Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Thati 07/07/2021

A inteligência do Anthony Burgess em fazer um livro sobre lavagem cerebral e criar o dialeto nadsat pra no final do livro o leitor ter se acostumado com o dialeto e assim ter passado, de certo modo, por uma lavagem cerebral ??

Patrick.Borges 02/08/2023

Uma distopia violenta
Ó meus irmãos, que livro incrível. Nessa história acompanhamos Alex e seus druguis em uma cidade distópica e muito violenta.
O livro trata muito bem de temas como a natureza violenta do ser humano e principalmente sobre o livre-arbítrio e controle da sociedade. Devido a extrema violência e superlotação dos presídios, o governo cria um novo método de "correção" dos criminosos, eliminando tendência violentas e tornando as pessoas "boas" a custo de seu livre-arbítrio. Não feliz somente em punir Alex pelo seu crime, o estado opressor também toma o seu maior prazer, levando o protagonista a um ato terrível no final do livro. Além disso, o livro também trata da violência policial. Todos esses temas são tão atuais que até me assusta.

Achei os personagens bem desenvolvidos, no início fiquei horrorizado pelo que o Alex e seus druguis faziam, sentindo raiva deles. Mas com o passar do livro você vê que a questão toda é mais complexa. O último capítulo deixou um futuro esperançoso para o protagonista, mostrando que ele amadureceu. Achei curioso que a primeira edição norte-americana e o filme do Kubrick não consideraram esse capítulo, deixando o final em aberto, e para mim, bem mais sombrio.

O Nadsat foi um terror no início para mim, travou muito a minha leitura, eu ficava sempre olhando as palavras no glossário. Mas na metade do livro eu já tinha me acostumado com ele e a leitura fluiu muito bem, o Nadsat me ajudou a ter uma imersão maior nesse futuro distópico. É um excelente livro, um clássico, apesar de não ser para todos devido a violência extrema.

Fenrir 20/03/2022

Violento , intenso e uma linguagem estupenda
Pra quem viu o filme , esqueça ! Aqui é uma obra prima ! As gírias , os diálogos aqui surpreendem e muito! Um livro bem violento e a gente nos questiona em alguns momentos sobre o governo ? vale a pena a leitura

