Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Arthur1037 27/01/2024

Prefiro ser uma laranja podre mas nunca uma mecânica!!
Alex é odiável, doente e impossível de sentir pena, e mesmo assim, um assassino como ele merece ter o direito a liberdade, mas não a liberdade física, a liberdade de escolha e de pensamento
Queriam que ele fosse um mártir, um prisioneiro, um morto, um líder e uma cobaia, e ele conseguiu ser mais que isso
O final com ele simplesmente crescendo é foda pra krl, não vejo como o filme (que ainda não assisti) vai adaptar sem mudar drasticamente a história
maltchik/ 27/01/2024minha estante
O filme parece de comédia comparando com o livro

Arthur1037 27/01/2024minha estante
Me deu mais vontade de ver o filme

Naldinh o/ 27/09/2013minha estante
Bela resenha, e com essa resenha já entendi o livro todo, nem preciso mais ler.
Foi um belo resumo.
Adorei.

Carolina 29/09/2013minha estante
Spoilers foram avisados UASHUAHSUAHUSH Mas leia de qualquer forma, isso aqui é só a minha concepção, tenho certeza que você terá a sua quando ler!

Ju Arruda 21/12/2020

Muito horrorshow! O vocabulário nadsat nos faz sentir como os próprios druguis de Vosso Humilde Narrador. Distopia clássica revolucionária!!
Ellen256 21/12/2020minha estante
ahh não sei pq ainda não li!!

maira 08/12/2020

Muito horrorshow
No começo o livro me pareceu muito confuso, cheio de dialetos próprios mas com o tempo a leitura fluiu muito bem. A escrita do livro é espetacular e o nosso humilde narrador, cheio de carisma, conseguiu conquistar meu coração inteirinho.
ric 09/12/2020minha estante
to doido pra ler esse

Celsin 21/09/2020

Horrorshow
Até que ponto vale a pena abdicar da nossa liberdade em prol da segurança pública? Será que não seria interessante investir em atitudes preventivas ao invés de cada vez mais se remediar o que não está correto?
O lance é que o mundo é movido a tia pecúnia (dinheiro) e não parece que nossos governantes estão pensando em prevenir e sim em remediar, assim como acontece nesse livro magnífico!
Aryana 21/09/2020minha estante
??????????

Vih 10/03/2021

Ainda não absorvi
Ainda não consegui absorver tudo o que essa obra me disse. A pouco li um comentário de uma outra leitora dizendo que achava que estava doente por estava empática como nosso Narrador.Pois bem, essas palavras da colega leitora me definem após conclusão do livro. No começo, aprendermos a detestar o Narrador e depois ficamos sem saber qual sentimento temos pelo Narrador além da empatia por ele.
Uma obra realmente necessária a vida de qualquer pessoa!
Dickson 10/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

elfyoda 09/01/2021

Ó, meus irmãos, como diria Nosso Humilde Narrador, Alex; quando assisti ao filme de Kubrick e me interessei pelo livro, jamais imaginei que ao termina-lo criaria tanto apego por este personagem.
E digo, talvez ainda questionando a mim mesma, que mesmo sem o último capítulo, eu ainda estaria sentindo este mesmo apego.
Como dito num recorte de algum, provavelmente, jornal ao fim desta edição: "uma música que desnorteia, a sinfonia de Burgess" e não sei sobre o que exatemante esse provável jornal falava neste trecho, mas digo que aos meus olhos, Laranja Mecânica foi, de fato, uma adorável e desnorteadora sinfonia!
BeMa 09/01/2021minha estante
Stalker *--

Jack Ventrue 02/03/2010

É.....
Eu tenho um problema com livros dos quais se fala bastante, recebem elogios e tal. Sempre que pego pra lê-los, acabo 'entrando' com muito entusiasmo e, ao chegar na última palavra, a reação é sempre a mesma. "Mas era isso?"

Com esse não foi diferente. Não achei assim tão 'horrorshow'...
Ricardo Rocha 27/05/2011minha estante
Acho que é o lance da expectativa. Experimente ler "Nada como o sol", do mesmo autor, achando que será uma perda de tempo...=)

Kamis 06/11/2020

Não gostei. Tentei dar várias chances para o livro e para o filme, mas só me decepcionei. :(
Thays.Freitas 15/12/2020minha estante
Certíssima horrível

Løu huebes 25/02/2021

Horrorshow druguis
?: Laranja Mecânica - Anthony Burgess
288 páginas; 4,5/5??; 5° do ano
O livro publicado em 1962 narrava um futuro distópico, que tem uma cultura de extrema violência juvenil e um governo totalitário e repressivo. Uma narração em primeira pessoa Alex e seus druguis (amigos) tem como forma de diversão cometer perversidades e atos violentos pela cidade. Depois de um crime que termina em assassinato, Alex é largado por seus amigos e acaba preso pelo governo que depois vai submetê-lo a um método experimental que promete curar criminosos usando terapia de aversão brutal.
Ele é difícil de ser lido tanto por seu conteúdo violento quanto pela narração do Alex falando sobre suas ações de forma natural. Juntamente de obras como 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451 se tornou um ícone literário das distopias juntamente com alienações.
Um fato curioso confirmado pelo autor foi a divisão do livro em 3 partes contendo ao total 21 capítulos, é a representação da maturidade humana, sendo número 21 a idade onde se reconhece a maioridade, sendo assim o livro é basicamente dividido entre 1 uma fase mais jovem e digamos sem consciência, 2 a transição da juventude à maioridade e 3 o início da maioridade e maior consciência de suas atitudes. Outra curiosidade são as gírias nomeadas nadsat criada pelo autor que misturam o russo e o inglês, fazendo até que os primeiros capítulos do livro sejam um pouco difíceis de entender se você não consultar as traduções das palavras no glossário do livro, mas depois você já consegue saber o que significa cada palavra.
Trazendo vários questionamentos sobre será possível perdoar um criminoso imperdoável? alguém que cometeu atos tão horrendos? e também quais as consequências para um governo onde o próprio tenta combater violência com violência? seria certo desumanizar um criminoso?. Tais questionamentos são e sempre vão ser alvo de debates, tratando de Alex eu confesso que não senti remorso por ele, mas também acredito que não era essa a melhor forma de tratá-lo.
Já foi adaptado para o cinema em 1971 sob a direção do aclamado diretor Kubrick, ambos possuem muita violência explicita e classificação para +18. Recomendo para quem é forte.
Leticia1184 25/02/2021minha estante
ótimo resenha!

