos ele vai se lembrando da missão a qual ele foi enviada
Seres extraterrestres unicelulares estão se alimentando do sol (!!) e o nosso prota é um dos astronautas da missão que vai estudar a origem desses seres, e achar uma possível salvação para a terra, totalmente sozinho ( ou não)
Que livro legal, de verdade mesmo, quanto menos da história você souber, mais você vai se surpreender!
Ele consegue ser tenso, fofo, engraçado, triste? e o melhor de tudo, com muita ciência! Parabéns para o time todo envolvido nessa história

Larissa.Herbsthofe 14/04/2024

Que história envolvente, é um pouco angustiante em alguns momentos, mas tudo compensa com um final incrível!
Para quem gosta de ficção científica vai adorar!

jael 21/07/2021

Pra quem gostou de Perdido em Marte, a leitura é obrigatória
"A humanidade pode ser muito impressionante quando decide fazer alguma coisa."
Gostei muito do primeiro livro do autor (Perdido em marte), um livro envolvente e muito engraçado, te faz querer não parar de ler pra saber o que vai acontecer, ganhou uma boa adaptação para os cinemas. Sai o segundo livro de Andy Weir: Ártemis, a hype estava lá nas alturas, e pra mim o livro não conseguiu chegar nem perto da qualidade de Perdido em Marte. E então o terceiro livro é lançado, e apesar da preocupação...sim, ele é incrível. Fui ler sabendo do mínimo (Apenas que era um Plot espacial) e recomendo a todos que façam isso.
No começo do livro o personagem acorda sem lembrar de nada e é com ele que vamos descobrindo o motivo de sua falta de memória e o que está acontecendo com a terra. Devoradores de estrelas é um livro fantástico que me fez ficar muito curioso pra saber o desenrolar da história.

Jackie! 07/05/2023

Ainda bem que eu não abandonei esse livro.
Navegar nessa história sem saber nada sobre ela foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado. Confesso que no começo eu quis abandonar, inúmeras e inúmeras vezes, pois as coisas realmente ficam muito confusas. Seja pelo fato do personagem não ter ideia do que está acontecendo, como as partes técnicas - que pra mim não tinham nenhum sentido! Mas o autor teve a ótima sacada de encontrar uma maneira de explicar as coisas da forma mais simples possível, de uma maneira que não parecesse forçado, pois tudo faz sentido dentro da história.

O livro tem passagens bem engraçadas, contando com diversas situações inusitadas, que me tiraram lágrimas de risos. Me conectei bastante com os personagens e torci muito por eles.

Fiquei bem satisfeita com o final, mesmo vendo tantas pessoas reclamando, eu gostei, ele me entregou o que eu esperava, as respostas que me preocupavam foram respondidas e o resto?! É só resto mesmo.