gugaavila 04/07/2011

Descascando a Laranja Mecânica
A obra Laranja Mecânica, escrita em 1962 por Anthony Burgess, traz consigo uma originalidade e um brilhantismo sem igual. Nesse livro, Burgess retrata uma Inglaterra futurista infestada de gangues e violência. E é nesses pontos que a Laranja Mecânica se destaca de outras ficções científicas, pois aproxima de uma realidade bastante perceptível para o leitor.
Ao ler a obra, é inevitável não se surpreender com o protagonista Alex. O jovem conta sua história de maneira bem informal, aproximando ainda mais o leitor do livro, deixando-o, praticamente, íntimo de Alex.
Alex, de fato, é um jovem muito controverso e altamente complexo. Tem os princípios de um revolucionário, louco, gênio, mas para o Estado ele é só mais um perturbador da ordem e para a sociedade não passa de um jovem mal educado e ingrato aos pais. Na verdade, Alex é mais um que não se encaixou na sociedade, não compreendeu as regras ou simplesmente ignorou-as. Como diria Raul Seixas Ninguém é igual. Mas a civilização, através dos séculos, não respeitou a integridade do homem, criando leis absolutas e tentando impor uma vontade comum a todos. Isso é a mesma coisa que entrar numa sapataria e mandar o sujeito só vender um número de calçado, sem respeitar aqueles que possuem os pés menores. E se o sapato escolhido não cabe em nossos pés, nós somos de qualquer forma obrigados a usá-lo. E usamos.. Nesse caso, Alex preferiu não usar, e descalço levou sua adolescência à sua maneira, fazendo o que lhe agradava e não se importando com o resto da sociedade, que, segundo o nosso protagonista, não dava a mínima para ele também.
Alex demonstrava um gosto refinado para música, diferente de seus druguis (amigos) e outros adolescentes. Apreciava música clássica, em especial Ludwig Van Beethoven. Além disso, tinha o dom de liderar. Sua inteligência e força o credenciavam como o líder de sua gangue. E por menor que seja seu grupo de comando, sempre haverá aquele que vai querer derrubar esse líder. Com Alex não foi diferente, traído pelos seus amigos, o jovem acaba preso, retratando assim a ânsia do homem pelo poder ou então a agonia do homem em ser comandado.
Na visão do The New York Times, a Laranja Mecânica é uma sátira brutal das distorções das mentes individuais e coletivas. Qual a real natureza do ser humano? Porque é tão mais fácil pensar numa coisa ruim do que o contrário? Será que só fazemos o que é certo por causa das leis que nos regem? Afinal, quem disse o que é certo? O que é certo? No livro conseguimos analisar de uma maneira bem chocante, assim como nas nossas vidas, a pressão constante sobre as pessoas, o estresse generalizado, o desejo de vingança e a capacidade de guardar rancor e ódio que cada ser humano tem.
Laranja Mecânica.O título por si só já é algo bastante impactante e de forma que ao ler a história pode ser interpretado de diversas maneiras. Quando Alex é preso e passa por um processo de lavagem cerebral a partir de substâncias injetadas e outros meios de alienação terapêutica realizadas pelo Governo, o jovem é então impedido de escolhas éticas como o bem e o mal, o certo e o errado, pois todas suas atitudes tinham de ser boas ou então seu próprio corpo reagia de forma negativa consigo mesmo, sentindo dores e enjôos. Para o Estado o método foi uma maravilha, pois não importa o que você pensa, quais seus desejos, desde que esses não se manifestem. Trazendo para a nossa realidade, vemos as pessoas assim também, tantos desejos e revoltas que ficam guardadas, mas não às manifestamos, muitas vezes para não se incomodar, manter um pouco de tranqüilidade em nossas vidas, fruto da grande alienação que fizeram conosco. Como uma laranjeira dando sempre frutos iguais, nem um pouco mais doce, nem mais amargo, todos mecanizados. Laranjas mecânicas.
Enfim, Laranja Mecânica por si só é espetacular devido a grande variedade de interpretações. Sua leitura é muito subjetiva e cada um guarda pra si o que conseguiu chupar dessa Laranja. Temas impactantes, polêmicos e controversos são retratados nessa obra-prima de Anthony Burgess, que apesar do tempo continua tão atual como nunca.
Recomendo!
raaizac 16/09/2011minha estante
Ótima a sua interpretação sobre o livro! Parabéns!

Mari Ferginari 30/11/2013minha estante
Adorei sua resenha, a melhor que li por aqui. De fato, o livro nos leva a refletir sobre a questão do que é o bem e do que é o mal e o quanto podemos ser laranjas mecânicas em nossas vidas sem nem nos darmos conta disso. Certamente um livro marcante para qualquer um que se aventurar a lê-lo e tentar compreendê-lo.

SG1 11/02/2014minha estante
Que resenha maravilhosa! Conseguiu me cativar mais que o próprio livro.

Tangerina 14/12/2020

Esse livro ou você ama, ou odeia, por ter uma fórmula muito peculiar, e um dialeto próprio(no meu caso, eu AMEI).
Confesso que no começo eu tive um certo estranhamento com as palavras, e com o fato de ter que recorrer tanto ao Glossário, mas logo me acostumei e aprendi as palavras, e em seguida foi só sucesso!
Os levantamentos que essa história traz, a forma com que é narrada, o misto de sensações, e amigos, o final, é tudo muito...

Vou indicar esse livro a absolutamente todo mundo!
Erberson.Rodrigues 14/12/2020minha estante
Agora eu fiquei curioso para ler ele.

Tangerina 14/12/2020minha estante
É magnífico, creio que será uma experiência única. Leia!

Hibrael.Araujo 14/12/2020minha estante
Hahahahaa muito bom que gostou

Tangerina 14/12/2020minha estante
Agora eu entendo seus surtos com esse livro, amigo hahaha

Vitor 14/12/2020minha estante
Agora fiquei curioso. Vou acelerar a leitura.

Fred 14/12/2020minha estante
Seu penúltimo parágrafo me fisgou. Eloquente.
Entrou pra lista de 2021.

Tangerina 14/12/2020minha estante
Me contem depois o que acharam, por favor! Hahaha boa leitura.

