Elize Matsunaga

Elize Matsunaga Ullisses Campbell

Resenhas - Elize Matsunaga

Josi170 25/02/2024

Esse foi o primeiro livro de crime literário que eu li, confesso que me surpreendeu o quanto o livro é bom. Primeiro porque não há o sensacionalismo que se vê na televisão, e por fim porque o autor aborda a construção da assassina, antes e depois da vítima entrar na vida dela. Já coloquei no meu radar os outros dois livros do mesmo autor.

trissia.dantas.9 28/10/2021

A loira errou, mas...
Elize cometeu um crime: matou seu marido com um tiro. O que mais choca não é o tiro em si, mas o esquartejamento.
Ela deveria ter pegado sua bebê e fugido dos abusos do marido. Hoje estaria feliz ao lado da sua filha e poderia trabalhar em uma das várias profissões que ela com sua inteligência desenvolveu ao longo dos anos.

Sobre Marcos: O mal dele foi achar que poderia pisar em todas as mulheres que quisesse e seu dinheiro permitisse. Ele pisou,machucou e humilhou muitas mulheres. O mal dele foi pensar que com Elise seria igual às outras, não foi...
Fernanda 25/11/2021minha estante
Creio que a senhora não viu o documentário. Foi dito que se Elize fugisse com a criança, nas palavras dele: ?você vai levar um tiro e não vai nem saber de onde veio?. Sabemos que pessoas endinheiradas são sujas e a justiça é machista. Quem ia deixar a guarda da criança nas mãos de uma ?prostituta?? Dinheiro compra tudo, e esse preconceito é enraizado na sociedade, e quem sabe, com o marido violento, como você leu, não fosse ela a morta no fim?

trissia.dantas.9 27/11/2021minha estante
Oi Fernada, a "senhora" aqui, viu o documentário e leu o livro. Mais completo que isso, só eu batesse um papo diretamente com Elize. Evidentemente ela tem alegar legítima defesa no assassinato do marido, é estratégia da defesa. Mas, isso não quer dizer que eu tenho que acreditar nela. Democracia é isso aí: você fala, eu escuto e pondero suas palavras. Desejo o melhor para Elize, que ela cumpra sua pena e seja reintegrada a sociedade.

Fernanda 08/01/2022minha estante
Espero que a senhora nunca tenha q passar por um relacionamento abusivo pra aprender a ter senso

Fernanda 08/01/2022minha estante
No livro foram citados diversos casos sobre o Marcos violentando e estuprando outras garotas de programa. Em ninguém você acredita? Só no santíssimo Marcos? Ele não era santo. Você não precisa acreditar na Elize pra entender que ela era abusada dentro de casa por meio de relatos das outras pessoas e até ameaçada de morte, até pq nunca dá nada pra gente rica.

Luca.Lopes 19/02/2022

Recomendo muito para quem gosta de casos reais
Livro muito bom! Repleto de detalhes, contando detalhadamente a história de cada um que foi envolvido no caso!

Lorran.Ramos 18/06/2023

Prostituição é algo indefensável!
O livro conta muitas histórias de garotas de programa que revelam que muitas mulheres que se prostituem sofreram abusos sexuais na infância e/ou adolescência(inclusive a protagonista Elize Matsunaga), além disso, acabam tendo que se submeter à situações deploráveis, por exemplo, agressões físicas. Como consequência, muitas desenvolvem depressão e em muitos casos acabam tirando a própria vida. Do outro lado, temos os clientes que além de humilhá-las durante os programas, fazem resenhas onde colocam as mulheres como objetos sexuais, além desse absurdo, muitos clientes são casados.

Joi Coimbra 30/11/2021

[Atenção: livro com gatilhos]

O autor tenta retratar a vida/história que está por trás de um dos crimes mais famosos do país (extremamente midiático), mostrando outros lados da moeda e os sentimentos/traumas ali existente.

O livro trás na capa: os segredos que o documentário não revelou. No entanto, a maioria dos ?segredos? revelados são de personagens secundários. Esperei mais revelações, mas elas se limitaram na maioria já apresentadas na mídia.

Essas parte de outros personagens achei bastante arrastada, muito detalhe que ocupou espaço demais nos início dos capítulos.

Já conhecia a escrita do autor, e pra mim foi inevitável não comparar com o livro anterior. Achei o anterior melhor escrito, direto, sem ?enrolação?, mas objetivo e este sim cheio de revelações.

