Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

sharline 20/09/2020

ora ora ora
assisti o filme e não gostei, mas mesmo assim resolvi ler o livro. no começo eu até gostei, mas a leitura começou a ficar cansativa por causa da linguagem nadsat e a história acabou não me encantando tanto assim. reconheço e aprecio a mensagem que ambas as obras (tanto livro quanto filme) quiseram e conseguiram passar, mas admito que não gosto muito dessa abordagem.

Nathan. 15/02/2021

"Que ridículo, como uma laranja pode ser mecânica?"
O livro é único, desde a interação narrador/leitor e o fato de misturar aspectos da ficção com os da vida real, até o dialeto nadsat usado durante toda história, causa um estranhamento proposital que torna-nos mais "proximos" aos personagens com o decorrer da história. Uma leitura digna de ser uma das três constituintes da -trindade distópica do século XX-. Um verdadeiro clássico literário.

carol 13/09/2020

SEMPRE quis ler esse livro e fico muito feliz que 2020 me concedeu mais um desejo literário ?? Obra maravilhosa, sem dúvidas!

Naty 23/09/2020

Muito bom, mas não incrível
A ideia do livro é interessante, ele é caprichado também com esse "dialeto" nadsat, é um bom livro, leitura rápida e empolgante. Mas é só isso, falam muito bem dele, mas não é nada de absurdo
Anderson 23/09/2020minha estante
Apoiada companheira! Rsrs

Naty 29/09/2020minha estante
hehehe

Lorraine 10/03/2020

Eu gosto bastante de livros de distopia, e com este não foi diferente. O autor nos convida a refletir sobre a sociedade na qual vivemos, sobre o livre arbítrio e a nossa relação com a juventude. O livro consta com a linguagem dos Nadsat criada justamente causar uma sensação de estranheza no leitor, o que pode dificultar um pouco o entendimento da obra.

Matheus 28/01/2023

Muito horrorshow e aquela kal toda
Um livro único. Extremamente impactante e original na sua forma de escrita. Discute além do tema violência, o fator Estado, encarceramento, punição, liberdade, amadurecimento e etc. Achei genial a forma do autor contar a história em primeira pessoa e criar todo um vocabulário de gírias para isso. Existem tantas nuances em cada conversa que me deixaram abismado.
Recomendo fortemente a leitura.

Matheus.Ferrari1 20/01/2022

Ó, meus irmãos, que livro horrorshow!
Alex, nosso humilde narrador, é um garoto que lidera uma gangue cujo "hobby" é a violência sem limites. Agressivo, cínico, apaixonado por Beethoven e, claro, muito carismático, ele e sua gangue saem todas as noites com um único propósito: violência.
Uma noite, Alex é traído por seus companheiros e é preso. Capturado pela polícia, ele vira cobaia de um experimento científico de reeducação comportamental denominado tratamento Ludovico, onde ele é submetido a uma violência tão grande quanto à que ele e sua gangue praticavam. Após o término do tratamento, ele não suporta mais enxergar violência. Desta forma, ele se encontra moldado, de acordo com as vontades do governo, como se fosse uma máquina. Uma Laranja Mecânica.

Laranja Mecânica superou minhas expectativas, mas confesso que o início não é nada fácil. A linguagem Nadsat é bem complexa no começo, mas a gente vai se acostumando ao longo do livro. Não fui procurando no glossário enquanto lia, me deixei levar pelo estranhamento inicial, e recomendo.

juferrie 12/06/2023

Horrorshow
"Então, o que é que vai ser, hein?"

Tudo nesse livro me chamou muito a atenção. Desde um título muito curioso à criação de um novo vocabulário (Nadsat) e a narração da "ultraviolência" que a sociedade atingiu em um futuro distópico extremamente perturbador criado por Burgess que, a partir desse contexto, nos apresenta muitas reflexões sobre a liberdade de escolha e as formas de correção do Estado contra a violência.

"Será que eu serei apenas uma Laranja Mecânica?"

Gabriel 31/03/2020

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência
Basicamente, Anthony Burgess constrói a narrativa de uma sociedade inglesa distópica que é dominada pela violência cometida por gangues de jovens vândalos.

Alex, o personagem principal, é um jovem vândalo que tem prazer em assaltar lojas, bater em idosos, violentar e agredir mulheres, bem como outras formas de violências. Tudo isso é feito quando chega a noite, acompanhado de sua gangue (Tosko, Pete e George).

Certa noite, Alex é capturado pela polícia, e a partir desse momento a sua vida irá mudar completamente.

Ele é usado como cobaia, para um experimento que tem a pretensão de fazer com que ele tenha aversão a qualquer tipo de violência. Ou seja, sempre que ele estiver diante de uma cena violenta, vai sentir fortes sensações de mal-estar físico. Além disso, mudará o comportamento para uma atitude oposta, no sentido de que se ele estiver sentindo ódio, sentirá amor.