Lorena 15/06/2020

PÉSSIMO
Esse livro é simplesmente horrível. Não tem sentido algum, as questões sobre o governo e a sociedade foram tratadas de forma tão rasa que pareceu que foi uma coisa jogada no meio do livro só pra dar um pouco de sentido pra ele. O vocabulário inventado = aberração, atrapalhou MTO o entendimento do livro, e o pior de tudo é que quando o autor escreveu ele não fez um glossário desse idioma. Parece que o livro foi feito só pra vc passar os olhos pelas palavras sem extrair nada e no final fingir que extraiu mil significados.
A primeira parte foi a pior: uma grande sucessão de atos de violência mto descritivos, absolutamente horrível e sem sentido algum.
Quando o Alex foi pra cadeia e começou o experimento, foi a única parte que eu achei interessante no livro, e que teve algum significado, mas da parte que ele saiu da cadeia pro final tudo desandou de novo, e a ?cura? dele foi absolutamente sem sentido ALGUM.
MUITO RUIM, não sei se vc tem que ser mto inteligente pra entender os grandes significados desse livro ou se todo mundo apenas finge que tira grandes lições da leitura por ser um clássico. Acho um ultraje comparar essa bomba com 1984, esse sim é um livro muito bom sobre a opressão governamental e uma sociedade que vive um governo ditatorial.
Go vegan 15/06/2020minha estante

alissonferreira.c1 15/06/2020minha estante

Teteu 15/06/2020minha estante
Adoro laranja mecânica mas também adoro resenhas que falam tudo na cara sem medo de criticar. Adorei a resenha kkkikk

wileninha 15/06/2020minha estante
concordo com cada palavra..

Go vegan 15/06/2020minha estante
"eu já chupei a laranja mecânica e lhe digo mais, plantei a casca na minha cabeça" Raul Seixas

Steffany.Lima 24/06/2020minha estante
Vim dar uma olhada nas resenhas pra ver o que a galera tem a dizer sobre o livro e me deparei com a sua e to me sentindo contemplada até agora. Eu acabei o segundo capítulo do livro, apenas o início e já estou achando o livro meio tosco. Cenas de violência, até mesmo de cunho sexual muito descritivas, sem propósito nenhum. Não sei se continuo a leitura ou paro por aqui, pq esse inicio, foi o suficiente pra ligar vários gatilhos e quanto ao vocabulário nem se fala né? Me parece totalmente sem sentido

Lorena 24/06/2020minha estante
steffany, sinceramente, eu só terminei de ler o livro pq vi q era bem curtinho, pq desde o começo fiquei com a mesma sensação que vc. pra mim as cenas de violência não acrescentam em NADA pra história, praticamente metade do livro é só nessa ladainha de violência, ai tem uns 3 capítulos que são os ÚNICOS que trazem alguma verdadeira reflexão sobre oq o livro propõe a ser (uma crítica a governos totalitários) mas o resto, podre. não recomendo pra ninguém e se fosse vc nem continuava lendo kkkkkkk terminei por pura força de vontade mesmo

Lorena 24/06/2020minha estante
e o vocabulário meu deus, coisa mais horrorosa do universo, lá pela metade do livro eu consegui ter alguma noção do que as coisas significavam sem ter q ir no glossário, e essas idas e vindas do glossário atrapalham mto a leitura

Steffany.Lima 24/06/2020minha estante
Sim essas idas e vindas ao glossário são bem desgastantes. Ainda mais para quem lê o livro através de leitores digitais, meu caso. Entendo a proposta diferentona do autor, mas não curti muito não.

Lorena 24/06/2020minha estante
eu tb li no kindle e as vezes ficava com tanta preguiça de ir no glossário que preferia ficar sem entender a frase

Rodrigo 24/08/2020minha estante
Eu estava procurando uma resenha negativa nesse livro só pra poder concordar, li e odiei também, 0 desenvolvimento, 0 evolução, em geral um livro bem non-sense. Eu tava apostando nele pois a premissa parecia ser muito boa, e ele deveria ter parado por ai, na premissa.
O melhor de tudo é, pra quer dias de tratamento se no final era só bater um papo no banco da praça com seu amigo.

@falavaleria | Valéria Martins 28/09/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tudo que eu queria dizer e mais um pouco! Minha experiência também foi assim, achei insuportável.

Tai 03/01/2021

Não foi o melhor final
O livro é muito bom e prende o leitor.
Eu sentia raiva e pena do Alex ao mesmo tempo.
Apenas o final me incomoda, seria melhor acabar no penúltimo capítulo. Então minha nota seria maior.
Mas em si, foi uma boa leitura e gostei do dialeto diferente utilizado por Alex e seus druguis.
Murilo Gomes 03/01/2021minha estante
Com ele aqui para ler. Vou colocá-lo na meta de 2021.