Carolina273 20/10/2021

O livro relata muito além do crime, a partir do conteúdo presente no livro podemos conhecer a história de Elize, e dos demais presentes em sua vida.
A frieza como tudo ocorre, desde aos abusos sofridos por Elize na adolescência, a iniciação no mundo da prostituição, como funciona a prostituição e os abusos dessas profissionais, que vão desde as acompanhantes de luxo até às mulheres que cobram valores simbólicos. Diz muito sobre a vida que Marcos levava, com muito dinheiro, poder, portador de alguns vícios excessivos por sexo, paixão por armas e a caça de animais.
O autor não apresenta uma justificativa para o crime cometido, nem pretende impor algum inocente, acredito que seja bem imparcial, relatando apenas os fatos do que aconteceu antes, durante e depois. O que vemos é basicamente o que foi apresentado em depoimentos e julgamentos, com bastante detalhes da vida pessoal de Elize e os demais a sua volta.

Sem dúvidas um livro que possui muitos gatilhos, como o estupro, pedofilia, uso exagerado de drogas, agressões e assassinato.
Maria18003 22/10/2021minha estante
Resenha perfeita de linda como sempre ?????

larissalour 15/10/2022

Livro extremamente arrastado, com muitos detalhes sobre pessoas totalmente indiferentes ao crime e pouco sobre o crime em si.

Thuani.Cristina 16/09/2021

Gostei
O livro é muito bom! Mesmo que algumas histórias sejam chocantes, por causa da riqueza de detalhes, a obra te envolve.

Ana Ramos 17/01/2022

Leitura muito elucidativa.
O autor surpreende com uma enxurrada de historias e detalhes muito bem revelados nessa obra. Mesmo tendo visto a serie da netflix, o livro consegue ir muito além. É melhor que o da Suzane von Richthofen do mesmo autor, que também foi um livro muito interessante.

mariajailza 05/02/2023

O crime é só um "detalhe" nesse livro...
Todo mundo conhece esse crime né, o crime em si é um detalhe no livro o que realmente faz ele ser um livro incrível são as outras histórias distribuídas de forma genial na narrativa.

É o segundo livro do Ullisses que leio e posso afirmar que é mil vezes melhor do que o livro da Suzane (que tbm é muito bom). O autor se superou!

Várias vezes precisei parar para respirar pq tem partes que são de tirar o fôlego e embrulhar o estômago.

Se você tiver coragem de ler, saiba que não vai se arrepender.

O livro é traz detalhes e informações inéditas, e isso pra mim tem muito valor em casos tão famosos onde parece que já sabemos de tudo.

Taila 29/12/2021

Muita enrolação!
O autor enrola demais, contou histórias de outras pessoas que não tinham relação com a Elize, até entendo que poderiam fazer parte do mundo da prostituição, mas não acrescentam nada a história. O título do livro já diz que se trata da história DELA. Essas partes são desnecessárias e o autor só colocou pra dar mais páginas ao livro, porque se não o fizesse, o mesmo ficaria bem menor. No livro da Suzane ele já enrolava um pouco, mas nesse já foi demais. Foi nos últimos capítulos que realmente é contada a história do casal, o crime e o que ocorreu depois. Apesar disso, a escrita do autor melhorou, achei mais bem escrito, não tinha tantas palavras repetidas e os sinônimos que pareciam ter sido tirados do site sinonimos.com.

Christiane.Leite 02/05/2023

A trama segue a vida de Elize, que é presa após confessar ter assassinado o marido. O livro é uma investigação minuciosa sobre o caso, desde o crime até o julgamento. Fiquei envolvida por toda a história triste e provocadora. Embora não tenha sido minha leitura mais leve, foi bom saber nuances da vida da assassina e da própria vítima que não vieram à tona através da mídia. O livro não traz justificativas para o crime, mas abre as cortinas de um enredo obscuro.

Testemunha de Kindle 30/08/2023

O que o filme não te mostra
Muitas vezes, um crime se constrói um dia de cada vez e neste caso não foi diferente. O livro, traça o perfil, a história e os caminhos que levaram ao fato.

sammialves0 27/04/2022

Imediatamente tenho crise de ansiedade
O que eu tinha na cabeça pra começar 2022 lendo o livro da Elize? O livro é ótimo, afinal. Mas confesso que tive que parar por alguns momentos pois me sentia muito mal. Tanto pela Elize, quanto pelas histórias que giravam em torno da história principal. Elize sofreu muito com Marcos, mas claro que não justifica tirar a vida de alguém de uma forma tão cruel? (confesso que criei muito ranço dele, mas não posso julgar quem tá morto, né?) O livro é muito pesado, não leia achando que vai apenas encontrar a história de Elize pois você vai ler muita coisa, até crime envolvendo pessoas relevantes no país (quem leu SAULBE o que tô falando) sem contar uma história em especial que me deixou mal por dias? tive que dar um tempo para poder ler outros livros depois desse, é muito forte! Mas é um dos melhores do gênero que já li!