A outra garota negra

A outra garota negra Zakiya Dalila Harris

Resenhas - A Outra Garota Negra

Maeli.Souza 25/01/2024

O que foi esse final? ?
A sinopse do livro me deixou muito instigada e nos primeiros capítulos a narrativa foi interessante, acompanhar o cotidiano de Nella em um ambiente tão embranquecido trouxe diversas questões.
A parte I e II me prendeu, fiz várias marcações, refleti e me identifiquei em vários pontos. Entretanto a parte III trouxe um pouco de suspense mas o final foi confuso, talvez pudesse ter sido elaborado de outra maneira.
De modo geral, gostei muito do livro e particularmente das discussões raciais e com recorte de gênero.

isa.dantas 23/01/2024

Achei o começo da leitura bem arrastada. O ritmo mais lento pode ser pelo fato de que grande parte dos capítulos represente um único dia, mas conforme a história avança, fui me interessando pelo desenvolvimento dos personagens. O livro foi por um caminho que não esperava, mas gostei, achei interessante.

Nilda.Maciell 15/01/2024

Ainda que seja uma sátira
Criei muita expectativa sobre essa leitura, pela sinopse e até mesmo a capa, que achei super! Apesar de abordar pontos importante na causa racial, não foi o melhor do gênero.
Ainda assim a uns pontos positivos que consigo enumerar:
A escrita é muito boa;
Relação das personagens negras com seu cabelo, que passa pela histórias da resistência , o podre, aceitação, auto estima, etc;
Os desafios da construção do seu lugar de respeito, reconhecimento e valorização no espaço de trabalho por Nella;
A reflexão sobre profundidade no controle no jogo que o sistema exercer sobre a minoria que acaba cedendo (as vezes até involuntariamente) para não perde seu "lugar ao sol".

Ainda que tudo seja uma grande sátira da autora(que me fez até entender, o suspense fantasioso do papel do cosmético).
Os pontos negativos se sobressaíram para mim, a ideia da história no geral é muito boa, construção da história poderia ser melhor. Nella como protagonista achei muito fraca, não porquê no final ela sede ao sistema, mas porque faltou um vigor mesmo na personagem, uma característica marcante. A narrativa faz tanta volta ao passado, para lembrar disso ou daquilo na vida dela, que fica parecendo que algum momento presente, vai despertar, essa característica de que ela é, que ela é a resistência, ou outra coisa, mas não. Na verdade (ao meu ver) ela não cede, mas já faz parte do próprio sistema, o " confroto" dela com Hazel, nem é pra ir de contra, pois toda as vezes que ela tem a oportunidade de lutar por algo, ela fica esperando as coisas acontecerem, ela não vai a luta, ainda que ela tenha uma amiga disposta ajudar ela, as vezes parece que Malayka é mais protagonista na luta que ela, ainda que de maneira mais afoita, Mal quer que haja um "conforto" pela causa e valores que acredita.
Nella sempre diz que Hazel está um passo frente dela, mas é como se ele estivesse estagnada, esperando as coisas acontecerem apenas. Outras questões negativas pra mim foram as descontinuação de personagem, o livro retrata o dia dia da editora Wagner, impossível seria falar de poucas pessoas, mas aqueles que mereciam um espaço a mais para os leitores entende de fato quem eram, como entraram em toda essa jogada , que fim tiveram, ficou a desejar.
Gostaria de saber como ficou Malayka no final do livro.
Acho que Owin também merecida uma exploração mais de seu personagem, da relação com Nella. Ele provavelmente nunca entenderia de fato como Nella se sentia, mas tive a impressão que ele era alguém que como Malayka gostaria de está lá pra ela, ela as vezes parecia tão insatisfeita por não namora um negro, e isso gerava a não confiança em parte.

Fiquei na expectativa que poderia ter uma sequência, mas um segundo livro não me faria gostar mais desse.

Liny 14/01/2024

Muito raso
O livro promete um suspense e entrega decepção. Com personagens que não são trabalhados e protagonista um pouco chata, o livro acaba se tornando cansativo.

A autora entrega uma narrativa e suspense rasos e com muitos furos. Muita coisa sem explicar direito e plots que acabaram esquecidos.