Entretanto, Alex sente muito prazer na violência, porém depois de passar por esse experimento é obrigado a ter atitudes não condizentes com a sua personalidade. Por essa razão "ser bom pode ser ruim" p.97

O condicionamento a princípio deu certo, porém a gente vai percebendo que ele perdeu o controle de suas próprias ações.

"Eles transformaram você em alguma coisa que não um ser humano. Você não tem mais o poder de decisão. Você está comprometido com atos socialmente aceitáveis, uma maquininha capaz de fazer somente o bem" p.158

É nesse sentido que a gente vai entendendo a razão de ser do título Laranja Mecânica: um ser humano que faz algo, porque é direcionado automaticamente a fazê-lo. Sem nenhum tipo de escolha moral ou ética.

Nesse sentido, Burgess vai tocar na questão dos limites da relação entre o Estado e o indivíduo. Dessa forma, seria correto condicionar as atitudes de criminosos, para que assim a violência seja diminuída? Que questão complexa...

A princípio, fiquei um tanto chocado com algumas cenas de ultraviolencia que são narradas. Porém, não foi um empecilho para a continuidade da leitura. Talvez, uma dificuldade para a leitura seja o nadsat, uma linguagem que é utilizada pelos jovens no livro. Porém, na edição que li tinha um glossário no final com os significados de cada palavra.

Também tem a questão de que não consegui sentir qualquer tipo de empatia pelo Alex. E não acho que ele seja uma "vítima da sociedade", muito pelo contrário. Porém a gente até vai achando ele engraçado, pois o Alex é o narrador, o que achei uma sacada genial do Burgess.

Tem um trecho do livro que merece ser destacado. Taí uma boa problematização:

"Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si?" p.97

O final do livro foi eletrizante. O condicionamento de Alex foi um sucesso! Ele vai pensar em arrumar um emprego, se casar e ter filhos. Uma laranja perfeitamente mecânica! Assim como todas as outras.

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

vicqs 22/01/2022

HorrorShow
No início quis desistir, o livro tem sua linguagem própria, as vezes e difícil compreender mas nada que você não se acostume, com o fluir da leitura alguns termos você ja consegue entender.

A história e bem instigante, te faz querer saber que final de Alex, o personagem principal. Confesso que e um puta de um livro crítico em tudo, minha cabeça fritou em todos os sentidos.

Uma ótima leitura, super indico aqueles que querem ter uma experiência única.

Henrieth Hasse 25/10/2021

Por ser um clássico....
Tinha lido esse livro há mais de 20 anos e talvez devido a minha idade, achei muito muito muito legal na época. Reli e achei só bom, no máximo irreverente pela ideia, principalmente pela linguagem.
Fiquei bastante incomodada com as cenas de violência gratuita do Alex e não simpatizei com ele em nenhum momento, nem tive pena dele pelo que passou.
Um clássico é isso, em tempos diferentes as interpretações são diferentes.

Beto 19/09/2021

Peguei esse título sem saber absolutamente nada sobre a história, apenas os elogios que frequentemente reforçam sua fama. De início, estranhei bastante por causa da linguagem nadsat, mas logo me acostumei e acabei gostando bastante da experiência. Tinha certeza que seria um livro 5 estrelas, contudo do meio pro final deixou um pouco a desejar, sinceramente esperava mais da conclusão da história ?. De qualquer forma é uma leitura bem ?horrorshow?. Recomendo!

amandabcca 17/08/2022

Interessante, mas não perfeito.
Sendo bem sincera, o início é completamente dispensável, achei o maior tédio, apesar de ser a apresentação do personagem principal. Entendo que ele precisa estar incluído, mas foi extremamente penoso de ler, e o maior motivo são as gírias. No começo era um pavor de tentar imergir, porque a linguagem nadsat não me deixava! Após metade do livro, me acostumei e entrei na mente do Alex, conseguindo me conectar com a narrativa.

Confesso que desde a primeira página sinto uma repulsa e uma aversão ao Alex, porque ele é um personagem desprezível. Todavia, no final me vi sentindo EMPATIA, pelo personagem que jurei odiar. Essa brincadeira que o autor faz com o nosso psicológico, é simplesmente incrível, de aplaudir de pé!

Gostei muito da mensagem que passa, e recomendo para aqueles que já tiveram algum contato com a distopia anteriormente.
Bruno 29/08/2022minha estante
o Alex é muito carismático. As gírias tornam a leitura mais leve e acho que faz a pessoa gostar mais dele, porque fica tudo meio engraçado. Até em cenas de ultraviolência. O filme deve ser bem mais pesado, ja q n tem tanto da linguagem Nadsat.

amandabcca 29/08/2022minha estante
não senti nada que me faça gostar do Alex, mas entendo a sua interpretação

Tau 02/06/2020

O livro estava a mais de 3 anos na minha estante pois sempre desistia de ler devido ao seu linguajar. E posso dizer que me arrependo de ter demorado tanto tempo para ler. Esse livro é incrível!