Tai 03/01/2021

Não foi o melhor final
O livro é muito bom e prende o leitor.
Eu sentia raiva e pena do Alex ao mesmo tempo.
Apenas o final me incomoda, seria melhor acabar no penúltimo capítulo. Então minha nota seria maior.
Mas em si, foi uma boa leitura e gostei do dialeto diferente utilizado por Alex e seus druguis.
Murilo Gomes 03/01/2021minha estante
Com ele aqui para ler. Vou colocá-lo na meta de 2021.

bruna 29/11/2010

A história do livro é muito, muito boa. Porém leva muito tempo pra ler se você quiser entender algo e olhar no glossário. Para isso tem que ter paciência. Assim como no filme, mesmo sendo clássico, senti muito sono lendo.
Nasha 18/01/2012minha estante
Amiga, ta mal ein! se vc sentiu sono lendo Laranja Mecanica imagina alguma coisa mais densa!

Gu 19/09/2020

É melhor ser uma laranja podre do que uma Laranja mecânica.
O livro de Anthony Burgess, foi lançado em 1962, mas escrito entre sua corrida de escrita começada em 1960-1961 (época em que Burgess achara que morreria, ja que se tinha sido descoberto um tumor cerebral inoperável em si).
Laranja mecânica foi a obra marcante da vida de Burgess, uma história violenta, sangrenta e perturbadora, que se passa em um futuro onde a violência tomou conta do mundo, assaltos, assassinatos, estupr0s, todos tinham se tornado parte do dia a dia do futuro distópico de Burgess.

O livro gira em torno de um adolescente (Alex) dono de uma gangue adolescente, que após cometer várias atrocidades com sua trupe depois de ir longe demais Alex é preso e submetido a um tratamento psicológico experimental para realocação na sociedade, onde o mesmo era condicionado tortura psicológica de repulsão aquilo que era mal, com o objetivo de curá-lo de sua crueldade.

Toda essa situação trás a nos o pensamento de que não adianta tentar trazer um ser humano a bondade, tirando de si seu livre arbítrio e poder de escolha. Forçar um indivíduo mal a ser bom, através da força bruta, que retira toda individualidade do ser, transformando-o em um algo mecânico, sem direito a escolhas ou a redenção por si próprio, só cria um homem fraco, sem ideais, ou vontade de viver.

A trama consiste em refletir sobre pararmos de olhar o indivíduo como único culpado de suas ações e quereres, e sobre qual é o limite do Estado na intervenção e punição do mesmo.

A discussão aberta em Laranja mecânica de que:
" É preferível ter um mundo onde a violência é feita com total consciência, como um ato de vontade, do que um mundo condicionado para ser bom ou inofensivo."

Com um Dialeto criado pelo próprio Anthony Burgess, Laranja Mecânica consegue fazer com que o leitor entre na mente do personagem principal, também narrador, e da situação em que ele se encontra em cada etapa do livro.

Incrível, violento, reflexivo e angustiante, Laranja Mecânica é uma obra atemporal e necessária para a criação de um senso crítico em toda uma sociedade.

(Espero que tenha ficado bom)
LeoSchuler2 19/09/2020minha estante
??

Maria.Eduarda 09/08/2020

Voltei rsrs(leiam vivi e anita)
Voltando aos trabalhos... esse livro é bem pesado,tem que ter estômago.No entanto,é muito importante as reflexões sutis,que pelo
Menos eu tive,foram muita importantes.Uma distopia diferenciada,no que tange aquele futuro tecnológico e ?distante?,eu gosto de chamar essas distopias futurísticas de black mirror,laranja mecânica no caso não tem nada dessas tecnologias e todo esse vislumbre,o que eu eu senti foi a descrição de uma sociedade bem fudida,com jovens praticando tolckock contra o veks(só lendo para entender essa linguagem criada por Anthony Burguess),e assustador ler esse livro e perceber que talvez esse futuro violento seja o nosso,pensar que estamos no caminho certo para chegar nessa realidade,principalmente com o sucateamento da educação.Super recomendo,acho uma obra valiosa,fiz vários links com os idosos,com a questão ética da escolha,a ditadura.Amigas(vulgo anita e vivi) sintam-se a vontade pra pegar emprestado.
Ps:tem como marcar o @ do povo aqui? Kkkkkkkk
anita 12/08/2020minha estante
kkkkkkkkkkk tu não existe viss! ja querooo

Enéas 03/01/2013

Tradução infeliz,uma kal total
a tradução em portugues, retira da língua inventada por Burgess(nadsat)a rima e ritmo característicos da versão inglesa,e também um "sim sim sim" ao invés de "Right right right", um " Ó, meus irmãos" ao invés de " Oh brothers" que retiraram um malenk da sua real jizna , mas a história ainda é realmente horrorshow....
Giulia 03/01/2013minha estante
Vamos achar uma frase hetero nessa sua resenha, meu caro