Apesar dos críticas raciais, tem coisas que me deram a impressão de que ela colocou no livro só pra causar impacto, e n causou, foi raso tbm.

Me irritou a obsessão da Nella por ter no namorado branco, se não quer um namorado branco termina ué, chatisseee

Não gostei do livro e fiquei com raiva

Sayane.Reis 13/01/2024

Tinha tudo para ser bom
Eu estava com muita espectativa nessa leitura,li a sinopse e gostei ,e gostei da capa também,mas no decorrer da leitura vi que não era nada do que eu esperava, leitura chata no começo ,depois fica muito arrastada ,a melhor parte foi depois do meio do livro,que teve um suspense ,depois um emaranhado de informações sem sentido e fantasioso,e um final previsível.
Não recomendo ..

Mariana 13/01/2024

Gente, que loucura. Tava louca pra ler e quando saiu a adaptação só me empolguei mais ainda.

São óbvias as alterações, mas super funcionaram, e o final aberto nas duas narrativas me faz querer mais. Apesar de ter um climas bem sinistro e sombrio, essa leitura é uma puta crítica a como nós, mulheres negras nos portamos e precisamos de uma validação da galera branca (principalmente nesse espaço de concorrência do mercado de trabalho), e como essa lavagem cerebral trabalhada na trama nos deixa ?another brick on the wall?. A proposta da Hazel nem faz sentido, é só mais um ?sorria e acene? pros brancos pra eles continuarem cagando na gente.

Meu Deus, estou em crise e tenho mais dúvidas do que certezas. Simplesmente incrível.

site: https://thefeministpatronum.com/2024/01/24/analise-filme-e-serie-a-outra-garota-negra/

Tóri 12/01/2024

Tinha tudo pra ser incrível, mas foi o oposto!
Um livro totalmente frustrante. O começo foi super enrolado, a história foi ficando jogada conforme avançava e o final te deixa com 500 perguntas que não foram respondidas. Sinto que a autora tinha tudo para fazer um livro incrível, com uma temática f*da e uma representatividade pft, mas ela amassou tudo isso e jogou no lixo.

O plot do final (que nem pode ser chamado de plot pq todo mundo já esperava) foi super mal abordado, simplesmente jogaram a informação na sua cara, faltando umas 30 paginas pra acabar, e depois continuaram como se nada tivesse acontecido. Juro que durante aquela conversa entre a Hazel e a Nella, no final, eu tive vontade de jogar meu livro pela janela e fingir que ele nunca existiu.

Simplesmente frustrante do começo ao fim e que eu, infelizmente, não recomendo para ninguém ?

Mari 05/01/2024

Infelizmente, é ruim.
Não sei o que eu esperava do livro, porque não tinha lido a sinopse e confundi com um outro filme que tem temática negritude/racismo.

O prólogo é super interessante e me chamou muito a atenção pra história, mas logo no capítulo 1 percebi que a história não seguiria esse formato e com essas personagens e não acho que autora soube trazer a história de maneira clara, envolvente e interessante.

Eu, pelo menos, achei a história toda enrolada, arrastada, parecia que eu estava escutando tudo atrás da porta e perdendo todos os detalhes necessários pra entender o livro, os personagens (são muitos!!!!) nem um pouco interessantes, não parecem ter personalidade, não senti um pingo de algo com os personagens legais.

A história toda é arrastada, porque a autora deixa o plot twist lá pras 20 últimas paginas e eu já nem tinha mais ânimo pra ficar chocada com o que aconteceu. Muito rápido e tão mal resolvido que eu pensei "é isso????? A Nella passou por louca pra esse ser o final????".

As personagens secundárias não adicionam em nada, porque o papel delas no livro é esse, ficar escondidas e não passar NENHUMA informação para o leitor. ODEIO ISSO!

O epílogo???? Melhor nem ter....

livrosdaday 03/01/2024

A Wagner é perigosa. Seu tempo está acabando.
Quando li a sinopse desse livro na Amazon, logo pensei: "Uau! Um assassino no meio do mercado editorial ameaçando a protagonista", mas a história é completamente diferente.