MMo 18/05/2022

Leitura horrorshow
O romance escrito em 1962 por Anthony Burguess, aborda diversas vertentes da sociedade inglesa distópica que, embora dê ênfase ao período ultraviolento britânico praticado pelos adolescentes Alexander Delarge e seus "druguis", é possível que a leitora ou o leitor analise outras perspectivas no decorrer do livro, a exemplo, da conveniência política, do poder, autoritarismo, repressão, reabilitação, condições carcerárias, entre outras.
Narrado em primeira pessoa pelo protagonista Alex, o dialeto nadsat torna a leitura além de estranha, necessariamente lenta, pois a compreensão do texto requer o uso indispensável do glossário nadsat, provocando a quem lê um verdadeiro tolchock, especialmente se a opção for mergulhar primeiro na narrativa bizarra e depois ler o dicionário nadsat.

???????
DANILÃO1505 25/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ana 10/04/2020

Um dos melhores livros que eu já li
Contém cenas bem pesadas e uma linguagem própria, mas isso não deve ser um obstáculo pra ler este livro. Não desistam no primeiro capítulo por conta da escrita, continuem. Lê até o final. Vale a pena.

soso 13/07/2023

A veshka mais horrorshow!!!
O livro mais bizumni que eu já li, valeu cada tia pecúnia. Muito chudesni, o desenvolvimento do Vosso Querido Narrador Alex é horrorshow. Eu simplesmente odiava o Alex e os druguis dele por conta da krastagem e tudo mais, e, no final do livro, me vi gostando dele. Livro horrorshow!
Just.fifi 13/07/2023minha estante
Não entendi nada do que você falou, mas deve ser bom ?

luisfreits 24/03/2022

Laranja Mecânica
Recomendações/Avisos:
Para uma experiência melhor evite procurar o significado das gírias no glossário, você passa a entender elas ao decorrer da história.
Há cenas de: Assassinato, Agressão, Estupro, Roubo etc.
Não abandone o livro no começo só por causa do protagonista, ele passa por um processo de amadurecimento durante o livro.

Nota:8.5/10 (A leitura é cansativa no início, mas, depois de certo tempo você se acostuma)

baby targaryen 05/01/2022

Então, o que é que vai ser, hein?
Li esse livro a primeira vez com 15 anos, a idade do Alex e lembro que fiquei um tanto quanto perturbada com as coisas que ele e seus 'druguis' faziam. Ler hoje com 23 foi uma experiência interessante, ainda que impactante também.
Foi muito bom ver o amadurecimento do Alex, ver ele se arrependendo do que fez no passado adolescente delinquente.
O que mais me ganha nesse livro é o vocabulário criado pelo incrível Anthony Burgess, chamado 'nadsat'. Com certeza valeu muito a pena ter escolhido esse livro como a primeira leitura do ano.
Aline.Clecia 05/01/2022minha estante
Estou tentada a ler agora

Jessica 27/06/2023

Que obra, ó, meus irmãos!
Um clássico que merece ser lido. No início percebemos que no livro há uma linguagem chamada Nadsat, que são gírias populares entre os jovens, a obra acompanha um glossário em que podemos olhar o que essas palavras significam. A princípio a leitura parece pouco fluída, mas depois, conseguimos acompanhar lembrando o significado de algumas palavras (até para quem é ruim de memória como eu) ou dependendo do contexto, da para entender sem consultar. Aqui temos Alex, um adolescente de 15 anos, que juntamente com amigos (gangue) botam o terror nas ruas, fazendo todo tipo de atrocidade com quem encontra pela frente. Mas um belo dia, Alex é preso e o Estado testa um método punitivo diferente do tradicional. Com isso acompanhamos todo o processo de recuperação de Alex, questionando o poder punitivo, a reintegração do preso na sociedade e métodos não muito éticos de "resolver" os problemas da criminalidade. Uma obra totalmente atemporal e bem feita, soube que tem um filme, ainda quero ver.

Maria4556 30/10/2020

Bom, mas...
As críticas feitas pelo autor são muito boas, mas nao consegui aproveitar o livro tanto quanto imaginava.

A linguagem criada pelo autor proporciona uma experiência única, mas também dificulta um pouco a compreensão.

Fora isso, reconheço a importância da obra e recomendo a leitura.