Nesse livro, vamos acompanhar a história de Nella, a única mulher negra que trabalha na Wagner Books, uma editora de livros. Quando Hazel, outra mulher negra, é contratada, Nella entra em êxtase e pensa que finalmente terá uma aliada no trabalho e uma pessoa que possa ajudá-la a mudar o cenário da Wagner. Quando rapidamente Hazel conquista todos da editora, Nella pensa que os dois anos trabalhados foram em vão, uma garota nova simplesmente chegou e roubou seu lugar. Quando bilhetes ameaçadores começam a chegar em sua mesa, Hazel, de aliada, vira suspeita.

Esse livro tinha potencial para se tornar um dos meus favoritos. Me prendeu muito, tinha vezes que lia 50-80 páginas e não via a hora passar, de tão conectada estava com a trama. Porém, teve pontos cruciais que a autora deixou a desejar. Por exemplo: quem fundou a OGNs? Quem descobriu os efeitos? Do que é feito? Pontos importantes da história que não são explicados. O que aconteceu com a Nella? A Kendra? Por que a Diana começou aquilo? O fato da autora não focar no ponto chave fez uma ideia incrível virar um livro ruim. A Hazel? Como foi o processo dela? Você simplesmente não tem respostas. Personagens complexos ficam rasos e superficiais.

Além da má execução da história, os capítulos são grandes, o que atrapalha a leitura, foram tantas páginas de cenas passadas que não agregaram em nada.
Gostaria que a autora lançasse um spin-off explicando melhor algumas coisinhas.

Uma menção especial para a capa do clube intrínsecos que é lindíssima!

???

Valdeci.Antonio 28/12/2023

Um livro repleto de suspense que te prende na leitura até o final. Tendo como tema central a questão étnica racial e as dificuldade das mulheres negras em alcançar posições sociais mais valorizadas, mesmo quando possui formações adequadas para as áreas onde atuam.

Jana 28/12/2023

Bom, mas uma escolha no final deixa a desejar
O livro traz reflexões muito boas sobre o que é ser a única mulher negra em uma empresa e indústria dominada por brancos. Sobre a sensação de que não importa o quanto você se esforce, a sua cor não irá permitir sua ascensão. Sobre como, muitas vezes, os negros se sentem em um ambiente de pouca diversidade: como um animal exótico, como se fosse "o negro que é diferente e não como os outros". A inclusão de outra personagem negra deixou tudo isso ainda mais interessante. Afinal, em todo meio corporativo há aqueles que fazem um bom trabalho e aqueles que "jogam o jogo". A história segue uma boa linha de pensamento até aí e a leitura é bem envolvente. Também há discussões sobre o quanto a personagem deve ou não engajar e falar sobre assuntos que afetam a comunidade negra. No entanto, achei que existe um adereço fantasioso desnecessário para a trama. Não sei se é por conta da diferença cultural em relação aos Estados Unidos, afinal, o cabelo afro lá, assim como o racismo, são tratados e vistos de forma diferente do que aqui no Brasil. Mas, achei que infelizmente esse adereço fantasioso foi completamente jogado as pressas para que a história tivesse um fim. O que volto a dizer, que não acho que havia necessidade. A personagem ambiciosa não precisava de um motivo sobrenatural para querer ser a única. Podia ter explorado a rivalidade feminina, que também é algo presente no mundo empresarial.

É uma sensação frustrante, mas o livro no geral é bom. Vale a pena a leitura.

Mararamos 27/12/2023

Não me surpreendi
Demorei para me concertar com o livro, com as personagens, esperava mais, não foi decepção mas não foi amor

Deaolive 27/12/2023

Leitura muito arrastada. Livro extremamente cansativo, sem desenvolvimento dos personagens e com um final miserável, ou melhor dizendo, praticamente sem final. Parece que a autora demorou tanto na narrativa e quando chegou na finalização de perdeu e terminou de qualquer jeito.

Hellen Prigol 16/12/2023

Esperava mais
O livro é bem organizado e tem uma boa escrita. Porém, demorei meses para terminar de lê-lo, muito arrastado, demora muito para finalmente as coisas acontecerem. Foi me empolgar na leitura nas últimas 100 páginas, acho que o ápice poderia ser na metade do livro e não no seu fim.